Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG

Autor Mensagem
Afronso
Veterano
# dez/07


Testei uma Ibanez SZ520qm (linha SZ, modelo 520, tampo de quilted maple, ou bordo figurado, para quem gosta de português), junto de algumas Epiphone Les Paul Standard e uma Gibson Les Paul Studio.

Ibanez SZ520qm
corpo de mogno (mahogany)
tampo de bordo figurado (quilted maple)
braço colado (acho que em bordo também)
captadores Ibanez padrão (stock) de alnico

Epiphone Les Paul Standard
corpo de mogno
tampo de bordo
captadores designed by gibson de alnico
*set de captadores seymour duncan JB e 59 (testei uma assim)

Gibson Les Paul Studio
corpo de mogno
tampo de bordo
captadores 490 e 500 de alnico

Amplificador:
Peavey Bandit 112 (transistor)

Ibanez x Epiphone

A Ibanez possui menos mogno (o corpo é mais fino) que a Epiphone. Não sei se isto ou a qualidade da captação dela deixaram o som mais cristalino, mas, de fato, foi mais cristalino. Por outro lado, a Epiphone apresentou um som mais encorpado, porém menos definição nas notas. Para quem quiser um som com uma presença mediana, uma definição boa, a Ibanez satistaz, mas não toque ela junto de uma Les Paul, pois ela provavelmente sumirá.

A Epiphone poderia ter uma captação melhorzinha. Ambas apresentaram ruído, fruto da parte elétrica e dos captadores de ambas, que não são grande coisa - são duas boas guitarras de segunda linha.

Achei a Ibanez melhor construída, melhor acabamento, som mais cristalino, mas pela proposta dela, que é a de ser uma guitarra com um som incorpado, ficou devendo para a velha e imbatível Les Paul e seu enorme corpo de mogno. Portanto, não superou - virou uma espécie de SG com tampo de maple, uma mistura de les paul com strato que fica no meio do caminho. Deve ser uma ótima guitarra para se tocar junto de uma strato, mas se seu companheiro de banda possui uma Les Paul, procure uma também.

Epiphones turbinadas são Gibsons?

Quem acha que turbinar uma Epiphone faz dela uma Gibson está errado ou é surdo. A diferença é a madeira que, ao contrário da captação e da parte elétrica, você não muda.

Trocar só a captação da Epiphone, sem trocar a parte elétrica, também não ajuda muito. De qualquer forma, não vale a pena gastar uma fortuna (metade do preço de uma Epiphone) com essa alteração. É melhor pegar um captador Spanich ou outros nacionais mais baratinhos, que você terá a mesma melhora no som que você terá mudando a captação para Seymour Duncan ou Dimarzio.

Faço exceção para a captação EMG ativa (normalmente um 81 e um 85). Aqui você tem uma mudança radical, mas os captadores têm muito ganho, "matam" um pouco da influência da guitarra no som e só aproveitam os "shredders" da vida. Ainda assim, não vejo sentido em colocar um set de EMG ativos numa Les Paul. Se a proposta é tocar um estilo de metal pesado, fique com uma guitarra strato.

Esses captadores ativos já têm alto ganho. Somando isto ao mogno tosco das Epiphones e outras guitarras de segunda linha, você terá um som pouco definido. Se for colocar captação ativa, prefira guitarras de basswood, ash, ou com corpos de mogno mais finos (como a Ibanez SZ520, por exemplo).

Qual a diferença, se a Gibson e a Epiphone têm a mesma madeira?

Queridos, não confundam tipo com qualidade. O tipo de madeira, realmente é o mesmo: mogno e bordo. Já a qualidade... A Gibson usa madeiras altamente tonais, madeiras que permitem e abrangem faixas grandes de frequência. Tocar uma Gibson e tocar uma Epiphone mostra exatamente isto: a Gibson dá mais tons, mais notas, mais frequências, o som é mais "natural".

As Epiphones têm madeiras que bloqueiam o som, que oferecem grande resistência, e o que chega na captação é muito pobre - por isso não adiante mudar a captação e a parte elétrica, e a melhora que essas alterações trazem não justificam o investimento.

