Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?

Autor Mensagem
Calanzares
Veterano
# mai/08


Eae galera, blz?

Sabe, eu tenho uma Epiphone aqui, e esses dias andei pensando, toquei em 2 Gibsons, e não foi tudo aquilo que eu imaginava.

Ai cheguei a conclusão "Po, pra que pagar o triplo em uma guitarra que eu nem achei essas coisas, só pelo nome no headstock(pelo menos pra mim)?".
Porque, os specs de madeira são os mesmo, tirando a procedencia do mogno e o numero de cortes, mas eu mesmo não tenho sensibilidade para notar grandes diferenças nessa parte.
Talvez a construção seja diferente também. Ta, mas e de resto?
Só mudar captadores, fiação, ponte, tuners, nut(Se quiser), e fica uma guitarra bem bacana. É o que eu estou pensando em fazer com minha Epiphone LP, com a qual já estou satisfeito, mas acho que pode ficar melhor.

E vou gastar menos da metade do preço de uma Gibson no total.

O que pensam desse tipo de raciocinio?

Abraços

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Com certeza vai ser uma guita bacana se fizer essas alterações e é consenso que se consegue um melhor custo-benefício (para nos brasileiros) comprando uma Epi e alterando assim do que se comprar uma Gibson, mas Gibson eh Gibson, apesar da queda no padrão de exigencia de fabricação, ainda a forma como eh selecionada a madeira, o acabamento, a pintura, é evidente a diferença e quanto a isso não tem comparação.

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


gucrispim
Velho, pra mim é o som que importa. E minha Epiphone é bem bonita! hehehe =)

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


Tendo um Monza tunado, pra quê um Vectra?
=P

Calanzares
Mas se você é músico amador, a Gibson é um item de luxo.
Nesse ponto concordo com o gucrispim:

se consegue um melhor custo-benefício (para nos brasileiros) comprando uma Epi e alterando assim do que se comprar uma Gibson

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares
pods cre, claro claro uhuhuh mas ainda mais nos tempos em que vivemos como diz a propaganda "imagem eh tudo" (nao acredito que seja TUDO, mas eh uma boa parte) os tempos de multimidia, eh impossivel separar a audição da visão, entao o acabamento além de fazer diferença no som da guita pela madeira, acabamento da pintura e verniz, é ricamento maior em uma Gibson pela força da imagem. Além do que a Gibson tem uma infinidade de acabamentos diferentes que a Epiphone nao tem, curto mto a Epi, alem de ter uma semi acustica da marca, sempre achei que algo que faltava na marca era uma gama maior de acabamento de pintura, ainda que o lançamento de edições limitadas aumentou muito, mas ainda a gama de sunburst da Epi é MUITO restrita.

Penta_Blues
Moderador
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Calanzares
"Po, pra que pagar o triplo em uma guitarra que eu nem achei essas coisas, só pelo nome no headstock(pelo menos pra mim)?".
Concordo com vc. Hoje em dia o que mais vale considerar é a relação "Custo x Benefício" sob todos os aspectos, ou seja, não só a qualidade do equipamento em si, mas também a necessidade deste equipamento em função do uso que será dado a ele.

mas eu mesmo não tenho sensibilidade para notar grandes diferenças nessa parte.
Vc, eu e, tenho certeza, mais da metade dos que frequentam o FCC.

Talvez a construção seja diferente também. Ta, mas e de resto?
A construção é um detalhe fundamental na minha opinião, pois mesmo que a matéria-prima seja de excelente qualidade, não proporcionará o melhor que pode oferecer se não for bem empregada. Assim, a construção tem um considerável peso no custo do equipamento, sendo responsável por parte deste "triplo em uma guitarra".

Só mudar captadores, fiação, ponte, tuners, nut(Se quiser), e fica uma guitarra bem bacana.
Só?! É uma outra guitarra...rsrs

Bom, no final das contas, tenho um pensamento semelhante ao seu. Se o instrumento tem "bons genes" vale mais a pena investir na sua melhoria do que na "grife" estampada no headstock...

