Você acredita em dom?

Autor Mensagem
Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Guigster

Isso so prova sua ignorância,procure se informar!

Mas eu disse que conheço... não sou sambista, mas conheço outros estilos... outra coisa, toco guitarra e nada que se encaixe no samba.

Arrume argumento melhor.

Santa ignorância.

Próximo...

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Acho legal a galera fazendo piadinha a respeito da opinião dos outros. Isso demonstra bastante educação.
Dom pra mim não significa já pegar um instrumento e sair tocando Van Halen como falaram por aí. Isso necessita técnica, e técnica só vem com o tempo e com esforço.
O dom musical que falo está dentro da cada pessoa, quem não quiser entender, que não entenda e que continue fazendo piadinha da opinião dos outros.

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Um exemplo que posso dar é do Zezo Ribeiro. Começou a tocar na missa quando criança. Com pouco tempo de violão já rearmonizava as músicas, colocava acordes dissonantes, sem nunca ter estudado formalmente até essa época. O padre endoidava hahaha
Se você pegar a galera desse fórum(isso me inclui), 99% não sabe nem rearmonizar uma música, e isso porque treinamos todo dia, estudamos, tocamos um instrumento a vários anos, e por aí vai...
Quem não quiser acreditar em dom, que não acredite, pra mim ta na cara!

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Dom:

do Lat. donu

s. m.,
presente, dádiva;
dotes naturais;

Nao tem esse negocio de ponto de vista nem opniao, estao falando de uma palavra que tem significado objetivo e nao subjetivo, onde cada um acha uma coisa.

Ou seja dom eh quando uma pessoa que nunca tocou guitarra na vida nem nunca teve aulas ou influencias, derrepente, pelo presente do divino comeca a tocar fluentemente.

Entao, isso nao eh possivel. E nao faz sentido nenhum acreditar nisso, a nao ser que voce seja espirita kardecista.

john_joao
Veterano
# jul/08 · Editado por: john_joao
· votar


pedrobrito

sem nunca ter estudado formalmente até essa época.

não concordo com este tipo de argumento não.

o cara pode ser muito bom ser ter estudado formalmente, e isso é perfeitamente compreensível. muita gente aprende a tocar violão em roda de amigos. e daí vai tirando músicas de ouvindo. e se aprofundando de outras maneiras.

o próprio Ardanuy começou desse jeito tocando na viola (segundo ele 14h, e se dedicando "à música, ao sentimento"). acho muito normal.
depois é que se iniciou o estudo formal.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Rabbit

Entao, isso nao eh possivel. E nao faz sentido nenhum acreditar nisso, a nao ser que voce seja espirita kardecista.

Nem assim.

Agora, percepção musical diferente dos demais ou entender a música qualquer que seja o estilo de um ponto diferente e reinventar, aí eu acredito.

Muita gente aqui entende DOM como a vovó explicava na infância.

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Agora acho que esse topico era pra ta la no off.

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Nem assim.

Pois eh, por que ai nao eh dom tbm, pois vc aprendeu aquilo numa vida passada.

No ponto!

powerguitar10
Veterano
# jul/08
· votar


Assistam o filme: "AO SOM DO CORAÇÃO"

É sobre uma criança com dom musical. Perfeito.

Ele sente a musica em tudo...desde o vento...até ruidos interessantes....e é criado em um orfanato longe de qualquer especie de instrumentos...

MUITO...mas MUITO foda...

Rabbit
Veterano
# jul/08 · Editado por: Rabbit
· votar


john_joao

Pois eh tbm, vejo muito esse argumento aqui. O pessoal esquece que a musica foi inventada antes da partitura. As pessoas ja faziam, arrajavam, harmonizavam e tocavam muito antes de se inventar a escrita.

Tribos indigenas africanas, que nao tem nem cueca pra vestir, e ficam com os bago balancando, ja cantam e fazem suas proprias harmonias. Sera que eles tem o dom?

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


john_joao
sim cara!! um livro de capa preta, o mais vendido no mundo( sim ,mais q Paulo Coelho) q é dividido em 2 partes e que os cristãos leem.
conhece!?!?!?!

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


john_joao

Sim, muito normal uma criança de 11 anos sair entortando harmonias de missa hahaha
Então ta né veio.

Deji
Veterano
# jul/08
· votar


ai..ai.. cada coisa ridicula que vejo nesse forum

Deji
Veterano
# jul/08
· votar


O dom musical que falo está dentro da cada pessoa, quem não quiser entender, que não entenda e que continue fazendo piadinha da opinião dos outros.

é isso, tem que ignorar gente que faz piada com a fé ou opniões dos outros.
O negócio é tentar viver a vida da melhor forma possível e saber que ela ensina a cada um a lição que lhe é devida...
Qual o destino de pessoas invejosas, pessoas soberbas?
Inferno!
Um inferno chamado fracasso...

