Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?

Autor Mensagem
Zeraus
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares
Sabe, eu tenho uma Epiphone aqui, e esses dias andei pensando, toquei em 2 Gibsons, e não foi tudo aquilo que eu imaginava.
Tudo bem.
Mas uma coisa é testar uma guitarra. Outra coisa é ter uma
guitarra, mandá-la regular ao seu gosto e ir conhecendo-a com o tempo, testando-a no setup, tirando os timbres...

paulgilbert
pra mim... epiphone + captadores tops + modificações que eu quero > gibson studio
Mas nem de longe. Uma Epi é uma boa guitarra, e nada mais.

A diferença de qualidade entre uma Gibson e uma Epiphone é notável, assim como a construção, acabamento e qualidade das peças e madeiras. Porém, concordo que quem é musico amador estará muito bem servido com uma Epi, "tunada" ou não. (2)

Mas é logico que o valor é desproporcional!!Vc não está comprando uma guitarra, mas também o status que ela proporciona!(2)

GuitarHome
Garanto que muitos não conseguem distinguir a diferença entre uma Epi LP com captadores gibsons e uma Gibson LP com os mesmos captadores,
Em termos de timbre, pode até ser que não. Mas e quanto à tocabilidade, pegada, conforto, etc? :) Na falta de uma expressão melhor, a "sensação tátil" de utilizar uma boa guitarra é tão prazerosa quanto ouvir um bom timbre.

Flávio Moura
Veterano
# mai/08
· votar


Kamaradas, uma guita, pra mim, se resume a: madeira (incluindo contrução...), braço, captadores (incluindo parte elétrica) e ponte e tarrachas. Gibson é grife... e muito valorizada no Brasil. Nos EUA, se compra uma LP St por uns USD 800, usada... encontra-se por muito mais tb... basta procurar.

Gasoline
LPs no mercado entre 1000 e 2000 reais

Nos últimos tempos, encontrei duas LP mto boas. Uma Tagima antiga, por R$1000,00. Toda fodona. E uma Yamaha muito boa, por R$1500,00. Não confio muito nas Epi. Acho que são mal construídas... principalmente as novas. E, definitivamente, não valem R$2000,00.

GUGALOO
Então, a conclusão q eu cheguei foi: Quero ainda ter uma gibson, mas só se algum dia eu ou alguém próximo estiver lá pelos EUA, cao contrário, sem chance.

Ou seja, pagar R$ 8,000,00 numa gib std usada (na loja estava esse preço) ou pagar numa epi custom usada (1,400,00) colocar um bom par de caps e ter praticamente o mesmo timbre duma gibson, com 1/4 do valor??


Acho incrível o preço que se paga por uma Gibson aqui. Isso é muito dinheiro. Um cara me ofereceu uma LP Studio por R$1600,00 e não peguei.
Só compraria uma nos EUA tb... numa molezinha qq.
Catar uma LP usada e envenenar com caps Gibson, torna-se um alternativa muito boa. Principalmente pra que não ganha $$$ com isso.

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Henrique S.
na good? po, fiquei de cara que quase tudo la agora é so encomendando (enquanto isso, tem gibson robot, gretsch e Hendrix monterrey lá pegando poeira huahua)

Não, foi na Mil Sons, nem procurei na Good, pq SE eu fosse pegar, teria sido bem parcelado, aí não rolava na Good.
Mas aquela Robot deles tá é muito linda, hehe. Mas 10.000 ? Sem noção.


---
E realmente as Yamaha estão bem legais, as AES são ótimas guitarras, com um preço bem legal.

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares

Cara, eu só digo uma coisa: muitas dessas discussões não existiriam se os salários e os preços das guitarras no Brasil fossem iguais àqueles dos EUA ou Japão. A discussão só existe porque comprar uma Gibson aí é uma extravagância, um grande investimento.

Falam que "a Gibson cobra caro" ou "é um absurdo". Mas eu mesmo já comprei uma Gibson (aqui) pelo preço de uma Epiphone (aí). Para mim, não foi uma extravagância, e isso que eu ganho (bem) pouco para os padrões japoneses.