Valeu!!!

ankbanger
Veterano
# mai/08
· votar


Penta_Blues

Se o instrumento tem "bons genes" vale mais a pena investir na sua melhoria do que na "grife" estampada no headstock...


Com toda a certeza !!

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Penta_Blues
Concordo..
o problema é que está cada mais caro um instrumento com "bons genes", acho um absurdo dos absurdos uma Epi LP sair por 2.000 reais. Eu ainda acho que é uma guitarra que simplesmente não vale 2.000 reais, ela não tem toda essa qualidade. Mas como ela ainda é superior a muitas por ai, e praticamente não existem LPs no mercado entre 1000 e 2000 reais, a Epi acaba se tornando a melhor opção, para muitos, infelizmente.


maggie
Mas se você é músico amador, a Gibson é um item de luxo.
Não poderia ter dito nada mais apropriado.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


na minha opnião, quem pode paga o preço quem não pode se contenta. mas como disse o custo-benefício (na minha opnião) é muito melhor na Epiphone devido ao baixo custo, mas o benefício da Gibson eh maior sem duvidas (na minha opnião, pois como foi dito, o beneficio depende muito do uso que será dado)

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


gucrispim
Bem, grana pra Gibson eu até vou ter, pois quero trazer uma Explorer.

Mas sei la, mesmo assim penso que continuarei tocando com minha Epiphone.

Só acho que não justifica o preço uma Gibson! Pois minha Epiphone quando estiver bem equipada vai dar conta do trabalho!

Gasoline

A minha saiu 900 =)

jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares

Vamos esquecer o preço das guitarras e mudar a pergunta:

Qual guitarra você prefere, uma Gibson ou uma Epiphone ?

paulgilbert
Veterano
# mai/08
· votar


pra mim...
epiphone + captadores tops + modificações que eu quero > gibson studio

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


É aquela velha história: todo o preço de uma Gibson se converte em qualidade? Ou, em boa parte, estamos pagando pelos salários dos empregados e impostos americanos?

Sou adepto da segunda teoria.

BaNdAiD
Veterano
# mai/08
· votar


jimmt vandrake

honestamente, não sei responder sua pergunta!
Se eu disser que é uma gibson, vou estar me baseando no padrão de qualidade superior as epiphone. Mas, em relação a som, eu sou incapaz de distinguir uma da outra!

Assim como qualquer outra lespaul com qualidade!

Eu penso em som de guitarra mais ou menos assim:
- Som de lespaul
- Som de Strato
- Som de tele

ao invés de:
- Som de Gibson
- Som de fender strato
- Som de fender tele

Se tiver qualidade, pegada boa e o som que eu quero (na maioria das vezes, o som caracteristico do modelo) já ta baum pra mim!

Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj

Então paremos de pagar os salários, com todo mundo desempregado e falido teremos a volta do sistema feudal.

É uma boa teoria.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj
O.o afirmação descabida......

leoc_rj
Veterano
# mai/08 · Editado por: leoc_rj
· votar


Megamedes
Então paremos de pagar os salários, com todo mundo desempregado e falido teremos a volta do sistema feudal.

Rapaz, tua lógica é assombrosa!

gucrispim
O.o afirmação descabida......

Esse sabe argumentar...

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


jimmt vandrake

Cara, sinceramente?

Em materia de Les Paul, se baseando em todas que toquei até hoje(Minha Standard, uma Gib Studio e uma Gib Standard), Epiphone.

Não gostei do som da Studio, é meio diferente, achei o som com uma característica diferente, mais aberto, e menos gordo que a minha LP. A outra, tinha Burstbuckers e Era Faded, sem acabamento, e também achei o som estranho, mas nessa ultima talvez por estar mal regulada e com cordas um pouco velhas. Mas mesmo assim preferi desparadamente minha Epiphone, sem bairrismo nem nada.

