Autor |
Mensagem |
Daniel_MV Veterano |
# jan/08
Olá galera, é o meu primeiro tópico aqui, primeiramente gostaria de me apresentar, musicalmente falando é claro, eu vou nesse sábado na Teodoro Sampaio comprar meus primeiros equipamentos, mas apesar disso não sou iniciante, quando criança estudei piano por alguns anos, e sempre fui educado na boa música pelo meu pai, então desenvolvi um bom ouvido musical desde pequeno, fiquei longos anos sem estudar nem tocar nada, e na adolescência como todo bom roqueiro despertei aquela paixão natural pela guitarra mas não trampava e não tinha como comprar uma, efeitos, ampli, etc.... tinha só um violão folk da Eagle que ganhei do meu pai, muito bom por sinal, e ficava tocando o que podia no violão mesmo, fazia o estudo da guitarra no violão, colecionava aquela revista Guitar Class, tentava tocar músicas das bandas e dos guitar heroes, na medida do possível, no violão também, muita gente aqui já deve ter passado por isso e sabe como é chato ehehhehe, eu nem queria pedir uma guita pro meu pai pq nessa época nosso relacionamento estava complicado como ainda está de fato, sem muito diálogo, e tmb pq ele ia acabar me dando uma guita podre e sou meio fresco nisso, ehehhehe
Chegou uma época que meu tio foi pra Inglaterra e fiquei uns 2 anos com a guitarra dele, uma Epiphone Les Paul especial, podrassa, trastejando, braço empenado, e um ampli zuado também, pelo menos conseguia ter acesso a partir da 15º casa da guitarra, para solos mais agudos ehhehe, e depois de um tempo acabei desestimulando, aquele ditado que quanto melhor seu equipamento mais motivação vc tem é verdade, pq o contrário também é, pior o equipamento, mais fácil o cara acabar desistindo. Nessa época eu queria viver de música e tal, fazer faculdade, mas acabei desistindo.
Depois de uns anos parado, somente ouvindo muita coisa boa mas sem contato com o estudo de música, hoje estou no 3º ano da faculdade, trabalhando, estou melhor na vida e esses dias passando pela Teodoro entrei nas lojas de música e voltei a ficar fascinado pelas guitarras como ficava quando adolescente mas não tinha grana pra comprar, e hoje eu tenho, e pensei, pq não? Não tenho mais ambição de viver da música, hoje vejo muito mais como um hobby, um prazer, e decidi que vou comprar um set de equipamentos para brincar aqui em casa afinal música é uma arte muito bela e tocar é sempre um prazer, mesmo que seja apenas para meus ouvidos.
Vamos ao que interessa, os equipamentos:
Como fiquei um tempo afastado do cenário, andei me atualizando já esses dias lendo esse fórum e outros da net, do orkut, etc e já estou um pouco mais atualizado, na minha época Tagima era a melhor pedida pra quem estava começando, eles tinham uns 5 modelos apenas, hoje já andei vendo que com a venda a qualidade caiu muito, principalmente das Stratos. A Squier que ouvia falar mal, hoje tem uma linha legalzinha que são as Standard e deluxe, eu estava pensando em pegar uma strato básica e equipar com humbuckers e floyd, push-pull, pois quero uma guita versátil mas com foco no hard rock/metal que é minha preferência no momento, como o legal das Stratos é justamente o clean delas, com single coils e tal, acabei dando uma desencanada momentânea e pesquisando melhor, ví que no momento a melhor opção custo benefício pra mim é a Cort, são guitarras honestas no que se propõe, baratas pela qualidade das mesmas (é unanimidade que é melhor que essas Ibanez e Esp xing ling), bem construídas e lindas, gostei bastante da linha X (x6 e x11) e no momento só tem disponível no mercado a X6, a X11 não tem mais e a previsão é só para o meio do ano. Elas são bem parecidas, iguais na verdade, a única diferença é no acabamento da X11 que é flamed top. Eu estava quase decidido a pegar a X6 quando ví na Teodoro a EVL-X4 e pirei, é essa abaixo:
http://www.cort.ch/EGuitars/EVL_Serie/EVL_X4.jpg
A guitarra tem as mesmas configurações da linha X, porém o corpo é Mahogany em vez de basswood e a captação é EMG Hz, que é boa, assim como os Bluesbucker da linha X. Eu pirei na guitarra e isso já está praticamente decidido, será essa, se der azar de não ter mais quando chegar lá, aí vou de X6, mas me lembro bem de ter visto umas 3 dessa lá na Teodoro.
