campo harmonico... sinonimo de dor de cabeça

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jul/04


    bom pessoal, sou baixista, mas to postando aqui, que acho que haverá maior abrangencia.

    o campo harmonico é

    1ºGrau - Maior ( Tonica )
    2ºGrau - Menor (segunda)
    3ºGrau - Menor (terça)
    4ºGrau - Maior (quarta)
    5ºGrau - Maior (quinta)
    6ºGrau - Menor (sétima)
    7ºGrau - Diminuto

    1) O Diminuto significa que a escala tem a oitava reduzida em 1/2 tom?

    2) o Que diabos significa esses maiores e menores no ch? por exemplo:

    escala diatonica/maior/natural (tudo igual, né?) de C:

    G|---------2-4-5--
    D|----2-3-5-------
    A|-3-5------------
    E|----------------

    escala menor de C (Cm):


    G|------------3-5--
    D|------3-5-6------
    A|-3-5-6-----------
    E|-----------------

    até aí ok, o campo harmonico seria:

    1ºGrau - C
    2ºGrau - Dm
    3ºGrau - Em
    4ºGrau - F
    5ºGrau - G
    6ºGrau - Am
    7ºGrau - Bº (meio tom reduzido, certo?)

    e agora, o que muda essas notas do II,III e VI graus serem menores? o que isso vai mudar na pratica? porque o campo de C seria então:

    G|---------2-4----
    D|----2-3-5-------
    A|-3-5------------
    E|----------------

    isso? e onde ficaram os menores?
    não sei se fui claro... minha duvida é o que vai mudar sendo a nota então maior ou menor no ch?

    WormKrash
    Veterano
    # jul/04
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    ah, e o que são notas justas?

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    Vamos por etapa, cara...

    1) O Diminuto significa que a escala tem a oitava reduzida em 1/2 tom?
    Não! Diminuto significa que a 3ª e a 5ª são menores, além da 7ª
    2) O Que diabos significa esses maiores e menores no ch?
    Uma escala ou acorde maior significa que são respeitados os intervalos da escala, sendo o intervalo de 3ª maior (2 tons)
    Uma escala ou acorde menor significa que são respeitados os intervalos como uma escala maior, sendo o de 3ª menor (1 tom e 1/2)

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
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    WormKrash
    Não lembro, mas acho q aqui no fórum já tem algo sobre campo harmônico.


    Vou te ajudar conforme eu sei. Segue:

    1) O Diminuto significa que a escala tem a oitava reduzida em 1/2 tom?
    Diminuto significa, 1 tom abaixo e existe em todos os intervalos, não apenas na oitava.

    2) o Que diabos significa esses maiores e menores no ch? por exemplo:
    Escala maior T T ST T T T ST
    Escala menor T ST T T ST T T
    [procure o tópico: Escalas, o tópico definitivo]

    minha duvida é o que vai mudar sendo a nota então maior ou menor no ch?
    vai mudar as notas, como vc disse, se o ch for maior é uma sequencia, se menor, é outra.

    ah, e o que são notas justas?
    são intervalos de 4,5,8. se nao me engano.

    Eu não posso te ajudar mto, pq tb sei pouco.
    Mas o que tiver errado, espero que o pessoal corrija

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    minha duvida é o que vai mudar sendo a nota então maior ou menor no ch?
    Muda o sentido da harmonia e/ou melodia. Amigão... acho que pra você entender isso melhor, pede pra alguém (violão ou guitarra) tocar pra você um acorde de C maior e depois o de C menor. Muita diferença, você perceberá!
    Pede também pra alguém fazer subindo e descendo a escala maior e menor de C! Vai te dar uma esclarecida!

