Como chegar no timbre certo?

Autor Mensagem
Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Ultra.Fuzz
A parte fundamental do timbre está nas mãos

É contra esse argumento que eu estou postando... Todos os meus posts são exatamente pra ir contra esse argumento, só esse!!

Eu não sou o maior fã do Satriani - e acho que o timbre poderia até ser discutido - mas o Satriani soava como o Satriani mesmo com um equipamento que é considerado de meia boca pra baixo

Mas é claro... O pessoal reconheçeu pela execução (feeling, pegada, vibratos e etc) e não pelo timbre. Eita pessoal difícil de entender.

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Toca uma nota fraca, toca uma nota forte.

Depois me diz que não tem diferença.

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


Ultra.Fuzz

Tem diferença. Vou te dizer a diferença:

Tocando uma nota fraca: O timbre permanece o mesmo, mas o som sai fraco.

Tocando uma nota forte: O timbre permanece o mesmo, mas o som sai forte.

Entendeu?


Estou chegando à uma conclusão... Essas pessoas que dizem que o timbre vem das mãos, na verdade não sabe qual é a definição de timbre.

Devem ser aqueles que pensam que timbre tem a ver com fraseado, com feeling e etc...

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian

Acho que não me entendeu 100%, mas foi o que eu disse...deveríamos tentar tirar o máximo proveito do equipamento que possuímos, independentemente de qual seja.

Concordo plenamente que dá pra tirar um som muito bom de qualquer equipamento, basta conhecer o set e saber regulá-lo.

Também curti o som do HC, ele é a prova de que da pra tirar leite de pedra. Agora se ele faz isso com o "set de $600", imagina o que ele faria com um set foda...ia tira um som magnífico :)


Abraço!

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Tá... A resposta é igual nos agudos, nos médios e nos graves?

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc

Cara, vou me intrometer ai um pouco, só pra sugerir um "experimento" toque uma frase com palheta e depois toque-a com o dedo, i timbre muda bastante na minha opinião. A guitarra tocada com os dedos fica "rouca".

abraço

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


diwillo
Exato.

Assim como os dedos a mão que faz os acordes/notas tem influência por exercer maior ou menor pressão.

Eu ouço sons distintos ao tocar uma mesma nota com a palheta, com o dedo e/ou com a unha.

oiio
Veterano
# jan/08
· votar


Eu só uso o guitar rig e consigo timbres bonzinhos :) nao como eu queria mas da pra enganar!

mas concordo que importa muito mais o equipamento do que qualquer coisa, sem dúvidas

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Ultra.Fuzz
Tá... A resposta é igual nos agudos, nos médios e nos graves?

Claro que não... A final o timbre não é uma coisa estática, tipo como se fosse um robô tocando.

O timbre responde de acordo com o que você toca, o timbre não muda, ele pode apresentar o seu lado mais grave, o seu lado mais agudo e etc, mas vai ser o agudo do timbre, o grave do timbre, ou seja, ele vai destacar mais alguma frequência, mas o timbre vai ser o mesmo... Sempre o mesmo!!

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


diwillo
Cara, vou me intrometer ai um pouco, só pra sugerir um "experimento" toque uma frase com palheta e depois toque-a com o dedo, i timbre muda bastante na minha opinião. A guitarra tocada com os dedos fica "rouca".

Sim, exatamente.

Mas na verdade o timbre permaneçe o mesmo cara, o som só vai ficar mais rouco porque as frequências que vão se destacar darão esse som, mas vai ser um som rouco do timbre cara. Ou seja, vai ser o mesmo timbre, exatamente igual, mas com um destaque diferente para determinadas frequências.

Vocês estão confundindo timbre com som. Esse é o problema. Uma coisa é diferente da outra. Som é qualquer barulho que você faça, timbre é a característica sonora do som.

Podemos fazer a seguinte comparação:

- Som: São as pessoas, o Ser Humano
- Timbre: É a aparência de cada um.

