Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Edu1974
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Gostaria da sua opinião sobre os captadores Alnico Classic que equipam as epiphones Les Paul Std.
Achei eles um pouco xôxos em relação a minha outra guitarra que tinha captadores custom shop malagoli. Os Malagoli são realmente melhores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Edu1974
Depende do que vc chama de "xôxo". As vezes é apenas a saída que é mais baixa. Agora, que os Malagoli Custom Shop são bons, isso são.
Abç

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Agora, que os Malagoli Custom Shop são bons, isso são.
hummm

o evil dog é uma boa pra toca um som pesado desde reação em cadeia ate um death?
note que, eu nao vou usar ele para sons limpos, e sim para dist.
Sons limpos eu vou usar a posição "braço"

Edu1974
vo da uma olhada la tb

abçs!

Edu1974
Veterano
# set/08
· votar

Diino

Eu tenho um Evil DOg e o som dele é puro metal! Muito Grave e muito alto. Coloquei ele numa Giannini e o som ficou animal.

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar

Edu1974

hum, é que eu sou versátil.
eu toco nenhum de nos e paralamas hj, amanha posso estar tocando divine heresy e Korn.
:S

eu quero um som na praia pop rock / metal (evanescence, earshot, flaw, godsmack)
akela dist de mesa boogie saka, eu SEI que nao é o captador que faz isso, mas sempre é bom ter um de alto ganho ne.

abç!

abirex
Veterano
# set/08
· votar

Por favor luthiers, deem uma olhada nesse tópico :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194235/

estou com umas dúvidas e talvez vocês possam me ajudar

abraço

Abiran

Luisão
Veterano
# set/08
· votar

Queria mandar fazer uma guita de R$ 2.000.
Pensei em colocar captadores ruins (depois mais pra frente coloco bons) só para ficar neste preço.
Gostaria que tivesse ponto gotoh e braço em maple.

Isso é possível?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Luisão
Pensei em colocar captadores ruins
Já começou mal... O que vc chama de "ruins"?
braço em maple
O pau-marfim é, se corretamente sêco e cortado, superior ao maple.
Uma guitarra simples, com boas madeiras e captadores de bom cust0-benefício vai soar muito bem e ser confiável.
Abç

Haven
Veterano
# set/08 · Editado por: Haven
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou em duvida se pego uma Condor CG 300 ou uma Condor CG 590, qual delas tem um maior conceito de timbre/qualidade?
Vale a pena vender uma Samick Artist Séries pra investir em uma dessas?

Outra duvida, vi no site da condor que a CG 590 é em Agathis, isso é compensado?

agradeço desde já pela ajuda... vlw msm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Haven
Cara, eu não conheço essa Samick ao qual vc se refere (se puderes postar uma foto).
Agathis é uma madeira tonal do sudeste asiático, tão boa quanto qualquer outra.
Abç

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar

Bertola estou tendo uns problemas muito irritantes com tarraxas com trava. Você poderia explicar detalhadamente para mim como prosseguir com elas? (consegui por duas cordas apenas, estou com problemas na proxima, pois a trava não fecha, e quando fecha, ela se solta.)

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

brunobergesch
Cara, é difícil opinar sem saber que tarracha é.
Em tarrachas com trava, vc só coloca um pedaço pequeno de corda, e tem que soltar a "presilha" (que fica em cima da haste) com uma chave de fenda, daí vc coloca a corda, aperta a chave para pressionar a corda e prendê-la, e depois afina normalmente.
Abç

brunobergesch
Veterano
# set/08
· votar

São as que vieram na minha Fender Classic Player 50's, acredito ser Gotoh.

Consegui por a 1º e 3º corda, agora na 2º, a trava não chega a travar, ou quando trava, depois se solta.

Haven
Veterano
# set/08 · Editado por: Haven
· votar

Bertola
A samick que eu tenho é essa : http://www.pointmusical.com.br/guitarras/samick%20artist%20series02.jp g

Ela tem corpo em basswood, braço em rosewood e é koreana.

Vale mais a pena vender ela e pegar a condor(agathis) ou botar uma captação boa na samick e utilizar o corpo em basswood?

MANFREDINI
Veterano
# set/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar

bem seu sei que o pedido que vou fazer talvez seja abusar da boa vontade, mas eu tenho umas dúvidas e gostaria de ajuda, eu quero mudar a instalação elétrica da minha strato, pra começar ela tem:

3 captadores single coil (desconheço o tipo do ima e qual a saida de cada um)

3 pots de 500K, dois usados como controle de tom e um usado como controle de volume

1 capacitor, nele está escrito: "473K 100V"

bem, é aterrado na ponte tremolo e vão dois fios pro jack, creio que um positivo e um negativo

chave de 5 posições, B, B-M, M, M-N, N (N - neck, M - middle, B - bridge)

o que eu quero fazer, quero poder controlar o volume do captador da ponte sozinho e o do cap. do meio e do braço juntos, quero poder usar os 3 captadores ao mesmo tempo, quero poder usar o da ponte junto com o do braço sem a inteferência do cap. do meio, e quero poder continuar usando como a seleção de captadores normais de uma strato, para isso eu pensei em colocar uma nova chave seletora ou adaptar a minha (logo eu coloco as dúvidas) de 5 posições para usar somente 3 (B, B-N, N) e colocar um pot. do tipo "push-pull" para ligar/desligar o cap. do meio

agora vem as dúvidas:

1 - posso aproveitar a chave de 5 posições ou vou precisar de uma de 3?

2 - tirando o push-pull, vou precisar trocar potenciometros? potenciômetros usados para tom também podem ser usados para volume?