Recorro a ajuda de vocês mais na questão de ampli e efeitos. Eu pretendo gastar uns 2K, pagando a vista ganho um desconto de 20% em algumas lojas que fiz o orçamento, caindo para uns 1.5/1.6.
Como a EVL-X4 tá por volta de 1200,00, restam uns 800 conto para ampli e uma pedaleira de efeitos, como meu intuito não é nada profissional, e sim um lazer, pretendo pegar um ampli de uns 400,00/500,00 no máximo, e uma pedaleira básica como a RP50 da digitech a qual já ví ao vivo no workshop de apresentação dela, ou um simulador V-Amp2 da behringer, embora o foco deste seja outro, simulação de amplis, e não de efeitos. Tem também a linha nova da Zoom, g1 e g2, mas zoom conheço muita gente que fala mal, nem tenho esses preconceitos eternos que alguns tem, sei que muitas marcas evoluem e acredito que a zoom evoluiu em relação aquela bosta da 505, mas mesmo assim fica o pé atrás.
Então gostaria da sugestão de vocês para amplis dentro dessa faixa de custo, 10/15 W no máximo pois moro em AP e vou tocar na maior parte do tempo com head phones. As opções mais viáveis que ví além dos tradicionais Meteoro e Warm Music , foram o Fender Frontman de 15 W, e um Marshall de 10 W, não sei se presta.
E nos efeitos, gostaria da opinião da galera também entre a RP50/80 , V-Amp2 e Zoom.
Muito obrigado e espero daqui pra frente contribuir aqui também na medida do possível
abraço
|
Tetanossauro Rex Veterano |
# jan/08
· votar
Daniel_MV Cara,primeiramente,parabéns pela coragem de bancar um sonho,que falta em muitas pessoas.Bem,o que tenho para te dizer é o seguinte:O principal é a guitarra e o amp.Pedal não faz milagre.Amp faz.Captadores também não fazem,mas uma guitarra desconfortável e ruim é horrível,até porque não compensa fazer upgrades.Portanto,quero deixar claro que gastar com pedais é besteira,principalmente se está começando.
Pegue uma guitarra que seja confortável e que tenha madeiras boas,para que mesmo se os caps e ponte forem ruins,você no futuro tenha uma guitarra boa.Pegue também um bom amp.Na faixa dos 1000/1200 você encontra um laney lv300 ou lv200,que são muito bons.Ou então,se for só para estudo,compre uma pedaleira boa,esqueça do amp e compre uma guitarra razoável.Até porque acho besteira investir em guitarra topo de linha para quem está começando (mas muito menos comprar uma ruim).E com uma pedaleira boa como a boss gt-8 ou um pod x3 ou xt live você terá uma infinidade de timbres e efeitos para aprender a timbrar.Mas isso pode ser cansativo.
O que importa é:não desista do seu sonho,e sempre pergunte aqui antes de comprar!
|
Sgt. Eddie Veterano |
# jan/08
· votar
Cara, sei do amp perfeito para você, Crate GX15. Compre ele por mim! (é o meu sonho de consumo, mesmo sendo uns 300 contos)
|
# jan/08
· votar
Sgt. Eddie
Cara, sei do amp perfeito para você, Crate GX15. Compre ele por mim! (é o meu sonho de consumo, mesmo sendo uns 300 contos)
Nossa nem comento.Se for para pegar um amp de pequeno porte,pegue um roland micro cube.
