Gibson - Sinônimo de qualidade?

Autor Mensagem
NoAlarms
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
Encobre sim, cara. Nao deveria encobrir? <o> ahahaha

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


NoAlarms
As novas estão saindo assim

NoAlarms
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface
Mas que bosta..

Leo-RJ
Veterano
# abr/08
· votar


Henrique S.

Pois é cara, é isso mesmo, concorrer com a Epiphone, não com a Gibson.

Soulface

Valeu cara. Também acho a PRS SE, com o seu corpinho "flat", bem mais feia do que as PR$ normai$ (CE etc); mas minha preocupação era com o timbre e o nível de qualidade e acabamento. Mas especialmente o timbre.

A Single Cut é justamente a que me interessa mais, vou testá-la no sábado provavelmente.

Valeu pela opinião.

Abraços!!

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Leo-RJ
É melhor vc testar msmo cara. Eu não cheguei a formar uma opinião sobre essa guitarra.
Eu testei ela meio q por desencargo de consciência no dia, já que estava testando todas mais ou menos nessa faixa de preço.
Mas eu não iria comprar ela de qualquer jeito.

Guitarra Man
Veterano
# abr/08
· votar


Poxa na minha humilde opinião marca até diz bastante coisa...mas nao e tudo assim...

eu prefiro uma jackson encrementada do que uma gibson toda original.

Ou uma Tagima ou uma Cort e etc....com o dinheiro gasto em uma gibson com certeza voce faz uma guitarra que agrade bastante o seu gosto, e ainda sobra grana para toma milk shake =)

Soulface
Veterano
# abr/08
· votar


Guitarra Man
eu prefiro uma jackson encrementada do que uma gibson toda original.
Mas me diz uma coisa cara...
OQ q vc trocaria numa Gibson?
Fora os caps q é uma questão de gosto, qualquer coisa que vc trocar ali, vai ser pra pior! hehehehehehe

Seja lá oq for que vc fosse incrementar numa Jackson, seria pra deix-ala totalmente diferente de uma Gibson. E aí já não vale comparar o quesito qualidade.

Guitarra Man
Veterano
# abr/08
· votar


mas ai entra na questao de cada 1 de novo mais eu sinto muito mais pegada nas guitarras que sitei do que em uma gibson

Guitarra Man
Veterano
# abr/08
· votar


exatamente o que voce disse...nao tem como melhorar a Gibson...pra melhorar voce tem que trocar a guitarra....quem gosta do "estilo" Gibson ama as gibsons pq sao quase perfects pra eles mas nao sinto pegada. As Gibson pra mim são ótimas, nao tem como melhorar porem tem melhores

PunkBarney
Veterano
# abr/08
· votar


Guitarra Man
que sitei do que em uma gibson

... CITEI ...

Cara, presta um pouco mais de atenção ao escrever os posts. Tava olhando um tópico seu e os posts nesse tópico e é bem complicado de entender oq vc escreve. Isso é um forum de discussao e a compreensao dos posts é fundamental pra que as informações passem da melhor maneira possivel...

Fábio Goll
Veterano
# abr/08
· votar


Gibson, sinônimo de faca no peito....

Não gosto de lespa mesmo!!!! rsrsrs

Gasoline
Veterano
# abr/08
· votar


rsf
abrir a mente da galera em que sentido?
Em 2 basicamente.

1) (que é uma tecla que eu bato a muito tempo aqui) Qualidade não é um nome famoso no headstock.

2) e que não existe "melhor" guitarra/baixo/pedal/amp/etc/gear



Soulface
Não tem como melhorar uma Gibson ?
Muitos discordariam de ti. Muitos diriam por exemplo, que tanto dá, que existe as PRS, hehe.
Mas uma coisa que me incomoda nas Gibsons, é o projeto do headstock. É muito sujeito a falhas. Felizmente, parece que as guitarras mais novas estão vindo sem estes problemas.
Mas alguns modelos, é comum o head quebrar. Isso eu acho cruel demais.