Já as Gibsons permitem que o som flua por toda a madeira. A captação e a parte elétrica servem à madeira, e não o contrário. Por isso que quem toca Les Pauls da Gibson ou guitarras com madeira de boa qualidade prefere captação "flat", os famosos PAFs, que são os mais fiéis possíveis ao som que vem da sua guitarra e de sua linda, trabalhada, tonal, envelhecida madeira. A distorção e o ganho devem vir da válvula e dos efeitos (analógicos, de preferência).

A Gibson Studio é uma guitarra aceitável. As Standard e as Custom da Gibson são melhores não só em acabamento, mas possuem um som melhor. No entanto, a Gibson Studio dá conta do recado, é uma guitarra de primeira linha.

Enfim, espero ter contribuído para esta longa discussão.

Conclusão

Ninguém tem uma guitarra de segunda linha porque quer, mas sim porque não tem dinheiro para bancar uma guitarra de primeira.

Não existe milagre, e investir pesado em captação para guitarras com madeiras de segunda (ou menos que isso) não vale a pena. Invista em captação, mas prefira os spanich e outros nacionais, a melhora será a mesma.

Contente-se com o som de sua guitarra, tente tirar o melhor dele. Você não vai, com equipamento caseiro e de segunda, tirar sons iguais a de seus ídolos. Mas, se você for sincero consigo mesmo, souber conhecer o som de sua guitarra, você poderá surpreender o ouvinte ao dar mais de você no seu som - ele dirá "como ele tira esse som desta guitarra?", e você saberá que este "a mais" que se está ouvindo é justamente você.

Abraços
Afronso

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Legal a comparação cara.Gostei também da conclusão.

Zuricow
Veterano
# dez/07
· votar


Gostei...
me tirou uma duvida qnto a diferença entrre uma gibson e uma epfone com gibson pickups...

Afronso
Me responde uma coisa, quem sabe eu num preciso abrir otro topico:
Pegar uma Fender Mexicana e Colocar Texas Special nela eh o msm que ter uma Fender USA?

Ouvi dizer que as linhas de Montagem no Mexico fornecem guitarras tanto para as que vao virar Fenders Mexico, quanto Fenders USA.

A Diferença sao os Captadores que são colocados (e a etiqueta eh claro)....Eh Claro que nisso aew num entram as grandes Fenders USA mais caras (Eu acho), apenas as q aki custam uns 4, 5 mil reais...

Vlw...

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


sinceramente vc esta falando merda...
nao ve necessidade de uma les paul com emg?
putz...eu tenho 4 guitarras uma hurricane les paul(q da pau facil facil em QUALQUER gibson STUDIO) e a diferenca pra minha jackson,ibanez e wasburn dimebag eh gigante
a melhor coisa q fiz na minha vida foi ter colocado emg na minha les paul
lespaul+emg85+peavey 5150+drop C=timbre perfeito

PunkBarney
Veterano
# dez/07 · Editado por: PunkBarney
· votar


guilherme mussalem
sinceramente vc esta falando merda...
Muita calma nessa hora. Captadores EMG sao bem especificos. Não é pq vc tem uma LP com EMGs e eles servem perfeitamente pro seu som que vão servir pra todo mundo.

lespaul+emg85+peavey 5150+drop C=timbre perfeito

Só se vc toca estilos em High Gain. Se toca clean ou algo com crunch leve, esse set esta longe de te dar o timbre perfeito.

Concordo com o autor do topico no conselho de colocar os EMGs em superstrats. A diferenca de timbre pra uma Les Paul sera quase imperceptivel e superstrats tendem a ser mais confortaveis.

masc073
Veterano
# dez/07 · Editado por: masc073
· votar


Afronso

Um ótimo tópico!
Parabéns pelos esclarecimentos!
Vc já testou uma Epiphone Elitist?

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Me responde uma coisa, quem sabe eu num preciso abrir otro topico:
Pegar uma Fender Mexicana e Colocar Texas Special nela eh o msm que ter uma Fender USA?

Ouvi dizer que as linhas de Montagem no Mexico fornecem guitarras tanto para as que vao virar Fenders Mexico, quanto Fenders USA.

