Gustavo Guerra - Malmsteen

Autor Mensagem
Homem Cueca
Veterano
# abr/08
· votar


Esse vídeo do GG é HORRÍVEL!

Ele errou todos os timmings desse solo, que é relativamente fácil.

PQP!! O solo ficou todo fora do tempo, ele saiu descendo os licks do solo sem se preocupar com a hora de entrar...¬¬'

Ruim demais...

guitartube
Veterano
# abr/08
· votar


rsf
Relativamente à comparação com o garoto....
esse tipo de comparação é contraproducente e inutil..


Ae brow, veja só....
Palavras de um colega acima:
as músicas de vários guitarristas em vários estilos com técnicas as mais variadas.


Eu postei o vídeo do garoto para simplesmente elucidar e justificar a minha discordância da frase anterior do colega.
Foi para tentar identificar que técnica e velocidade não distingue um bom guitarrista e que não é suficiente para que ele seja versátil em vários estilos. Usar a técnica como fator decisivo, equivale a resumir o binômio guitarra/música a um simples ato mecânico e decorrente de treinamento físico.

Pode ocorrer de o garoto do vídeo não ter aptidão para tocar o estilo que o GG toca. Mas o garoto apresenta um noção ritmica incrível, um timbre do caralho e tem uma expressividade musical monstruosa, independente dele ser ultra-rápido e saber tapping, two- hand,.... Isso na minha opinião sobrepôe qq outra coisa extra-musical como técnica.

Eu semana passada baixei um disco do Robben Ford, chamado Tiger walk. Caralho brow!!!!!!, que disco foda, que timbre, que música, que criatividade e expressividade. Tudo isso sem precisar de nenhuma técnica exuberante. Agora o que tem mais por aí é guitarrista muito técnico e mediocre, que é valorizado por uma pequena massa de caras sem música, sem técnica, sem simancol.

Não sou contra técnica, só acho que ela não faz música e não categoriza um músico. Não sou contra o GG (ao contrário, acho ele toca muito bem) e nem contra os que gostam de técnica, cada um com seu cada um.

flw!!!!

gucrispim
Veterano
# abr/08 · Editado por: gucrispim
· votar


Zero Zen
Native Instruments/Guitar Rig
pra mim ele ta na moda...... tanto pagar pau como ofender. em nenhum momento eu ofendi. não o conheço pessoalmente.
ele pode ate ser um guitarrista completo, mas eu nao o diria. teria que escutar algumas coisas mais variadas dele. Pelo que eu já ouvi dele (covers) na minha opnião (ele e todos os outros tem todo o direito de gostarem de tais guitarristas) mas eh so da modinha, ele toca malmsteen na guita do malmsteen, tocar o jão pretuquio nao guita dele, vai na guita do vai, eric johnson enfim.......... eh o que chama atençao ele tocar essas musicas relativamente bem e com a guita do cara, pra mim eh isso. e nisso nao vejo nada de singular. gostaria de ouvir ele tocando blues durante algum tempo, mas como nao deve ser a praia dele, ele nao deve se arriscar....... bem singular.


Edit: aquela do amp q ele tocou com o gilbert eh fodastica UAHEuAHEuHAEUhAUEHUAHEuAHEHuAHEUHAUEH

2º e ultimo Edit: Ele tem uma presença de quarto sensacional AUEhAUEHAUHEUAHEuAHEuaHE

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar


Zero Zen
Você está deturpando o que foi escrito.

Em primeiro lugar, eu não disse que o Xinho havia criado uma técnica inovadora. Pode até ser que ele tenha influência do YJM, mas me diga um lick sequer na música que postei que seja imediatamente associado a alguma música do Malmsteen. Vc pode até dizer 'tudo sobre menor harmônica (que nada mais é do que uma escala) remete a Malmsteen, ele está usando arpegios, sweep picking, etc, etc', mas são técnicas apenas, que podem ser usadas da maneira que o autor bem entender. Alias, vamos admitir o seu conceito e vamos pensar em música erudita. Deveríamos dizer que todos os compositores barrocos são imitadores uns dos outros, por terem uma influência massiva de um período? Todos os que compuseram suas óperas baseadas no legatto do Belcanto não tem nada de autoral? Não faz sentido. Não vejo nenhuma dificuldade em separar as coisas, sinceramente. E não são 'situações análogas', já que um toca covers e outro compõe. O que pode ser comparado é a técnica, já que ambos são competentes.

