Você acredita em dom?

Autor Mensagem
pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Black Velvet

Não ta desmitificando:

4. Inteligência Musical: Possuir o dom da música como Mozart.

Manubio
Veterano
# jul/08
· votar


Sendo bem sincero???

eu nem tenho como não acreditar, não sendo prepotente, nem nada, mas sempre tive facilidade com lógica e matemática, e conheço pessoas que tem ainda mais facilidade do que eu, e mais, não venham me falar que era esforço, pq no colégio eu era extremamente vagabundo, passava todas as tardes tocando guitarra, e nada de estudar, só comecei a estudar mesmo no cursinho...
mas vamos a parte da história mais legal:
Na minha sala do colegial, tinha diversas pessoas q se esforçavam muito, estudavam bastante, estavam sempre afiadas na hora da prova, e eu não, eu ia tirar minhas duvidas com o pessoal antes da prova, já cheguei a estudar pra uma prova inteira 30 minutos antes dela começar, resultado?? diversas vezes tirei notas superiores as daqueles que estavam sempre estudando, e este foi um motivo determinante pra eu ser vagabundo no colegial, eu tinha facilidade, se eu tinha facilidade e num precisava ralar muito pra aprender, pra q estudar?? ai chegou o vestibular, e é lógico q eu não passei, afinal, lá tinha gente que estava prestando q havia estudado muito mais que o pessoal da minha sala, ou seja, eles tinham me superado, pq eu tinha a facilidade, ou o dom, mas eu não o tinha desenvolvido

Manubio
Veterano
# jul/08
· votar


conclusão: EU acredito em dom, e acredito que dom seja a mesma coisa q facilidade de aprender, nada mais do q isto, mas acredito que com esforço, e determinação todas as pessoas podem chegar ao mesmo nivel em qq coisa em que realmente se empenharem...

Black Velvet
Veterano
# jul/08
· votar


pedrobrito

Pois é, eu tb fiquei me perguntando o pq desse dom aí. Eu e uns amigos de faculdade discutimos esse texto algum tempo atrás e acreditamos que esse 'dom' nada mais seria do que um sinônimo pra palavra habilidade ou capacidade no contexto do texto.


Há estudos que mostram o grande desenvolvimento de áreas específicas dos cérebros de pessoas que teriam 'dons' e as áreas coincidem nos indivíduos que possuem habilidades em comum. Mas todas essas pessoas receberam estímulos externos, pois além da genética, o ambiente é um dos principais fatores para o desenvolvimento das inteligências. Por isso, podem colocar seus filhinhos pra escutarem música de qualidade desde cedo! XD

Legal ele ter citado Mozart, pois o cara foi abençoado por ter um pai que se preocupou em estimulá-lo desde a mais tenra infância. Garanto que se a maioria dos pais fizesse o que o pai de Mozart fez por ele, teríamos muito mais gênios da música soltos nesse mundo! XD

Acho que quem quiser dar uma aprofundada legal nesse assunto, pode ler o livro Inteligência: um Conceito Reformulado, do Howard Gardner.

Antes de lê-lo, eu tb acreditava em dom. Depois, meus conceitos mudaram. ;D

Marcelo R.
Veterano
# jul/08
· votar


acho que levo jeito..mas não acho que tenho DOM DOM, pois tem pessoas que as
vezes tocam menos tempo que eu e esforçam o mesmo tanto e ja taão pert ou igual
a mim que ja toco a 8 anos..
tenho um amigo que toca tão bem que as vezes me assusta ele passar de mim ou ja
estar bem perto.

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Black Velvet

Ah cara... eu realmente acredito que tem pessoas que tem Dom mesmo pra certas atividades. Pra mim o Hermeto Pascoal é um cara que tem o DOM da música!

Levy Fialho
Veterano
# jul/08 · Editado por: Levy Fialho
· votar


roubei a frase que um camarada usou em outro topico

"O maior DOM de quem quer tocar algum instrumento não está no ouvido, está na força de vontade. Não desista!"

rbrazz
Veterano
# jul/08
· votar


Dom existe sim... Jimi Hendrix foi um grande exemplo disso

Deji
Veterano
# jul/08
· votar


existe sim.

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Só no Dom Pedro... =S

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Existe, mas nao eh desculpa pra ninguem tocar mal...

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


QUEM TIVER TEMPO PARA LER, LEIA ISSO:

Agora uma fabulazinha
Me falaram sobre uma floresta distante
Onde uma história triste aconteceu no tempo em que os pássaros falavam

Os urubus bichos altivos mas sem dotes para o canto
Resolveram mesmo contra a natureza que havia de se tornar grandes cantores
Abriram escolas e importaram professores
Aprenderam dó ré mi fá sol lá si
Encomendaram diplomas e combinaram provas entre si
Para escolher quais deles passariam a mandar nos demais.

Apartir daí criaram concursos, inventaram títulos pomposos
Cada urubuzinho aprendiz sonhava um dia se tornar um ilustre urubu titular
Afim de ser chamado por vossa excelência

Quem precisa de ordem?