Mas por exemplo, eu prefiro uma ponte Tone-Pros Locking, do que uma Gibson. Prefiro tarraxas Sperzel do que Grover (ou Gibson).
Seriam melhorias imho

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline
Pontes piezo também,drop D tuner,ainda há muito o que se melhorar.

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


Gasoline


1) (que é uma tecla que eu bato a muito tempo aqui) Qualidade não é um nome famoso no headstock.

mas vc não concorda que no caso da gibson e fender (para ficar somente nessas duas)não há como dissociar uma coisa da outra?....ou seja, ambas possuem nomes famosos em razão exatamente da qualidade?

2) e que não existe "melhor" guitarra/baixo/pedal/amp/etc/gear

essa é discutível... Minha tese é longa a esse respeito... o que impede de ser formulada aqui....
mas apenas para constar: uma das premissas da minha tese...
"melhor e pior" são coisas completa e indiscutivelmente distintas de "gostar e não gostar"...estabelecida essa diferenciação, é possível sim, tecnicamente, propor conclusões (melhor/pior) comparativas entre dois equipamentos similares....Entretanto, como disse, esse tese é longa e por vezes cansativa, mas quase sempre inutil...hehehehe...

Guitarra Man
Veterano
# abr/08
· votar


PunkBarney

Desculpe se nao consigo demonstrar com letras o que quero falar, vou tentar melhorar

Gasoline
Veterano
# abr/08
· votar


rsf

1) até por ai. no caso da Fender e da Gibson, é mais por terem sido pioneiras que pela qualidade. E assim como Fender e Gibson ficaram famosas pela qualidade, pode se dizer o mesmo da Gretsch, da Carvin, da ESP, da Ibanez, da isso, daquilo.
O problema é que o pessoal coloca viseira e só vê o nome.
Mas a qualidade é mais do que um nome no headstock. Mas o pessoal não consegue ver além de Gibson e Fender. Enquanto isso tem muitas outras marcas, com qualidade também, nivel de controle de superior, e ninguém comenta sobre elas. Por isso que eu falei sobre abrir a mente.
Não sei se eu consegui ser claro.. peço desculpas se não fui.


2) tecnicamente é possivel definir qualidade de um instrumento ? É.
Mas chega num nivel que o gosto é necessário. Afinal, uma LP é "melhor" que uma Strato ? Em que sentido ? Uma Ferrari é melhor que uma Lamborghini ? Em que sentido ?

Mas como eu disse, no caso da Gibson e da Fender, muito da mistica, vem por causa que essas companhias foram pioneiras. E não necessariamente, porque sempre foram as tops.

jackson_4
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline
Pra ver como são as coisas: um amigo meu tinha uma golden branca. Um dia, ele resolveu colar um adesivo da ibanez nela... Visualmente ficou parecido, aí vem o fato: o cara tocou na guitarra dele, gostou demais, disse que "Ibanez é Ibanez!", elogiou os harmônicos dela e tudo mais, gostou tanto que ofereceu a epiphone dele em troca dessa, mas na hora que o cara falou que era golden, a conversa foi outra....

Eu acho mesmo é que paga-se muito na marca da guitarra...

rsf
Veterano
# abr/08
· votar


jackson_4

Na verdade o seu exemplo somente demonstra uma coisa:...o sujeito que vc referiu não entende porra nenhuma de guitarras...heheheh.

Gasoline


na essencia, acho que concordamos....eheheheheh..

jackson_4
Veterano
# abr/08
· votar


rsf
Isso é verdade... hehehehe

Mas só pra ver, falou que é golden já não presta...
O adesivo da Ibanez mudou totalmente o timbre e a pegada da guitarra.... rsrsrsrs

Sanslash
Veterano
# abr/08
· votar


Soulface

Cara, a minha Gibson Les Paul Standard tbm veio com esse 'defeito'!