Trabalho autoral não significa necessariamente algo incrivelmente inovador, como vc insinua. Veja:

autor
do Lat. auctore

s. m.,
o que é causa, motivo, origem ou agente de alguma coisa;
fundador;
inventor;
escritor de obra musical, literária ou científica;
aquele que intenta acção judicial;
progenitor, chefe;
cabeça.

inovar
do Lat. innovare

v. tr.,
tornar novo;
mudar ou alterar as coisas, introduzindo-lhes novidades;
renovar.

Nesse significado, inclusive, até o seu conceito de inovador 'fica' deturpado. Coloquei entre haspas, pois apesar do dicionário ter um significado diferente, eu creio ter entendido o seu conceito, que na minha opinião é totalmente desencontrado. Pegar um Dórico que é uma escala amplamente usada no metal e criar riffs incríveis, como o Tommy Iommi fazia tb é inovar e mesmo que ele use powerchords (que não é uma técnica que ele desenvolveu, eu creio) não há quem negue que sejam de sua autoria. No seu conceito, autoral seria o Della Vega, por exemplo, que diz ter inventado uma palhetada com o osso do braço?

Vc está insinuando (com a sua incompreensão) que eu quis desmerecer o trabalho do GG, postando um vídeo de outro cara. TOTALMENTE ERRADO. Como citei, acho o GG um ótimo guitarrista cover. O Xinho dificilmente toca covers, a não ser no trabalho como músico da noite em SP e postei exatamente por ambos valorizarem a velocidade no instrumento, mas com a diferença de que, por mais que seu conceito seja diferente, um é um trabalho autoral, de fato, já que ele compôs a música (diga-se de passagem, em 1991, quando os virtuosos da época nem sonhavam em tocar Malmsteen por aqui). Na verdade, acho esse tipo de comparação induzida pelos seus comentários totalmente desnecessária, desencaminhando totalmente o debate. Se o problema é a incompreensão sobre o meu comentário, na medida em que só você não entendeu, pode ser que o problema não esteja no comentário.

Por fim, ratifico minha opinião (sobre o vídeo postado, que é o que importa no final das contas), que creio ser a de muitos músicos que conheço, não só desse ou de outros fóruns, mas que já ouviram um pouco do trabalho dele (salientando que eu mesmo não sou guitarrista, pelo menos não profissional): GG é um ótimo guitarrista COVER (que toca música dos outros, para não dar nenhuma margem para segundas interpretações). E na minha humilde opinião, tem gente tão boa quanto ele nesse fórum. Alias, posso citar pelo menos dois garotos de 17, 18 anos que fariam esse som muito melhor, se tivessem condições de gravar com instrumentos e equipamentos similares.

Johnny Favorite
Veterano
# abr/08
· votar


Gostei da Big Foot que postaram ae, bem legalzinha até a metade...
Interessante que o "GG" (que intimidade) faz questão de colocar a bandeira do Brasil na maioria dos videos e coloca nome em inglês nas suas músicas intrumentais. Essa incoerência somada ao exagero técnico e cópia de guitarristas famosos mais vestimenta boy e gelzinho no cabelo, um bilhão em equipos e tal..., ao meu ver, lhe confere um ar de revista de guitarra que tem 80% de propaganda e que eu quero passar a quarteirões de distância. Isso no entanto não tira o mérito do esforço e nem o prazer de ouvi-lo tocar. Já o garoto, que achado hein? Bem interessante, um vídeo que me fez ganhar o dia (desculpe o lugar comum, mas é isso mesmo). Quanto a tocar sorrindo, não tem a mesma graça que um tic no ombro esquerdo ou um jeito esquisito, mas se for natural até vai. Agora, se for amarelo e ligeiramente falso para agradar...ai é chato mesmo.

