Você acredita em dom?

Autor Mensagem
Eric 146
Veterano
# ago/08
· votar


torresmo vermelho

Ora, faça-me o favor, pra vc pode chamar atenção pela técnica, sendo que existem milhões de bandas e músicos no mesmo ou maior nível de técnica, a mim chama a atenção pura e simplesmente pela qualidade das composições e o significado da obra.

Músicos mais técnicos que eles com certeza existem por ai, a banda possui grandes músicas.

Eric 146
Veterano
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Sim, eles treinavam sozinhos, se esforçavam... não veio de mão beijada.

Dom? Não... amor pela música, esforço, persistência.


Vc não entendeu.
A importância deles é no sentido de mudar o rumo das coisas, a visão e não simplesmente tocar cosias difíceis.
MAs pra fazer o que eles fizeram não basta ter persisntencia, dedicação.
Aí é que entra o dom

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Eric 146

Aí é que entra o dom

Os caras serem visionários para a época sim, mas DOM não. Sinto muito, não acredito em DOM e nem em milagres... só em esforços e dedicação a tudo que se quer fazer.

john_joao
Veterano
# ago/08
· votar


Sinto muito, não acredito em DOM e nem em milagres... só em esforços e dedicação a tudo que se quer fazer.
(2)


como alguém já disse num post aí pra trás.... é dom ... quem não tem, desista. ahuahuhuahuahu

Payday
Veterano
# ago/08
· votar


Eric 146

Caras como Clapton, Hendrix são sagrados, tudo o que fizeram foi genial

Só consegui entender essa tal genialidade depois que vi o Page solando stairway to heaven no show da Earls Court.

Carina K
Veterano
# ago/08
· votar


eu acredito em dom.
pra mim ele jah começa na facilidade de uma pessoa aprender a tocar mais rapido que outras

dps vai na composição, como fazer tão belas melódias...

muitas coisas naum eh so esforço, eh claro q esforço serve de muita coisa, mas o dom eh outra coisa... se naum eu estudava 24horas por dia e seria como muitos gênios por aí. q tal? :D

maniac123
Veterano
# ago/08
· votar


se naum eu estudava 24horas por dia e seria como muitos gênios por aí. q tal? :D

É um bom começo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Carina K

se naum eu estudava 24horas por dia e seria como muitos gênios por aí. q tal? :D

Estude e vire um virtuose.

john_joao
Veterano
# ago/08
· votar


Carina K

muitas coisas naum eh so esforço, eh claro q esforço serve de muita coisa, mas o dom eh outra coisa... se naum eu estudava 24horas por dia e seria como muitos gênios por aí. q tal? :D


alguma vez na vida você estudou 24 horas? alías não precisa ser isso não, nem perto. estude umas 4 horas por dia.

se tu não notar diferença...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Complicado este tópico. Como cientista, devo dizer que tenho uma idéia sobre esta parte de dom. Vou tentar formular uma pequena tese aqui sobre isso, baseado na minha experiência, na história e no contato com pessoas que aparentavam ter o tal dom para alguma coisa.

Quando era criança, lembro-me de um grupo de irmãos, filhos de um casal que falava fluentemente francês e português. Todas as crianças falavam as duas línguas com os pais, de modo que qd os pais queriam conversar algo com elas(tipo esculachar) sem deixar q outras pessoas ouvissem, eles n precisavam sair da sala. Simplesmente falavam em francês. O que era impressionante aqui, era o fato de que o caçula mal tinha saído das fraldas, e falava as 2 línguas. N me lembro de nenhum dos mais velhos ter sido assim. De certa forma, o caçulinha foi mais exposto, pois já tinha 2 irmãos que falavam, ao contrário dos outros dois q tinham idade aproximada. Sabe-se que as crianças tendem a imitar e prestar atenção nos irmãos mais velhos.