|
Astolfo9238 Veterano |
# jan/08
· votar
Bem, a guitarra você já praticamente decidiu, então não vou opinar. Sobre o amp, eu te indico o Peavey Rage 158, tem o Marshall MG15cd (acho que é isso), o Crate é legal também. Eu gosto do drive do Meteoro Atomic Drive, é uma boa também. Warm Music eu não recomendo, já tive e era um LIXO. Outra alternativa de amp é um Onner, que não sei o modelo, que já vem com vários efeitos. Já toquei em um e achei bem legal, os efeitos na minha opinião são melhores que os da V-Amp 2 (os efeitos dessa pedaleira não me agradam, aliás ela não me agrada de nenhuma forma).
Quanto às outras pedaleiras que você citou, nunca toquei em nenhuma, por isso prefiro não opinar. O Marshall de 10 watts eu não conheço, mas o de 15 watts que eu citei em cima é bem legal, tem um drive maneiro. Frontman nunca usei, mas nunca vi alguém falar mal, até hoje só li elogios quanto a esse amp.
Bem, espero ter ajudado.
|
Astolfo9238 Veterano |
# jan/08
· votar
Ah, esqueci de citar o Laney LG35R, ele é um pouco acima do que você pretende gastar (595 reais no mercado livre), mas eu acho ele um puta amp, vale a pena
|
silvio_rp Veterano |
# jan/08
· votar
Bom, seja bem vindo ao fórum e espero que possamos te ajudar nesse recomeço.
No quesito amplificador, sou meio chato de dizer, mas na minha opinião você deveria pegar todo o dinheiro restante da guitarra (que você já decidiu, ótima escolha por sinal) e gastar nele. Amplificador é a alma do som, a maior parte do seu timbre é constituída por ele e por isso não adianta pegar um amp meia boca, só pq não precisa de potência e tacar um digital encima (pra piorar as coisas)... pegue um pequeno valvulado. Se procurar bem você pode encontrar Laney LC-15 na faixa de 1000 reais, Mesa Boogie Subway blues ja vai pra faixa de 2000 reais usado e vai ser um ampli bem completo e pequeno.
Pense bem sobre isso e principalmente, teste muitos equipamentos. Nem que tiver que comprar a guitarra e andar são paulo inteira com ela nas costas testando todos os amplificadores de cada loja, só pra formar uma opinião. Você vai sentir a diferença absurda depois de tocar num meteoro (mesmo valvulado) e ligar sua guitarra num cabeçote Laney GH100. Tudo isso serve como experiencia, não que você vá comprar um monstro valvulado, mas já vai ter referencias de qualidade na hora de comprar seu equipamento.
Espero ter ajudado! Um abraço!
|
Daniel_MV Veterano |
# jan/08 · Editado por: Daniel_MV
· votar
Valeu galera pelas respostas até agora...
Nesse momento realmente terá de ser um ampli de pequeno porte, até uns 500,00 no máximo e dentro dessa faixa, não tem como fugir muito dessas opções já citadas, até andei procurando uns usados, mas os bons mesmo estão na mesma faixa de preço dos novos, ampli não desvaloriza muito, e não tem as vantagens de um desconto a vista pq vou comprar tudo em uma loja só.
Como é para estudo realmente, não vejo de todo mal um ampli desses mais amadores, somado a um efeito digital. Lá na frente, se eu ousar tocar em algumas jams e até mesmo quem sabe tocar em algum projeto por aí, ai obviamente farei um upgrade para um ampli valvulado.