Leblues
Veterano
# abr/08 · Editado por: Leblues
· votar


Nao vou nem falar nada do GG porque meu........ enfim...quando se toca no nome dele isso aqui parece uma convencao de domesticas falando do gala e da puta malvada da novela mexicana do sbt.....os comentarios sao mais furados que meia de mendigo.....

Agora a respeito do moleque do video com a tele, o moleque tem uma pegada animal, soh que que nem ele tem um monte nos EUA!! Chicken picking la pra eles eh que nem essas batidinha de bossa nova no violao pra gente, quase todo mundo que toca la tem base no country e a maioria sabe essa tecnica, agente paga pau quando ve um video de alguem destruindo no chicken picking porque nao somos acostumados com ele no Brasil... aqui sao raros os que utilizam essa tecnica....

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
E na minha humilde opinião, tem gente tão boa quanto ele nesse fórum. Alias, posso citar pelo menos dois garotos de 17, 18 anos que fariam esse som muito melhor, se tivessem condições de gravar com instrumentos e equipamentos similares.

Cara na boa sei que eh a sua opiniao mas... menos...bem menos vai!! Tem guitarristas bons no forum sim, mas sao guitarristas que nao tocam nem a 5 anos, acho que compara-los com um cara como o GG que jah toca a mais de 10 anos e eh um cara renomado que da aulas etc, eh subestimar a inteligencia alheia!!Alguns aqui tiram uns sons legais, mas eh soh ver as vezes o nivel das jams, se eu for falar mal de cada erro que esses guitarristas bons jah postaram aqui jah eh o suficiente pra dar fim nessa discussao...

maizena e o um
Veterano
# abr/08
· votar


Alias, posso citar pelo menos dois garotos de 17, 18 anos que fariam esse som muito melhor,

Que argumento mais furado.

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian

Zero Zen
Você está deturpando o que foi escrito.


Meu caro, não estou deturpando nada.

Você faz muito bem em defender o SEU COLEGA DE BANDA, que afinal parece ser um bom instrumentista, além do que, você valoriza indiretamente o SEU trabalho.

Agora, é preciso que você use a mesma régua pra medir a qualidade dos dois guitarristas.

A régua, ou parâmetro, no caso, são os vídeos postados.

PARA MIM SÃO ANÁLOGOS ! DOIS COVERS, SENDO O SEGUNDO DO XIMBO, UM COVER PARCIAL, SÓ DO SOLO.

O PRIMEIRO DO XIMBO, UMA MÚSICA ABSOLUTAMENTE MALMSTEEANA. Você mesmo reconheceu as referências, o uso da menor harmônica etc... !

Quanto ao fato de ser musica autoral e não original, lembro novamente YJM, cujo trabalho é autoral mas absolutamente baseado e influenciado em JS BACH, Nicoló Paganini, Pachebell, Blackmore e outros.

Repito o que você disse lá. Se vê uma série de licks e frases de outros guitarristas.

Acrescento: - Notadamente Malmsteen

Novamente: - Suas críticas servem para ambos os casos.

Vc está insinuando (com a sua incompreensão) que eu quis desmerecer o trabalho do GG, postando um vídeo de outro cara

Eu não estou insinuando nada, LEIA O QUE VOCÊ ESCREVEU:

Não vi nada demais no vídeo. Bem tocado, com uns bends na trave, diga-se de passagem.

Gustavo Guerra é um bom guitarrista cover e só. Não vejo nada de excepcional nele. As composições próprias são coleções de licks de outros guitarristas, adquiridos de tanto tocar música dos outros.


Bends na trave! Bem, não dá para considerar isso um ELOGIO ! Não é.

Mas que você forçou uma comparação, ah ! Isso você forçou.

