Como chegar no timbre certo?

Autor Mensagem
Zeraus
Veterano
# jan/08 · Editado por: Zeraus
· votar


Galera... desculpa ai mas... timbre bom vem de equipamento bom! Timbre bom custa dinheiro! Essa é a triste verdade, nua e crua!

Não adianta o cara ser bom instrumentista... quem transforma em som o que as mãos do músico executam é o E Q U I P O. Tem muita gente aqui no FCC que não quer encarar a realidade. Infelizmente somos um povo pobre e nem todo mundo pode ter um set top. Mas daí a dizer que tira um timbre excelente com stratos de terceira linha, amp solid state com falante de 8 e uma pedaleira digital feita em fabricas que utilizam mao de obra semi escrava, aí é demais...

Mas devemos lembrar que, sendo o equipo bom ou ruim, saber regular é base de tudo. Por exemplo, esse tão comentado som do homem cueca... Realmente, ele eh um puta guitarrista, execução como poucos fazem. E soube regular muito bem o equipamento. Dentro da realidade do set dele, foi extraído o máximo. Mas o timbre é bom? Não. Digitalóide, frio, single coil na cara, solid state no osso.

Se o cara souber um mínimo de regulagem, com um equipamento bom ele tira um timbre muito, mas muito melhor do que com um equipo básico.

Ora pessoal... se assim não fosse... se o equipo não fosse o fator determinante... nem preciso dizer mas... todos os grandes guitarristas estariam fazendo tour com Memphis plugada numa zoom 505II e um Nitrous Drive.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


O que vocês não conseguem entender é a realidade do fórum. Não estamos num fórum de profissionais. Alias, a média de idade aqui é de menos de 20 anos.

Essa dica de equipamento é a mais óbvia possível. Mas não adianta nada se o cara não pode comprar! Existem coisas muito mais importantes pra se preocupar do que equipamento, no estágio da maioria aqui. Estudar, treinar, desenvolver noção de timbragem, mesmo com equipamentos de segunda linha, entre outras coisas.

E dizer que o timbre do HC é digital, frio, etc. etc. é bem fácil. Mas nesse tempo todo no fórum vi poucos timbrarem como ele e muitos dizendo usar equipamentos melhores.

Zeraus
Veterano
# jan/08 · Editado por: Zeraus
· votar


Christhian
E dizer que o timbre do HC é digital, frio, etc. etc. é bem fácil. Mas nesse tempo todo no fórum vi poucos timbrarem como ele e muitos dizendo usar equipamentos melhores.

É, além de tocar muito, ele sabe timbrar o set, sem sombra de dúvida. Tirar um som daquele no set que ele tem não é tarefa simples.

Existem coisas muito mais importantes pra se preocupar do que equipamento, no estágio da maioria aqui. Estudar, treinar, desenvolver noção de timbragem, mesmo com equipamentos de segunda linha, entre outras coisas

Verdade.
Mas já reparou que 50% do que se fala aqui é "qual X eu compro, A ou B?"

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Zeraus
É, além de tocar muito, ele sabe timbrar o set, sem sombra de dúvida. Tirar um som daquele no set que ele tem não é tarefa simples.
Exatamente. A diferença está na experiência dele com o próprio equipamento. Ele não teve preguiça de ler o manual e de ficar horas e mais horas testando tudo o que pode e acima de tudo, de buscar referências em timbres que ele gosta, com muito cuidado. Aqui o povo só quer o que é mais fácil: Segredos, Patches ou mapas mágicos de graves, médios e agudos para ter um timbre perfeito. Dai outros simplesmente recomendam equipamentos carissímos, que podem ser pra alguns, tão fantasiosos quanto a 'mágica dos médios'.

Mas já reparou que 50% do que se fala aqui é "qual X eu compro, A ou B?"

Ainda que os comparativos envolvam algo um pouco melhor as vezes, em geral são pessoas que tem um $$ limitado e as vezes querem só saber o que é o 'melhor' que o dinheiro pode pagar, sem pensar no real conceito de 'melhor'. Por isso, entendendo a realidade do fórum, valorizo muito um cara que tira leite de pedra, como o HC. E se ele fez, outros tb podem fazer. E não adianta comprar um equipamento igual ao dele e pedir o mapa das regulagens. Vai soar diferente.