A Diferença sao os Captadores que são colocados (e a etiqueta eh claro)....Eh Claro que nisso aew num entram as grandes Fenders USA mais caras (Eu acho), apenas as q aki custam uns 4, 5 mil reais...

Vlw...


Prezado, não sou muito entendedor de Fenders e stratos. Tive a oportunidade de tocar em Fenders americanas, mexicanas e squiers da vida. Digamos que a diferença entre uma Fender mexicana e uma Fender USA é menor que a diferença entre uma Gibson e uma Eiphone, mas ainda assim a diferença é brutal.

Acontece com elas o mesmo que acontece com as Gibson e Epiphone: a qualidade da madeira, do acabamento, da parte elétrica e da captação é muito diferente. Saem da mesma fábrica -alguns modelos mais básicos de Fender USA parece que são fabricados no México - mas isso não quer dizer que elas não sejam diferentes. São, e muito. Mas as Fender mexicanas são ótimas guitarras de 2ª linha, melhor que as Epiphones.

guilherme mussalem
sinceramente vc esta falando merda...
Muita calma nessa hora. Captadores EMG sao bem especificos. Não é pq vc tem uma LP com EMGs e eles servem perfeitamente pro seu som que vão servir pra todo mundo.

lespaul+emg85+peavey 5150+drop C=timbre perfeito

Só se vc toca estilos em High Gain. Se toca clean ou algo com crunch leve, esse set esta longe de te dar o timbre perfeito.

Concordo com o autor do topico no conselho de colocar os EMGs em superstrats. A diferenca de timbre pra uma Les Paul sera quase imperceptivel e superstrats tendem a ser mais confortaveis.


Acho que o PunkBarney captou minha mensagem. Não estou dizendo que os EMGs são ruins - pelo contrário, me parecem ser muito bons -, mas estou afirmando que EMG em Epiphone não fará do seu som um Zakk Wylde. Fora que os EMG têm muito ganho, praticamente te forçam a tocar com distorção, sua guitarra perde versatilidade e não há necessidade disto - com captação passiva, mesmo que PAF, você consegue tirar o mesmo som. A diferença é que ter EMGs ativos te economizam tempo de timbragem e alguns muitos reais em válvulas.

Um ótimo tópico!
Parabéns pelos esclarecimentos!
Vc já testou uma Epiphone Elitist?


Obrigado a todos que comentaram. Nunca toquei uma Epiphone Elitist. Já toquei em Epiphone Custom e Zakk Wylde. Nunca toquei numa com tampo de bordo tigrado, nem na Studio.

A única Epiphone que eu penso ter um diferencial - dentre as que eu já toquei - é a Black Beauty. Vejam bem, ainda é uma Epiphone com todas suas limitações de material (principalmente madeira), mas achei ela aceitável e confiável.

Abraços a todos.

Zeraus
Veterano
# dez/07
· votar


guilherme mussalem
hurricane les paul(q da pau facil facil em QUALQUER gibson STUDIO)

ummmmmmmmm será mesmo?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


ibanez vs epiphone[b][/b]

concordo com vc
mas a parte em q vc disse q nao deve se usar a sz ao lado da les paul eu nao concordo se mexer na captaçao da sz q foi o q eu fiz da pra encarar uma les paul sussegado ainda mais se usar distorçao eu apenas acho q ela perde no sustain fora isso vc tah certo na sua avaliaçao

o resto eu to de acordo

Gasoline
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
Não concordo com diversas coisas que eu li aqui.
Não colocar a SZ ao lado de uma LP ?
Qual seria o motivo/razão/causa ? A quantidade de graves, não influencia na presença. Aliás, os médios agudos são que garantem a presença de uma guitarra no mix.
Não vejo por que não misturar guitarras de timbres diferentes na mesma banda, é possivel que o timbres se completem, e enquanto banda se consiga um resultado ainda melhor, mais completo.

Quanto aos EMGs, eles não tem tanto ganho quanto se imagina, e não são essa monstruosidade de distorção que se prega. Não são máquinas infernais. Eles tem um clean meio estéril, mas dizer que colocar EMGs numa guitarra perderá definição, acho que é muito errado. Aliás, sem acreditei que um dos grandes motivos de se usar tanto os EMGs no metal, é justamente pela clareza/definição dos mesmo, mesmo em quantidades absurdas de distorção.
E não vejo porque uma LP seria menos definida que uma SuperStrat. Antes tu disse que a LP era melhor para tocar em banda, e depois diz que a SuperStrat é mais definida ? Afinal ?

