abaixar cordas da les paul,tem que soltar as cordas?

Autor Mensagem
julio kenji
Membro Novato
# jul/14


Bom dia pessoal!

É o seguinte antes de perguntar gostaria de dizer que achei alguns tópicos parecidos mais nada óbvio para sanar minha duvida.
Tenho uma guita les paul strinberg clp79,levei ela essa semana ao luthier e ele fez uma regulagem geral nela,incluindo abaixar as cordas.
Só que o problema é que ele não é um luthier muito bom levei duas vezes pra ele regular a altura das cordas pra min.Primeira vez ele deixou tudo trastejando depois deixou muito alta.Afinal paguei 70 reais para fazer estas regulagens,e este é o unico luthier que tem em minha cidade.Não vou levar mais nele,vou mexer eu mesmo,e preciso de vossas ajudas.

Duvida:

Para abaixar as cordas é preciso soltar todas as cordas antes ou abaixo com elas afinadas mesmo?
Se eu abaixar tenho que fazer a regulagem das oitavas novamente?

Agradeço a todos pela ajuda!

PEMAMETAL
Veterano
# jul/14
· votar


Baixa a altura girando aquela rosca com as cordas colodas mesmo. As cordas vão desafinar (se baixar a altura a afinação vai cair), voce afina de novo e confere as oitavas, deve mexer pouco coisa nas oitavas, mas nada que precise regular de novo, pra ser sincero, eu vivo mexendo na ação das minhas les paul e nunca senti a necessidade de mexer nas oitavas a cada alteração

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


Olá PEMAMETAL!

Os parafusos pra fazer as regulagens tem que ser girados por igual? Ou tenho que deixar as mais graves mais altas.
valeu pela ajuda!

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


julio kenji
Vc pode deixar as mais graves um pouco mais altas que as agudas.

clguitar
Membro
# jul/14
· votar


julio kenji
Afinal paguei 70 reais para fazer estas regulagens,e este é o unico luthier que tem em minha cidade.Não vou levar mais nele,vou mexer eu mesmo
Sábia decisão.

Para abaixar as cordas é preciso soltar todas as cordas antes ou abaixo com elas afinadas mesmo?
Se eu abaixar tenho que fazer a regulagem das oitavas novamente?

Eu soltaria um pouquinho todas as cordas. E acho bom checar as oitavas, não custa nada.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


É galera vo tenta aqui vamos ver no que vai dar!
Volto pra dizer se ficou bom.kkk

Se tiverem mais algumas dicas ai,eu aceito.

Valew

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


Então eu tentei abaixar as cordas mais o parafuso da ponte rodou apenas um pouco,e não desce mais.
Não deu quase nenhuma diferença.
E agora :(

DOF Hard
Membro Novato
# jul/14
· votar


julio kenji

Só uma pergunta.
Na primeira vez que foi regulada, eloa ficou trastejando a pronto de esse trastejamento ser notado com a guitarra plugada no amp? pois se só era notado com a guitarra desplugada, isso é normal.

PS: muito cuidado ao mexer na regulagem, se nao tem conhecimento, pesquise muito bem antes de fazer qualquer coisa, existem muitos videos no youtube ensinando..

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


DOF Hard

Então cara quando eu deixava um efeito chrous e tocava dava pra perceber sim.

Eu procurei na net mais não achei nenhum video que mostrasse como abaixar as cordas de uma les paul.
Mais o que me preocupa agora é que eu tentei mecher no parafuso para abaixar as cordas e ele ta no maximo,não aperta mais.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


Alguem?

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


julio kenji
Então eu tentei abaixar as cordas mais o parafuso da ponte rodou apenas um pouco,e não desce mais.
Não deu quase nenhuma diferença.
E agora :(

Existem dois pontos para você regular a altura das cordas numa Les Paul: na ponte e na pestana. Na ponte é fácil de fazer por conta, basta uma chave de fenda. O problema é quando a altura das cordas está alta desde a pestana. Neste caso, ou você tira a pestana, lixa a base e coloca de volta ou você lixa os sulcos das cordas. Entretanto, mexer na pestana requer ferramentas específicas e uma certa habilidade que um bom luthier deverá ter.