|
Messiah King Veterano |
# jan/08
· votar
RP50 da digitech a qual já ví ao vivo no workshop de apresentação dela, ou um simulador V-Amp2 da behringer, embora o foco deste seja outro, simulação de amplis, e não de efeitos
a RP 50/80 e todas as Rp's são mais voltadas pra simulação de amp tbm... eu tenhu uma rp 80 se quiser negociar... tamos ae husahusahuashusa ela eh boa... soh eh foda de colocar efeitos muito pesados... mais eh legal até ... soh n da pra tu tocar cannibal corpse e derivados... o q eu acho q tu n vai fazer... mais eu ainda prefiro a V-ampII q eh mto boa por sinal... a vantagem da 80 eh q ela tem pedal de expressão! =P e cara as guitas da Cort são muito foda... mais vale a pena olhar as da schecter tbm... e... amp kra... pega um cabeça de tomate feito pelo Adriano Engel... hand made que da de 10 a 0 em mais da metade dos amps citados aki... ele lembra bastante os Peavey... e o cabeçote sai a 200 conto... ai vc soh manda fazer o Gabinete que naum vai sair mais que uns 300~400!
|
# jan/08
· votar
Daniel_MV Acho que deverias investir mais no amp do que na guitarra.
|
frangooo Veterano |
# jan/08
· votar
ja que vc não quer nada profissional vai de cort eu tenho e recomendo, e um ampli de 15w, 30w um fender frontman ou um laney lg 35r ja a pedaleira uma zoom g2 ou um v amp 2
|
frangooo Veterano |
# jan/08
· votar
Se for para pegar um amp de pequeno porte,pegue um roland micro cube.
axei o clean dele feio d+
|
slashfoda Veterano |
# jan/08
· votar
Daniel_MV LP não???
|
be5 Veterano |
# jan/08
· votar
cara pelo amor de deus, compre o fender!
ninguem q tem um amp fender se arrepende rapaz :D
eu tinha um princeton 112 q fui obrigado a me desfazer :T
ateh hj naum tokei em ampli melhor, fender rula...
quanto a guita, cort x6 eh uma boa (na verdade uma ótima), esse modelo q vc citou desconheço pq nunca tokei :T
quanto a pedalera vo ficar devendo pq eu gosto msm eh de pedal :D
abs!
|
frangooo Veterano |
# jan/08 · Editado por: frangooo
· votar
ninguem q tem um amp fender se arrepende rapaz
verdade tenho um e nao me arrependo
|
Daniel_MV Veterano |
# jan/08
· votar
E o Crate tem um som limpo legalzinho tmb, ou é muito porrada?
|
Daniel_MV Veterano |
# jan/08
· votar
Andei vendo uns tópicos também referente ao Peavey Blazer 158, pelo que andei analisando das características de todos, acho que vou ou com o Peavey ou o Fender.
|
frangooo Veterano |
# jan/08
· votar
acho que vou ou com o Peavey ou o Fender
fender! o clean dele e animal
|
Daniel_MV Veterano |
# jan/08
· votar
fender! o clean dele e anima
e o Drive, é bom tmb, puxa mais para os agudos ou médios?
|
Slowhand- Veterano |
# jan/08
· votar
Daniel_MV Dificilmente drive de amps pequenos transistorizados vão ser bons. Dá pra usar. ..
|
Matheuss Veterano |
# jan/08
· votar
Ampli pequeno e bom eu recomendo o Peavey Rage 158, tenho um e acho ót3m0!
|
diwillo Veterano |
# jan/08
· votar
ninguem q tem um amp fender se arrepende rapaz
Eu me arrependi um pouco...tinha um Princeton Chorus :(
|
Daniel_MV Veterano |
# jan/08
· votar
Fechou, fui lá na Teodoro hoje e comprei na Tango a Cort EVL-X4 , um Peavey Blazer 158, uma pedaleira RP50, suporte pra guitarra, encordoamento Ernie Ball 0.10, um head phone Stagg show de bola, e já levei no luthier pra regular e trocar as cordas.
Morreu uma grana, mas to feliz pra caralho, a guitarra é show, o ampli tmb, agora é só estudar e tocar muito, em breve quem sabe não posto uns videozinhos no youtube.
|
frangooo Veterano |
# jan/08
· votar
e o Drive, é bom tmb, puxa mais para os agudos ou médios?
o drive ate rola um high gain puxa mais pro agudo
|