Tá na moda trocar captador?

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
cara, eu concordo com você. muitos novatos na guitarra nem tem guita e já falam "nossa, assim q comprar minha epiphone les paul vou colocar um par de seymour, vai ficar bom" cara, o cara nao sabe nem oq curte em musica, ainda nem tem uma identidade musical e já espera um captador que suprir todas as vontades, o que é dicil em quase todos os captadores. Muitas vezes o cara nao sabe qual o som de uma Epiphone Les Paul com captadores originais e com Seymour (por exemplo) e já vai colocando por indicação, sem ao menos saber de fato como o captador vai reagir com a guita e vai continuar tudo na mesma, falta MUITA intimidade com o instrumento para saber qual a verdadeira necessidade de um captador novo. Não conheço muitas pessoas que logo que compram uma guita já leva a guita pra tocar com a banda e tals, falta intimidade com o instrumento em particular pra se ter ideia de como ele vai reagir diante o estilo, jeito de tocar, ate mesmo com a tocabilidade que é particular de cada instrumento. Por isso eu concordo com o q vc disse, que existe o Status de Captador FODAO... o que é muito triste, todo mundo deveria vivenciar a experiencia de sentir falta de algo mais no captador da guita que tem antes de pensar em trocar.
Cara durante muito tempo eu toquei em banda com uma Epi Les Paul Special, durante o começo dos meus estudos na guita e sabia que akele nao era um som de alto padrao de exigencia, e nem por isso ia trocar os caps pq a guita em si nao era de alto padrao de exigencia, nem de médio e dificilmente de baixo padrao de exigencia. Entao adquiri uma Epi Wildkat depois de muito tempo e quando senti a necessidade a pouco tempo de trocar os captadores ainda estou em busca pois sao P90 e como eh semi acustica eh uma situação mais delicada devido a microfonias e agora em contato com o Erico Malagoli tenho a oportunidade de desenvolver um que mais se adeque ao que eu preciso apesar de ser, como o Erico disse vai ser dificil um captador P90 para semi acustica que soe como P90, com uma saída média-alta e que nao gere feedback, isso ele me disse pelo o q eu disse que gostaria em um cap, pq eu já sabia o q queria, nao cheguei e falei "Cara quero o som do Steve Vai, e ele disse Compre um DiMarzio qualquer" como acontece, simplesmente compra um DiMarzio sem se ligar as vezes para as proprias caracteristicas do captador. é bem foda a esse Status.

Thedekai
Veterano
# mai/08
· votar


eu ja fiz a mesma coisa que vc, alertei os iniciantes que captador influencia pouco no timbre quando vc tem equip de estudo (ex: shelter sst-62 e meteoro 20w)
eu sei porque fiz isso, e realmente nao senti mudança nenhuma no meu timbre... talvez se comparasse com um amplificador melhor eu sentiria a diferença... mas num amp pequeno vc não sente quase nada... a prova disso: liga uma tagima num meteoro20w, depois liga uma gibson... vc não sente o seu timbre ser MUITO MELHOR, melhora um pouco só... mas quando vc tem todo um equip mais pro, tipo um amp valvulado 2x12' ou mais, e um set de pedais legal... vc sente bastante essa diferença...
se vc é iniciante e quer melhorar teu timbre, primeira coisa q vc faz é comprar um amp legal, e uns pedais ou uma pedaleira... captador se vc quiser trocar, troque bem mais pra frente
abraço

Curly
Veterano
# mai/08
· votar


agora, tem que ser dito uma coisa: na vida a gente aprende muito errando, eu mesmo já fiz muita bobagem gastando muito dinheiro com equipamentos, captadores e tal, coisas que em nada melhoraram o meu timbre e a minha música...

Então, quando nada, fica a experiência, e alguns caps sobrando igual aqui em casa, heheh !!!

http://img404.imageshack.us/img404/1676/sl370399zm6.jpg

Tycoon
Veterano
# mai/08
· votar


Quando comprei minha Samick KP570 (com chaves de "split" nos dois humbuckers) eu achei o timbre dela extraordinário. Nesta época eu só conhecia guitarras Tonante, Jennifer, Yamaha e Giannini.
Foi a primeira vez que reparei uma guitarra com o som tão legal.