Eu ia comprar uma Epipoca, mas achei uma Gibson - o som (com tudo "no original") era bem melhor, eu podia comprar, o preço era bom... então, por que não?

BTW, as Epipocas também são superfaturadas por aí.

Eric Clapton
Veterano
# mai/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


A questão é que Gibson é Gibson, não tanto pelo som, acabamento, qualidade, etc, etc...Mas assim como a Fender, é uma marca histórica! Acredito que quem tem uma Gibson é mais por realização e satisfação pessoal do que qualquer outra coisa! É um desejo de ter uma guitarra famosa, que maioria de seus ídolos usam!! Eu por exemplo, ainda sonho em um dia comprar uma Gibson SG Doubleneck, não só poque ela é bonita e tem um som agradável, mas porque ao ver um dos meus ídolos (Jimmy Page) tocando com uma e fazendo tudo aquilo com ela, a imagem e a maestria com que ele a tocava, a imponência que ela representava era maior do que o próprio som, me hipnotizou, criou em mim uma vontade de ser um guitarrista e ter uma igual. Assim como a Maggie disse: Para um guitarrista amador, ter uma Gibson é luxo e isso não deixa de ser verdade, porque eu me satisfaço muito bem com minha Condor e consigo tirar o som que eu quiser dela, mas ainda almejo uma Gibson, nem que seja só para ficar olhando ela o dia inteiro =D

Abç

Rod Turtle
Veterano
# mai/08 · Editado por: Rod Turtle
· votar


Por pensamento lógico,sendo a epiphone uma segunda linha da gibson,é óbvio que uma simples troca de captação não a fará chegar no timbre de uma gibson.Agora,quero ver você comparar com outras marcas honestas de les paul,como por exemplo as edwards,que são dificílimas de achar aqui no brasil,mas lá fora possuem preço justo.Vai haver diferença entre as duas?Óbvio que vai,há diferenças em guitarras até do mesmo modelo,como não haveria entre dois fabricantes?Acontece que tudo é psicológico,mesmo indo contra a gibson você vai achar que ela tem um timbre melhor (tendo ou não).Um guitarrista que compra uma gibson,uma fender,uma prs,pode dizer que o timbre vai ser muito melhor que o das cópias,que o acabamento vai ser infinitamente melhor (e nisso realmente as grandes companhias geralmente vencem),que vai ter mais sustain,mas a verdadeira justificativa está lá,ele só não tem a coragem para dizer:Ele vai comprar uma guitarra dessas porque ele quer,porque ele tem um fetiche.E para mim essa é uma justificativa extremamente válida.Mas a guitarra não vai tocar para você.Se você soa mal numa cópia de uma guitarra,porém que você acha confortável,você ainda vai soar mal num modelo top dessa guitarra.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares

Cara, tirando de lado as discussoes e bobeiras.. vou te dar minha opiniao na moral..... isso porque eu tambem tenho uma Epiphone STD..

1º- As Epiphone standards realmente sao muito boas mesmo, eu vou manter minha guitarra pra sempre, portanto fique com a sua porque ela eh uma otima guitarra!

2º- Existem diferentes tipos de guitarra, eu mesmo jah testei Gibsons boas pra caraleo, mas tambem jah testei Gibsons que nao soaram do jeito que eu queria, mas uma coisa eh verdadeira: Gibsons sao MUITO melhores que Epiphones, nao adianta nego vir falando aqui que epiphone equipada eh melhor que Gibson Studio porque eh mentira, primeiro porque Gibsons Studio sao Standards mais simples e com menos acabamento, portanto o padrao eh o mesmo, segundo porque a madeira e hardware de uma Gibson eh totalmente selecionado e diferenciado da epiphone...

Conclusao: Voce pode amar sua Epiphone, mas se voce tiver a oportunidade cara: COMPRE UMA GIBSON, vai na loja e compre aquela que soar mais destruidora pra voce, eu jah testei Gibsons que nao soaram como eu queria, mas tambem jah testei Gibsons com aquele timbre rasgado destruidor a la Slash que eu toquei e pensei: "Puta que pariu... depois que fizeram essa guitarra nao sei nem porque inventaram Fender e a Ibanez"..rsrsrrsrs

Eric Clapton
Veterano
# mai/08
· votar


depois que fizeram essa guitarra nao sei nem porque inventaram Fender e a Ibanez"..rsrsrrsrs

Que heresia.