Ou seja, existem vários tipos de pessoas (sons), mas cada uma tem a sua aparência (timbre) física. Se a pessoa estiver queimada de sol, com espinhas no rosto, ou com um corte no rosto, se estiver com cara de triste ou alegre, ela vai ficar bem diferente do "normal", mas a aparência (timbre) dela não mudará!!

Ela vai ficar diferente, mas você vai reconheçe-la do mesmo jeito, porque algumas coisas no rosto dela estão diferentes, mas os traços da pessoa, o timbre dela, continua exatamente o mesmo!! Não muda, nunca!!

Entendeu agora?

Ou então quer dizer que quando eu dou um HA, o timbre muda completamente porque o som fica muito agudo? Claro que não, o timbre é o mesmo, o que muda é o som.

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc

Ah sim, saquei o que vc quer dizer cara.
Não concordo muito, mas faz sentido.
No fim é tudo uma questão de sonoridades diferentes de um mesmo timbre.

abraço

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Fermc
Então me explica o que acontece quando alguém imita a voz de outra pessoa: ela imita o timbre ou a resposta das frequências/execução?

Numa coisa eu concordo, nossas idéias em relação a timbre são diferentes.

De qualquer forma a noção geral dos guitarristas em relação a "tone" (no português traduzido como "timbre") nem sempre se equivale à noção técnica de timbre.

Ainda que a palavra timbre possa ser usada para determinar a diferença de dois sons nos quais está sendo tocada a mesma nota (frequência) na mesma intensidade (volume) - mas em geral isto esta atrelado a uma distinção entre vozes ou instrumentos diferentes.

É possível tocar a mesma nota com o mesmo volume na mesma guitarra/no mesmo setup e tirar dois sons completamente distintos.

Acredito no entanto que a idéia do tópico tem mais a ver com projeção do som/equalização do que a idéia de timbre e/ou qualidade/preço dos equipamentos - coisas que começaram a ser discutidas na primeira página e viraram o centro da discussão daí pra diante.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


diwillo
Ah sim, saquei o que vc quer dizer cara.
Não concordo muito, mas faz sentido.
No fim é tudo uma questão de sonoridades diferentes de um mesmo timbre.

abraço


Isso garoto, exatamente isso!!

Ultra.Fuzz
Então me explica o que acontece quando alguém imita a voz de outra pessoa: ela imita o timbre ou a resposta das frequências/execução?

Ela muda o seu timbre (se o cara for muito, muito bom ao ponto de ficar igual), e passa à usar o timbre de outra pessoa. Exatamente como numa pedaleira, ou pedal e etc, você pode mudar seus presets.

Ultra.Fuzz
É possível tocar a mesma nota com o mesmo volume na mesma guitarra/no mesmo setup e tirar dois sons completamente distintos.


Levando em consideração que você quis dizer com o mesmo preset, sim, é possível tirar dois sons sim, dois timbres não.


O problema é que você mistura muito as coisas, mistura som com timbre, por isso que você fala essas coisas. Se você separar timbre de som, você mesmo vai ver que as coisas que você está dizendo não tem nenhum fundamento científico.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Fermc
Eu entendi o que vc quer dizer. Literalmente vc está tratando o timbre da guitarra como se fosse um timbre de voz. Se partimos do instrumento puro, você pode até ter alguma razão, pois a frequência fundamental (que é o timbre) não vai ser alterado ou minimamente alterada.

Mas em se tratando guitarra distorcida ou modulada não se pode pensar do mesmo jeito. A maioria das distorções altera a freqüência fundamental, bem como os formantes do som. Por isso existem alguns drives 'transparentes', que são aqueles que só distorcem e não alteram as freqüências. Um pitchshifiter tb modula a F0 (frequencia fundamental) na mesma medida em que as notas que serão moduladas.

Acho que o que está havendo nessa ultima discussão é uma diferença de conceitos.