Eu, humildemente, apontei a sua parcialidade, pois suas críticas estavam sendo distribuidas num caso e poupadas no outro.

Meu caro, não sou viúva do GG, tanto que meu primeiro post destaquei sua técnica e o meu desconhecimento de seu trabalho próprio, condição que não me permitia uma avaliação como compositor.

Eu disse:

O GG tem uma técnica singular, fruto de muito trabalho e dedicação.

É muito bom guitarrista. Gostaria de ouvir as composições dele, pois não conheço. Então poderia avalia-lo como compositor.


Então, não tenho que ficar na defesa dele. Acho que reconhecer o seu trabalho técnico e seu destaque, que o levou ao reconhecimento conferido pela Native Instruments/Guitar Rig não é nenhuma demasia.

Quanto ao Bruce "Ximbo", só posso aquilatar pelo que vi nos links fornecidos, o que não é nada demais, pois além de um cover de média dificuldade e bem executado, a outra peça, alegadamente autoral, não foge a uma comparação imediata ao YJM.

Com você mesmo disse: Não vejo nada de excepcional nele. As composições próprias são coleções de licks de outros guitarristas, adquiridos de tanto tocar música dos outros

Se você acredita, que com tal referência não desmereceu o trabalho de Gustavo Guerra , sinceramente, não vejo motivos para sentir-se ofendido em defesa de seu colega de banda. As palavras são de sua lavra.

Eu teci elogios aos dois. Mas você não pode dizer o mesmo...

Ademais, uma comparação ou equiparação com o Gustavo Guerra, nos dias de hoje, não é propriamente uma crítica.

No que se refere a sua alegação de existirem dois ou mais garotos de 17 ou 18 neste forum ou outro lugar que tocariam como GG, ou mesmo melhor se tivessem o mesmo equipamento, observo uma certa crítica, no intuito de desfazer do trabalho alheio como se ele fosse unicalmente calcado nos equipos.

Há um tanto de despeito nisso ! Seja pelo fato de que a música está nos dedos e ouvidos do músico, como também pelo fato de que o Gustavo Guerra não roubou seus equipos e não deu desfalque em nenhuma empresa pública.

Se ele comprou honestamente suas guitarras, amplis e equipamentos de gravação, ótimo para ele.

Se outros não conseguiram, por certo a culpa não é do Gustavo Guerra. Talvez de si próprios que preferiram ficar tomando cerveja nos butecos, nas farras noturnas, namoros, viagens, carro novo, etc... Cada um faz suas próprias escolhas.

O Ozielzinho é um exemplo ! Com um equipamento bem limitado, faz covers e música autoral (ainda que visivelmente influenciada) de muito boa qualidade e bom gosto.

Bem, meu caro Christian, compreendo seu interesse em defender o guitarrista de sua banda Vodu, pois afinal é uma defesa de seu próprio trabalho.

Apenas acho que este "corporativismo musical" não pode servir de desculpa para julgar os outros com critérios diferentes.

Além disso, eu não recebo do Gustavo Guerra nem de ninguém ! hehehehe.

Saudações.

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues

Agora a respeito do moleque do video com a tele, o moleque tem uma pegada animal, soh que que nem ele tem um monte nos EUA!! Chicken picking la pra eles eh que nem essas batidinha de bossa nova no violao pra gente, quase todo mundo que toca la tem base no country e a maioria sabe essa tecnica, agente paga pau quando ve um video de alguem destruindo no chicken picking porque nao somos acostumados com ele no Brasil... aqui sao raros os que utilizam essa tecnica....

Disse tudo !

O garoto tem seus méritos, mas as influências de Danny Gatton e Andy Timmons são evidentes.

Faltou um metrônomo ou uma BT no fundo para a gente observar se o improviso estava no tempo correto, para que pudessemos avaliar a sua noção ritmica.
Saudações

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


gucrispim

Eheheheh !

Eu nunca afirmei que ele era um guitarrista completo.

Mas que ele domina várias técnicas, isso sim.