PunkBarney
Veterano
# mai/08 · Editado por: PunkBarney
· votar


Mais uma vez aparece esta discussão aqui no CC.

Epiphones são boas guitarras (Stds e Customs)? Sim. Serão Gibsons? Jamais. O argumento já dito pelo tópico que mais sustenta isso e é absolutamente "etéreo" é que a pegada é diferente. Se sente essa diferença e não dá pra explicar.

Os argumentos para justificar a escolha por uma Epi sempre são justificados pelo excesso de tarifas tributárias que nossos queridos políticos criam pra que não tenhamos acesso a tecnologia ou qualidade (proteção a industria nacional nao justifica isso, já que nem as proprias empresas nacionais tem produzido aqui).

O que acho interessante é que essa discussão sempre acontece em torno das Epis e Gibsons e não outras guitarras igualmente superfaturadas. Exagero pra mim não é cobrar 6k numa Gibson Standard e sim cobrar os mesmos 6k numa Ibanez feita de Basswood com um som clean mediocre...

GUGALOO
Veterano
# mai/08
· votar


Zeraus
conordo com o q vc disse ao guitarhome, e foi o q eu quis dizer tbm.

Como eu disse, a gibson é melhor q uma epi?? Sim, muito melhor, indiscutivelmente, peças, madeiras, acabamento, construção e tocabilidade, agora, em questão de timbre, vc consegue tirar um timbre igual ou até melhor, q uma gibson std, colocando caps numa epiphone std, classic ou custom.

Vejam bem, estou debatendo a questão de timbre e nada mais. É possivel, tranquilamente ter um "TIMBRE" profissional com uma epiphone dessas q eu citei, trocando seus captadores e nada mais. Obviamente q para se obter esse timbre, é necessário bons equipo, não adianta pegar nem mesmo uma gibson e pluar numa caixa fhran q não faz milagres.

Aora, questão de superfaturamento, acho q todas as guitarras são, até mesmo as nacionais, fazer o q!!!

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Murillo Wendel
Toque numa Gibson entao pra voce ver, pra mim uma boa Gibson standard faz qualquer outra guitarra virar um pedal.....

Eric Clapton
Veterano
# mai/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Leblues

Já toquei com Gibson (Les Paul, SG e ES-335), são excelentes guitarras!! Assim como eu já tive oportunidade de tocar com uma Fender American Stratocaster e Telecaster e são tão boas quanto as Gibsons, mas isso é muito particular e questão de gosto. Se tiver a oportunidade, experimente tocar com uma PRS McCarthy num ampli Mesa Boogie... ou uma Fender American Stratocaster com caps Noiseless num Stack Marshall 4x12 válvulado! Eu já toquei e te garanto que gostei tanto quanto eu toquei com a Les Paul... Só espero o dia em que eu possa tocar com uma SG Doubleneck...aí sim eu quero superar minhas expectativas!

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Murillo Wendel
rsrs jah toquei em Fender Strato plugada em Marshall, realmente o timbre eh outra praia e muito foda tambem por sinal, mas pra mim, o tipo de som que eu curto soh uma Gibson pode oferecer, aquele puta timbre rasgado que quando voce faz um bend numa nota aguda e manda depois um vibrato voce sente aquele arrepio... esse som soh vi ate hoje em Gibson, eh como o nosso amigo ali disse: Gibson eh a unica guitarra que voce nao precisa mexer nada, voce tira o som que quiser com ela, eh soh mexer no resto do equipo que voce usa....

Eric Clapton
Veterano
# mai/08 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Leblues
aquele puta timbre rasgado que quando voce faz um bend numa nota aguda e manda depois um vibrato voce sente aquele arrepio... esse som soh vi ate hoje em Gibson,

Eu sei como é, mas experimente fazer isso em uma PRS, te garanto que soa igual ou até melhor!

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
Gibson eh a unica guitarra que voce nao precisa mexer nada, voce tira o som que quiser com ela,

Discordo totalmente, e olha que eu tenho uma Gibson. Não dá para tirar com uma LP o som anasalado de uma Stratocaster com os captadores do meio+ponte. Nem o som de uma Gretsch White Falcon ou Rickenbacker 360.