Eu reparei na loja mesmo, quando tava comprando, mas tava procurando uma guitarra do jeito q eu queria...e quando achei não iria deixar de levar ela por esse simples defeito aí..=P

Eu tava falando com um amigo meu...aí no Japão isso aí não passava no controle de qualidade (kensa), se fosse fabricado aí!
Duvido mt...

rsf
Veterano
# abr/08
· votar


Gasoline

2) tecnicamente é possivel definir qualidade de um instrumento ? É.
Mas chega num nivel que o gosto é necessário.


quando chegar nesse nível (gosto) vc não estará mais avaliando o que é melhor ou pior, mas o que é mais adequado ou menos adequado ao seu gosto, necessidade, possibilidade etc....
portanto, coisas distintas, que podem ser analisadas separadamente, tendo em vista que a primeira análise refere-se à qualidade do equipamento, a segunda, à adequação deste a sua realidade, que vem a ser seu gosto, necessidades, possibilidades financeiras e etc....
Minha insistência se deve ao fato de discordar daquela tese muito usual no FCC.."equipamento bom é o que vc gosta"...
tem gente que gosta (ama) a memphis by tagima, logo.....

tá ligado?hehheheheh


cometário atrasado, mas necessário...ehehehe

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


rsf

Neste ponto, até que eu concordo com você.

Podemos até definir objetivamente a qualidade dos componentes, dos materiais, e tal. Especialmente, fatores como durabilidade, taxa de falhas em componentes elétricos, quantidade de defeitos de fabricação, etc. Mas não dá para definir objetivamente timbre, conforto e coisas afins, porque são experiências subjetivas que cada um julga por si.

Só que se o cara simplesmente achar o timbre MATADOR, independente da qualidade dos componentes, acho que ele está certo em gostar do equipamento.

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


Bog

Neste ponto, até que eu concordo com você.

obrigado por, neste ponto, "até" concordar comigo...heheheheh


Só que se o cara simplesmente achar o timbre MATADOR, independente da qualidade dos componentes, acho que ele está certo em gostar do equipamento.


o cara "até" está certo em gostar do equipamento, mesmo que seu equipamento seja de duvidosa qualidade. Entretanto, por conta disso, dizer que o equipamento é bom são outras histórias...
Mas o pior mesmo... é quando além de dizer que possui um bom equipamento, ainda diz que equipamentos superiores são apenas "logomarca no headstock"

espero que vc "até" concorde comigo também neste ponto....

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


rsf

Ironias à parte...

Mas o pior mesmo... é quando além de dizer que possui um bom equipamento, ainda diz que equipamentos superiores são apenas "logomarca no headstock"

Eu vejo que muita gente leva para os dois extremos. Alguns acham que uma Epiphone é a mesma coisa que uma Gibson, e que só se paga pelo logotipo. É claro que isso é um exagero. E no outro extremo, tem gente que acha que "se é Gibson é bom" ou "se é Marshall é bom". Aí o cara acha que vai comprar uma Melody Maker e um Marshall MG e estará com um equipamento ultra-fodão.

Ao meu ver, paga-se sim pela marca. Mas paga-se pela marca exatamente porque ela adquiriu prestígio, por uma razão ou outra. Provavelmente existem guitarras com qualidade igual ou superior à Gibson, mas que custam mais barato. Mas a marca Gibson é também uma garantia a mais. É a garantia suprema? Não, e isso é exatamente o assunto deste tópico. Mas de forma geral, é mais seguro.

Só uma coisinha: nesse papo de "pagar pela marca", depende muito o país onde você está. No Brasil, paga-se MUITO pela marca. Equipamentos de marcas como Vox, Gibson e Marshall são ridiculamente inflacionados, mesmo se comparados com os mesmíssimos produtos vendidos no exterior. Aqui, uma Gibson pode custar 1000 dólares, mas existem guitarras de qualidade comparável por 800. No Brasil, a mesma Gibson custa 5000 reais, e cria-se toda uma aura mística de que "isso sim é que é guitarra". Vejo muito isso no caso de amplificadores: peguemos como exemplo um Vox e um Peavey que custam a mesmíssima coisa aqui no Japão. No Brasil, o mesmo Vox custa o dobro do Peavey. Logo cria-se a ilusão de que você está pagando a mais pela "qualidade Vox", mas não, porque em outros países você sequer estaria pagando a mais. É uma distorção que salta aos olhos. Tanto que o amp MAIS BARATO (tirando os micro-amps e outros gadgets) que eu conheço é exatamente um Vox. Quem compra Gibson no Brasil está definitivamente pagando pelo status, mais do que pela qualidade do equipamento.