Ou você acha que Malmsteen, Vai, Satriani, Petrucci, Blues Saraceno são todos iguais e usam a mesma técnica.

Acho que na área de blues eu nunca ouvi nada com ele.

Talvez ele não goste ou não se sinta seguro para tocar.

Bem. Ele não é obrigado a gostar ou saber de tudo, não é?

mrParábolas
Veterano
# abr/08
· votar


Primeira página : Guitarra, Gustavo Guerra
3º Página : Off Topic, Aulas, Big Foot...

Talento enorme pra desvirtuar um tópico.

rsf
Veterano
# abr/08
· votar


Zero Zen

Faltou um metrônomo ou uma BT no fundo para a gente observar se o improviso estava no tempo correto, para que pudessemos avaliar a sua noção ritmica


hehehehe....praticamente uma "autopsia"... heheheee

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


rsf

hehehehe....praticamente uma "autopsia"... heheheee

Não é "autopsia", não !

Avaliar a "NOÇÃO RITMICA" do garoto sem nenhum parâmetro ?

Tais brincando ! É impossível ! É SEM "NOSSÃO" ! heheheh

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


Zero Zen

cara, tava brincando com vc.....



editado para incluir...
pusts...agora que vi o "sem nossão" e o "heheheh"

heheheh...que susto..heheheh

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues
Agora a respeito do moleque do video com a tele, o moleque tem uma pegada animal, soh que que nem ele tem um monte nos EUA!! Chicken picking la pra eles eh que nem essas batidinha de bossa nova no violao pra gente, quase todo mundo que toca la tem base no country e a maioria sabe essa tecnica, agente paga pau quando ve um video de alguem destruindo no chicken picking porque nao somos acostumados com ele no Brasil... aqui sao raros os que utilizam essa tecnica....

Taí a diferença entre nós, eu num ligo se a técnica do cara é foda ou não, se consideram normal ou extraordinário aqui ou lá.

O que me importa é se soou legal, e esse vídeo soou muito legal pra mim.

Dane-se se existem 387.412 melhores que ele em Nashville, o que eu vi eu gostei.

rsf
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2

Dane-se se existem 387.412 melhores que ele em Nashville, o que eu vi eu gostei


em que pese não concordar com quase todos os seus comentários, concordo com esse.....

Marcio Baron
Veterano
# abr/08
· votar


Eu tenho INVEJA do equipamento dele.
Admito sem vergonha nenhuma.
No mais, ele toca bem.

Homem Cueca
Veterano
# abr/08
· votar


Huhauhuauhauhauha...esse fórum ta mais engraçado a cada dia.

=)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Leblues
Cara na boa sei que eh a sua opiniao mas... menos...bem menos vai!! Tem guitarristas bons no forum sim, mas sao guitarristas que nao tocam nem a 5 anos, acho que compara-los com um cara como o GG que jah toca a mais de 10 anos e eh um cara renomado que da aulas etc, eh subestimar a inteligencia alheia!!Alguns aqui tiram uns sons legais, mas eh soh ver as vezes o nivel das jams, se eu for falar mal de cada erro que esses guitarristas bons jah postaram aqui jah eh o suficiente pra dar fim nessa discussao...

Ta aqui um - http://www.youtube.com/watch?v=aP_XojdDEx0

http://www.4shared.com/file/21010793/c54c5b7a/Felipe_Rinke_-_Lost__Del la_Vega_Cover_.html

Felipe Rinke, 18 anos.

O outro realmente não tem condições de gravar, mas é o Dr. Stein. Quem já viu ambos tocando, sabe do que eu estou falando.

Se isso é subestimar a 'inteligência alheia', é bom rever a inteligência.

E vale salientar que Gustavo Guerra é renomado entre os fóruns da internet. Fora dele, poucos o conhecem.

Zero Zen
Você faz muito bem em defender o SEU COLEGA DE BANDA
Parei aqui. Já deu pra sentir que não vem argumento, só questionamento pessoal.

