Alguém aí tem guitarra de 7 cordas?

Autor Mensagem
Luisa Albano
Veterano
# mar/08


queria fazer isso na minha banda mas nunca pegamos em guitarra de 7 cordas por isso não sabemos como vai ficar

gostaria de pedir para alguém que tiver fazer um teste e postar aqui o resultado

afinar a guitarra desse jeito: descer 3 tons as cordas de 1 a 5, a 6ª descer 4 tons, e a 7ª 3 tons. na verdade o q eu quero saber é se a 7ª corda tão baixa vai soar bem ou vai ficar sem definição

obrigada

Minow
Veterano
# mar/08 · Editado por: Minow
· votar


Luisa Albano
Pra que você quer fazer essa afinação?
Só de curiosidade.

Só pra adiantar, você vai ter que regular a guitarra de novo completamente pra usar essa afinação. Acho que se quer tanto uma afinação baixa, melhor arrumar uma guitarra barítona que já é feita pra isso...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano
Vai ficar sem nenhuma definição, pois isso aí é afinação de baixo.
Abç

Acid Rain
Veterano
# mar/08 · Editado por: Acid Rain
· votar


Luisa Albano

Oloco! Vai tocar baixo então!
uahuauahuahu

agora sem zuação...
depende de vários fatores para som ficar definido desse jeito: Captação, Amplificador, Calibre das cordas (PRINCIPALMENTE)....

Eu pretendo um dia pegar uma guita de 7 cordas xD

MarcosBorba
Veterano
# mar/08 · Editado por: MarcosBorba
· votar


Luisa Albano

descer 3 tons as cordas de 1 a 5, a 6ª descer 4 tons, e a 7ª 3 tons

num vai ficar trastejando?

LDC
Veterano
# mar/08
· votar


vai ficar uma mistura de baixo com berimbal ? IUAhIA

MarcosBorba
Veterano
# mar/08
· votar


as cordas vão ficar tão frouxas que vai dar até barriga...

Megamedes
Veterano
# mar/08
· votar


vai ficar uma mistura de baixo com berimbal ? IUAhIA

OUHAOAHOUAHAOUAHOUAHAOUHAOUHAOUHAOUHOUHAUOAHUOAHOAU


Mas sério, pra quê você vai usar essa afinação, garota? o_o

souojor
Veterano
# mar/08 · Editado por: souojor
· votar


Luisa Albano
Eu tenho uma Schecter Omen 7 com captadores EVO 7 que dizem ser um dos mais definidos para utilizar em afinação baixa, mas tentei afinar em F# na sétima corda pra tocar Meshuggah e achei que ficou ruim, mesmo com uma corda "Lá" de baixo... acho que era 0.76 o calibre dela. O máximo que consigo com timbre decente é afinar em A.

Agora pra conseguir aquela definição do Meshuggah, o principal com certeza é uma guitarra com escala extendida, que nem as Ibanez custom de 30 polegadas que eles utilizam... a minha é o padrão 25.5" mesmo.

Mas olha só esse cara abaixo, com uma strato e cordas 0.11 e um POD 2.0 ele conseguiu um timbre muito próximo do Meshuggah afinando em F# !!


Se entrar no canal de usuário dele no youtube, tem outros vídeos dele utilizando afinações super baixas.

souojor
Veterano
# mar/08
· votar


Nesse vídeo aqui dá pra ver melhor o resultado que ele conseguiu:


E aqui o Meshuggah de verdade pra comparar \m/:


Eles utilizam guitarras com escala de 30" e 8 cordas afinadas da mais grave pra mais aguda em F#, A#, D#, G#, C#, F#, Bb, D#.

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano
Para afinações assim, teste guitarras barítonas.
Elas têm um braço maior, facilitando afinações bizarras como essa.

Só não sei se existem de 7 cordas.

O ideal mesmo é fazer uma em luthier.

Luisa Albano
Veterano
# mar/08
· votar


Megamedes

pq quero q soe bem brutal

estamos usando essa afinação, só q sem a 7ª corda nossas guitarras só tem 6

aí resolvemos adicionar a 7ª corda mas queremos saber se vai soar legal

Luisa Albano
Veterano
# mar/08
· votar


todos
mas tem uma afinação mais baixa ainda do q essa, meio tom abaixo

escutem alguma dessas músicas do Slipknot para conferir: Everything Ends, My Plague, The Heretic Anthem, Skin Ticket, New Abortion e Iowa (15min!)

já consegui colocar mais meio tom abaixo (drop G#), mas aí querer que a 7ª corda agüente isso acho q já é demais né? rsrs

Andre_lokao
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano

Tu tá viajando né lindinha?

:/ Tu vai conseguir nada bom, vai ficar tudo sem definição...

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Luisa Albano

Se quer e precisa de uma afinação tão baixa só usando uma guitarra de 8 cordas mesmo.Numa de 7 cordas você consegue afinar bem baixo (até Ab numa boa),mas as cordas (principalmente a E e a B) ficam bambas independente do calibre usado.

Vê os vídeos que o souojor postou da banda Meshuggah que ele usam guitarras de 8 cordas afinadas em F#,mas tem músicas que usam em F também,isso é tão grave quanto um baixo, acho que é o mais baixo e grave que se pode conseguir com alguma definição em uma guitarra.(ao menos é a afinação mais baixa usada até hoje)

Essas músicas do slipknot que vc falou tão entre Bb e Ab,uma afinação não tão baixa quanto a do Meshuggah,e um detalhe não precisa usar uma afinação tão baixa pra soar brutal,é só compor bons riffs.

