Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
PedroShinzato
Cara, dependendo do ano de fabricação do Eagle, compensa sim, principalmente para aqueles modelos cuja "mão" tem o formato padrão Fender. Quanto aos esquemas, cada fábrica tem um esquema diferente, portanto vc deve se informar antes de fazer qualquer ligação.

obrigado, Bertola!

vc sabe q ano de fabricação são bons? pois eu queria pegar um novo... será q mesmo assim compensa?

ah, e sobre a Memphis MG-32 ? tambem compensa mexer nela?

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

jigo__
Isso aí é a impedância de saída do amp. Se ela é 8ohms (a grande maioria dos amps trabalha com essa impedância), vc só pode ligar uma caixa com 8 ou 16ohms (com a conseguinte redução de potência se ligar em 16), NUNCA ligar uma caixa de 4 ohms.
luizkotzen
Quanto menor a espessura do corpo, menos massa total, por consegüinte, menor sustentação e timbre mais "magro". Quanto à ponte, repito, só comparando mesmo. Em todo caso, ao comprar a ponte, leve a seu luthier para que ele proceda a instalação, ele saberá o que fazer.
PedroShinzato
Os Eagles bons (baixos e guitarras), são aqueles cuja "mão" tem o formato tradicional da Fender, sendo os sem pintura mais atigos e melhores. Quanto à sua Menphis, instale um jôgo de capts Sound/Malagoli Traditional Texas (ou, no mínimo braço e ponte), que ela vai ficar bem melhor.
Abçs

luizkotzen
Veterano
# set/08
· votar

obrigado bertola e seiji vocês me tiraram uma grande duvida obrigado mesmo!!

a ultima pergunta, estou afim de pegar outra strato pra deixar de reserva

gostaria de saber se as tagimas e as shelter tem o modelo de 45mm exato igual as das fender ou a variação entre elas assim como minha michael?

valeu

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

boa tarde.

eu estou para encomendar uma escala para por na minha guitarra gostaria de esclarecer umas duvidas.

o "raio" se faz depois mesmo de colocada no braço?
se o inlay tem 2mm, da para escalopar sem nenhum dano?

qto é o serviço (em media) de tirar a minha escala, por a outra, fazer o raio, escalopar e por os trastes?

abçs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

luizkotzen
Cara, compre uma SX SST 62 ou SST 57 (leia o "review" que fiz dessa última).
Diino
Sim, a lixagem do radiano da escala se faz depois que a mesma foi colada no "corpo" do braço.
Quanto ao preço, pergunte a seu luthier.
Abç

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

hum, ta mais ai é que ta. eu realmente nao sei qto esta, por isso te perguntei.
:)
vc que é luthier, qto mais ou menos o pessoal faz por esse serviço? em media?

e tipo, como faz para por aqueles leds dentro?
é possivel?
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Cara, por motivos éticos eu não posso comentar preços de quaisquer serviços aqui, nem meus nem de ninguém. Por isso, vc mesmo é que deve perguntar a seu luthier.
Abç

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ta ok. vou dar uma procurada.
e qto aos leds?
é possivel, ou é viagem minha?
tipo aqueles do jota quest.

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Possivel é, mas não recomendável, pois além de caríssimo (e questão meramente estética), a chance de quebrar é grande, posto que tem que fazer uma instalação elétrica à mais.
Abç

Diino
Veterano
# set/08 · Editado por: Diino
· votar

Mauricio Luiz Bertola

hum, mas caríssimo porque?
o que pode quebrar?
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Cara, a instalação é complexa, o braço terá que possuir um complexa engenharia para esse fim, a fiação do circuito pode romper, etc, etc.
Abç

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

aieoiaehaeiuhaeiauh
ok beleza, vo deixar pra afzer isso qdo for engenheiro mesmo
:P
vou so resolver o esquema da escala agora.

abç!

jigo__
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

jigo__
Isso aí é a impedância de saída do amp. Se ela é 8ohms (a grande maioria dos amps trabalha com essa impedância), vc só pode ligar uma caixa com 8 ou 16ohms (com a conseguinte redução de potência se ligar em 16), NUNCA ligar uma caixa de 4 ohms.

No caso então se eu tivé um amp (combo) eu posso usar ele pra uma caixa 8 ou 16 ohms usando-o como se fosse um cabeçote??

e vai ter o msm timbre q vai sai do amp???

obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

jigo__
Pode, desde que ele tenha uma saída "Speaker Out" ou External Speaker" que vai possuir uma impedância mínima indicada no manual do amp. Alguns combos, como o Peavey Banditt, tem um recurso que eu acho sensacional (e que todos os combos deveriam ter), se vc ligar uma caixa com um falante de 8 ohms na saída "External Speaker" dele, tanto este como o falante do combo vão funcionar junto e a potência passa de 80 para 100WRMS!
Os Mesa Boogie e Marshall (JTM30 e 60) também tem isso, mas o falante à ser ligado tem que ser de 16ohms.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

luizkotzen
Se o corpo for muito fino pode ser que parte do bloco da ponte fique para fora do corpo e isso não é legal.
Alguns luthier's usinam um pedaço para diminuir o tamanho desse bloco quando o corpo é muito fino, mas claro que isso vai encarecer a instalação.

Diino
Só por curiosidade, pq vc está trocando a escala da guitarra?
Esse tipo de serviço é relativamente caro.
Quanto a escalopagem, ela pode ser feita desde que não seja muito funda, senão a marcação some mesmo e fica bem feio.

