Tá na moda trocar captador?

Autor Mensagem
Rapha_krust...
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares
Não preciso nem comentar essa frase. Mostra o quão fútil você é.
Sabe, patético, realmente. Deixe de ser infantil. Não tenho mais o que falar, seus posts se auto-ridicularizam.
argumentos??? por favor preciso deles...

ogner
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...

Concordo, o consumisto é foda! Esta em todo lugar!!
Mas deve fomentar o mercado e gerar $$$, nao é isso alimenta o sistema? Pra depois cair um meteoro um uma boma nuclear hehehe!!
Tenha um set honesto, tenha feeling e pegada!! Quem toca a 3 meses nem tem noçao de timbre....

LeandroP
Moderador
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
Calanzares

Beleza... Os argumentos de você são bons, mas com essa discussão besta vocês só vão mudar o foco do assunto.

Deixa isso pra lá...

Melchiades
Veterano
# mai/08
· votar


Tive duas fenders, uma american series 2005, uma american standard 84 e ainda nao tinha achado o timbre ideal para blues SRV texas, vendi as guitas e comprei uma SX ASH strato e troquei os caps por malagoli alnico blues. ACREDITEM, MINHA SX ASH POSSUE O TIMBRE MAIS LINDO QUE MINHAS FENDERS, LEMBRANDO QUE S´´O ENDI ELAS DEPOIS QUE COMPREI A SX ASH E DEPOIS DO SETUP .

nicida
Veterano
# mai/08
· votar


é pra isso que serve a publicidade!
convencer as pessoas a comprar uma coisa que elas não querem...

nicida
Veterano
# mai/08
· votar


Melchiades
posta um som ae!

Curly
Veterano
# mai/08
· votar


creio que uns 90% dos que fazem upgrades de caps ficam frustrados com os resultados, principalmente em se tratando de singles, em geral o cara quer porque quer uma strato, quando compra uma fica brigando com o som da guitarra...

vc pega, por exemplo, 5 sets diferentes de singles em alnico, a diferença entre eles é relativamente pequena, ela existe, mas mexendo na equalização dos pedais e do amp vc acaba conseguindo resultado semelhantes...

mas aí o cara lê na internet que determinado set tem o som mais quente, com mais 'sparkle', com mais 'crunch' sei lá mais o que e acaba torrando uma grana preta por pouca diferença...

muitas vezes o cara troca bons caps por um set fender para ter um 'som mais 'vintage'... ora, mas o que é esse som mais vintage ? é aquele som tipo hank marvin, bem clic-clic, quem é que realmente usa timbres assim ? quase ninguém ! mas o cara acha bonito, vai lá e troca !

na minha opinião tem duas situações que vale a pena trocar caps: 1) quem toca metal pra valer, aí realmente faz diferença. 2) guitarras com singles cerâmicos de baixíssima qualidade


essa semana mesmo um mano postou aqui que trocou os caps de uma sx LP e descubriu que os caps antigos eram ephi !!! se fossem gibson teriam sido trocadas da mesma forma !

daniel_guitar
Veterano
# mai/08
· votar


esse lance de trocar os captadores concordo +/- a pessoal soh realmente troca os captadores qund tem um estilo de musica a seguir já certo e tb tendo uma guitarra, amp e pedais bons n adianta o cara com um set de seymour duncan´s instalados numa strato barata e plugada num amp ruim

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


na boa... e daí?

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
concordo!

Primeiro sintam a necessidade depois gastem o dinheiro dos seus pais...
eu mudaria esta regra para: só troque o captador se for com o seu dinheiro.

ogaitnas
Veterano
# mai/08
· votar


Se o cara tem o $$ e não gosta do som da guitarra, não vejo nada
de mais, vai e troca e pronto, se não gostar troca de novo e assim
vai até o fim da vida...

Dark Fallen Angel
Veterano
# mai/08
· votar


Calanzares
Cara, ñ sei se vc notou, mas era mais um topico de gente adulta, e vem vc mais uma vez dizer que supernitendo era ruim e que seu play station 3 eh mt melhor. Cara, ñ sei se vc notou, mas a gente estaria numa discução racional, usando a cabeça, se ñ fosse por vc vir aqui e criar intriga. Vc soh pode ser um multi de alguem que foi humilhado e quer compensar isso com dihneiro. Se vc acha que equipamento toca sozinho, vc tah no forum errado cara, vai lah no terra games e entra no forum de guitar hero tah.