E vale dizer que mais da metade do fórum tem guitarras pelo menos mais 'etiquetadas' que a Dolphin que ele usou ali e amplis ou simuladores razoáveis.

Igor Martins
Veterano
# jan/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


tão fantasiosos quanto a 'mágica dos médios
Perdão, mas apenas comentei algo que me ajudou no timbre.
Desculpa mesmo, mas não postei isso por mal. E muito menos outros profissionais que afirmaram isso. Lógico que não faz milagre, e nem de longe isso vai ser a única coisa a resolver. Editei o post, pois não quero causar confusão.

Mas o q considero realmente importante estava no post anterior, saber o que quer no som primeiro, para daí tentar timbrar e comprar equipos, e mudar a pegada se for necessário. E acho muito válido o depoimento do Steve Vai no vídeo que postei.

Basicamente, quando o Vai começou a tocar com o Zappa, o timbre dele era ruim, mesmo ele tocando bem, o próprio Zappa falou isso. E o problema para aquela realidade não era equipamento, ele já tinha um set profissional, então o Vai não entendia pq. o timbre dele era ruim. Em resumo, a forma como ele tocava não contribuia, pois o Eddie Van Halen tocou no equipamento dele em um estúdio, e tirou um timbre bom, sem timbrar nem nada, só pegou a guitarra do Vai.

Lógico que isso não é a realidade do FCC, quantos aqui tem Marshalls valvulados originais e fender americanas modificadas?

Mas a história de certa forma, lembra a realidade aqui. O que penso é que a maioria não tira esse timbre que o HC tira com equipamentos melhores, pois uma Dolphin e v-ampire, são equipamentos relativamente baratos, e o timbre dele é um dos melhores que escutei por aqui. Se alguém criasse um tópico perguntando sobre esse set, não tenho nem dúvida que iriam condenar, e fazer posts maldosos, que "não tem como soar bem".

Não esqueço do velho Jason, uma vez postou um vídeo, e falou que era um Gt2, e o pessoal elogiando o timbre, daí ele derrubou a casa qdo. falou que era zoom 505 (a primeira).

Mas o que penso sobre os timbres é sempre considerando a realidade daqui, pois nem a forma de gravar muitas vezes contribui, a maioria não chega perto do que profissionais tem em estúdio. É lógico que se comparar esses sons com marshalls no volume 11, no disco do "seu guitarrista favorito" eles não são tão bons.

Dr Jivago
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que estamos esquecendo um ponto muito importante. Timbres caseiros e timbres para shows sao coisas muito diferentes.

Uma coisa e tirar um timbre bom em volumes modestos o que e possivel fazer com equipamentos relativamente baratos. Mas vai tentar tirar esse mesmo timbre em volume alto para um show e com o mesmo equipamento....nao vai conseguir. Nesse caso, vai ter que gastar pelo menos em um bom amplificador com bons falantes.

Quanto ao timbre do nosso amigo, achei a execuçao impecavel e a gravaçao ficou com excelente qualidade, mas analisando o timbre puramente nao curti muito e nao achei parecido com o original.

O timbre do Malmsteen possui menos compressao e o reverb e/ou delay do VAMP sao muito fraquinhos.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian

Peraí que vou ouvir...

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Depois de ouvir o som do mano Cueca.

Cara, ele configurou realmente muito bem, e tirou um som ótimo nos limites da capacidade do set que ele usou.

Mas no primeiro lick da música, onde não tinha a BT pra disfarçar o som, já veio na minha cabeça: Set de R$ 600,00.

Uma distorção chocha, digital, sem presença, sem qualidade, sem definição... Apenas o som de uma caixa de abelhas!! Depois que entra a BT fica tudo muito lindo, claro, o som da BT encobre a falta de qualidade do som.