Machine Gun Man
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acredito.
O melhor baterista que eu já vi de perto (e isso não é por falta de ter visto bateristas bons) nunca teve uma bateria e nunca estudou. Nada. Aprendeu de ouvir música e de tocar nos ensaios shows.
Qualquer instrumento que o cara pega, ela manda alguma coisa boa.

guitartube
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acredito em dom, acredito em vidas passadas e que é necessário para a evolução do universo.
Se uma dedicação brutal, uma técnica apurada e vasto conhecimento de teoria musical fizessem músicos talentosos, eles estariam saindo aos montes das Universidades com Graduação em Música. Seria como aquela máquina imaginária onde entra um mediocre e sai um músico talentoso.

Este forúm está se superando.

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


Entao vamos fechar as portas de todas as universadades nao soh de musica, mas todas do mundo. Pois soh se torna um profissional bom, quem nasce com o "dom".

Os macacos desse forum tao precisando olhar pro proprio rabo.

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


As opnioes ao nosso favor precisam ser respeitadas, as opnioes adversas as nossas sao ridiculas.

hauhauahuahauha

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


Rabbit
axoq vc intendeu errado!!! kem nasce com dom torna-se um profissional excelente por isso tem as universidades pra formar os bons!!!

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


Deji
caraleo, voce falou tudo mano, se pudesse eu ficava votando o dia inteiro no seu post....

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


eu acredito em dom, mas não adianta ter dom se não sabe aproveita-lo
eu conheço um menino que começou tocar bateria com 2 anos, com 5 anos o muleque tocava muito, mas isso pq ele estudava bateria... se não estudasse hoje ele seria um 0 a esquerda na bateria...

Deji
Veterano
# ago/08
· votar


Rabbit
minha opnião serve para os dois lados da moeda... quem é a favor ou contra, uma coisa é uma piada, uma tiração, como sei que tem gente aqui que ta de zoação.. mas tem gente qe nao respeita mesmo, aí fodeu..
mas nem devia ter dito nada, nao vai mudar nada neh?
nao ta mais aqui quem falou =]

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/08
· votar


Então... dom existe sim galera, não tenham dúvidas. Acho que as pessoas que tiram a sorte grande são aquelas que dão de cara com os seus dons... e aproveitam. Imagina se o Hendrix tivesse nascido escócia e dessem uma gaita pra ele, ao invés de uma guitarra... talvez ele não fosse tão bom músico, nunca saberemos. Ou imagina se dessem uma guitarra pra ele e ele não se interessasse... ele teve a chance e agarrou.

Agora, o dom apenas, nada significa...Vou dar uma de filósofo de botequim aqui e citar um cara que, incontestavelmente, tinha um dom.

Albert Einstein:
"O gênio é composto por 1% de talento, e 99% de transpiração."

Alguém contesta que einstein era um gênio ? espero q não... O grande lance é que as pessoas que não tem o dom, serão boas, muito boas, excelentes, espetaculares, se fizerem tudo o que podem pra isso. Mas não serão geniais... vai faltar o detalhe, é só 1%, mas é um 1% q faz toda a diferença. Por isso nos 100 metros rasos, na final olímpica, tem 8 caras que treinam igual, se alimentam igual, tomam as mesmas bombas... e um deles é uma porra de 1 milésimo de segundo mais rápido.

Rabbit
Veterano
# ago/08
· votar


Deji
mas nem devia ter dito nada, nao vai mudar nada neh?

Muda sim, mano pode crer que muda.

Nada pessoal contra ti. Mas opnioes sao opnioes, mesmo sendo com senso de ironia.

Abraco.

thmenezes_RJ

Albert Einstein nao tinha dom, tinha cerebro cheissimo de neuronios.

john_joao
Veterano
# ago/08
· votar


pedrobrito

Sim, muito normal uma criança de 11 anos sair entortando harmonias de missa hahaha
Então ta né veio.





cara não vejo argumento nenhum nisso.

isso mais me parece um caso de precocidade.

se for assim todos aqueles guris que de dez anos de idade que vão no Raul Gil tocar brasileirinho seriam os futuros ardanuys desse país, mas creio que não é esse o caso.

TakeN
Veterano
# ago/08
· votar


maykow_torres
Assistam o filme: "AO SOM DO CORAÇÃO"

é "O som do coração", por menos q eu curta esse tipo meloso de filme eu assisti pq minha mãe locou, curti o moleque tocando violão ;D axei o filme bacana mesmo

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


O malmsteen com 10 anos de idade tocava todas as musicas do deep purple ....
Bethoven compunha obras belissimas e ja era surdo, Paganini era assombroso no violino e gerou aquela lenda de pacto c o demo tals..agora, nego vem me falar que dom nao existe,puft...conta outra...

Todas as crianças asiáticas no youtube com 10 anos estão tocando coisas cabulosíssimas, bem tocadas até.

Beethoven ficou surdo no final da vida, muito depois de ser reconhecido como grande pianista e compositor, e não compôs tanto quanto antes, depois de surdo.

Paganini, por mais de 15 anos, foi forçado a ficar num porão escuro e úmido estudando 10 horas diariamente, obrigado por seu pai. Se ele não apresentasse a lição corretamente no fim do dia, ele NÃO RECEBIA COMIDA.