Diino
Veterano
· votar

Fábio Seiji

pq eu vou comprar essa guitarra e descobri um cara que faz escalas, e achei bonita essa escala, ai pensei em botar essa escala na guita essa que eu mostrei, questao meramente estetica, como diz o bertola...

Esse tipo de serviço é relativamente caro.
iuaehoiuehaiehaeiuehaiueaheiauhae
eu percebi

fui agora em 2 luthiers aqui de porto alegre, os dois querem me cravar em 350 pila. + 50 p causa da escala que é complexa (escalopagem)
o.O

eu ainda falei que tava mto caro e eles disseram "tu acha que é barbada de fazer isso?"
ai eu disse que era, so tira uma e bota a outra, ai ele quase se mijou de rir la dentro.
iuaehioeuhaeiuhaeiuaehiaeuh

é essa media de preço mesmo?
nesses 400 ta incluido trocar a escala, por trastes jumbo e escalopar...

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Cara, Por favor (você e todos os outros, não é nada pessoal) evite pedir que nós (Eu, o Seji ou qualquer outro profissional de luthiería) comentemos preços aqui de qualquer tipo de serviço, pois isso é totalmente anti-ético.
Eu dou as dicas e colaboro com o site porque eu quero e não para comentar preços de outros colegas luthiers ou meus. Não me leve à mal.
Como o Seji disse, esse tipo de serviço é caro mesmo.
Abç

Diino
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ok, beleza.
nao falo mais sobre preços, apesar que "anti ético" é o cara dar uma facada num leigo sobre o assunto.
vcs poderiam so dizer se "ta valendo" ou "um absurdo" sei la.

mas nao falo mais sobre preços entao.
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
apesar que "anti ético" é o cara dar uma facada num leigo sobre o assunto
Concordo; porém, não esqueça que o "mercado", em princípio é livre, e vale a regra da concorrência, e vc como consumidor é que deve pesquisar.
O preço é esse mesmo.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É verdade, não tem motivo para que luthier's comentem valores sendo que aqui não é lugar para ficar negociando.
Além disso os preços variam muito de região para região e de profissional para profissional !

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

esse nao é um serviço que da para ser feito em fundo de quintal pelo visto.
exige TANTA habilidade assim retirar uma escala e por outra, ou é ignorância minha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Sim, exige.
Abç

Poison Lord
Veterano
# set/08
· votar

Uia tava preocupado com vc seiji meu caro...

tentei entrar em contato depois de muito tempo e achei q vc tinha ido pro Japão
O.O
bom saber q esta por aqui e na ativa haha

Grande abraço

ogner
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji

Valeu, velho. Pela resposta sobre o esquema dos caps GFS lá...

Abço.

Fábio Seiji
Luthier
# set/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

Diino
A escala precisa ser muito bem colada, imagina se vc compra uma guitarra onde a escala solte após alguns anos... não é legal; agora imagina descolar uma mesma escala super colada!
Em alguns braços a lateral da escala é envernizada junto com o braço, sendo necessário retirar o acabamento nas laterais antes da escala ser retirada e tudo isso com cuidado pra não estragar o acabamento do restante do braço.
Todos os trastes são perdidos, portanto, precisa reentrastar, nivelar e dar acabamento em todos os trastes; só nesse serviço já é cobrado um valor relativamente alto.
Raiar a escala nova, apesar de ser fácil, é muito trabalhoso e é necessário ter precisão.
Qualquer trabalho pode ser feito tanto num açougue quanto numa sala de cirurgia, o problema (e o que realmente importa) é o resultado final.

Poison Lord
Valeu cara, eu tava com alguns contratempos e resolvi me afastar um pouco até as coisas sossegarem.

ogner
Opa, não há de que !

Edu1974
Veterano
# set/08 · Editado por: Edu1974
· votar

Diino

Mudar a escala não é para qualquer um não. Fazer isso sem danificar o braço é bem difícil.

Poison Lord
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji

Legal cara, eu mandei e-mail um tempo atras (sabbrahb @ Gmail . com) pq eu tinha mudado meus contatos e como eu estava indo para SP algumas vezes pensei em visitar a oficina e fechar aquele projeto com vc.
Li ali em cima que vc esta se reorganizando ehehhe fico no aguardo então.

Até

Diino
Veterano
· votar

Fábio Seiji

ahhh ta.
vou esperar o final do ano para fazer isso.
valeu!

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

olha só, eu tava vendo captadores, eu quero comprar tambem 2 captadores novos pra qdo eu comprar a guita, so que eu fui ver os preços dos consagrados importados e esta bem alto.
vcs conheçem uma marca de captadores nacionais bom?
preciso de um pro braço com bastante graves, nao precisa ter uma saida alta nao, so ser grave com definição, bom para sons limpos.
e um para a ponte, esse com uma saida alta e bem grave tambem (pra metal) (Detalhe que qdo eu comprar eu vou mandar regular em Drop B) ai eu nao sei se tem um captador especial para essa afinação apesar de que nao é taao baixa assim, nacional.
vcs recomendam algum?

-

ahh, e qual a diferença do alnico 2 pro 5?

abçs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Diino
Confira os Stellfners e Cabreras.
Abç

Edu1974
Veterano
# set/08
· votar