[]'s e que que Deus ilumine essa sua cabeça e que ela consiga absorver um pouco de respeito e humildade.

Dark Fallen Angel
Veterano
# mai/08
· votar


ogaitnas
Vc tah certo cara, mas tem gente que ainda nem tocou na guitarra que quer comprar e jah pensa em mudar os caps, nunk tocou numa e jah quer mudar, nem sabe que som uma guitarra tem direito.
E tem tb aqueles querendo botar EMG numa eagle e jurando que ela eh melhor que qualquer fender, se ele soubesse um pouco de guitarra, ele jah pensaria diferente....

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...

Concordo com sua opinião, pelo menos em linhas gerais.

Acho que existe um certo frenesi com relação aos captadores, que por certo, fazem diferença no som, porém, num percentual muito inferior ao suspeitado.

Evidentemente, se seu pickup morreu ou apita como trem chegando na estação, a única solução lógica é trocá-lo.

Se você tem uma strato com singles e se enamorou de humbuckers, pelo som mais cheio e ausência de ruídos... Bem, você vai ter que trocá-los.

Porém, se você procura uma leve mudança no seu timbre, será muito melhor servido por um equalizador, ou principalmente, por um bom amplificador, que realmente fazem a diferença.

Alias, na minha modesta opinião, um bom amp é 70% do timbre, ficando o restante para ser dividido entre guitarra e efeitos.

A guitarra é importante para fornecer ao músico a facilidade no tocar e executar as peças na forma que pretende, com um mínimo de erros com bom timbre e sustentação natural. Claro que um instrumento mal ajustado vai prejudicar seu timbre, mas um amp mal regulado também. Lembre-se, uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco.

De nada adianta conectar uma caríssima Fender Custom Shop numa caixa amplificada Wattsom ou Moog, pois ela não vai soar diferente de uma Squier, Tagima ou Eagle.

Da mesma forma, é inútil colocar pickups Lindy Fralin numa Memphis, já que ela não vai modificar muito seu timbre, principalmente se estiver ligada num amp muquirana.

Creio que o alerta do forista criador do tópico é bastante útil, pois procura demonstrar que necessitamos eleger nossas prioridades com muita cautela. Se procuramos um bom timbre, que nos agrade e nos deixe satisfeitos, a melhor maneira de encontrá-lo é substituindo as partes mais "fracas" do nosso set.

No caso dos iniciantes, via de regra é o amplificador, quase sempre de baixa qualidade.

Com o custo de um par de bons captadores, muitas vezes é preferível fazer um "upgrade" no amp, com resultados muito mais satisfatórios.

Claro que as guitarras são a parte visível do set, causando satisfação ao proprietário, porém o amplificador é o coração do som. Não há dúvida nisso.

Experimente tocar sua guitarra num bom amplificador, num volume adequado. Veja a diferença que faz.

Saudações.

Blackus
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
pouta merda...tinha que ser novato mesmo...
não faz muito tempo você também era. Eu lembro do teu nick com um "novato" em baixo

Fallenn99
Veterano
# mai/08
· votar


Cara eu acho que isso eh uma coisa particular,
eu mesmo estou comprando caps pra minha guita,
o preço dos captadores vai sair quase o preço dela, Phoenix Les paul, cara as Tarrachas gotoh + Chave seletora Gotoh + blindagem + EMGs ja vao sair mais caro que a minha guitarra... mais eu gosto dela, to acostumado com o braço, ja sei todos os macetes e tal.... depois que eu terminar ela nao trocaria por nenhuma epiphone std da vida....

PS: Toco guitarra a 3 anos, mais nunca fiz aula, e sei que esta na hora de trocar a captação.... os harmonicos na minha guitarra nao ficam tao vivos como os que tiro na guitarra de meu amigo, usando o mesmo set up.... na minha guita os harmonicos somem em poucos segundos....

ainda nem tenho certeza se coloco os emg ou spirit, eu acho que pelo valor da guita vale mais a pena por spirit, ai se realmente ficar "bom" eu troco pelos Emgs....

Abraços!

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
Seja mais calmo...