E captador/guitarra/amplificador nenhum sozinho fará do seu som igual ao do idolo X, Y, ou Z.
Achei que isso fosse senso comum.

Brown
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso

Esse tipo de comparação já está meio batido...
Essa questão de melhor ou pior não existe.

Não adianta querer comparar produtos com públicos-alvo diferentes amigo. É como você querer comparar um carro popular com um importado. Você tem a opção de comprar o popular e turbiná-lo para deixá-lo com um motor tão potente como o importado, gastando menos. Ele NUNCA vai ser um carro igual ao importado, mas vai ser tão potente quanto. O que muda aí é o status de você ter o importado, e pra mim é exatamente isso que acontece com as guitarras.... "Madeiras altamente tonais"? Tá bom, mais uma desculpa para dar mais status à marca Gibson.

Não estou falando que é melhor você comprar uma Tonante e meter EMGs nela. Mas falar que Epiphone não vale à pena investir, pra mim tá falando besteira.

Abraço.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


brown

por um acaso vc nao tah achando q uma gibson e uma epiphone do mesmo modelo e com msm captaçao da um som igual?
ou tah?

Afronso
Veterano
# dez/07 · Editado por: Afronso
· votar


Bom quanto ao uso das SZ ao lado de Les Pauls, foi uma hipótese - eu não cheguei a fazer uma coisa dessas.

Concordo - a faixa de frequência da guitarra é a média, "presença" não é "grave", e quanto mais definida e cristalina for a guitarra, mais seu som "aparecerá". E isso é particularmente legal para gravações, mas, não há como negar que as Les Paul possuem além de mais frequências médio-graves, um som bem mais "encorpado", vale dizer, uma massa de som muito maior que a das strato. Não que não dê para conjugar uma strato com uma les paul, mas cada uma terá o seu lugar na harmonia muito bem definido, e bastante diferente. Nada contra, acho muito interessante essa combinação.

Mas, para efeitos de tópico de cifraclub, será que a massa dos consumidores de Epiphones saberiam fazer esse tipo de coisa?

É bom porque a "discussão" ajuda a esclarecer pontos importantes.

Os EMG são claros - é verdade, concordo. O clean dele é estéril - demais. Eu particularmente acho que eles "matam" os outros elementos da guitarra, e eu acho gostoso ouvir o som de uma captação passiva fiel à madeira que se usa. Como eu disse, de toda captação que se pode mudar, os EMG ativos oferecem a maior mudança em guitarras de segunda linha. Agora, eu acho um pecado capital colocá-los numa gibson, por exemplo. Pecado capital!

Quanto à Hurricane soar como as Gibsons, eu remeto à mesma justificativa das Epiphones: você pode fazer tudo, mas madeira é madeira, e não se muda a madeira sem se trocar de guitarra. Não dá pra igualar uma Hurricane com uma Gibson.

Quanto à questão das Epiphones, da diferença ser só a marca, (o Brown levantou essa questão), eu não concordo. Quando você compra uma Epiphone, você também paga a marca. Aí você diz: então vamos comprar uma Shelter, que é igual, mas você paga menos "marca". E por aí vai, até que você chega a conclusão que uma Epiphone Special é idêntica às Gibsons Custom...

Há sim diferença de madeira. A madeira selecionada para a Gibson não é a mesma selecionada para a Epiphone. A Gibson possui muito equipamento tecnológico que avalia o grau de tonalidade e as características de uma madeira, e isso não é aplicado nas madeiras da Epiphone, porque elas não valem a pena o esforço. A diferença é brutal, mas é claro que você paga a marca. Por isso eu penso que as Gibson Les Paul Studio são um ótimo negócio! A diferença de preço de uma Gibson Les Paul Studio usada (que gira entre 3 e 4 mil) para uma Epiphone Custom usada (que gira de 2 a 2,7 mil), é uma diferença que justifica pegar a Gibson.