Se você não tem acesso a um bom luthier, infelizmente chegou o fim da linha. Agora, se quiser arriscar, aí é por sua conta e risco.

inExperienced
Veterano
# jul/14
· votar


Cara se for mexer na pestana, não mexa ni
Os sulcos dela, pq dá um trabalho danado deixar todos da mesma altura. O melhor é retirar a pestana e lixar a base dela, com cautela.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


inExperienced
O melhor é retirar a pestana e lixar a base dela, com cautela.
Cara, já tentei fazer isso e é chato de acertar porque, sem as ferramentas adequadas, você não consegue lixar a base por igual e ela acaba ficando curva.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


Entao eu percebi uma coisa e achei meio estranho.
Eu abaixei ate o final os parafusos da ponte,e continua alta as cordas.
Até a casa 5 nao ta muito alta,agora da casa 5 em diante ta muito alta.
Mais eu nao entendo como o luthier conseguiu abaixar bastante elas na primeira vez. Ele abaixou tanto que chegou a trastejar todas as cordas,ja eu nao consegui abaixar quase nada.
Será que ele mexeu no tensor?

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


julio kenji
Por essa sua descrição eu posso quase ter certeza que seu problema não está na ponte e sim no tensor. Se as cordas estão com uma boa ação até a 5 casa e depois ficam altas é porque o braço está muito côncavo, uma apertada de 1/4 de volta ou 1/2 volta no tensor vai deixar o braço mais plano e baixar a ação, depois disso vai ter que mexer na ponte outra vez provavelmente até subindo um pouco, e por último conferir as oitavas.

Essa é uma regulagem mais completa e vc deve estudar vários videos do youtube antes de mexer no tensor. Não é difícil, nem o bicho de 7 cabeças que dizem por aí mas como mexe no braço é bom saber bem o que se está fazendo. Não precisa ter medo, basta bom senso e apertar ou soltar 1/4 de volta por vez. Eu aprendi assim e não tem nada de estragar o braço é só não alucinar e apertar até o talo, em uma situação extrema vai virar no máximo 1 volta e meia o que muito, eu nunca tive uma situação assim nas minhas guitarras o máximo que precisei foi 3/4 de volta.

Mais uma dica, sempre regule sua guitarra com as cordas frouxas, mesmo que seja um simples ajuste nos parafusos da ponte. Afroxa regula afina novamente e confere tudo, repete quantas vezes forem necessário.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


SkyHawk

Valew pela juda!
Mais ai pra mim mexer no tensor nao preciso tirar as cordas nao né,apenas soltar um pouco?
Ai pra ver se o braço esta alinhado eu preciso fazer aquele processo com a regua em cima dos trastes pelo braço inteiro! Correto?
Eu vi um video no youtube no canal da santo angelo,um tal de gustavo,ensinava como regular o braço da guitarra,mas ele tirou o braço da guitarra pra fazer a regulagem. Será que eu preciso tirar o braço da minha?

Mais uma vez valew pela ajuda!

inExperienced
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
O melhor é retirar a pestana e lixar a base dela, com cautela.
Cara, já tentei fazer isso e é chato de acertar porque, sem as ferramentas adequadas, você não consegue lixar a base por igual e ela acaba ficando curva.


Se apoiar ela por igual, e fizer COM cautela da certo sim.

Mesmo assim é melhor mexer na base do que nos sulcos, estes, sem ferramentas ficam difíceis de deixar na mesma altura, ai vai virar uma porcaria.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


Amigos eu procurei algumas explicações para saber se o braço da guitarra está empenado.
Achei aqui no forum um membro dizendo que se apertasse a 6ª corda na 1ª e na ultima casa,daria pra ver se o braço esta torto. Fiz este procedimento,a corda fica colada no 1º traste e no ultimo,no resto dos trastes a corda não encosta em nenhum.

Lembrando que meu tópico era sobre as cordas estarem altas. Apertei a ponte até no talo mesmo e quase nada abaixou.
Como disse anteriormente a ultima vez que levei a guitarra ao luthier ele deixou bem baixa as cordas. Estava muito bom mas depois de um dia começou trastejar todas as cordas.
como eu disse tambem, acho meio estranho as cordas começarem ficar altas lá pela 5ª casa em diante.
Por isso meio que descarto o motivo ser a pestana,se não o luthier não teria abaixado a primeira vez que levei a ele.

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


julio kenji
Amigo é bem mais simples do que isso !!!
Pesquise mais, muito mais !!!

Basta afrouxar bem as cordas, retirar os parafusos da tampinha do tensor, colocar uma chave alen no buraco e apertar 1/4 de volta. Depois afina novamente e confere apertando a 6 corda (mizão) no primeiro traste e no traste que corresponde a junção do braço com o corpo na sua guitarra. Feito isso o espaço que sobra no 7 e 8 traste deve ser de aprox. 0,25 mm ou seja quase nada sem encostar.