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


jimmt vandrake
MAS, na explorer pretendo testar as duas para ver se consigo achar diferenças que justifiquem o salto de preço. Senão, Epiphone Goth ou korina na cabeça mais pra frente hauhauahuahu

Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj

Não é não, pensa bem e você começa a entender.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


A diferença de qualidade entre uma Gibson e uma Epiphone é notável, assim como a construção, acabamento e qualidade das peças e madeiras. Porém, concordo que quem é musico amador estará muito bem servido com uma Epi, "tunada" ou não.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/08 · Editado por: gucrispim
· votar


leoc_rj
cara agora eu to com pressa pra colocar um argumento que poe por agua a baixo a sua "teoria" digamos assim.
mas pensa bem, se vc comprar uma Tonante, Condor, Epiphone ou Gibson, uma boa e justificada parte do preço eh da mão-de-obra (tirando a parte que eh do justificado "lucro" da loja, definiremos assim.) da guitarra, quanto maior a qualificação para o trabalho (como pintura do sunburst, instalação dos captadores, operação das maquinas que cortam as madeiras, colagem do corpo, do tampo, colagem do braço no corpo, entre outras) maior é o salário, o que reflete no preço da guita, no acabamento e consequentemente na qualidade.
Se vc acha que comprar uma Tagima ou Epiphone e o preço ta "baixo" pq eles são bonzinhos e pouco captalistas, é um grande engano e uma gigantesca ingenuidade.
A parte dos impostos vem mais tarde.

Homem Cueca
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares
Gibson é Gibson.

Mas na falta de $2000...uma Epiphone Tunada já agrada a gregos e troianos.

=)

GUGALOO
Veterano
# mai/08
· votar


Bem, passei por uma experiência estes dias e constatei q:

A gibson é melhor q a Epiphone?? Sim , é, em vários quesitos.

Bem, eu tenho 2 epi, uma classic, com SD duncan distortion na ponte e alnico 2 pro no braço, e uma custom com 500t na ponte e 496r no braço.

Então, fui numa loja comprar um delay, e fiquei experimentando ele numa gibson std, toquei por 1 hora aproximadamente. Pois bem, a gibson, realmente tem uma pegada melhor, o braço um pouco mais confortável, e a maior diferença q eu percebi e que pra mim foi uma coisa q gostei bastante na gibson, foram os trastes.

Entretanto, em questão de timbre, as mi nhas não ficaram devendo nada à gibson, acho q até a minha com os SD tinham um timbre melhor do q a gibson std, e a custom com o timbre muito parecida mesmo.

Então, a conclusão q eu cheguei foi: Quero ainda ter uma gibson, mas só se algum dia eu ou alguém próximo estiver lá pelos EUA, cao contrário, sem chance.

Ou seja, pagar R$ 8,000,00 numa gib std usada (na loja estava esse preço) ou pagar numa epi custom usada (1,400,00) colocar um bom par de caps e ter praticamente o mesmo timbre duma gibson, com 1/4 do valor??

Na minha opinião, epiphone mais uma tunada, seria a melhor opção, eu mesmo estou extremamente satisfeitíssimo com as minhas guitarras. Só quero guardar uma grana e trocar os trastes delas, aí ta 100%, as taraxas são boas, não desafinam, e o resto vcs ja sabem..

muka gibson
Veterano
# mai/08
· votar


só pra ter gibson escrito no headstock

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


gucrispim
quanto maior a qualificação para o trabalho maior é o salário, o que reflete no preço da guita, no acabamento e consequentemente na qualidade.

Façamos uma conta simples: do preço cheio de uma Gibson, qual o percentual é gasto em materiais de primeira, e qual o percentual é gasto para pagar um trabalhador americano. Leve em consideração que boa parte do processo de construção de um instrumento, hoje, é automatizada. Ou seja, tanto faz quem, ou aonde se opera a máquina que realiza esse processo.