Hoje em dia não acho o som tão legal assim. Considero-os bastante grave e sem presença. Outro agravante: o captador da ponte misteriosamente enfraqueceu. Bastante diferença de volume entre ele e o do braço.
Em uma ocasião, eu toquei com uma Gibson Les Paul e logo em seguida com minha Samick (no mesmo amplificador) e reparei que Gibson tinha um volume de saída exageradamente maior que o da Samick. Tive que alterar bastante o volume no amplificador. Reparei não só que meus captadores não eram tão legais assim como também que os das guitarras anteriormente citadas são realmente ruins.

Já vi gente trocando captador original de Ibanez por aqueles Evolution e dizer que virou outra guitarra. Mas eu mesmo percebi o mínimo de diferença.

Como alguns já disseram, creio que só vale a pena trocar os captadores quando eles realmente ruins ou quando estão defeituosos (como o meu), ou quando o guitarrista conseguir formar a sua identidade musical.

Porque é quase inevitável: Um cara fã de Slash, JimiPage e Cia. vai correr atrás de uma LesPaul, seja ela qual marca for. Agora, com o passar do tempo, vai criando maturidade, e acaba que a própria forma de tocar, pensar e até mesmo ouvir música vai definir caminhos muito diferentes do que ele tinha quando comprou sua primeira guitarra.

Com 3 meses de guitarra eu ainda afinava mais ou menos!

Sniper
Veterano
# mai/08
· votar


Curly
http://img404.imageshack.us/img404/1676/sl370399zm6.jpg

Po cara, coleçao? uhauhahua :P

Tycoon
Veterano
# mai/08
· votar


Curly
Algum nacional?
Os que você usa hoje, considera-os o "seu som"?

Curly
Veterano
# mai/08
· votar


hehe, o esquema é que eu nunca vendo as coisas que eu compro, então vai ficando..

minha guitarra principal é uma brian moore, ela está com com caps originais, que são ruins mas têm um clean bacana pra tocar jazz. tenho também uma fender americana que eu troquei o escudo inteiro dela (é o da foto) e coloquei na configuração HH com caps duncans. recentemente, peguei uma strato crafter de 200 pilas que está com os caps originais, esses caps são excelentes, a ponto de eu ter colocado o escudo da fender nela e depois voltei com caps originais porque achei eles melhores...

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Curly
Ainda bem que eu vendo os caps que acabam "sobrando" senão estaria na mesma que tu.
hehe.

Mas legal o relato, é isso ai mesmo, se o som é bom, é o que importa.
Até um chiadinho de leve dá para conviver.

lucas-sarmento
Veterano
# mai/08
· votar


Pra mim o maior o problema é a pessoa querer trocar o captador sem realmente conseguir ouvir a diferença entre o original de fabrica e o novo desejado. Se ele conseguir sem olhar perceber a diferença entre os dois, tranquilo, compra, mas se não, NÃO!

E outra coisa, neguinho vai compra a guitarra de 300 real e "tuna" ela toda, compra tarracha, ponte, captador e resto todo e gasta o dobro do preço da guitarra pra TENTAR transformar aquele entulho mal construido e porcamente acabado em uma guitarra top. É lógico que isso não existe, isso é uma ilusão. Valeria 10000 vezes mais a pena o sujeito pegar o dinheiro que ele gastou nessa brincadeirinha bacana de de comprar os caps do steve vai e a ponte do seilá quem, comprar uma guitarra melhor.

Rapha_krust...
Veterano
# mai/08
· votar


Curly
karambaaaaaaaaaaaaaa

manda um desses aew sobrando pra mim!!

acabei de sentir a necessidade!

rsrsrr

Minow

Cara vc expressou melhor que eu o objetivo do tópico talvez pelo meu temperamento teve gente que não entendeu e veio conversar merda...mas o bom é ver que quem tá afim de disvutir realmente continuou postando...

TUDO QUE VOCE FALOU EU CONCORDO E ASSINO EM BAIXO!

tomarock
Veterano
# mai/08 · Editado por: tomarock
· votar


[/i]Curly
agora, tem que ser dito uma coisa: na vida a gente aprende muito errando, eu mesmo já fiz muita bobagem gastando muito dinheiro com equipamentos, captadores e tal, coisas que em nada melhoraram o meu timbre e a minha música...