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    Cara, na boa... acho que vc vai ter que estudar um pouco mais de campo harmônico (e pra isso precisa de um violão ou guitarra pra facilitar). Na minha opinião , um baixista sempre deve ter uma noção harmonia no violão ou teclado. Sempre! (é o q digo pro meu amigo baixista!). Adianta e muito!!!
    Outra: tem um site legal do leandropanucci que vais ervir muito pra você!
    www.bendseligados.hpg.ig.com.br

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
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    lmazev
    o q eu falei do diminuto ali, tah certo?
    nao to lembrando...=/

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    Barbara Jolie

    Bem... tratando-se de intervalos, diminuto significa sim 1 tom a menos, mas acho que ele está confuso em relação à acorde ou mesmo à escala.
    por exemplo:
    7M na escala de C = si
    7m na escala de C = si bemol
    7dim na escala de C = lá

    :}

    WormKrash
    Veterano
    # jul/04
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    0.0

    entao seguindo isso:

    1ºGrau - Maior ( Tonica )
    2ºGrau - Menor (segunda)
    3ºGrau - Menor (terça)
    4ºGrau - Maior (quarta)
    5ºGrau - Maior (quinta)
    6ºGrau - Menor (sétima)
    7ºGrau - Diminuto

    dentro do campo harmonico de C, por exemplo, eu teria a escala de C, Dm, Em, F, G ?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
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    lmazev
    ah tah, pensei q jah tivesse falando bobagem...eheheheh ;)

    WormKrash
    de onde tu tah tirando essa escala???
    Na escala maior de C, todos os intervalos são maiores e justos, nao tem menor.

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    dentro do campo harmonico de C, por exemplo, eu teria a escala de C, Dm, Em, F, G ?
    Amigão, vá com calma...
    Você está pensando em acordes ou escalas?

    Preste a atenção (acho que vai te ajudar):
    No Campo Harmônico de C , ou seja, no tom de C, os acordes tríades cabíveis são estes C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim (isso sem levar em conta as modulações possíveis e ilimitadas).
    Na Escala de C , você pode dispor das seguintes notas: C, D, E, F, G, A, B (escala maior), sem acidentes.

    Marisco
    Veterano
    # jul/04
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    WormKrash

    O sétimo grau de um C.H. maior NÃO é diminuto. É MEIO-diminuto. Acordes diminutos possuem a 7a. dimuta (um tom abaixo da sétima maior). No caso do acorde gerado pelo 7º grau de um C.H. maior a sua 7a. é menor (meio tom abaixo da sétima maior)...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    WormKrash

    Vamos pensar primeiro em sobrepor alguns intervalos pra ilustrar melhor a visão dos acordes do campo harmônico.

    Se você pegar uma determinada escala e pegar uma 3ª de cada nota, você estaria "empilhando" ou "sobrepondo" as terças.

    Com a escala de Dó, se você contar até a terceira nota vai encontrar um Mi.

    - Ré - Mi - etc...

    Então a terça do Dó é o Mi.

    Agora pegaremos uma terça a partir deste Mi (usando a mesma escala):

    Mi - Fá - Sol

    Então a terça do Mi é Sol.

    Logo você empilhou todas as terças da escala:

    - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si

    Todas estas terças empilhadas formaram, em relação a nota Dó, os intervalos de terça maior (Mi), quinta justa (Sol) e sétima maior (Si). Formando uma tétrade (4 notas) de C7M.

    Tem uma tabela que o AgenteSmith postou e vou usar como referência (copie para o bloco de notas, vai usar muito):


    2m(segunda menor)ou 9m(nona menor)-Meio Tom
    2M(segunda maior)ou 9M(nona maior)-Um tom
    3m(terça menor)ou 10m(décima menor)-Um tom e meio
    3M(terça Maior)ou 10M(Décima menor)-Dois Tons
    4j(Quarta justa)ou 11j(Décima-primeira justa)-Dois Tons e Meio
    5dim(Quinta diminuta) ou 12dim(Decima-segunda diminuta)-Três Tons
    5j(Quinta justa)ou 12j(Décima-segunda justa)-Três Tons e meio
    6m(Sexta menor)ou 13m(décima-terceira menor)-Quatro Tons
    6M(Sexta Maior)ou 13M(Decima-terceira Maior)-Quatro Tons e Meio
    7m(Sétima menor)ou 14m(Décima-quarta menor)-Cinco Tons
    7M(Sétima Maior)ou 14M(Décima-quarta Maior)-Cinco tons e meio
    8j(Oitava justa)-Seis Tons

    ***********************************

    Com o raciocínio de sobreposição de terças, você agora vai contar os tons de cada terça e definir o nome do acorde.