Vale a pena ter uma Epiphone? Depende do uso que se fará dela. Eu jamais gravaria com uma Epiphone, por exemplo. Pelo menos não com uma "normal". E quando você compra a Epiphone, você compra pensando em trocar captação e parte elétrica, ou seja, gastos e trabalho a mais.

Como eu disse, quem tem Epihpone não tem porque quer, mas porque não pode ter uma Gibson (e eu não tenho uma Gibson). Portanto o importante é saber explorar sua guitarra ao máximo, tocá-la pensando nela, e não tocar uma Epiphone pensando numa Gibson, porque isso só trará frustração. Toque uma Epiphone sabendo que ela é uma Epiphone, toque uma Epihone como uma Epiphone - e acho que o resultado poderá ser até melhor que muita gente que toca uma Gibson pensando na marca ao invés de pensar no som dela.

Todos deram boas contribuições! Principalmente complementando a questão da SZ ao lado da Les Paul, a definição de "presença" e "som cristalino", etc.

Caso tenham mais contribuições, por favor enriqueçam o tópico!

Abraços

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


cara eu levantei essa questao simplesmente pq eu tenho uma gibson les paul uma ibanez sz soh nao tenho a epiphone
mas o fato e que eu e meu irmao brincamos com as duas guitarras e fica muito legal ao contrario do q vc falow q sz nao rola do lado de les paul

danielonfire
Veterano
# dez/07
· votar


Po, tava todo esperançoso pq ia trocar os caps da minha epiphone.. lendo esse topico eu quase desisti hauhauahauahuah

mas nao adianta.. os caps vao ficar em 200 reais.. uma gibson é no minimo 2000 reais mais cara que a minha epiphone turbinada..

Afronso

o que vc diz sobre trocar a PARTE ELETRICA? Potenciometros? Jacks? Componentes? Faz tanta diferença assim? Tem algum que vc recomenda? Abs

Outra coisa, o que vc diz dessa Tagimas ae que estão saindo, A t740 por exemplo, dizem que são feitas a mão e tudo mais.. custam na faixa de 1200 reais.. é melhor que fender mexicana? melhor que epiphone?

abraço!

ClaudioSF
Veterano
# dez/07
· votar


Zuricow

As Fenders que são fabricadas no Mexico e terminadas nos EUA são as California Series e Highwai One (me corrijam se eu estiver falando besteira). São guitarras que saem com o MADE IN USA impresso, porém tem o valor bem menor que o de uma American Series e a qualidade tambem é inferior.

Afronso
Veterano
# dez/07 · Editado por: Afronso
· votar


danielonfire
Po, tava todo esperançoso pq ia trocar os caps da minha epiphone.. lendo esse topico eu quase desisti hauhauahauahuah

mas nao adianta.. os caps vao ficar em 200 reais.. uma gibson é no minimo 2000 reais mais cara que a minha epiphone turbinada..

Afronso

o que vc diz sobre trocar a PARTE ELETRICA? Potenciometros? Jacks? Componentes? Faz tanta diferença assim? Tem algum que vc recomenda? Abs

Outra coisa, o que vc diz dessa Tagimas ae que estão saindo, A t740 por exemplo, dizem que são feitas a mão e tudo mais.. custam na faixa de 1200 reais.. é melhor que fender mexicana? melhor que epiphone?

abraço!


Danielonfire,

Não desista! Troque os captadores da sua Epiphone, é necessário! Mas não pense que ela virará uma Gibson! Será uma Epiphone com o melhor que você poderá extrair dela.

A parte elétrica envolve, além dos captadores, a fiação, os knobs, etc.. O tipo de fiação, o encapamento, o isolamento e as juntas (soldas) são importantíssimos - troque-os junto dos captadores, informe-se com seu luthier sobre quais componentes colocar.

Quanto às Tagimas, eu particularmente gosto delas. Essa história de serem feitas artesanalmente não é verdade. A produção delas é industrial e, ainda que existam processos manuais, toda fábrica de instrumento - inclusive Gibson e PRS - possuem maquinário industrial para a maior parte do processo de fabricação de um instrumento.