Então de duas uma:

1. Não dá para tirar QUALQUER som com uma Gibson LP só pq é Gibson, OU

2. existem várias outras guitarras que também têm um som "incomparável" e que "não precisa mexer", e a Gibson não é "a única".

A propósito, eu já toquei em várias Gibsons, mas nenhuma me deixou tão embasbacado quanto a Rickenbacker 620. Tem sim aí muita coisa de gosto pessoal.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Sim, mas eu disse num aspecto geral... nao disse em tirar um som de uma telecaster ou de uma strato, isso eh impossivel mesmo porque cada guitarra tem caracteristicas especificas, estava me referindo a tirar som do tipo: estilo de musica, de ser uma guitarra que serve pra todos... voce pode tocar, hard rock, reggae, metal, pop..etc..

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


Leblues

Mas você disse "Gibson" se referindo à Les Paul?

Você está dizendo que a Gibson Les Paul é a única guitarra do mundo que soa bem com qualquer estilo, sem precisar de modificações, é isso?

Ou que uma ES-175 pode ser usada para tirar O timbre de metal?

Acho que não é a 2a opção... Mas também acho que existem outras guitarras versáteis. Aliás, a Strato é considerada por muitos como sendo MAIS versátil que a Les Paul, especialmente aquelas HSS.

Eric Clapton
Veterano
# mai/08
· votar


estava me referindo a tirar som do tipo: estilo de musica, de ser uma guitarra que serve pra todos... voce pode tocar, hard rock, reggae, metal, pop..etc..

Eu já acho a Stratocaster muito mais versátil do que a Les Paul.

Eric Clapton
Veterano
# mai/08
· votar


Bog

Huahaus...Que coinscidência, vc postou quase a minha frase!

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é, que nem a galera falou. EU, das Gibsons que testei, não achei NENHUMA fenomenal. Já com a Fender foi diferente. Talvez foram Gibson's ruins que eu achei? Mas sei la, vou testar mais algumas, não é possivel que elas sejam assim como eu senti que fossem, e preferisse uma guitarra que custa 1/3 do preço. =P

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Murillo Wendel

Hehehe, fora que ele falou que SÓ a Gibson é assim. Tipo, uma Edwards Les Paul não serve para todos os estilos, só a Gibson faz isso bem.

Acho que não faz muito sentido...

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares

Você sempre pode preferir uma guitarra mais barata.

Lembra naquele outro tópico, no qual eu falei do Page com uma Danelectro de compensado? Se o cara gosta, gosta e pronto, heehhe.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Me refiro a Les paul, mas isso eh opiniao pessoal.. pra mim Gibson Les paul eh o que liga!!

Curly
Veterano
# mai/08
· votar


há um tempo atrás, saiu uma matéria na GP sobre essa comparação GB x EP:

http://img152.imageshack.us/img152/2710/epigibson01fy2.jpg
http://img217.imageshack.us/img217/8079/epigibson02bg8.jpg

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues

Então você está dizendo que acha uma Gibson Les Paul mais versátil que uma Edwards Les Paul???

Qual exatamente a razão? Já comparou?

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Nao, estou dizendo que a Gibson Les paul eh a guitarra mais funcional pra MIM, na MINHA modesta opiniao!

Bog
Veterano
# mai/08 · Editado por: Bog
· votar


Leblues

Sim, mas como você pode formar uma opinião sem ter comparado com outras? Não acha meio estranho? Você diz que é "a única", mas como pode afirmar isso se nem conhece as demais?

Você pode dizer que "é uma", ou que "das que eu já toquei, foi a única", ou várias outras coisas. Dizer que é "A única", é um exagero, levando-se em conta que você nunca tocou em várias outras que podem ser tão boas quanto a Gibson - ou mesmo melhores.

Já disse, odeio esse relativismo, dos que pensam que nenhuma opinião pode ser contestada, mesmo as mais estapafúrdias e infundadas. Existem coisas que podem ser contestadas facilmente.