    Então vai uma fórmula diferente para os acordes:

    3M = terça maior
    3m = terça menor

    Maior:

    3M + 3m + 3M + 3m...

    Menor:

    3m + 3M + 3m + 3M...

    Dominante (Acorde maior com 7ªmenor, Ex: G7, D7, A7):

    3M + 3m + 3m + 3M

    Aumentado:

    3M + 3M + 3M + 3M

    Diminuto

    3m + 3m + 3m + 3m

    Repare que o que determina o tipo de acorde é a sobreposição ou empilhamento das terças. O acorde é diminuto porque é feito todo com terças menores.

    O acorde menor é uma inversão do maior e vice-e-versa.

    Agora pegue o segundo grau da escala de Dó, o modo Dórico (que é a mesma escala de Dó, so que vai de Ré a Ré) e aplique o empilhamento das terças pra ver qual acorde ele vai apresentar. Faça a mesma coisa com os demais graus: frígio (E a E), lídio (F a F), mixolídio (G a G), eólio (A a A), lócrio (B a B).

    E se tiver dúvidas, poste aí.

    WormKrash
    Veterano
    # jul/04
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    pessoal, valeu pelas respostas, qd chegar em casa hoje, com toda calma, vou pegar o bass e ler post a post, ver se cai a fixa.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    E se tiver dúvidas, poste aí.
    eu tenho _o/

    esse modo de sobreposição de terças, complicou minha cabecinha.

    Fazendo pela escala normal, de tom e st, como é que fica?

    totis
    Veterano
    # jul/04
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    1) O Diminuto significa que a escala tem a oitava reduzida em 1/2 tom?
    Acorde diminuto é T, 3b, 5b, 7b
    e acorde meio diminuto T, 3b, 5b, 7

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    Barbara Jolie

    Pra fazer um acorde maior você precisa sobrepor as terças da seguinte forma:

    3M + 3m + 3M + 3m

    Sabemos que uma terça maior tem uma distância de 2 tons, enquanto uma terça menor tem 1,5 tom (um tom e meio).

    Então vamos começar pelo Dó (precisamos de um 3M ou 2 tons:

    C + E = 2 tons = 3M

    agora pra empilhar a outra terça, vamos precisar de uma terça menor. Neste caso seria a 3m de Mi, lembre-se que estamos sobrepondo as terças.

    E + G = 1,5 tom = 3m

    agora é uma terça maior que vamos precisar. Qual seria a terça maior de Sol?

    Sol + 2 tons = Si

    Então sobrepomos as terças, que resultaram em C, E, G, B

    Se você for relacionar estas notas com a nota Dó, teríamos: T, 3, 5 e 7M

    Em tons, em relação a dó, seria: 2 - 3,5 - 5,5

    Agora se for em relação a cada terça, seria: 2 - 1,5 - 2

    o resultado é o mesmo: 5,5 tons

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
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    A fórmula do acorde menor usando a sobreposição de terças:

    3m + 3M + 3m

    Dó + 3m (1,5tom) = Eb

    Eb + 3M (2tons) = G

    G + 3m (1,5tom) = Bb

    Logo: T, b3, 5, 7

    ou

    C, Eb, G, Bb = Cm7


    **************************************

    Voltando ao modo maior:

    3M + 3m + 3M

    C + 3M (2tons) = E

    E + 3m (1,5tom) = G

    G + 3M (2tons) = B

    Logo: T, 3, 5, 7M

    ou

    C, E, G, B = C7M

    ***************************************

    Acordes maiores com 7ª menor (acordes dominantes):

    3M + 3m + 3m

    C + 3M (2tons) = E

    E + 3m (1,5tons) = G

    G + 3m (1,5tons) = Bb

    Logo:

    T, 3, 5, 7

    ou

    C, E, G, Bb = C7

    ****************************

    ok?

    lmazev
    Veterano
    # jul/04
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    LeandroPanucci
    Muito bom, cara!
    Acho que agora a galera daqui vai entender melhor!
    Essas coisas me trazem de volta ao fórum dia a dia.

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