Outro caso, foi um garotinho que tocava flauta. Este, era particularmente notável. Era bem pobre, de alguma comunidade amazônica. Não havia nem um som em sua casa. A única música lá, eram as pessoas cantando em alguma festa ou batucando algo. Ele só ouvia a música que ouvimos quando ia na cidade comprar algo com os pais e voltava. Um dia alguém viajou pro mato e levou uma flauta pra esse garoto... e pronto! Após algumas tentativas de entender como produzir os sons na flauta, ele começou a tocar as músicas que ouvira antes, para o espanto geral. Dono de um ouvido absoluto incrível, uma vez ele estava num luthier, e foi testado c uma galera tocando diferentes notas simultaneamente em um baixo de seis, formando acordes malucos qq. Sem problemas, ele identificou todas as notas. Tb sabia qd os instrumentos estavam fora do padrão de afinação com uma precisão desconcertante, como pude eu mesmo notar. Era só a gente tocar alguma coisa, ou ligar um rádio e ele acompanhava instantaneamente. Lembro de quando Miles Davis conheceu Hermeto, que nunca tinha tocado aquelas músicas e n lia partitura; Hermeto simplesmente seguia a orquestra, identificando o q eles tocavam e improvisando tb. Agora eu sei como Miles se sentiu, guardadas as devidas proporções, claro.

Conheci tb um gêniozinho do xadrez e outro da matemática, mas n vou me alongar. Sei que no que se refere a música, pude perceber que onde quer q eu fosse tocar, aqui, no interior, havia músicos que tinham algo, alguma intimidade com música, em diferentes níveis. Mesmo naqueles q n desenvolviam a sua habilidade, que n tocavam bem ou n tocavam nada, pude notar que havia alguma coisa, e eles sabiam o q faltava e o q era pra ser tocado, sacavam qd alguém estava fora ou desafinado. Vi tb q eu tocava melhor que muitos músicos que eu achava q tinham mais talento pra aprender do q eu.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


No meu caso, sempre fui desencorajado na música. N cantava, n sabia dançar, etc. Qd tentei tocar uma corneta pra uma apresentação da escola n saia nada. Mas aí um prof de filosofia, ao passar um filme do pink floyd, mudou minha vida. N iria ser músico, mas queria conviver com isso. Anos depois, minha irmã ganhou um violão. Aprendi vendo os outros tocarem, tudo sozinho, inclusive teoria musical. Digo que tinha facilidade na escola, e era conhecido por ser inteligente. Tinha facilidade em línguas, e td relacionado a lógica, como matemática, física, alguma parte de ciências, etc. Sendo assim, n foi problema aprender os modos, por ex. Foi só ler a lógica dos intervalos e modos, que eu sabia em todos os tons depois. Só tive de decorar. A merda, era tocar isso. Ensinar os músculos a tocar o q eu penso, é muito difícil pra mim. Sempre aprendi tudo certo, e era difícil me ver fora do tom, por ex, exceto qd errava mesmo. Era tipo, eu sempre sabia em q casa tinha de apertar e o q fazer, mas tinha de ensinar o músculo das mão a me obedecer. Qd entrei na onda de mais técnica, postei vídeos inclusive aqui(há um ano, eu acho), e o pessoal daqui tb me ajudou, de forma q passei a sacar q tinha de estudar vibratos e outras coisas, tinha que sacar a usar efeitos e ser econômico na palheta(eu tocava violão, não guitarra, e sem palheta) e rítmica, q por n ter tentado dançar, ou nem ser muito batuqueiro, nucnca me liguei. Aprendi bem rápido, se eu for traçar as datas de como comecei. Minha família ouvia música, mas n tinha nenhum músico. Então tratei de ouvir e ver pessoas tocando onde pudesse, vídeos, e depois corria pra casa pra tentar. Depois q saquei a internet e tablatura, ficou tb + fácil e tb mais disperso, de forma q n sabia o q estudar e agora contratei um prof(há 2 meses).

Concluindo, acho que existem diferentes indivíduos, que tem propensão a se interessar por alguma coisa. Sons, números, isso é subjetivo. Apesar de parecidos, eu e minha irmã temos interesses diferentes, às vezes. O qt uma pessoa é propensa a se concentrar em uma coisa, é que define a capacidade. Acredito que dá pra perceber em bebês, quando eles se interessam por algo, qd suas feições mudam e eles prestam atenção em música, por ex; enquanto os outros, estão mais interessados nas cores de seus brinquedos. O qt esta pessoa se concentra naquilo, é que talvez possa definir o talento(o qt aquele garotinho da flauta estava realmente ouvindo da música que tocava ao fundo, enquanto ele estava na loja com a mãe?). A parte da ajuda genética, e área do cérebro utilizada para este fim, eu deixo para os estudantes dessa área falarem aqui tb. Uma coisa é certa, no entanto. O cara tem de desenvolver o talento. O pai de Mozart já sabia que ele iria tocar, mas tratou de botá-lo para estudar 10 horas por dia :), e ter o aproveitamento máximo.