O que importa, mais que ser feita à mão ou com máquinas, é o controle de qualidade. O controle de qualidade de guitarras de segunda linha não é bom, e você pode ter o azar de pegar um lote de guitarras zuadinhas, com madeiras piores e alguns defeitinhos que seriam vetados se o controle de qualidade fosse mais rigoroso - é uma opção econômica dos fabricantes, porque você pode ter certeza que uma ou outra Gibson sai uma merda da linha de produção, e é cortada no processo de controle de qualidade.

Agora, se você estiver comprando ou trocando, tudo se resume a uma questão de tocar o instrumento que você pretende comprar e julgar por você, por seu ouvido e sua sensação ao tocar, se vale a pena tê-lo ou não. Se alguém toca uma Tagima e acha ela melhor que uma Fender mexicana, leve a Tagima. Muitas vezes isso tem a ver com o instrumento (controle de qualidade), outras com a pessoa, que ainda não está preparada para saber as diferenças ou ainda não tem um critério de sonoridade muito apurado.

Abraços

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


cara eu levantei essa questao simplesmente pq eu tenho uma gibson les paul uma ibanez sz soh nao tenho a epiphone
mas o fato e que eu e meu irmao brincamos com as duas guitarras e fica muito legal ao contrario do q vc falow q sz nao rola do lado de les paul


Muito bacana, foi uma ótima contribuição.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Cara, sinceramente?
Acho que nunca li tanta besteira junto. Você falou muita coisa sem sentido e conseguiu se contradizer bastante.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV
Membro# Enviado: 7/dez/07 18:36
Citar Votar Denunciar

Cara, sinceramente?
Acho que nunca li tanta besteira junto. Você falou muita coisa sem sentido e conseguiu se contradizer bastante.


Se você mostrar as contradições já seria bem legal.

Leo-RJ
Veterano
# dez/07
· votar


Sinceramente, este é um dos melhores tópicos que já vi por aqui.

MauricioGT-
Veterano
# dez/07
· votar


Velho concordo em muitas das coisas que vc disse e essa parte abaixo define muito sobre quem compra uma epiphone.

Há sim diferença de madeira. A madeira selecionada para a Gibson não é a mesma selecionada para a Epiphone. A Gibson possui muito equipamento tecnológico que avalia o grau de tonalidade e as características de uma madeira, e isso não é aplicado nas madeiras da Epiphone, porque elas não valem a pena o esforço. A diferença é brutal, mas é claro que você paga a marca. Por isso eu penso que as Gibson Les Paul Studio são um ótimo negócio! A diferença de preço de uma Gibson Les Paul Studio usada (que gira entre 3 e 4 mil) para uma Epiphone Custom usada (que gira de 2 a 2,7 mil), é uma diferença que justifica pegar a Gibson.

Sem duvidas, um otimo topico parabens **

Zuricow
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso

Ja que vc se simpatiza pelas Tagimas da uma olhada nesse topico aki que eu fiz:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/176390/

São algumas duvidas q eu tenho pq comprei a minha guita (usada) q era uma Tagima que eu acho q eh 635 com os EMG do David Gilmour, os DG-20. Eu adoro ela so que como sou iniciante tenho medo da guitarra nao ser tao boa pros caps, pelo visto eh um modelo de 2003...
Da Uma Conferida lah por favor e me da uma ajuda... c vc conheçer sobre a sonoridade dessas madeiras

Brigadão.

danielonfire
Veterano
# dez/07
· votar


Zuricow

cara, se for uma 635 mesmo, das que ainda não têm aquele headstock de "bico de papagaio" hauahuah fica tranquilo que a guitarra é muito boa mesmo.. mas essses captadores são ativos?

Henrique S.
Veterano
# dez/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


olha sem querer ofender, mas tem coisas ai que 'parece' que tu ta chutando....

[]'s

EDIT

Faço exceção para a captação EMG ativa (normalmente um 81 e um 85). Aqui você tem uma mudança radical, mas os captadores têm muito ganho, "matam" um pouco da influência da guitarra no som e só aproveitam os "shredders" da vida. Ainda assim, não vejo sentido em colocar um set de EMG ativos numa Les Paul. Se a proposta é tocar um estilo de metal pesado, fique com uma guitarra strato.