Cara, acho que essa foi a maior verdade dita até agora. Bem, vou postar uma experiência minha... eu tenho uma condor cg-300 e ja coloquei tudo quando é captador nela.. jb , evo, tone-zone e acreditem.. quando voltei a captaçao original dela foi o som que mais me safisfez! Tbm tenho uma shelter SG e os caps que vieram nela tem uma saida baixa, porém o timbre fica tao massa no meu set-up que nao tenho coragem de colocar um jb que esta sobrando poraqui nela. Acho que depende muito de set tbm. No meu antigo meteoro a minha SG ficava muito ruim, agora o som ta porrada. Por fim to com um JB aqui largado. Vou fazer um teste um uma floyd que tenho aqui... ela atualmente tem um HH777, vamo v se fica legal.
abraços

Rapha_krust...
Veterano
# mai/08
· votar


tomarock
Cara, acho que essa foi a maior verdade dita até agora. Bem, vou postar uma experiência minha... eu tenho uma condor cg-300 e ja coloquei tudo quando é captador nela.. jb , evo, tone-zone e acreditem.. quando voltei a captaçao original dela foi o som que mais me safisfez! Tbm tenho uma shelter SG e os caps que vieram nela tem uma saida baixa, porém o timbre fica tao massa no meu set-up que nao tenho coragem de colocar um jb que esta sobrando poraqui nela. Acho que depende muito de set tbm. No meu antigo meteoro a minha SG ficava muito ruim, agora o som ta porrada. Por fim to com um JB aqui largado. Vou fazer um teste um uma floyd que tenho aqui... ela atualmente tem um HH777, vamo v se fica legal.
abraços



isso é pra quem vem pre-disposto a dizer que comprando qualquer guitarra a primeira coisa a fazer é trocar os caps...pode ser uma bela de uma merda os caps...mas tb pode ser legal...

Tenho duas guitars aqui...a primeira uma Memphis H-S-S já pensei em botar um fender no braço pois o HB da ponte é um HH777 da malagoli mas o cap do braço da bixinha é bom d+!

Compreiuma washburn N1 que vem com uma chave pra splitar os caps(que são originais e não senti a necessidade de trocar), e me dá um boa gama de timbres que consigo tirar desde blues até coisas bem pesadas...

é isso

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


Curly

nao que me manda aquele P94 da GFS ali não tiu??

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


vai compra a guitarra de 300 real e "tuna" ela toda, compra tarracha, ponte, captador e resto todo e gasta o dobro do preço da guitarra pra TENTAR transformar aquele entulho mal construido e porcamente acabado em uma guitarra top.

Preconceito?

Imagina... tem muitas guitarras basicas e baratas, nessa faixa, que tem uma construção bem honesta, e não são "entulhos" como você citou de modo infeliz em seu post.

Procure conhecer Shelter, Crafter, Condor dentre outras.

EnrickAlves
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
Qual é a sua Memphis? É a strato?

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


vai compra a guitarra de 300 real e "tuna" ela toda, compra tarracha, ponte, captador e resto todo e gasta o dobro do preço da guitarra pra TENTAR transformar aquele entulho mal construido e porcamente acabado em uma guitarra top.

Correção:
Vai compraR UMA guitarra.

300 reais e "tunaRRR".
tarraXA.

Aquele "entulho" que você citou com certeza não vai acabar em uma guitarra top, porém se pegar uma guitarra bem construída, com madeiras legais porém com hardware e captadores "porcos" digo, meia boca, você consegue transformar ela em uma guitarra legal bem construida com captadores, tarraxas legais.

EnrickAlves
Veterano
# mai/08
· votar


Eu comprovei um exemplo de guitarra ruim e guitarra meia boca (bem construida).
Comprei uma Memphis strato, pra estudar. Foi R$277, veio com muita coisa ainda (apesar de o cara ter botado um cabo meia boca, entre outros).

Há pouco tempo meu companheiro de curso comprou uma guitarra strato da starfire (?), R$350, com uma construção visivelmente horrivel! Captadores genéricos (isso já era de se esperar), corpo arredondado, escudo mal construido, enfim, péssimo custo- benefício.