Ultra.Fuzz
Então me explica o que acontece quando alguém imita a voz de outra pessoa: ela imita o timbre ou a resposta das frequências/execução?
No caso da voz humana em específico, o timbre não se altera jamais. É como uma impressão digital ou uma íris. Porem é possível alterar o timbre com efeitos externos, assim como na guitarra. Só que no caso da voz, os resultados são desastrosos. Basta ver, num exemplo chulo, aqueles trotes que são gravados pelas rádios com aqueles aparelhos de pitchshifter.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Fermc
Ela muda o seu timbre (se o cara for muito, muito bom ao ponto de ficar igual), e passa à usar o timbre de outra pessoa.
Isso non ecziste.

:)

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Fermc
Eu não vejo nenhum problema, são percepções diferentes.

Até o tanto que sei um cantor não muda de timbre (é o que distingue a voz de uma pessoa para outra), afinal ele só tem "um set de pregas vocais" (a mesma guitarra, o mesmo amplificador).

Se todos os guitarristas tocassem em "guitarras romplers", eu acho até que a idéia de execução separada de timbre faria um certo sentido - o som estaria mais próximo de sair sempre igual, mais estático. É esta variação que eu considero que forme timbres distintos.

Ao escrever o que escrevi fui até meu violão, que nada mais é do que uma "guitarra com amplificação embutida" e "re-testei" meus conhecimentos - tocar fraco e forte com a mão do ritmo tem um efeito sutil, exercer maior ou menor pressão também tem um efeito sutil, tocar com dedo, unha ou palheta tem um efeito bem pronunciado. O som sai diferente, com timbres distintos (na minha opinião).

Portanto, respeitosamente, discordo.

Como disse antes no entanto, este não me parece ser o intuito inicial do tópico - ainda que seja um tema interessante de ser debatido (e tenha alguma subjetividade envolvida no que diz respeito à percepção de cada um).

Christhian
É exatamente o que eu estava tentando exemplificar - eu entendo, mas a minha percepção é outra.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Ultra.Fuzz
afinal ele só tem "um set de pregas vocais" (a mesma guitarra, o mesmo amplificador).

A analogia está quase correta. Nesse caso, seria 'mesmo set de pregas vocais' (A mesma guitarra, mesma madeira, mesma captação).

Já o ampli e até os cabos podem alterar o F0. Porém irá ficar muito mais evidente quando distorcido ou modulado.

:)

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Ok, paramos na guitarra então. :] :P

Não tinha visto os teus posts quando comecei a escrever...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Ultra.Fuzz
hauhauhauaha beleza!

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


Afe, eu ia postar algo mas ia dar uma merda....

Zeraus
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2
posta ae

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Eu entendi o que vc quer dizer. Literalmente vc está tratando o timbre da guitarra como se fosse um timbre de voz. Se partimos do instrumento puro, você pode até ter alguma razão, pois a frequência fundamental (que é o timbre) não vai ser alterado ou minimamente alterada.

Mas em se tratando guitarra distorcida ou modulada não se pode pensar do mesmo jeito. A maioria das distorções altera a freqüência fundamental, bem como os formantes do som.


Estou tratando de distorção mesmo, ou qualquer outro efeito. Mas como eu já disse anteriormente, cada preset que você configura é um timbre novo, mesmo que a única mudança que você faça seja um ganho.

Mas se você usar um mesmo preset sem alterá-lo em nada, a pegada não fará diferença nenhuma, muito menos o feeling. O que mudará será o Som, o timbre permanece!

Christhian
Isso non ecziste.

Mas porque não? Tem gente que imita muito, mas muito bem mesmo outra pessoa, chegando ao ponto de confundir as pessoas realmente. Igual nunca fica, mas mesmo que não fique igual, a diferença para a voz original será gritante... Nem assim o timbre mudará?

OBS: Nesse questão de voz eu não vou discutir com você, porque não conheço nada, por isso nem me atrevo. Só estou tirando dúvidas!!