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


eu só sei uma coisa....

eu poderia "treinar" 24 h por dia, todos os dias, mais concentrado do que suco enlatado....e ainda assim teria que viver umas mil vidas para chegar aos pés da genialidade de clapton, de um knopfler, de um Hendrix....e mais um tanto para raspar na unha do dedão do pé do SRV.....isso é claro, se eu tivesse um pouco de sorte....

Pq? Por um motivo muito simples...
Genialidade (dom) não se aprende....
Vc já nasce com isso....seja isso resultado de uma vontade divina, de uma combinação genética ou de uma bizarrice da natureza...


repito: se bastasse esforço....não existiriam tantos esforçados mediocres....

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


rsf
Beethoven e Mozart são de grandeza similar na música. Mozart era o que chamamos de gênio. Se vc quer um exemplo de esforçado, o Beethoven é o seu exemplo. Ele tinha de suar para fazer as músicas, estudar muito para tocar (como ele mesmo relatou) e ele revolucionou a técnica e a composição tanto quanto seu predecessor. Não há nada de medíocre em Beethoven, que eu saiba. Os nossos limites são aqueles que nós nos impomos. Se vc acha q nunca será um SRV, então vc nunca vai ser.

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


Rei Arthur Pendragon

Beethoven é o seu exemplo. Ele tinha de suar para fazer as músicas, estudar muito para tocar (como ele mesmo relatou) e ele revolucionou a técnica e a composição tanto quanto seu predecessor. Não há nada de medíocre em Beethoven, que eu saiba. Os nossos limites são aqueles que nós nos impomos. Se vc acha q nunca será um SRV, então vc nunca vai ser.

o fato de beethoven ter se esforçado não significa que ele não tinha talento...se vc tiver talento e se esforçar, provavelmente vc irá criar coisas que estarão acima da média..ou seja da mediocridade...Bethoven foi gênio...talvez se não tivesse se esforado tanto não teria chegado onde chegou..mas só chegou pq associou ao seu talento (genialidade) o seu esforço..


e eu nunca serei um SRV....
falta-me talento para tanto...nao esforço.

o mundo real é ainda mais duro com quem não conhece suas limitações...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08
· votar


rsf
Tb n acho q ele n tinha talento. Mas ao pesquisar o qt música era fácil para Mozart e Beethoven, e comparar, vc verá um abismo entre os dois. De qq forma, acredito q vc pode desenvolver o seu talento, mas vc tem de querer e acreditar.

rsf
Veterano
# ago/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

vc somente pode desenvolver aquilo que vc tem...
se vc não tiver talento, não há o que desenvolver...quando muito, sendo um esforçado, vc irá ultrapassar os seus limites e, se tiver mesmo se esforçado, talvez até ultrapasse a linha da mediocridade...mas nunca a ponto de atingir a linha da genialidade....

maizena e o um
Veterano
# ago/08
· votar


Os nossos limites são aqueles que nós nos impomos. Se vc acha q nunca será um SRV, então vc nunca vai ser.

Haha... auto-ajuda total, por favor...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


rsf

repito: se bastasse esforço....não existiriam tantos esforçados mediocres....

Cite 2.

Obs.: Não vale pessoas do FCC.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/08 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


eu acho que cada pessoa tem mais aptidão para uma determinada atividade.

é como na escola, us gostam mais de matemática, são mais ligados nisso, outros são mais ligados em português, etc.

é uma questão de aptidão.

senão só tinha craque saindo da escolinha de futebol, do conservatório, etc.

pra compor então nem se fala.

tem músico bom que não compõe bem, e outros mais fracos que conseguem ciar belas melodias e letras.

mas sempre na base o que conta é o esforço, a tentativa, erro e acerto, treinamento, enfim, trabalho.

