Como chegar no timbre certo?

Autor Mensagem
Rafa_XD
Veterano
# jan/08
· votar


Ah é que em cima da musica tem um video que o moderador postou. Não sei se é gosto pessoal ou eu tenho problemas... xD
Mas eu gostei do timbre da música gravada em linha!

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


Mas a questão de tocar forte ou fraco ou coisas do tipo, não interferem absolutamente em nada no timbre, apenas no som.

Interessante esse pensamento do violão do Ultra.Fuzz, pensando nisso:

Já viu Tender Surrender do Vai, ou Jeff Beck tocando? Palhete as cordas o mais próximo possível da ponte de uma strato. É um timbre único e isso não tem nada a ver com pedais nem nada.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins

Cara, pela milésima vez, o som muda, o timbre não. Você tá confundindo cara... putz.

Bom, vou dar exemplos pra tú entender melhor:

Som - São as notas que eles tocam, sua frequência sonora, seu volume, e etc.

Timbre - É a característica sonora de um instrumento, no caso de você estar usando pedais, o preset que você estiver usando é o seu timbre.

Porque se você fizer um LÁ num piano (numa frequência de 440 Hz) e fizer um LÁ numa guitarra (numa frequência de 440 Hz) o som sairá tãããõoooo diferente?? R: Timbre.

Você está confundindo som com timbre, se eu fosse seguir a sua lógica, cada vez que eu fizesse uma nota diferente o timbre mudaria!! Entendeu??

Toque uma nota na primeira casa da Mizona, e toque uma nota na 22º casa da Mizinha!! Agora, o som mudou?? R: Sim. O timbre mudou?? R: Não.

É a mesma coisa que você disse em relação à palhetada... Se eu tocar em cima do Cap do meio, o som vai sair mais grave, e ligeiramente mais abafado, agora se eu palhetar bem próximo da ponte o timbre vai sair mais agudo, mais estalado. Agora pergunto, o som mudou? R: Sim. O timbre mudou?? R: Não.


Entendeu?

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Sim. Entendo seu pensamento:

Timbre: Equipamento/Regulagem
Som: Timbre + o músico

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins

Por aí... Som é qualquer barulho. Agora o que diferencia um barulho de mesma frequência do outro é o timbre.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Se for partir desse ponto,timbre é só equalização?Então não importa como o som sai,se a equalização não muda o timbre não muda?

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


Tetanossauro Rex

Não. A equalização faz parte do timbre, mas ela é só um dos fatores. Fica meio complicado explicar dessa forma, mas deixa eu tentar...

Pega sua guitarra e põe um efeito qualquer, agora toque alguma coisa. Ok, tudo isso que você ouviu agora é o seu timbre. Agora coloque um pouco mais de ganho na distorção. Toque mais um pouco e veja a diferença no som. Ok, novamente tudo isso que você ouviu é o seu timbre.

Agora coloque um pouco mais de agudo no equalizador, e já é outro timbre. Então coloque um Phaser no som, e você tem outro timbre.

Deixa eu tentar explicar de uma maneira diferente.

Mulher = Som.
Aparência = Timbre.

Existem muitas mulheres (som) no mundo, mas cada uma tem uma aparência diferente, traços diferentes (timbre). Umas tem olhos mais puxados, outras olhos claros, outras um nariz maior e etc.

A mulher (som) pode estar toda despenteada, com espinhas no rosto, queimada de sol e etc (entenda essas coisas como notas, acordes, pegada, feeling, e etc) mas a aparência dela, os traços faciais (timbre) serão o mesmo, tanto que se você vê-la no mesmo instante reconhecerá essa mulher por causa do formato de seu rosto, seus traços e etc (entenda essas coisas como timbre).

Eu sei que a explicação foi porca... ehuaiehuAHeiuHAUIEae

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Outro exemplo que me veio agora... Dê um tapa num pedaço de madeira e observe o som. Agora pegue um pedaço de metal mais ou menos do mesmo tamanho e espessura e dê um tapa igual. Viu a diferença de um som pro outro?? Um é mais grave, com uma característica própria, o outro tem um som mais puxado pro agudo e médio, com uma característica própria.

O som na verdade é qualquer barulho, mas o que diferencia um som do outro (os dois na mesma frequência) é o timbre. Por isso que um Dó numa flauta e um Dó num violino são tão diferentes, por causa do timbre.

Abraços!!

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Mas cara,se timbre é a diferença que percebemos quando uma mesma frequência (nota) é tocada/equalizada/whatever de forma diferente,então até aonde você palheta alteraria o timbre sim.Por exemplo,se eu tocar um sol e palhetar perto da escala,vai ser um sol.Se eu tocar um sol e palhetar perto da ponte,vai continuar sendo um sol,mas o timbre vai ser diferente,vai soar diferente.Não sei se estou classificando errado,mas quero que você entenda como estou pensando (e agora acho que deu) para me corrigir caso eu esteja errado ou confuso (realmente esse tema confunde bastante).

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


Tetanossauro Rex

Entendi bem o que você disse, mas é como eu disse aqui:

Toque uma nota na primeira casa da Mizona, e toque uma nota na 12º casa da Mizona!!

O som ficou mais agudo... Mas o timbre não mudou. Ou se fosse assim, cada nota que você fizesse mudaria o timbre.

Com a ponte é a mesma coisa. O som fica mais agudo ou mais grave, mas o timbre permanece inalterado.

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian

Mas vc há de convir que o bairrismo é fortíssimo, nego baba um ovo de caras daqui do FCC que dói, haja vista o procustro e o mudinho.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Mas aí é diferente,mudou a nota cara!

Alex guitar man
Veterano
# dez/11 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Pessoal, eu preciso descobrir como ele chegou nesse timbre???

o som é seco e bem limpo....

Eu estou procurando esse timbre aki faz tempo: (2:14 do video)

http://www.cifraclub.com.br/waldir-azevedo/brasileirinho/



Hirai
Veterano
# dez/11
· votar


Alex guitar man

Creio eu que é o som da guitarra mesmo cara.. equalizadinho e tal

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


não estou conseguindo chegar nesse timbre

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


Alex guitar man
no início do vídeo ele fala sobre sobre os equipamentos que ele usa??

se tem um som bem seco, com certeza não tem reveb nem delay; nenhuma ambiência....
talvez ele use até uma equalização flat, ou com pouca mudança, pra compensar o som característco da guitarra...
ganho deve ser quase zero tbm, mesmo no canal limpo...

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


Alex guitar man
Equipamentos utilizados:
-Guitarra Cort G 210 FT CRS http://goo.gl/6U8Fq
-Roland linha CUBE 40XLhttp://roland.com.br/roland/produtos/712
-Afinador Headstock (PW-CT-10): http://goo.gl/I08WP

Sendo assim, é só pegar seu amplificador, guitarra e equalizar.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


edit

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como chegar no timbre certo?