E Gibson eh a unica guitarra que voce nao precisa mexer nada, voce tira o som que quiser com ela (detalhe para as palavras ÚNICA e VOCÊ) é uma afirmação que pode ser contestada sim, independente da tua modesta opinião.

Repito: como você pode fazer tal afirmação sem ter explorado direito as demais opções? Qual o fundamento que você tem para suportar a sua opinião? É um achismo sem fundamento? Uma conclusão com base em uma amostra reduzida (e provavelmente viciada)?

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
Dentro das guitarras que conheco e testei ela eh a UNICA que me agradou a ponto de eu achar que eh a top da guitarras PRA MIM.... nao me interessa se voce odeia relativismo, ou se me odeia o se odeia a forma como eu me expresso, na minha opiniao independente do que voce acha, a Gibson Les Paul eh a UNICA guitarra que me deixa de queixo caido, agora pare de enxer o saco e desvirtuar o topico, porque daqui a pouco vao vir dizer que eu eh que estou mudando o foco do negocio.... voce nao diz pra uma pessoa que ela nao pode dizer que a sobremesa predileta dela eh mousse de morango soh porque ela nao comeu o de leite condensado ainda... gosto eh gosto brou, nao importa o que voce pensa, voce nao pode mudar o gosto alheio, e eu digo quantas vezes for preciso que pra mim a GIbson Les paul eh A GUITARRA. PONTO!!! voltemos ao assunto do topico.......

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues

Você não entendeu. Mas deixa para lá. Você NUNCA entende mesmo...

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


PunkBarney

O que acho interessante é que essa discussão sempre acontece em torno das Epis e Gibsons e não outras guitarras igualmente superfaturadas. Exagero pra mim não é cobrar 6k numa Gibson Standard e sim cobrar os mesmos 6k numa Ibanez feita de Basswood com um som clean mediocre...

Menos, bem menos, muito menos meu caro !

Acho que você deveria rever seus conceitos, porque:

1º - Basswood não é uma madeira ruim, nem Mogno é a oitava maravilha do mundo. Se o Basswood fosse ruim a Music Man e BC Rich não o utilizaria em vários de seus modelos top.

2º - Ibanez não tem som clean "mediocre" como você afirma. O timbre pode não ser do seu agrado. Se você gosta de Singles, os amantes do Humbucker poderiam acusá-lo de gostar de timbres "magrinhos". Por outro lado se você prefere os timbre "gordos" dos Humbuckers, os strateiros acusariam-no de ter um timbre embolado. Questão de preferência, não de bom gosto ou qualidade.

3º - Quanto ao preço, você por certo se equivocou, pois os produtos FENDER e GIBSON estão entre os mais superfaturados do mercado brasileiro. Não interessa se é pelo nome, fama ou nostalgia embutida na marca. Os produtos IBANEZ possuem um custo Brasil (impostos + ganância) muito menor. Ao fim e ao cabo você compra pelos mesmos R$ 6.000,00 uma Ibanez muito mais cara em dolar do que uma Gibson ou Fender, portanto, presumivelmente, melhor.

Compare os preços de modelos próximos em preço, nos mercados brasileiro e no exterior. Você vai se obrigar a concordar comigo.

Se a Ibanez vai ser melhor ou não, vai depender do seu gosto, pois o mercado americano e mundial é muito mais competitivo que o nosso triste mercado tupiniquim e, por certo, os guitarristas americanos tem mais capacidade de julgar a qualidade dos instrumentos que eles tem a disposição, em muito maior número e muitíssimo maior acessibilidade.

Qualquer garoto americano, de tenra idade que se disponha a ir a uma loja de música, tem condição de testar em algumas horas muito mais instrumentos de qualidade e preço alto do que a maioria dos guitarristas brasileiros poderá manusear em sua vida.

Amplificadores também, como tudo mais.

Esta é apenas uma das vantagens do tão detratado "capitalismo"

Aqui em Pindorama, certas lojas sequer permitem que um possível comprador manuseie os instrumentos mais caros.

Não serão os brasileiros, que em sua grande maioria poucas oportunidades tiveram de conviver um longo período com diversos instrumentos "top" que vão dar a palavra final sobre a qualidade de guitarras, desta ou daquela marca.

Saudações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?