Cara, não da pra fazer milagre!! Pessoal, entenda isso por favor!!! Não queiram se iludir só porque possuem um Set fraco e não tem dinheiro pra comprar um melhor, e por isso ficam pensando: "Mas eu não preciso ter um Set bom, eu só preciso tocar bem, porque aí o meu som vai ser melhor do que o de uma PSR plugada num Mesa Boogie!!" Não viaja!!

Você acha que se fosse assim, milharem de empresas investiriam tanto dinheiro para aumentar a qualidade do seu produto? De que adianta um produto de tanta qualidade se, como vocês mesmo dizem, uma Fender + Marshall na mão de quem não sabe tocar, tem um som horrível??? E se eles fossem focar apenas o público profissional, não teria necessidade, porque afinal o timbre vem das mão, certo?? Então uma Tonante + Zoom 505 na mão do Satriani já estava excelente, certo??

Igor Martins
Veterano
# jan/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


Fermc
De que adianta um produto de tanta qualidade se, como vocês mesmo dizem, uma Fender + Marshall na mão de quem não sabe tocar, tem um som horrível???

Estava se referindo ao comportamento genérico do FCC, ou a história que citei? Se for a história do Vai, quem considerou o próprio timbre ruim, era o Zappa e o Vai. Não creio que devia ser algo realmente ruim, mas provavelmente ele não soava grande coisa. Lógico que equipamento faz diferença, mas muitos se iludem achando que só isso faz a diferença.

Se não foi isso, peço desculpa.

Dr Jivago
Veterano
# jan/08
· votar


Esse por exemplo e um timbre muito bom tirado com uma GT-8, o melhor que ja ouvi vindo de uma pedaleira digital (a BT nesse caso atrapalha ao inves de ajudar), mas um equipamento para mais de R$ 1.000,00.

[utube]OkEddwJfUe8[/utube

Ou seja, timbre bom tem que ter equipamento bom, nao existe pegada que faça milagre.

]

Dr Jivago
Veterano
# jan/08
· votar


o link foi errado



Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins

Não li seus posts man... Só vi o link que o Christhian passou e fiz um comentário sobre o som. Não cheguei a ler os outros posts... Só os do Zeraus.

Mas essa parte que eu disse, foi em outro tópico que eu vi o pessoal dizendo, mas não lembro qual era o tópico agora não.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins
Lógico que equipamento faz diferença, mas muitos se iludem achando que só isso faz a diferença.


Mas é claro... O que eu estou querendo dizer é o seguinte:

- Pra você ter um timbre muito bom, você tem que ter um equipo muito bom, mas ter um equipo muito bom, não significa que o seu som vai ser muito bom!! E se você não souber regular seu Set, nem mesmo seu timbre vai ser muito bom.

Tudo que eu digo se resume à isso.

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


Fermc
Provavelmente isso, certo?
http://www.dinosaurrockguitar.com/dinothinking.shtml#tone%20fingers

Já li faz algum tempo, achei interessante essa distinção.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Igor Martins

Nem foi. Foram os próprios users que tavam falando isso no tópico... Palavras deles mesmo (ou não).

Igor Martins
Veterano
# jan/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


Fermc
Na verdade estava me referindo mais ao conteúdo do texto que tem no link, do que ter lido propriamente o mesmo, mas ok.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Fermc
Agora leia isso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/178222/p1#4875546

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Igor Martins
Cara, desculpe se deu entender que falei diretamente sobre sua postagem, não foi a intenção. Foi mais baseado em um outro tópico, onde li um sujeito dizendo que se os médios não estivessem pelo menos em 'X' horas, o timbre era uma merda.

E concordo com o que vc escreveu. A história do Vai é um bom exemplo de que o músico faz a diferença.

Fermc
Mas no primeiro lick da música, onde não tinha a BT pra disfarçar o som, já veio na minha cabeça: Set de R$ 600,00.
Sinceramente?
Isso parece aquelas afirmações de quem 'acha' que consegue diferenciar timbre de madeira das guitarras.