EDIT:Encontrei músicas do Meshuggah que a afinação é em Eb (uma oitava abaixo do Eb comum,baixo feito o inferno o som)

Luisa Albano
Veterano
# mar/08
· votar


outra coisa

qual tensao de corda é apropriada pra isso? vai ter q usar trava na afinação?

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano

qual tensao de corda é apropriada pra isso? vai ter q usar trava na afinação?

O Meshuggah e o Dino Cazares (no Divine Heresy) com 8 cordas usam tensões entre 0.80 e 0.90,na corda mais grave,corda cuja afinação padrão é F# (uma 4ª abaixo da corda B das 7 cordas).

Mesmo com ponte fixa essas guitarras de 8 cordas tem trava,então é bem provável que tenha que usar trava nelas sim (mesmo adaptando um jogo de 8 cordas em uma de 7 cordas)

Andre_lokao
Veterano
# mar/08
· votar


Rafael do Baixo
0.80 e 0.90

=O

Luisa Albano
Veterano
# mar/08 · Editado por: Luisa Albano
· votar


entao que tal essa?

compro uma guitarra de 7 cordas, afino a 7ª corda meio tom abaixo e as outras meio tom acima (menos a 3ª). aí fica um drop A# com uma corda a mais

1 F
2 C
3 G
4 D#
5 A#
6 F
7 A#

q q axam? o A#2 nao vai soar melhor numa corda 7 meio tom abaixo do que numa corda 6 3 tons abaixo?

Minow
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano
Com uma 7 cordas afinada meio tom abaixo já dá um peso muito grande, mais que isso eu acho exagero.
O que dá o "peso" não é apenas a guitarra, é um conjunto banda + produção.
No caso de um show ao vivo, é regulagem do equipamento + raça.

Blackus
Veterano
# mar/08
· votar


com 8 cordas usam tensões entre 0.80 e 0.90,
tensão não, espessura.

Mas eu acho isso exagerado demais...

Daninh0
Veterano
# mar/08
· votar


pergunta meio besta mas...
to acostumado a usar uma guita de 6 cordas , afino em E ou Eb qdo preciso...eu me perderia se pegasse uma guita de 7 cordas, ainda mais se usasse tais afinações....a pergunta é...o q vc consegue fazer/tocar q vc não conseguiria em uma afinação padrão??

Luisa Albano
Veterano
# mar/08
· votar


Daninh0
o q vc consegue fazer/tocar q vc não conseguiria em uma afinação padrão??

primeiro, a "baixura" do timbre

segundo, a afinação é drop, o power chord é tônica e 5ª na mesma casa, assim dá pra fazer bases mais ágeis, ficar na afinação padrao com a 5 duas casas na frente nos limitaria um pouco. mas é só pra base, pq da 6ª corda pra baixo as posições sao iguais às da afinação padrao, mas em casas diferentes é lógico

Daninh0
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano
uhn..quanto a base entendi...vlw

mas:
primeiro, a "baixura" do timbre
isso é a mesma coisa q : 'deixa o som mais pesado'??

souojor
Veterano
# mar/08 · Editado por: souojor
· votar


Luisa Albano
q q axam? o A#2 nao vai soar melhor numa corda 7 meio tom abaixo do que numa corda 6 3 tons abaixo

Pra mim soa melhor sim, até porque os captadores de uma guitarra 7 cordas já são projetados pra ter uma maior definição nas notas mais graves. E acho que nem precisa ser drop A#, eu toco com drop A de boa aqui. E de quebra você ainda tem as outras cordas como se fosse uma uma guitarra 6 cordas na afinação padrão...

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08
· votar


Luisa Albano

Uma 7 cordas fica numa boa afinada até 1 tom e meio abaixo (drop Ab) que as cordas não vão ficar tão frouxas e o som vai continuar definido.

o A#2 nao vai soar melhor numa corda 7 meio tom abaixo do que numa corda 6 3 tons abaixo?

Claro que vai soar melhor,a corda vai soar com mais definição e vai ficar mais firme.

Adrian - Vivendo e Aprendendo
Veterano
# mar/08
· votar


nem manjo de guitarra d 7 cordas e nunca toquei em uma =T

Messiah King
Veterano
# mar/08
· votar


eu tenho... e acredite vai ficar uma bosta... uma solução é por cordas 0.11 menos a sizona (pq eu axo q nem existe jogo de 7c 0.11) mais mesmo assim vai ficar sem definição... 1 tom abaixo já é muito e já fica sem uma boa definição... imagina 3?! huehuehuehue

Messiah King
Veterano
# mar/08
· votar


e afinar meio tom acima eh meio loucura...! huehuehue acredite... a melhor afinação que tu pode usar é meio tom abaixo... que deixa mais encorpado e bem definido... mto baixo é horrivel...!

gtr
Veterano
# mar/08
· votar


Use no máximo um tom abaixo, e com cordas no mínimo 011. Mais baixo que isso não vai ter som de praticamente nada, vai embolar bastante nas frequências graves com o baixo, não vale a pena.

Se liga que ter PESO não é somente tocar GRAVE, o peso das guitarras muitas vezes vem mais mesmo das regiões médias de frequência.

Boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aí tem guitarra de 7 cordas?