3 - vou precisar comprar mais algum capacitor? qual/quais?

e bem agora um pedido, como não entendo muito (quase nada) de parte elétrica, alguém poderia me ajudar com um desenho de como ficaria essa mudança? thanks =)

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar

blz bartola!!

coloquei os caps na minha guitarra (jbsh14 + 2 cabreras custom pro)

so que quando junto 2 singles ou 1 HB ou single pela chave de seleção o som fica magrinho magrinho, e bem agudo, na posição do braço e ponte eu não tenho esse problema, será que fiz alguma cagada??

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar

edukotzen
fez. colocou a fiação de maneira errada, é só refazer. Os captadores estão fora de fase, tive esse problema com a minha também

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

MANFREDINI
Vc vai ter alguns probleminhas aí nesse seu esquema...
Em geral o captador do meio é defasado em relação aos outros 2, assim quando ligado braço + meio ou ponte + meio eles funcionariam com redução de ruído (tipo um humbucker).
Ligando braço + ponte ou os 3 juntos não acontece essa redução.
Outro problema é ligar um volume comum para meio & braço deixando o volume da ponte independente. É mais simples ter 3 volumes independentes ou 1 volume comum a todos (master).
Na chave de 3 posições a comutação é independente, no caso de 3 captadores ele selecionaria 1 de cada vez, no caso de uma chave de 5 posições vc poderia ligar:
1 - ponte
2 - ponte + braço
3 - braço
4 - braço + ponte + meio (opção de apenas braço + meio)
5 - ponte + meio (opção de apenas meio)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

brunobergesch
Isso tá me parecendo defeito.
Haven
Cara, a Condor é superior.
MANFREDINI
o que eu quero fazer, quero poder controlar o volume do captador da ponte sozinho
Para isso vc teria que colocar um pot de volume ANTES da chave de seleção de captadores especificamente para o capt da ponte.
quero poder usar os 3 captadores ao mesmo tempo, quero poder usar o da ponte junto com o do braço sem a inteferência do cap. do meio, e quero poder continuar usando como a seleção de captadores
Para isso vc terá que colocar uma chave DPDT "mini-switch" on-off (2 posições) ligada à chave ou um pot tipo "push-pull"
Para isso vc utiliza a sua chave mesmo. Eu estou achando estranho uma guitarra com 3 "singles" com pots de 500K!!
Não precisa comprar mais nenhum capacitor.
De todas essas modificações que vc quer fazer a única inviável é a colocação de um pot de volume para o capt da ponte.
edukotzen
Vc ligou "fora-de-fase", basta inverter a polaridade do capt do meio (o fio + vira - e vice-versa).
Abçs

aicidici
Veterano
# set/08 · Editado por: aicidici
· votar

amigos

coloquei um trio de captadores fender texas special na minha strato...
percebi que apos essa mudança, tocando na terceira corda (acima da casa 12), as notas ficaram com um tipo de "dissonancia"... parece que a nota fica "vibrando"....algo nesse sentido...
tbm percebi que qto mais proximo os captadores das cordas, mais aparece esse som...
abaixei os captadores, diminui bastante essa "dissonancia", mas mesmo assim continua....
as cordas sao novas - dean markley
o que poderia ser??

agradeço a ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

aicidici
Sua guitarra está precisando de um rebatimento de trastes, seguido de um polimento dos mesmos. Procure um bom luthier.
Abç

aicidici
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

então o problema seria os trastes que estão desalinhados??
antes da troca de captadores não aparecia esse problema...
ja estava achando que o campo magnetico desses texas special era tão fortes q causavam isso.....acontece nas cordas 3 e 4... justo onde os "pinos" são os mais altos...
nas cordas 1 e 2... não aparece essa "dissonancia" (onde os pinos dos captadores são bem baixos)
poderia ser isso?? poderia dar uma explicação mais detalhada?

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

aicidici
Bem, então vc terá que aumentar a altura dessas cordas, mas, faça uma visita a seu luthier, pois com esses (bons) captadores, coisas que não apareciam antes podem aparecer agora.
Abç

aicidici
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

outra duvida tbm...
mesmo apertando na ultima casa (não ha trastes na frente obviamente) aparece essa "anomalia"...
alguma manutenção eu faço nela... faz uns 15 anos que toco guitarra... ja resolvi varios problemas.... só esse mesmo que não descobri ainda...

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

aicidici
Estranho mesmo.
Tente trocar de encordoamento. (Vc usa que calibre?)
Abç

aicidici
Veterano
· votar

uso 0.09...
ja troquei 2 ecordamentos...dean markley e d'adario...
o campo magnetico do captador poderia ser o causador??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

aicidici
uso 0.09...
Tá explicado!
Use 0.10, no mínimo.
Abç

aicidici
Veterano
· votar

pq noto q qto mais proximo do captador essa vibração na nota aparece, e vibra cada vez mais tbm...
se estiver a 1mm da corda parece uma abelha...hehehe...mas sempre deixo a uns 4mm d distancia...
vou experimentar 0.10 entao...
dai te aviso se mudou...
obrigado pelas dicas...abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

aicidici
O que deve estar acontecendo é que, dada a "potência" superior desses capts, e a massa insuficiente das cordas 0.9, o magnetismo do mesmo produz uma vibração fora de controle. Experimente as cordas de calibre 0.10 e 0.11, se a vibração continuar (o que acho que não), daí é outra coisa, ademais vc terá outros benefícios.
Abç

Luisão
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pensei em colocar captadores ruins
Já começou mal... O que vc chama de "ruins"?
braço em maple
O pau-marfim é, se corretamente sêco e cortado, superior ao maple.
Uma guitarra simples, com boas madeiras e captadores de bom cust0-benefício vai soar muito bem e ser confiável.
Abç

Você sabe por quanto ficaria?

Obrigado pela ajuda!