Eu já troquei cap da minha shelter fst62, e ainda deu o trabalho de ter que cortar o escudo etc. Puis um Dimarzio Tone Zone na ponte e fez sim a diferença, até porque antes era single, agora é um humbucker, de saida alta, e bastante médio/grave com agudos "nivelados", ou seja muiiito mais encorpado que o cap antigo. Troquei também as tarraxas por gotoh mais isso não vem ao caso agora.
O pior é quando neguinho quer trocar o captador por igual do Zakk Wylde, ou então do Steve Vai achando que vai conseguir tirar um timbre parecido, acha que o timbre do cara está no captador e não nos milhões de valvulados, racks, pedais, pegada do cara. Captador naquele monte de coisa é o basico.

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


da guita vale mais a pena por spirit, ai se realmente ficar "bom" eu troco pelos Emgs....

Ué se ficar bom, e te satisfazer para que trocar?

Fallenn99
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fallenn99
· votar


pq o spirit eh um "copia" nao?
como so existe a copia do 81, nao terei um clean tao bom, suponho, pois segundo alguns reviews que li, o clean do 81 nao eh muito bom, ai no caso poderia ate ficar na ponte com ele se curtisse, mais no braço teria que colocar outro né, agora nao lembro se eh o EMG 60 ou o 90 que tem clean bom... =/

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


pq o spirit eh um "copia" nao?
Idai que é uma cópia?
Se acha que é 100% fiel assim?
Devem existir algumas diferenças sim.
Porém acho que é besteira, se você ja está curtindo seu timbre como está pra que pagar mais 300 em cada captador e correr o risco de não ser como você achava que seria.

Fallenn99
Veterano
# mai/08
· votar


mais assim no caso, eu irei colocar 2 spirits power active, pois achei por 75,00 cada no edmarluighi, ai nao sei se o clean dele eh bom, vi em reviews, que o clean do 81 eh ruim....

thmenezes_RJ
Veterano
# mai/08
· votar


Concordo com o tópico sim.

E ainda mais, existe um certo excesso em torno de todos os equipamentos, são lendas que o povo e a indústria criam, de que os equipamentos fazem mil maravailhas.

Nada adianta uma Music Man top com um Mesa Boogie valvulado se o cara tiver 3 meses de guitarra, ele provavelmente nem vai conseguir distinguir essa distorção de uma golden com um pedal onerr ligado num staner... essa percepção do timbre só vem com o tempo, no início nem se entende o que é o médio...

Outro dia eu estava vendo uns videos meus tocando com a minha primeira golden e minha pedaleira me-8, lá por 1996, 97... tinha 1 ou 2 anos de guitarra e achava meu timbre sensacional.

Doce ilusão...

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


Fallenn99
que o clean do 81 eh ruim....

Nunca toquei, mais acho que isso não existe.
Certamente creio eu que seja um captador de alta saída, então não é que o clean não é bom, é que é bem mais complicado se conseguir algo legal com ele do que um cap de baixa saida ou um single em uma strato.
Captadores de alta saída geralmente costumam saturar um pouquinho com clean e volume um pouco alto.
Mais eu com meu tonezone consigo tirar alguma coisas legais com clean, apesar de preferir usar o cap do braço ou até mesmo a combinação do tone zone + cap do meio.

Fallenn99
Veterano
# mai/08
· votar


se eu deixar o pot de volume do cap do braço +ou- no volume 6 resolve o problema sera??

GuitarHome
Veterano
# mai/08
· votar


Fallenn99
Não sei cara, onde você for por um cap de alta saida você abaixa um pouco o volume da guitarra que talvez não sature, e com seus equips você vai regulando um clean legal, poem um pouco de ambiencia que é sempre bom.

É que captadores de alta saída foram projetados para o uso de uma distorção hi gain, para se obter um peso mais "legal" em bases pesadas etc.
Porém nada que uma boa regulada e uma boa "adaptção" de volume não faça com que você consiga um clean legal com eles.

EnrickAlves
Veterano
# mai/08
· votar


Vou dar a minha opinião.

Acho que deve-se sim trocar os captadores, desde que algo neles não te agrade. Mas claro, vc tem que saber que um single é diferente de um Hb, essas coisas. Alem disso, vc tem que saber o que vai tocar.

Vou dar o meu exemplo: Tenho uma Memphis Mg32, com um amp Meteoro Nitrous. Vou trocar os captadores; no da ponte vou por um humbucker e no do braço vou por um single (todos da K.A.). Comprei ela faz 1 mês. Agora, porque vou trocar tudo isso, se só tenho a guitarra a 1 mês?