Passaram-se décadas arte que a patética harmonia dos urubus maestros
Foi abalada com a invasão da floresta por canários tagarelas
Que faziam coro com periquitos festivos e serenatas com sabiás

Os velhos urubus encrespados entortaram o bico e convocaram canários e periquitos
Para um rigoroso inquérito
"Cade os documentos de seus concursos"? indagaram

E os pobres passarinhos se olharam assustados
Nunca haviam freqüentado escola de canto pois o canto nascera com eles

Seu canto era tão natural que nunca se preocuparam em provar que sabiam cantar
Naturalmente cantavam

"Não, não, não assim não pode, cantar sem os documentos devidos é um desrespeito a ordem"
Bradaram os urubus

E em um nisoro expulsaram da floresta os inofensivos passarinhos
Que ousavam cantar sem alvarás

Moral da história: em terra de urubus diplomados não se ouve os cantos dos sabiás

Quem precisa de ordem pra dançar
Quem precisa de ordem pra contar
Quem precisa de ordem pra inventar

Gonzagão, Moringueira
precisa o que??
Dona Selma, Adoniran
precisa não!
Chico Science, Armstrong
precisa o que??
Dona Ivone, Dorival
precisa não!



Bom, portanto acredito sim em DOM.

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


quem puder ler, vale a pena!

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Guigster

Muito bom! Também penso assim!

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


Dom existe sim, mas o meu dom anda meio fora tom!!!!
na verdade muito fora do tom, mas eu vou estudar mais.

Binho_Johnson
Veterano
# jul/08
· votar


nao acredito em dom

acredito no esforço de cada um, e pré disposiçao muscular e mental para determinada atividade. mas te garanto que de um bom musico vem 95% de esforço proprio e 5% dessa pré disposiçao citada.

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


sim DOM existe, eu tenho um amigo que comecou a tocar na mesma epoca que eu a uns 7 anos atras, o cara tinha um ouvido fantastico, ele solava sem nem saber escala nenhuma enquanto eu apanhava das musicas do nirvana....quando agent tocava junto por zueira eu sempre fazia umas bases e ele solava e agente fazia umas musiquinhas de brincadeira porem muito legais....... o tempo passou, eu estudei pra caraleo e continuei na guitarra, ele fez umas aulas e parou, toca so por diversao.... resultado, tenho mais tecnica que ele, sou muito mais rapido mas hoje em dia quando eu toco com ele eu percebo que o senso melodico dele eh absurdo, ele nao eh rapido mas ele consegue fazer umas musicas legais pra caraleo, ele tem o DOM , eu fui esforcado, mas se ele tivesse estudado q nem eu fiz com certeza ele me deixaria no chinelo hoje em dia facil!!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Não acredito... nem em DOM e nem no Papai Noel.

100% de esforço e dedicação ao instrumento.

Tenham o DOM da persistência.

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


Dom é a palavra que as pessoas inventaram para justificar o sucesso de alguém, para que elas não se sintam inferiores ou incapazes, diante do talento de alguém que se esforçou bastante.

É basicamente divinizar o fruto do estudo e dedicação de uma pessoa.

Manubio
Veterano
# jul/08
· votar


Ken Himura
devo ter estudado muita lógica e matemática em vidas passadas então, pq a facilidade q eu tenho com ambas não veio de esforço nenhum meu...

Manubio
Veterano
# jul/08
· votar


aé, mas eu não acredito em vidas passadas...

rsf
Veterano
# jul/08
· votar


bastasse o esforço, não existiriam tantos esforçados mediocres.......

john_joao
Veterano
# jul/08
· votar


Manubio

devo ter estudado muita lógica e matemática em vidas passadas então, pq a facilidade q eu tenho com ambas não veio de esforço nenhum meu...

eu também não tinha dificuldade nenhuma com exatas no segundo grau, quando fui estudar derivada e integral no CEFET, meu dom foi pras pica!

Lak Lak
Veterano
# jul/08
· votar


Sim o dom existe.. .mas um dom não desenvolvido alem de um desperdicio é inutil.

Qualquer um pode tocar bem se trabalhar pra isso, mas uns tem mais faiclidade,e é isso q eu acho que é o "dom"...

Acontece com qualquer coisa, nã só com instrumentos...
TEm gente que tem facilidade com matemática por exemplo, tem gente que tem facilidade com biologia, depende...


100+

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Manubio

Hummm... então grave Audience Is Listening do Steve Vai e poste para ouvirmos já que você tem o DOM não vai precisar de esforço algum para tocar.

blueshelicopterman
Veterano
# jul/08
· votar


Acho que existe sim.
Há pessoas, na minha humilde opinião, que vieram "programadas" para serem músicos.
Outras com outras "programações" para outras atividades.
No caso de música, não se trata somente da mecânica (o tocar em si) mas também como que a música é trabalhada dentro da mente do músico.
Acho simplesmente fantastico aqueles que tocam bem um instrumento.
Bem , é claro, que um sujeito dedicado pode conseguir excelentes resultados. Mas não se trata disso...

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
E PARA TODOS QUE NÃO ACREDITAM EM DOM.

Ja ouviu falar no Cartola??
tá bom, dom não existe, o cara não estudo nem até a quarta serie, e podemos dizer que escreveu as letras (onde se estuda desde cursinhos pré vestibular como o POSITIVO de Curitiba/PR,como em faculdades e etc...)e compos as musicas mais lindas do nosso pais.

e depois vem me falar que dom não existe??

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


sem contar que foi um dos fundadores da mangueira!

Guigster
Veterano
# jul/08
· votar


Realmente foi muito estudo, em teoria do malandro, mora em zona, na teoria do boteco , e da vida boa!

TakeN
Veterano
# jul/08
· votar


( Q estranho terem revivido esse tópico, vo dexá o pau torá )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você acredita em dom?