Se vc gostar da guitarra, troque o que precisar. Eu vou trocar muita coisa numa guitarra de R$300 SIM, pois gosto dela e acho que vale a pena...Se vc pensa assim, recomendo o mesmo.

Kamus23
Veterano
# mai/08
· votar


Eu não li todas as respostas...

Mas nessas guitarras baratas a troca de captador é quase obrigatorio...

Abraços

Rapha_krust...
Veterano
# mai/08
· votar


EnrickAlves
è uma Strato St59 faz tempo que tá fora de linha

é legalzinha ela
nada d+

mas tem um captador muito bom no braço por isso não troquei

Calanzares
Veterano
# mai/08
· votar


Guitarra meia boca, normalmente barateia muito em caps e hardware. E por incrivel que pareça, tem algumas baratas, que o fundamenta(madeira e construção) é ótimo, o exemplo das shelters. Por isso, trocar os caps por uns Seymours ou outros de gosto pessoal, e por umas ferragens boas, isso que eu realmente considero essencial em uma guitarra desse tipo. Porque os "Stocks" são ruins mesmo.

megadeth2612
Veterano
# mai/08
· votar


A troca de captadores não está na moda, o que ocorre é que hoje em dia com a internet todos têm acesso a mais informações.

Por exemplo, quando estou afim de um som "sujo" e "embolado", mas que ao limpar a guitarra eu tenha um som limpinho, eu sei que eu vou comprar um pedal de fuzz. Também sei que eu vou querer um fuzz de germânio porque ele é mais "macio". São informações que conseguimos, que há uns 10 anos as pessoas compravam as coisas às cegas.

Captadores são o retoque no som da guitarra. Se eu já tenho um bom amplificador, uma guitarra razoavel e ainda não estou satisfeito com certas frenquências/dinâmica/resposta da guitarra, com certeza uma das alternativas mais baratas é a troca de captador. Por que não trocar?

megadeth2612
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...

Concordo contigo que muitas vezes a pessoa nem sabe tocar guitarra ainda, ou tem um amplificador meia boca e já mandam trocar o captador como se resolvesse tudo, ai é muita ingenuidade.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


megadeth2612
há uns 10 anos as pessoas compravam as coisas às cegas.
não concordo não cara, talvez com menos informações, ou então com informações mais valiosas e verdadeiras mesmo que mais escassas, mas não "às cegas"

thebluesfell
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
Gasoline

meus amigos

sinto discordar de voces....

1º qualquer um , que comece a tocar guitarra, mesmo nem sabendo fazer alguns acordes

ALMEJA um equipamento top...

2º o CAPTADOR depois da VONTADE é o melhor item em relação CUSTOxBENEFICIO, pois na minha opiniao, ele melhora o som SIM e muito...nao que só dependa dele...

3º nao venham me dizer que caps genéricos sao melhores que os CABEÇAS de marcas e nem que SPIRIT , MALAGOLI e cia sao melhores que os DIMARZIO, GIBSON e SEYMOUR...

4º quem compra uma ibanez tambem nao sabe as caracteristicas dos caps a quem acompanha... mas sabem atraves da informação que esses caps sao "FRACOS" e ja cobiçam "MELHORES"


e


5º EXPREMENTAR, DAR CERTO, DAR ERRADO , SE FUDER , SE DAR BEM...

FAZ PARTE DO MEIO GUITARRISTICO

a nao ser que alguem só acertou em equipamento na vida ???

megadeth2612
Veterano
# mai/08
· votar


gucrispim

Se você não tem acesso a internet, como é que terás acesso às informações? Só de boca né, ai rola o famoso telefone sem fio. Até hoje eu escuto "Compra um Chorus da Boss que deixa o som mais limpo", "Esse Sansamp soa igual um mesa boogie ou até melhor"... sabe? Afirmações sem pé nem cabeça de pessoas que não tem o mínimo de informações.