Você acha que isso tem a ver com dom, mesmo?

Leblues
Veterano
# ago/08 · Editado por: Leblues
· votar


Ken Himura
o Malmsteen tocava aos 10 anos numa epoca onde ninguem tocava nem depois dos 30... hoje a guitarra ja esta meio banalizada...
Bethoveen compos a 9 sinfonia depois de surdo , e Paganini praticava sim\ mas praticava sozinho, foi a sua propria genialidade que o induziu a uma tecnica assombrosa..se for assim qualquer um que treinar 12h de guitarra por dia viraria um steve vai da vida...

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


pablo guibérrtô
A biblia foi escrita a mais de 2000 anos atras e lah jah se falava em dom.
e em muitas das citações, os proprios donos de tais dom afirmavam te-los por isso não creio q seja desculpa de pessoas q se sentem inferiores por não ter


Claro. Humildade sempre foi o forte do povo bíblico, né?

guitartube
Eu acredito em dom, acredito em vidas passadas e que é necessário para a evolução do universo.
Se uma dedicação brutal, uma técnica apurada e vasto conhecimento de teoria musical fizessem músicos talentosos, eles estariam saindo aos montes das Universidades com Graduação em Música. Seria como aquela máquina imaginária onde entra um mediocre e sai um músico talentoso.

Eu sugiro que você vá a uma faculdade de música de renome internacional (USP, UniRio, por exemplo) pra dar uma olhada nisso. Quem entra num bacharelado em música dificilmente é medíocre, e quem consegue se formar é bom. Pode ter certeza. Até porque, geralmente o pessoal que se forma num bacharelado já parte pra fazer mestrado e doutorado. Pra chegar num nível desses, é brincadeira não.

Tem uma citação muita boa pra essa discussão.

Jascha Heifetz, grande violinista, uma vez foi parado depois de um concerto no Carnegie Hall por uma senhora, que se dizia fã dele. Olha o diálogo:

- "Senhor Heifetz! Eu daria toda a minha vida para tocar como o sr. toca!"
- "Mas é justamente isso que eu faço, minha senhora! Eu dou a minha vida para tocar como eu toco. Desde os 4 anos de idade, a minha vida tem sido o violino".

Ken Himura
Veterano
# ago/08 · Editado por: Ken Himura
· votar


o Malmsteen tocava aos 10 anos numa epoca onde ninguem tocava nem depois dos 30... hoje a guitarra ja esta meio banalizada... Tô falando de todos os instrumentos. Tem chinês tocando bem em tudo.

Bethoveen compos a 9 sinfonia depois de surdo
E compôs a 8ª e umas 10 sonatas de piano, que foram todas vaiadas. E tem gente que olha torto pra alguma delas até hoje. E a 9ª, provavelmente, ele tinha algum assistente para fazer pequenas correções.

Paganini praticava sim\ mas praticava sozinho, foi a sua propria genialidade que o induziu a uma tecnica assombrosa..se for assim qualquer um que treinar 12h de guitarra por dia viraria um steve vai da vida...
Não. Paganini teve primeiramente aulas com seu pai (um violinista amador), depois com os melhores professores de Gênova, depois com os melhores da Itália. Mas só que ele era um monstro, por causa da seqüência absurda de estudo imposta a ele, nunca ficava fixo num professor só - a Itália naquela época era um cenário decadente da música violinística (os centros eram na Alemanha e na França), ele foi pulando de professor em professor durante os anos, porque sempre acabava tocando mais que eles. Com uns 17 anos, ele se rebelou e fugiu de casa. Caiu no mundo, ficou viciado em jogos de azar e puteiros, perdeu quase tudo até que foi adotado por uma bem-feitora que o incentivou a estudar violino denovo. Nessa época, vivendo à casa dela, ele criou os 24 caprichos - que seriam, segundo ele, um apanhado de tudo o que ele descobriu e experimentou no violino. Nessa época, também, ele aprendeu violão e compôs as sonatas pra violino e violão. Mas depois começou a vida de concertista e o vício do jogo quase lhe tirou tudo novamente. Ele chegou a perder seus violinos num cassino, no dia de um concerto.

Paganini não era genial porque tocava pra caralho, nem por ser um dos primeiros a tocar muito rápido. A genialidade dele vem no fato dele ousar transgredir normas estilísticas da época e experimentar novas cores no violino. Ele descobriu várias coisas nesse experimentalismo, algumas óbvias (mas ninguém tinha percebido antes) e outras nem tanto. Mas ele é lembrado mais pelas histórias romantizadas sobre sua vida do que pelo seu amor incondicional ao violino e à música.

Aliás, você acha que 12h por dia é algo fácil de alcançar? Pra Paganini, ou era isso e tocando bem ou passar fome e sede o dia inteiro. Já imaginou o horror que é ficar preso num lugar escuro e úmido, sem comida, água e banheiro?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita em dom?