Ultra.Fuzz

Na questão da voz eu não me meto!! ehauehauieahAEUh
Não conheço nada e tal, então é melhor eu nem falar... ahah

De tudo que você disse uma coisa me fez repensar, que foi a questão do dedo e da palheta. Pensando melhor agora, analisando de novo, acredito que haja realmente uma mudança no timbre tanto quanto no som, porque a equalização faz parte do timbre, logo como o dedo impõe muito mais graves do que agudos, ele interfere na equalização, mudando o timbre.

Mas a questão de tocar forte ou fraco ou coisas do tipo, não interferem absolutamente em nada no timbre, apenas no som.

Faça o teste novamente e observe com atenção, e vai ver que o timbre é exatamente o mesmo, a única coisa que vai mudar é o som que ficará chocho, fraco, sem definição, baixo e etc, mas apesar de tudo isso o timbre continua inalterado.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2

Poste, não tenha medo.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Partindo do ponto em que tocando mais forte se adiciona mais volume e consequentemente mais ganho o timbre muda,não?Há também um efeito que conforme a força que você emprega na palhetada ele aciona ou não o efeito,exemplo,tocando fraco você tem um som clean e tocando forte você tem o drive.Isso não altera o timbre também?

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Já que o pessoal está fazendo tanta confusão entre timbre e som, então vou postar uns Ctrl+C e Ctrl+V aqui pra ajudar:

TIMBRE

Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma freqüência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência , mas com características sonoras muito distintas.

O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. O que permite ao ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda e seu envelope sonoro.

SOM

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais -- que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.

Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a distância e posição da fonte sonora: a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa freqüência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que elefantes se comunicam através de infra-sons.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação através da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos. Por exemplo, morcegos, baleias e golfinhos usam a ecolocalização para voar e nadar por entre obstáculos e caçar suas presas. Navios e submarinos usam o sonar; seres humanos recebem e usam informações espaciais percebidas em sons.

Rafa_XD
Veterano
# jan/08
· votar


Timbre do homem cueca no video foi prejudicado pela camera... Pelo menos eu acho. xD

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Bem,mas por essa definição,como eu disse,tocando mais forte,a frequência é a mesma,mas há mais ganho,logicamente o timbre se diferencia (se tratando de instrumentos elétricos),não?

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


Tetanossauro Rex
Partindo do ponto em que tocando mais forte se adiciona mais volume e consequentemente mais ganho o timbre muda,não?

O volume aumenta sim, mas o ganho não... Oo

O ganho é adicionado ou retirado através de aparelhos (como o potenciômetro de volume), que consiste em alterar a amplitude original de um sinal à outra. Ou seja, ele entra numa amplitude e sai em outra. Você tá confundindo tudo já...

Mas no caso do volume, o que vai mudar é de fato o volume do som, mas o timbre permance exatamente o mesmo cara!! Putz, o pessoal confunde demaaaaaaaaaaais som com timbre!!!

Há também um efeito que conforme a força que você emprega na palhetada ele aciona ou não o efeito,exemplo,tocando fraco você tem um som clean e tocando forte você tem o drive.Isso não altera o timbre também?


Sim, nesse caso o timbre muda. Mas não é a força da palhetada que faz mudar o timbre, e sim o pedal que, ao ser empregada uma determinada força, ele faz a alteração no timbre!! Ou seja, força da mão não muda nada, quem muda é o pedal, porque é ele quem emprega mais drive no som!! Por isso, esse seu exemplo não conta.

Entendeu?

Fermc
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fermc
· votar


Rafa_XD

Câmera? Mas ele não postou vídeo, foi som mesmo. Ele mesmo disse que gravou em linha direto no PC.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Bem,é,esqueci dos potenciômetros e outras coisas de pedais,mas se o volume não estivesse limitado pelos pots,a saturação no amp aumentaria,e isso diferenciaria o timbre.Já no efeito,realmente,não pensei nisso,correto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como chegar no timbre certo?