Pode dar uma procurada nos tópicos antigos de 2003/2004, vê se as pessoas se importavam com true-by-pass, além dos wahs. Conforme as informações foram sendo trocadas, pelo Fórum (internet), hoje muita gente fica preocupado de ter um set todo true-by-pass. Isso é só um exemplo. O que tinha de opção há uns dez anos atras? Tinha handmaker nacional como hoje? Não. As pessoas conheciam marcas como Fulltone, Barber, Zvex, Lollar, Suhr? Ainda poucos aqui no fórum conhecem. O que restava? Comprar um pedal da Boss, um captador Seymour Duncan...

Levy Fialho
Veterano
# mai/08
· votar


Eu tenho uma squier, quando usava o driver do TS acima do 5, 6 ela chiava que nem abelha. (tai a necessidade da troca)

Troquei toda a parte eletrica, pesquisei muuuito antes de comprar os captadores, ainda sim fiquei com medo.. pois nao tem como testa-los na sua propia guitarra antes.

Fuide fender noiseless.. a descricao(propaganda) deles era exatamente o que eu procurava, (acabar com ruidos, preservar o som de single).

Acho q eu dei sorte, hoje to MUITO satisfeito com a guitarra.

As vezes eu sinto falta de um som diferente, mas pra isso eu compraria outro tipo de guitarra.. uma les paul talvez.

Draccco
Veterano
# mai/08
· votar


Mas nessas guitarras baratas a troca de captador é quase obrigatorio...

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


megadeth2612
hoje muita gente fica preocupado de ter um set todo true-by-pass
pois é isso, tocou no ponto em que citei, axo que a algum tempo as informações eram mais consistentes, pois através de forum e tals eh q algumas informaçoes sao passadas de modo errado.
qual a vantagem em um set ser todo true-by-pass? qual a vantagem um set ter pedais com alimentação eletrônica de sinal? isso poucos sabem, só sabem que true bypass é bom, e alimentação de sinal é ruim, fuja dele, e a situação não é assim. cada um eh indicado para uma finalidade, é só com uma busca, e pesquisa a fundo, com consistencia é que vc vai chegar a uma resposta honesta e verdadeira e vai ver q um set todo true-by-pass não é o melhor para todas as indicações. Pesquise a fundo, não é simplesmente uma leve busca no FCC e uma lida de 2 ou 3 topicos que vai definir que algo é bom ou ruim.
Sou um grande incentivador do FCC e to sempre por aki postando, mas axo que antes de comprar qualquer comentário de qualquer pessoa do FCC vc tem q comprovar. Por isso axo tão importanto os tópicos com stick como do Bertola e do Fisioterapeuta, pq os caras tem consistência profissional pra dar um parecer com embasamento

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


thebluesfell
Almejar é diferente de disperdiçar dinheiro.

O maior problema é que as pessoas acabam tomando inverdades como verdades.

Os captadores que vem nas Ibanez são fracos ?
Fracos para quem, para o que ?
Fracos são ruins ?
Ruins para que, para quem ?

Com certeza tem muita gente que não precisa mais do que os INFs que vem na maioria das Ibanez (não GIO) que vendem por aqui.
Mas o cara lê que o bom mesmo é Dimarzio, é Seymour, é isso aquilo, e toma aquilo verdade.

Errar faz parte.. com certeza faz, meu problema é em relação a pré-conceitos com os equipamentos, e também com o fato de que, alguém com 3 meses de guitarra, não vai saber a diferença entre um humbucker de alto ganho e um humbucker de alto ganho (por exemplo um Evolution e um Breed).

Ou pior, o cara entra num fórum, lê que dimarzio é bom, e lê que gibson paf é bom, ai ele vai compra um Dimarzio PAF Classic, e quer tocar Metallica, ai o cara se decepciona e sai espalhando que "Dimarzio é uma bosta".
Como ficamos nesta situação.

Acho que devo estar amargo por não ter tido toda essa informação quando eu comecei a tocar, só isso.
Não me levem muito a sério.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline
Não me levem muito a sério.
O MESSIAS ESTÁ AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
UAEuAHEuAHEUhA zuera, mas concordo com o q vc disse! pre-conceito é foda mesmo! em qualquer situação!!! ainda pior quando se diz que o tal pre-conceito é fundado em informações
(principalmente nas disseminadas pela internet, sem embasamento nenhum)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tá na moda trocar captador?