Na minha, humilde, opinião, esse valor na Gibson é desproporcional. Vejam bem, não estou afirmando que a Epiphone é melhor que a Gibson. O que estou dizendo, é que, graças à Globalização, no preço de uma Epiphone, o percentual que você paga pelo salário do trabalhador é menor, permitindo que ela ofereça um instrumento de qualidade, a um preço baixo.

Você pode ter na Korea, China ou Japão, o mesmo controle de qualidade que você teria nos EUA. Citando o exemplo dos automóveis, os fabricantes asiáticos, Toyota, Honda, hoje desbancam os americanos em seu próprio território. Por que? Porque fazem veículos de excelente qualidade a um custo mais baixo.

Megamedes
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj

Então comece a fazer suas próprias guitarras com qualidade semelhante e preço quase sem lucro. Apostaria com você que não conseguiria sobreviver, muito menos manter uma fábrica como a Gibson.

Sobre a mão de obra, nem sempre ela é qualificada, e é quase escrava. Por isso é barata. AInda hoje não se compra coisas orientais visto a qualidade baixa comparando com as ocidentais, isso é fato.


Realmente no brasil ela é super valorizada, por impostos e preços que a loja cobra em cima, porém nos estados únidos acho o preço justo.


O foda de tudo: Brasileiro querendo ou não, só se fode.

Tive que me meter ;D

gucrispim
Veterano
# mai/08 · Editado por: gucrispim
· votar


leoc_rj
só apontando aonde você precisa repensar (mais tarde eu comento, se precisar)

tanto faz quem, ou aonde se opera a máquina que realiza esse processo.
???? ok, imagine um macaco operando uma tupia......

Korea, China ou Japão, o mesmo controle de qualidade que você teria nos EUA.
Claro, claro, lembrando que a Korea, China, Japão são países muito diferentes, tanto cultural, social e policamente apesar de serem orientais, asiáticos ou como quiser chamar.

O controle de qualidade do Japão, assim como a responsabilidade social e as exigências fabris impostas pelo Governo no Japão é bem diferente das impostas pela China e pela Korea, não seja ingenuo.
O Japão assim como os EUA costuma ter um controle de qualidade MUITO melhor do que a China e Korea, e outros Tigres.
Por exemplo existem Fenders Japonesas que são muito superiores as Standard Americanas, copiadas de modelos pré-CBS, lá por volta de 1980

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Megamedes

Caceta cara, você leu meu post?! Não estou dizendo que os caras diminuem a margem de lucro deles. Pelo contrário! Eles podem até aumentar, porque eles conseguiram reduzir um dos fatores que incidem sobre o preço do instrumento.

Sobre a mão de obra, nem sempre ela é qualificada, e é quase escrava. Por isso é barata.

Cara, não estamos falando de tênis "Redok". Certamente a Epiphone não iria fabricar os instrumentos com qualidade que eles têm se usasse mão de obra escrava.

Realmente no brasil ela é super valorizada, por impostos e preços que a loja cobra em cima, porém nos estados únidos acho o preço justo.

Se você acha o preço da mão de obra americana justa, então você discorda de fabricantes de praticamente todos os setores da economia que instalaram fábricas na Ásia para poder oferecer preços mais competitivos.

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


??? ok, imagine um macaco operando uma tupia......
Ok, utilizando tua analogia, você considera que os Chineses tem o QI de um macaco. Espero que não tenha nenhum Chinês neste fórum.

O Japão assim como os EUA costuma ter um controle de qualidade MUITO melhor do que a China e Korea, e outros Tigres.

Sem dúvida. É lá que se fabricam as Epiphones Elitist, instrumentos considerados da mesma qualidade que uma Gibson. Sabe qual é a diferença? O preço.

A fábrica aonde se produzem as Epiphones na China é da própria Epiphone, ao contrário da Korea, aonde a produção era terceirizadas. Não creio que a Epiphone iria fazer um investimento desse para fabricar produtos de qualidade duvidosa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendo uma Epiphone boa com algumas modificações, pra que uma Gibson?