Para você ter uma idéia, eu noto que aí guitarra de luthier e amp handmade são opções para quem não pode comprar um equipamento de marca. Curiosamente, aqui é o oposto! Equipamentos handmade costumam custar mais caro que os equipamentos de linha das grandes marcas, ficando atrás apenas das "custom shop" da vida. É um bom indício de que no Brasil, paga-se demais pela marca.

Falando assim, pode até parecer que eu sou contra as marcas famosas, ou coisa do tipo. Não é verdade. No Brasil, eu realmente não compraria muitas coisas de marca, porque descobri que aí paga-se DEMAIS pelo logotipo sim. Mas como não moro no Brasil, eu tenho equipamentos de marca.

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


Bog

interessante seu raciocínio.

Esse tema é muito amplo e envolve considerações com certa complexidade, dificeis de serem discutidas aqui..
Mas, enfim, apenas acho que neste forum, na maioria das vezes em que a expressão "paga-se pela logomarca" é utilizada, não está sendo feita menção ao valor, mas à qualidade, com o intuito de por em dúvida a qualidade do produto, algo do tipo: "isso não vale nada, é só marca".
Vc, pelo que depreendi do seu post, quando diz: "porque descobri que aí paga-se DEMAIS pelo logotipo sim", está se referindo única e exclusivamente ao valor cobrado e não à qualidade do equipamento, coisa, aliás, que não contesta.. Seu ponto de vista recai sobre a disparidade dos preços ofertados no Brasil comparativamente aos ofertados no exterior para o mesmo produto. Neste ponto, sem ironias, concordo com vc.

Fernando
Veterano
# abr/08
· votar


Pessoal, esse lance do maple aparecendo do lado do binding no cutway não é defeito, é o padrão da Gibson. Olhem essa Gibson LP 57 Goltop Custom Shop:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=200218794520&indexU RL=1&photoDisplayType=2#ebayphotohosting

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


rsf
está se referindo única e exclusivamente ao valor cobrado e não a qualidade do equipamento

Sim. Quando eu falo "paga-se pela logomarca", estou dizendo que o custo de equipamentos de marca é inflado pelo renome, especialmente no Brasil.

É óbvio que achar que você paga SÓ pela marca, sem que isso tenha qualquer relação com qualidade, é um exagero. Eu sei bem do que você está falando, é aquela coisa do pessoal que jura de pé junto que os pedaizinhos da Behringer são tão bons quanto os da Boss, os da Boss são mais caros SÓ pela marca.

Aliás, o mesmo exemplo se aplica para o exagero oposto. Pedal Boss no BR é um absurdo de caro. Aí sempre tem aqueles que acham que Boss é o the cream of the crop, e que todo e qualquer pedalzinho Boss é superfoda.

Acho que os 2 extremos são buracos sem fundo, heheh.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# abr/08
· votar


Eu já tive uma Gibson SG Standard, uma puta guitarra mas veio com o nut muito mal feito, acho que pelo preço que paguei deveria pegar uma guitarra sem falhas, já tive epiphone que veio com o nut muito melhor...

Não digo que a Gibson é ruim, totalmente o contrário, é uma puta guita, mas falhas humanas acontecem mesmo, agora vai saber se eles não mudaram o controle de qualidade...

Henrique S.
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando

ai que ta cara, TODAS tao vindo com isso agora, pra mim isso ai é porquice querendo economizar em binding...

Zeraus
Veterano
# abr/08 · Editado por: Zeraus
· votar


jackson_4
Visualmente ficou parecido, aí vem o fato: o cara tocou na guitarra dele, gostou demais, disse que "Ibanez é Ibanez!", elogiou os harmônicos dela e tudo mais, gostou tanto que ofereceu a epiphone dele em troca dessa, mas na hora que o cara falou que era golden, a conversa foi outra....

Isso só acontece com que não tem experiência com guitarras. É tocando que se mede a qualidade. Se nem tocando a pessoa consegue avaliar o instrumento, é pq tem muito chão pela frente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson - Sinônimo de qualidade?