O HC postou a mesma gravação num fórum em que participamos, onde 90% do fórum é profissional e usa equipamentos top. TODOS que ouviram, elogiaram imensamente a capacidade dele em timbrar com o que tem. Evidentemente plugado num JCM e com uma Fender YJM iria soar melhor. Mas volto a dizer: O timbre dele é um dos melhores timbres distorcidos que já ouvi neste fórum, mesmo entre os que usam equipos mais caros. Isso é um mérito TOTAL dele e só prova que é perfeitamente possível tirar um bom timbre de um equipamento de baixo custo.

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, desculpe se deu entender que falei diretamente sobre sua postagem, não foi a intenção.
Ok /o/

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Agora leia isso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/178222/p1#4875546


Concordo com tudo que você disse aí.

O que estou dizendo é que num da pra tirar um timbre ótimo com um set ruim.

Mas quem não tem grana pra comprar um set bom, pode se dedicar pra regular ao máximo o equipo que tem, e ele vai conseguir tirar o máximo de proveito do Set com certeza, e o seu timbre pode dar uma melhorada incrível, mas nunca ficará com o som de um Set de R$ 2.000,00, por exemplo.

Ninguém é obrigado a ter um Set perfeito, até porque tem gente que toca só por lazer mesmo.


Sinceramente?
Isso parece aquelas afirmações de quem 'acha' que consegue diferenciar timbre de madeira das guitarras.


É sério mesmo. Da uma ouvida de novo na parte onde só a guitarra toca, e você vai perceber claramente a qualidade baixa. Depois que a BT entra, fica ótimo claro, mas é porque a BT esconde muito o som, sabe.

TODOS que ouviram, elogiaram imensamente a capacidade dele em timbrar com o que tem.

Sim, até eu parabenizo ele pelo trabalho excelente que ele fez... Realmente, tirar um timbre desse de um Set desse não é pra qualquer um não!!

Mas o que eu quero dizer, não é em relação a capacidade dele em timbrar, mas que um Set fraco tem um limite máximo de qualidade, e esse limite máximo não se compara nem de longe com um Set muito bom.

Pode até se comparar com um Set mediano, mas um Set top, nunca.


Abraços!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Fermc
Mas quem não tem grana pra comprar um set bom, pode se dedicar pra regular ao máximo o equipo que tem, e ele vai conseguir tirar o máximo de proveito do Set com certeza, e o seu timbre pode dar uma melhorada incrível, mas nunca ficará com o som de um Set de R$ 2.000,00, por exemplo.

Mas a questão é exatamente essa. Cara, não gosto de relacionar preço na história como vc fez, mas dizer "Timbre bom só com equipamento top" é uma postagem tão previsível que se torna praticamente inútil. É evidente que com equipamentos melhores se consegue melhores resultados. Mas alguém ainda tem dúvida disso? O que estou dizendo desde o começo é que é perfeitamente possível tirar um bom timbre com equipos de baixo custo. E isso depende exclusivamente do músico, da maneira como ele usa o que tem e da maneira como toca. Como disseram, o Vai não soa como o EVH tocando no mesmo equipo, isso é fato.

Mas o que eu quero dizer, não é em relação a capacidade dele em timbrar, mas que um Set fraco tem um limite máximo de qualidade, e esse limite máximo não se compara nem de longe com um Set muito bom.

Chegando ao ponto: Ao invés de simplesmente recomendar um equipamento top, por que é mais fácil, interessante seria tentar ajudar o cara a extrair o máximo do que tem, não acha?

E ainda vou mais além: MUITOS (não estou dizendo todos) aqui falam de equipamentos de alto custo, mas a MAIORIA nunca nem chegou perto desses equipamentos e comenta aqui com base no que leu aqui mesmo. É lamentável.

MarcosBorba
Veterano
# jan/08 · Editado por: MarcosBorba
· votar


Se timbre fosse questão de preço, os grandes nomes (como Steve Vai) não passariam horas em estúdios, nem contratariam téctnicos de som... Seria apenas comprar um equipo caro e tocar com o melhor timbre do mundo.

Por outro lado não basta talento e dedicação pois com um equipo pobre o Vai num teria o mesmo timbre.

Ainda assim, acho que o Vai (ou outro grande "timbrador" qualquer) tiraria um timbre mto melhor do que a maioria de nós (se não todos) usando o nosso equipo. Do mesmo modo que eu não chegaria a p**** nenhuma usando o set do Vai.