Esses captadores ativos já têm alto ganho. Somando isto ao mogno tosco das Epiphones e outras guitarras de segunda linha, você terá um som pouco definido. Se for colocar captação ativa, prefira guitarras de basswood, ash, ou com corpos de mogno mais finos (como a Ibanez SZ520, por exemplo).



acho que isso é 70% do porquê de eu estar achando isso meramente um chute...

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
Se a proposta é tocar um estilo de metal pesado, fique com uma guitarra strato.

Excelente o tópico. Apenas na minha opinião, para quem toca metal pesado, prefiro as Les paul.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


Henrique S.

pode ate ser q ele esteja chutando mas pense bem vc nao acha q ele tem razao?
qt a aumentar o ganho em uma les paul nao haveria necessidade ja q todas as les paul em geral ja vem com captadores com um bom ganho (nao quer dizer q todas tenham bom timbre) por outros com mais ganho?

qt a sz com emg eu continuo achando a msm coisa do q com a les paul uma vez q ela tb eh captacao dupla
pensando assim nao acredito q o resultado seria muito diferente ele soh devia estar levando em conta a madeira do corpo e nao o tipo de captaçao a ser usada (na minha opiniao humbuckers nao precisam ser ativos jah q existem passivos com bom ganho)

jimmt vandrake

eu acho q vc nao entendeu o q ele quis dizer ele tava falando especificamente da captacao
se for usar captacao ativa com alto ganho pra tocar metal q use guitarras estrato

qt a sua preferencia por les paul pra tocar metal realmente elas se destacam mais nesse estilo (nao to falando q estrato nao serve)

_Kevin_
Veterano
# dez/07
· votar


Gibson é sempre Gibson.

Pode turbinar à vontade, no final a Gibson ganhará.

Nem precisava fazer o teste.

the cat in the hat
Veterano
# dez/07 · Editado por: the cat in the hat
· votar


Afronso

Velho se voce acha uma epiphone les paul custom uma guitarra de segunda linha voce eh que deve ser surdo!!! Falar que a parte eletrica da epiphone eh um lixo e que tambem nao adianta trocar os captadores e nao trocar a parte eletrica foi outra besteira que voce falou....... e otra, strato eh melhor que les paul pra tocar metal???????? acho que nao hein....

do jeito que voce fala parece que soh as Gibson prestam........


Toque uma Epiphone sabendo que ela é uma Epiphone, toque uma Epihone como uma Epiphone - e acho que o resultado poderá ser até melhor que muita gente que toca uma Gibson pensando na marca ao invés de pensar no som dela.

Exatamente........ voce tem que tocar pra achar o som que voce quer, cada guitarra soa diferente por que isso depende da pegada de quem toca, se o Zakk Wylde pegar uma epiphone ele vai soar melhor que um manezinho com uma Gibson nas maos.... o som nao esta nem 40% na guitarra.... ainda tem o ampli, pedais, e eh claro ,o proprio guitarrista! portanto nao subestime guitarras como ibanez e Epiphone, por que uma epiphone ligada num stack marshall e com captacao boa, pode soar tao selvagem como uma Gibson.(eu estou falando que pode soar parecido, mas igual nao vai ser mesmo.)

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


the cat in the hat

A nível Brasil, e aqui no fórum, fica difícil discutir timbres quando a relação é com euipamento, por que?
Nem todo mundo dispõe de poder aquisitivo para equipamentos comuns tanto nos EUA quanto aí na Europa, que aqui seriam top de linha, e inacessível para a maioria.
Minha opinião, modestamente saiu de senso comum assumido. Particularmente não vi nenhum cara fodão arrancar timbre pesado de strato em Heavy Metal (não que não exista) estou falando da maioria, e pela minha experiência com Gibson e Marshall.
Esta é a razão pela qual continuo discordando apenas daquela afirmação que citei acima. Embora isto seja minha preferência, gosto e opinião, sem desmerecer a opinião, gosto e experiência de ninguém.
Os limites da Gibson e Fenders (Stratos) estão que onde uma guitarra acaba, começa a outra. São sons muito distintos, vale a pena ter as duas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG