Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
mas como deixa-la firme dentro do case sem pressionar demais a ponte?
Vi que Gibson Angus Young já vem com o case, e o caso é o mesmo, da ponte!

Vlw auheu =)

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


Luthiers ...mandei minha guitarra pra regular e percebí que havia uma oitava que não estava mto estável...mexendo no "carrinho" achei a mesma oitava em uma posição diferente da que veio do luthier e bem mais estável...isto é algo ruim ou não? todo caminho dá na venda?

pq ao longo da escala as distâncias entre os trastes ficam menores...embora sejam semitons ainda?(sempre quis saber o pq)

agradecido e aguardando a réplica

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell
Isso é normal.
Abç

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


pq ao longo da escala as distâncias entre os trastes ficam menores...embora sejam semitons ainda?(sempre quis saber o pq)

ué ...a pergunta é tão imbecil assim?desculpa então

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell
por causa da matemática.... so uma observação, mede ai o tamanho do nut até o primeiro traste, ai mede o tamanho do 11º traste até o 12º traste, pode ver que é a metade, entra um lance de fisica, vibração de cordas e harmônicos e pá... um bom professor de fisica te esclarece essa dúvida com 1 frase

sebastianbach
Veterano
# set/08
· votar


sobre as fender japonesas eh verdade
q tem q mexer no braço dela? pq?
n vira comprar uma então?

GDias
Veterano
# set/08
· votar


Não sei se amplificadores entram na área de algum de vocês, mas vou perguntar de qualquer jeito, hehe. Até criei um tópico pra isso, mas...

Existe alguém que replique o circuito do Fender Tone Master? Ou melhor, é viável para um handmaker fazer uma réplica? Google não quer me ajudar nessa, sendo que ele me respondeu que tem como replicar até o Ampeg do cara do The Cure.

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


gucrispim


valew

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


sebastianbach
Quem te disse isso?
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


gucrispim
Um case feito por profissionais acomodam perfeitamente o instrumento, não precisa se preocupar com o que eles já se preocuparam, rsrs.

Slave of hell
Como o gucrispim citou aí, é uma relação matemática baseada na escala temperada que indica onde cada trastes precisa estar posicionado, o problema é que existem algumas interferências quando aplicadas na prática como o aumento da tensão das cordas quando pressionada contra os trastes, o fato das cordas estarem relativamente distantes dos trastes (e não apoiadas sobre), o que aumenta a tensão um tiquinho à mais do que deveria e etc.
Por isso a necessidade de compensação, que chamamos de ajuste de oitavas.

sebastianbach
Não entendi a pergunta...

GDias
Eu acho que seria melhor perguntar no fórum de Amplificadores.

guitarclub
Veterano
# set/08 · Editado por: guitarclub
· votar


edit denovo:
tinha sanado minha duvida, mas apareceu outras, em relação a outra coisa, hehe

entao, pessoal. eu queria saber se a guitarra Memphis MG-32 e o Jazz Bass da Eagle ( SJB alguma coisa, de aprox. uns R$350) são instrumentos q compensa dar upgrade.
eu vejo bastante gente aqui nos fóruns da vida falando bem dos instrumentos, q, tem madeiras boas (boas em relação aos preços, q são de uns R$300 cada instrumento... é q nao são de compensado, hehe!), e que, se tiver um, e trocar a parte elétrica por uma melhor, fica um instrumento legal. é verdade?

obs: eu queria fazer por mim mesmo, pra aprender a mexer nesses negócios, tals. mas nada de upgrade muito doido e caro, só coisas mais simples! trocar captação, botar pestana de osso, refazer parte elétrica, essas coisas... mas, no caso, a pestana seria colocada por um luthier, já os negocios mais de eletronica, seria feito por mim!


abraço e muito obrigado pessoal!


+ uma coisa, hehe:
eu vi 2 esquemas de ligação de parte eletronica de guitarra:

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_1t_3w

http://www.malagoli.com.br/Esquemas/HH%20com%20%202%20vol%20e%201%20to ne.jpg

vendo q eles tão diferentes (por exemplo: no da SD fala pra juntar e isolar os fios vermelho e branco; já no da Malagoli, fala pra juntar e isolar os fios preto e branco)

qual deles é o correto?

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
Pode cre kkk! vlww só quero ter certeza q nao vai acontecer nada com a ponte dela! hehe! vou encomendar um da NCase

NO_Guitar2
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, como não obtive resposta no tópico, espero poder contar com a sua ajuda:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/194249/

Obrigado.

ogner
Veterano
# set/08 · Editado por: ogner
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Seji

Campeão. Ve se vc pode me tira uma duvida sobre wiring.

Gostei muito desse esquema, abixo, vou colocar um set de
Lil Killers da GFS na minha estrato. A duvida é a seguinte:
Quando eles estiverem single, a chave de posição ainda selecionara cada um individualmente. Certo?
Terei as combinacoes classicas tanto humbuking quanto single.
Isso?

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=3lil_hum_1v_2t_5w_3splits

Se puder ajudar, agradeço.

sebastianbach
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
tipo um monte de topicos q vi na busca
fala que a fender japonesa n eh boa pq
tem q mexer alguma coisa no braço dela.
qria saber se eh verdade,se for verdade oq tem de
errado no braço?

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


ogner
É exatamente isso !
Vc só precisa verificar se o set da GFS já não vem com o captador do meio defasado em relação aos outros, pq nesse esquema da SD vc pode verificar que no captador do meio o vermelho é utilizado como "hot" enquanto que os outros o "hot" é o preto, justamente para que o do meio esteja defasado quando estiverem splitados (single)

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


sebastianbach
tipo um monte de topicos q vi na busca
fala que a fender japonesa n eh boa pq
tem q mexer alguma coisa no braço dela.


Desconheço essa informação, melhor esperar a opinião do Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


PedroShinzato
Cara, dependendo do ano de fabricação do Eagle, compensa sim, principalmente para aqueles modelos cuja "mão" tem o formato padrão Fender. Quanto aos esquemas, cada fábrica tem um esquema diferente, portanto vc deve se informar antes de fazer qualquer ligação.
Fábio Seiji
Como eu disse acima, essa informação me surpreendeu, de tão descabida....
Abçs

GDias
Veterano
# set/08
· votar


Essa pergunta tá mais pra vocês:

Cês já conferiram os modelos Telecaster STL-50 e 62 da SX? Se sim, sabem se vale a pena comprar comparando com Condor, etc, etc? Também abri tópico sobre isso, mas não custa perguntar aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


GDias
Ainda não pude analisar estes modelos (nunca os ví em nenhuma loja aqui do RJ).
Abç

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar


gostaria de saber se as pontes wilkinson são compativeis com minha guita, ou vou ter que fazer furos nelas??

a minha é uma michael stratocaster stm series

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


luizkotzen
Não dá para saber, só compárando a ponte Wilkinson com a sua. Nas antigas Michael Strato, a base era maior, portanto os firos ficam em posição diferente. Outra coisa é a espessura do corpo, nas novas Michael ela é de 40mm (+ ou -), quando o correto seria 45mm. Se vc instalar uma ponte com as medidas padrão, o bloco ficará quase fora da cavidade.
Abç

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar


mais é possivel colocar com algum tipo de adaptação bertola??

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu disse acima, essa informação me surpreendeu, de tão descabida....
"Suspeitei desde o princípio !"

GDias
Como eu trabalho apenas com construção (apesar que sempre acabo fazendo alguma coisa de regulagem ou reforma) não tenho muito contato com vários modelos, principalmente os mais novos.

luizkotzen
Praticamente qualquer tipo de adaptação é possível, mas precisa verificar o "tamanho" dessa adaptação para vc ver se realmente vale à pena.
Apesar que existe a possibilidade de que não necessite de adaptação alguma.

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu disse acima, essa informação me surpreendeu, de tão descabida....
"Suspeitei desde o princípio !"

GDias
Como eu trabalho apenas com construção (apesar que sempre acabo fazendo alguma coisa de regulagem ou reforma) não tenho muito contato com vários modelos, principalmente os mais novos.

luizkotzen
Praticamente qualquer tipo de adaptação é possível, mas precisa verificar o "tamanho" dessa adaptação para vc ver se realmente vale à pena.
Apesar que existe a possibilidade de que não necessite de adaptação alguma.

Marcio Zima
Veterano
# set/08
· votar


gostaria de saber se ja tiveram a oportunidade d avaliar a qualidade da Cort Kx Custom, em termos d construção, parte eletrica, etc?
a pouco tempo tinha me decidido a comprar uma epiphone les paul, e mais pra frente colocar os 59/JB...
Como na Cort ja vem esses captadores, decidi pensar melhor. Ate pq sairia pelo msm preço da epiphone original.
vlw!

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar


acabei de medir a guitarra espessura é de 43mm, está fora do padrão, mais é algo tão grave assim??

Adoro o som dela o braço etc.. acabei de colocar tarrachas e captadores (Rock pro, custom pro todos cabreras)

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar


tarrachas winkinson EZ lok

jigo__
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Boa tarde eu estou com uma duvida, de algum modo daria pra ligar um cubo de guitarra em algumas caixas, como se fosse um cabeçote???


Minha duvida é pra q existe por exemplo esses valores?? (nao o 50 w rms, pois isso eu ja sei o q é) 50 watts (RMS) into 16 or 8 ohms

O q seria esse 16 or 8 ohms

Obrigado, e desculpe pela pergunta besta!!!
Abraços!!

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar


acabei de medir a guitarra espessura é entre de 42mm a 43mm , está fora do padrão, mais é algo tão grave assim??

Adoro o som dela o braço etc.. acabei de colocar tarrachas winkinsom e captadores (Rock pro, custom pro todos cabreras)

falo isso pois meu professor tem uma kraft linda e maravilhosa, e o som da minha é pau a pau, até meu professor ficou impressionado com ela

estou perguntando isso pois vou pedir para um amigo meu trazer a ponte, ai preciso realmente saber se vai precisar de uma adaptação grave??

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!