Taí minha opinião.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
É evidente que com equipamentos melhores se consegue melhores resultados. Mas alguém ainda tem dúvida disso?

Na verdade, num outro tópico aí teve um user que disse: "Cara, o timbre vem totalmente de quem esta tocando, o instrumento não influencia quase nada."

O cara disse isso por mais absurdo que possa parecer!! hueaihiue

OBS: Tentei achar que nem louco o tópico, mas não consegui!!



No mais, concordo com tudo que você disse nesse post!!

Chegando ao ponto: Ao invés de simplesmente recomendar um equipamento top, por que é mais fácil, interessante seria tentar ajudar o cara a extrair o máximo do que tem, não acha?

Realmente, é muito mais fácil comprar um equipo legal, do que passar dias e mais dia, semanas e mais semanas, meses e mais meses em cima de um Set regulando pra tirar um som legal.

Pensando agora, bem que o mano Cueca podia postar umas dicas pra nós num tópico aí, tipo igual o Rachmaninoff fez, né?


Abraços!!

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


MarcosBorba

Sim é verdade, um pedal não se regula sózinho, não adianta ter o melhor Set que existe, mas não saber nem pra que cada um serve...

diwillo
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Fermc

Vim fazer o meio-de-campo da discussão :p

Acho que ambos têm razão. É muito mais fácil tirar som bom de equipamento top, isso é fato.
(exemplo: hj estava tocando com meu SLO e deixei a Eq do canal Drive inteira no ZERO, só com o presence no cinco, e o gain, obviamente, e o som estava animal. Se bem que timbre é tudo uma questão de gosto né...mas isso prova um dos lados da conversa)

Mas acredito que todos devem tentar tirar o melhor som possível do set que tem, até pq creio que a minoria daqui tem condições de ter um set de 3, 4, 5 mil reais.

Claro, se vc tem dinheiro, vá e compre um Mesa e uma Prestige (penso que o set de cada um é diretamente relacionado ao poder econômico e não à habilidade/técnica da pessoa), mas se não tem, faça o máximo proveito do que vc pode adquirir.

Eu acredito que dá pra tirar um timbre bom de qualquer coisa, mas com certeza, um timbre ótimo/perfeito é só com equipo top.

abraço!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/08
· votar


Kleber Blacklock


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/162139/


todas as suas respostas estao ae...ou não

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


MarcosBorba
Exatamente. É isso ai.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Jg Destroyer

Bom tópico mesmo!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


diwillo
Nem é bem um meio termo, acho que vai bem ao encontro do que estou dizendo.

Acho que o único complemento é: Ao invés de ficarmos simplesmente dizendo "Timbre bom é de equipamento top", por que não tentamos fazer algo de bom com o que temos - e o Homem Cueca prova que é possível - e partindo disso, ganhamos conhecimento suficiente pra ajudarmos de fato quando formos postar?

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08
· votar


Tem vários pontos distintos nesta discussão que tomou conta do tópico.

Equipamento de baixo custo:

Em geral, os equipamentos de baixo custo não oferecem os melhores resultados. Porque exatamente para chegar num preço acessível os componentes, peças e afins terão de ser escolhidos com base no que custa menos (afinal alguém quer lucrar com isto).

Ainda assim existem, sim, equipamentos de baixo custo que oferecem um resultado muito bom.

Timbre:

A parte fundamental do timbre está nas mãos, na maneira como elas interagem com as cordas (quanta pressão se faz com a mão esquerda e o jeito e a força que se usa na mão direita - inverta se não for destro). O calibre da corda modifica esta interação, portanto também é importante. Depois vem os equalizadores, partindo do primeiro: o captador - e chegando até o último: o falante.

De qualquer forma timbre é timbre, é apenas um aglomerado de frequências. Alguns timbres soam melhores pra algumas coisas, alguns timbres soam melhores para outras coisas.

Dinheiro x Timbre:

Um equipamento melhor vai soar melhor se bem regulado em comparação a um equipamento pior bem regulado.