Nesse sentido, realmente os fãs do GG e do Della Vega são imbatíveis.

Leblues
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2
Taí a diferença entre nós, eu num ligo se a técnica do cara é foda ou não, se consideram normal ou extraordinário aqui ou lá.

O que me importa é se soou legal, e esse vídeo soou muito legal pra mim.

Dane-se se existem 387.412 melhores que ele em Nashville, o que eu vi eu gostei.


Olha soh como tu eh babaca.....Eu disse que soh me importa a tecnica? Eu disse que soou ruim? Voce ta dizendo coisa que eu nao disse..... Eu soh citei que isso eh comum nos EUA e aqui no UK, conheco uns 10 caras pelo menos que soam como esse moleque aqui onde eu moro, voce nao tem nocao o quanto eles sao fissurados em country, isso que o moleque tocou todo mundo toca aqui, eu tambem acho legal, me amarro em ver os caras mandando um country, mas eh comum aqui. Se tu mostrar esse video do moleque prum gringo, ele vai ver e falar: Oh.. that's cool...nice playing... soh!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Leblues
Olha soh como tu eh babaca.....
menos...bem menos vai!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


r2s2
O que me importa é se soou legal, e esse vídeo soou muito legal pra mim.

Dane-se se existem 387.412 melhores que ele em Nashville, o que eu vi eu gostei.

Boa.

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


rsf
em que pese não concordar com quase todos os seus comentários, concordo com esse.....

Hahaha, concedo essa vênia à vossa senhoria

Leblues
Veterano
# abr/08 · Editado por: Leblues
· votar


Christhian
Cara tu me desculpe, mas falar que o Cueca toca mais que o GG eh forcar a barra...... o Cueca toca muito bem, mas ta longe de caras como o Gutcha e Ozielzinho.... alias o Oziel eh o cara que mais tocou aqui nesse forum, ele e o Jimmy... atualmente caras como o Cueca, Alan Domingues, DR Stein, Joe Cruz, sao otimos guitarristas, mas compara-los com Oziel, Jimmy e GG jah eh muita pretensao, mesmo porque a bagagem musical dos caras eh gigantesca.... o GG jah tocou com o Paul Gilbert, Oziel faz workshop no Brasil inteiro... vamos colocar cada um no seu devido lugar..

E vale salientar que Gustavo Guerra é renomado entre os fóruns da internet. Fora dele, poucos o conhecem

AIiiiiiiiii meu Deus........... poucos o conhecem, ele soh eh um dos 5 guitarristas mais vistos no youtube, endorser da crafter, nig... jah tocou em workshops com moh cambada inclusive com o Paul Gilbert, um dos professores mais procurados em curitiba, realmente soh o pessoal do forum dele conhece o cara....

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues
Olha soh como tu eh babaca.....

Pra q isso?

Homem Cueca
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues
Eu não toco mais que ninguém não...mas que eu faço esse solo de I'll See Light tonight melhor...ahh eu faço. ¬¬'

Como eu disse, ficou tudo fora de tempo o solo dele.

Outra coisa, GG tem uma técnica singular, nada além do normal. Ele tem mais bagagem, sim e muita. Mas não tem uma técnica exemplar não, tem muito guitarrista aí de bem menos "bagagem" (como voce mesmo disse), que tem mais técnica.

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar


r2s2



com as homenagens de estilo,
grato pela vênia, colega.

Homem Cueca
Veterano
# abr/08
· votar


Leblues
http://br.youtube.com/watch?v=djdO2l1tzXo



Pode não estar lindo, perfeito...mas ta melhor que essa porcaria que o GG gravou.

Leblues
Veterano
# abr/08 · Editado por: Leblues
· votar


r2s2
se viu a forma quer tu veio falar cmg? tu jah veio no intuito de provocar...

Dane-se se existem 387.412 melhores que ele em Nashville, o que eu vi eu gostei.

nao sabe medir as palavras......em nenhum momento eu nao disse que tu nao podia gostar..

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gustavo Guerra - Malmsteen