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

antes de responder...
Definindo mediocridade:

adj. 2 gén.,
mediano;
meão;
que está entre o bom e o mau;
ordinário;


respondendo....

GG e Dellavega...

esforçados....cujo esforço os fez alcançar profundo domínio da técnica...mas que estão longe, muito longe, da genialidade...
se tivessem o "dom"...seriam gênios....

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08
· votar


rsf
N to dizendo que é o caso desses caras mas.... depende do q vc estuda tb né, se estudar só técnica, vai ficar só nisso. É difícil ver nego tentando inovar em composição por ex, ou tentar tocar coisas diferentes na guitarra, levar a parada pra um outro nível. O pessoal geralmente tenta ir atrás de tocar as coisas fodas q já tão ali, e depois fica nessa.
Aí qd vai fazer a sua música, vai ter de se preocupar o q tem de diferente e novo nela, e a maioria n tem nada de muito interessante mesmo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


rsf

GG e Dellavega...

Sabia que seria essa a resposta. (rs)

Um amigo tocava bateria feito um jegue manco, insistiu, esforçou-se, estudou, começou a tocar bem e participar de diversas bandas... hoje é baterista do Forgotten Boys. Não curto o som da banda, mas ele está lá ganhando dinheiro, gravando CD´s, fazendo shows pelo Brasil... e pegando muita mulher.

Ele deve ter o dom da persistência e esforço.

rsf
Veterano
# ago/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Um amigo tocava bateria feito um jegue manco, insistiu, esforçou-se, estudou, começou a tocar bem e participar de diversas bandas... e pegando muita mulher.

ok.....mas jamais será um John Bohan ....
Na verdade, foda-se se seu amigo não for um John Bohan ....pelo menos tá comendo gente...hehehehe..... ....

Ele deve ter o dom da persistência e esforço

.....é...não deixa de ser alguma coisa........

Rabbit
Veterano
# ago/08
· votar


rsf

Imagino o SRV vivo tendo que ouvir que ele ja nasceu com o dom, acho que ia ele morrer de rir, e se lembrar da vez que foi ateh vaiado. Essas pessoas sao consideradas geniais pois estamos acostumadas a ouvi-las e desenvolvemos o nosso paladar pra musica ouvindo esses artistas. Mas tenho certeza que quando eles comecaram, eles nao eram considerados genios nem de longe.

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


Rabbit



Mas tenho certeza que quando eles comecaram, eles nao eram considerados genios nem de longe
???
a genialidade de quem quer que seja somente é verificada após a obra do sujeito...Aliás, de que outra forma seria?
Vide Vincent Willem van Gogh

Imagino o SRV vivo tendo que ouvir que ele ja nasceu com o dom, acho que ia ele morrer de rir, e se lembrar da vez que foi ateh vaiado

acho que não riria não....Ou melhor, riria, mas de quem não percebeu o seu "dom" logo no inicio de sua carrreira....


Mas, afinal, o que o fato de alguem não ter sido considerado gênio no início da carreira tem a ver com a discussão desse tópico?

Rabbit
Veterano
# ago/08
· votar


rsf
Mas, afinal, o que o fato de alguem não ter sido considerado gênio no início da carreira tem a ver com a discussão desse tópico?

Logico que tem, vc acabou de citar dois exemplos de mediocridade GG e Dela Vega, dois guitarristas que estao no comeco da carreira e que nao estao sendo reconhecidos. Voce garante que eles nao serao considerados genios no futuro? Eu nao.

Se vc esquece do que escreveu...

Tem haver com isso tbm.

e eu nunca serei um SRV....
falta-me talento para tanto...nao esforço.


a genialidade de quem quer que seja somente é verificada após a obra do sujeito...Aliás, de que outra forma seria?

Se a genialidade do sujeito eh verificada depois da obra. Como vc afirma que vc e todos os outros mediocres nunca serao iguais ao SRV e outros?

Esse eh o meu ponto, vc alega que as pessoas podem se esforcar como quiserem, mas se nao nascerem com o dom nunca serao geniais. Isso desmerece todo o esforco das pessoas.