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


SkyHawk

É amigo,estou pesquisando ainda mais nada de bem especifico para meu problema,
Se eu conseguir resolver vou fazer um tutorial para ajudar quem tiver o mesmo problema.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


inExperienced
Se apoiar ela por igual, e fizer COM cautela da certo sim.
Isso é o difícil. A peça tende a ser mais lixada bem abaixo de onde está o seu dedo que está segurando a peça.

inExperienced
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Já fiz isso nas minhas 3 guitarras e não vi esta dificuldade toda.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


inExperienced
Putz, eu já tentei algumas vezes e nunca consegui fazer direito :S Vai ver sou eu que não tenho talento.

DenerSena
Membro Novato
# jul/14
· votar


E aí cara, conseguiu resolver o problema?

julio kenji
Membro Novato
# jul/14
· votar


E aí cara, conseguiu resolver o problema?

Opa desculpa a demora pra responder!
Então cara não consegui resolver não,eu vou pra São paulo semana que vem e vou dar uma passada na Teodoro Sampaio,acho que lá deve ter alguem pra resolver pra min.
Até agora to sem entender o porque do problema.

Só deixo um alerta aqui pra quem quiser comprar uma Lespaul clp 79 da Strinberg. Guarda um pouco mais de dinheiro e compra uma Epiphone,tenho certeza que não vai ter tanta dor de cabeça!!!!!!

A minha não foi a unica que deu varios problemas,a do meu amigo veio ruim tanbem.
Os trastes da minha LP veio tudo pra fora do braço,chega até machucar o dedo,Cééé loko.

Mais ai agradeço a ajuda de todos!!!!

Valew galera

raphael.rui
Veterano
# jul/14
· votar


os trastes vieram pra fora? isso é erro de construção grave, a guitarra nao pode sair da loja assim. pode ser madeira verde, ou traste mal cortado mesmo. acho que ela precisa de uma geral em um bom luthier.

GAT621988
Membro Novato
# jul/14
· votar


julio kenji
Olá!
Esta Guitarra Aparentemente Possui Um Modelo De Ponte Que Não Possibilita O Ajuste De Ação (Altura) Do Encordoamento, E Seu Braço É Angulado (Inclinado). Se Estes Detalhes Estão Corretos, Somente O Aumento Dos Sulcos Do Capotraste Pode Sanar Seu Problema. Também Pode Ocorrer Um Problema Em Que O Encordoamento Próximo Ao Primeiro Traste Permaneça Com Baixa Ação (Baixo), E Próximo Ao Último Traste Com Alta Ação (Alto).
Tchau!

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


julio kenji
Só deixo um alerta aqui pra quem quiser comprar uma Lespaul clp 79 da Strinberg. Guarda um pouco mais de dinheiro e compra uma Epiphone,tenho certeza que não vai ter tanta dor de cabeça!!!!!!

O problema não é a CLP 79. Guitarras chinesas são assim. De uma leva de 10, 2 saem excelentes, 4 razoáveis, 3 meia boca e 1 mal construída. Vocês tiveram azar.

Mas tanto a ação quanto os trastes são fáceis de resolver em um luthier. A não ser que o problema da ação seja devido a uma má construção do braço. Aí é bem mais complicado.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


GAT621988
Esta Guitarra Aparentemente Possui Um Modelo De Ponte Que Não Possibilita O Ajuste De Ação (Altura) Do Encordoamento

Tune-o-matic tem ajuste de altura sim.

GAT621988
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: GAT621988
· votar


T. Forge
Olá!
Obrigado Pela Resposta!
Tchau!
julio kenji
Olá!
Pode Realizar O Ajuste De Ação (Altura) Do Encordoamento Sozinho. Basta Possuir Uma Régua Com Comprimento Compatível A Escala De Seu Instrumento, E Uma Chave Compatível A Ponta (Bala) De Seu Tensor.
1º:Remova O Encordoamento E A Tampa Do Tensor.
2º: Utilize A Chave Para Ajustar O Tensor. Posicione A Régua No Centro Da Escala Para Visualizar O Nivelamento Dos Trastes.
3º:Coloque O Encordoamento.
4º:Ajuste Entonação E Ação Na Ponte.
Lembre-Se De Que Todos Os Trastes Devem Tocar A Régua Simultaneamente, Assim Estarão Nivelados.
Isto Levará Pelo Menos Uma Hora.
Tchau!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a abaixar cordas da les paul,tem que soltar as cordas?