Um equipamento pior bem regulado vai soar melhor que um equipamento melhor mal regulado.

Equipamentos mal regulados vão soar mal, equipamentos bem regulados vão soar bem. Quanto melhor o equipamento, maior a tendência a soar comparativamente bem em relação aos outros desde que este esteja bem regulado/configurado.

A parte que não diz respeito aos equipamentos continua sendo a mais importante: o instrumentista/usuário - ele gera o som, depois modifica através dos equipamentos.

Dinheiro não compra timbre na medida em que o dinheiro não muda a maneira como a pessoa toca, mas dinheiro compra timbre na medida em que permite a escolha de equipamentos melhores (com componentes melhores, maior fidelidade, melhor reprodução).

Quarto x Palco (e Gravação também):

Uma coisa é deixar o som de maneira que fique confortável para os nossos ouvidos, outra coisa é se fazer ser ouvido no meio da zorra de frequências que é uma banda.

O "timbre lindo" que o guitarrista tal tem ao vivo pode ser bem "abelhudo" se tirado do contexto. Ao vivo ele tem que ter volume e espaço suficiente (na gama de frequências) para ser ouvido - e geralmente (para guitarras) o maior espaço está nos médios... Varia de caso pra caso, é óbvio.

O "timbre lindo" que sei lá quem alcançou tocando sozinho no quarto deve realmente soar muito "redondo", mas pode soar bem "vazio" e inaudível no palco, em volumes altos. Em alguns casos o problema está apenas na distorção excessiva que impede que se tenha "clareza" nas notas, mas a maioria dos "timbres lindos" não soa tão lindamente assim fora do contexto - neste caso, fora dos domínios do quarto.

Em gravações a coisa é um misto do "timbre lindo" do quarto com o "timbre lindo" do palco. Um pouco pra soar bem, um outro pouco para ser ouvido.

---

Este é um pequeno resumo do que já andei lendo nos últimos tempos e das idéias que tenho em relação a estes assuntos.

---

O público do cifraclub é realmente feito em grande parte de iniciantes que nem sempre tem o dinheiro necessário pra comprar os equipamentos que são considerados de melhor qualidade...

Ok, isto é uma coisa.

Nem sempre o preço na etiqueta condiz com a qualidade do produto no entanto - aliás, na maioria das vezes o que conta é a marca e não o produto em si.

Podem pesquisar por aí e verão que mesmo alguns dos tais "pedais de boutique" não tem lá tanto para oferecer em relação ao tanto que custam (clones de TS e FF aos montes).

O mundo da guitarra é Lo-Fi: os amplificadores são Lo-Fi, os pedais são Lo-Fi...

Alguns dos venerados timbres clássicos são fruto de equipamentos com tecnologia ultrapassada, notórias deficiências em termos de fidelidade. Do que é oferecido hoje em termos de baixo custo, tem muita coisa bem superior ao que era "quase topo" naquelas épocas.

Estes dias vi um vídeo do Satriani tocando numa "strato genérica" plugada numa RP200 indo prum amplificador destes próprios pra estudo.

Eu não sou o maior fã do Satriani - e acho que o timbre poderia até ser discutido - mas o Satriani soava como o Satriani mesmo com um equipamento que é considerado de meia boca pra baixo (e definitivamente de baixo custo). Pelo que ele comenta no fim do vídeo a guitarra não estava ajudando, mas nem por isto ele deixou de tocar e soar como ele mesmo.

Pra mim é que nem um bom jogador, de pés descalços com uma bola de meia no meio do terrão: ele consegue jogar - e é fácil de identificar.

Já o que não aprende a jogar pode estar na grama mais bem cuidada, com a melhor chuteira (já devidamente amaciada), com a bola mais "da hora" que não vai sair nada que preste - também é fácil de identificar.

Pode trocar os dois de lugar que vai ser a mesma coisa: o bom jogador vai jogar bem apesar das dificuldades, o mau vai jogar mal por que não supera suas limitações.

Pra muita gente o valor e o status são determinantes ao traçar comparações ou avaliar alguma coisa - mas equipamentos não são feitos de valor ou status.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como chegar no timbre certo?