Infelizmente espero que vc nao tenha filhos que um dia tenham sonhos de serem algo. Pois seu conselho sera:

Filho, se vc não tem o dom, desista!

Abc

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


Duplo...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


O próprio Clapton sabe q n é nenhum gênio. Inclusive, em entrevistas e na sua auto-biografia, ele cita que se achava medíocre, e muita gente achava e de certa forma ele "ajudou a cultivar uma imagem de virtuoso, de fodão da guitarra (aquela parada de clapton is God) mesmo n gostando muito da idéia">palavras do próprio aqui; já q ele n se achava aquilo. Disse q seu aprendizado foi muito difícil, ao contrário de muita gente q ele conhecia, e do q pensavam dele.
Agora ele diz q qd viu SRV e Hendrix pensava realmente q eram os caras, lembro de uma parte onde ele diz q qd tocou do lado de Hendrix, ele olhou e ei... aí está a coisa q eu queria ser... em carne e osso.. the real thing... e ele sentiu como se ele fosse um falso deus da guitarra de brinquedo, e o outro, de verdade. O Hendrix se bobar, deve ter dito as mesmas coisas. Apesar do fato de q ele tinha um excelente ouvido e outras facilidades, ao contrário do Clapton, ele sofreu e teve de estudar q nem louco pra tocar daquele jeito.
Qt ao Clapton, bom... ninguém acha ele medíocre. Mas se vc ler a parada, vai ver q ele mesmo admite q havia muitos melhores, e que por uma conjunção de fatores, com muito esforço e sorte de encontrar os caras certos, buscar um som e tocar pra kct, acabou ali no meio da onda e se destacou.
Aliás, foi por causa dele, que muita gente foi procurar as origens do blues q ele tentava tocar, e muitos caras originais do blues negro considerados geniais puderam aparecer. Então, n é pq n se vê algo de incrível acontecer na carreira de um cara q ele n é genial.

rsf
Veterano
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar


Rabbit


1. não disse que ninguem deve desistir de nada...apenas que existe dom;



2. Não é o fato de se ter o "dom" que teremos certeza de que seremos um "gênio"....
dom = talento ,
genialidade= à qualidade notável da obra produzida a partir do talento, o que geralmente requer muito esforço....

3. Assim como não é o fato de não termos "dom" que não teremos prazer e satisfação na musica, pintura ou na literatura...Por que o 8 ou 80?...Ser gênio ou não ser porra nenhuma? existe o meio termo, que pode ser alcançado por intermédio do esforço, que pode nos dar muita satisfação e realização....


Yamandu Costa, contemporaneo de GG e Delavega....possui uma obra, ainda que incipiente, com indicativos de genialialidade....
GG e Dellavega?... aliás, que obra?. A essas alturas já deveriam ter uma obra por menor que fosse, mas que fosse substancial e indicativa de um talento fora do comum... o que convenhamos não
é o caso....

4. Tanto um quanto outro se tivessem o "dom" já teriamos percebido algo de "notável" na carreira de um e de outro...o que
não tira o mérito tanto de um como de outro...não acho que sejam guitarristas de merdas, pelo contrário cada um tem o seu valor e destaque dentro daquilo que se propuseram... ...agora que são gênios....tá forçando, né?

Infelizmente espero que vc nao tenha filhos que um dia tenham sonhos de serem algo. Pois seu conselho sera: Filho, se vc não tem o dom, desista!

...para dizer uma merda dessas...das duas uma...

ou está de má vontade...
ou não entendeu porra nenhuma do que eu escrevi....

Rabbit
Veterano
# ago/08
· votar


rsf
1. não disse que ninguem deve desistir de nada...apenas que existe dom;

Disse sim. Nao com essas palavras. Dizer que se alguem nao nascer com o dom nunca vai criar nada genial, eu acho que eh isso. Mas tudo bem...

Nao estou discutindo meritos desses guitarristas, foi soh um exemplo que dei pegando o gancho seu.

...para dizer uma merda dessas...das duas uma...

Estou argumentando com vc, respeitando a sua opniao, e espero que vc respeite a minha. Se vc estiver interessado em descambar o topico com agressoes verbais, nao esta mais aqui que falou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita em dom?