Eu já percebi que eles chiam muito, tenho que fazer malabarismos pra tirar chiado até no clean. Alem disso, vou por uma captação versátil, já que não sei o que tocar (qual estilo vou seguir). Vou trocar, mas ainda vou ter versatilidade (por isso comprei uma strato), e vou trocar porque os chiados me incomodam.

Num adianta vc querer trocar a captação sem saber o que vai tocar, ou que som pretente conseguir. Admito que eu mesmo não sei disso, por isso procurei ser o mais versatil possivel, essa é a minha dica.

Rapha_krust...
Veterano
# mai/08
· votar


Blackus
falei novato não no sentido de usuário de FCC...pq garanto que quando o Bertola entrou no FCC ele já tinha certa experiencia e mesmo assim tinha o "novato" em baixo do nick...quando falo de novato é em questão de carga em conhecimento...num sou nenhum expert mas tb não me considero novato...

Pelo que vi aqui a galera que tá falando que vai trocar caps sabe pq tá mudando e vejam que o objetivo do topico não é falar para essas pessoas e sim os que não sabem oq estão faendo e fazem pq fulano falou que era bom...

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Rapha_krust...
Concordo contigo.
Trocar captadores está na moda. E muita gente (e isso é comum aqui no FCC) nunca tocou na guitarra, e com o cap e recomenda.
Criou-se uma ilusão de que "captadores originais são lixo".
Independente de quais são eles. Claro que é legal encher a boca para dizer que tem um set Dimarzio ou Seymour ou EMGs, mas isso de nada adianta se principalmente o dono da guitarra não tiver noção de para que serve aquela peça no timbre final dele.

Mas isso ocorre com a facilidade de informação disponivel nos dias de hoje.
Pessoas que nem começaram a tocar, entram na internet, e leêm pessoas que tocam a 30 anos, falar da diferença de um kit Fender CS 57 para um Fender CS 62 e acham que só podem ter um som bom se fizer o mesmo.

Se todos se preocupassem mais em tocar.. teriamos mais e melhores músicos hoje em dia.

Dark Fallen Angel
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline
Trocar captadores está na moda. E muita gente (e isso é comum aqui no FCC) nunca tocou na guitarra, e com o cap e recomenda.
Criou-se uma ilusão de que "captadores originais são lixo".
Independente de quais são eles. Claro que é legal encher a boca para dizer que tem um set Dimarzio ou Seymour ou EMGs, mas isso de nada adianta se principalmente o dono da guitarra não tiver noção de para que serve aquela peça no timbre final dele.


Sim, daqui a pouco vai ter gente querendo comprar uma PRS 513 e jah pensando em trocar os caps por um set de EMG ativo auuhAUHauhAUHauhAUHUHAuhAUHa

Minow
Veterano
# mai/08 · Editado por: Minow
· votar


Sobre caps, o importante é entender poucas coisas:

1- Não adianta ter uma guitarra top de linha se você vai plugar ela num amp vagabundo. Captadores não fazem milagres, se teu amp é ruim, trocando ou não os caps, vai continuar ruim.

2- Se quiser trocar os captadores, tem que saber EXATAMENTE o que quer. Não adianta pegar um "Dimarzio" ou "Seymour Duncan" sem saber as especificações do modelo. Claro que os caps dessas marcas são excelentes, mas cada modelo é diferente, e as vezes não é o que o cara procura.

3- Se não tá curtindo o som, o ouvido foi amadurecendo, a praia foi mudando, analise as opções. O amp é bom? Tem certeza? Os pedais/pedaleira são bons? Você sabe (mesmo) regula-los? Certeza que o que falta no som não vem diretamente da sua mão? Ok, então trocando os caps você terá alguma diferença, mas uma diferença BASTANTE SUTIL em relação as outras que eu falei. Claro que botar um Hot Rails numa Telecaster muda bastante coisa, mas ainda assim é uma mudança sutil em relação ao resto.

Enfim, é basicamente isso.
Resumindo: só mude os captadores se tiver certeza do que quer, senão você está arriscado a jogar dinheiro fora.

Desculpem o texto mal escrito, tou doente, escrevi rápido e não revisei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tá na moda trocar captador?