Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

clebinho
Não, sem falar que muitos desses modelos 735 apresentam problemas de madeiramento.
Abç

Betita
Veterano
# ago/08
· votar

Onde posso conseguir a tablatura da música "CIRCUS" do disco SWEET FREEDOM do Uriah Heep???
Beijo

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08
· votar

Tarde pessoal!! sou novo aqui como membro, mas já sou leitor assíduo a algum tempo...

Pra começar bem, vai aí uma pergunta ao Bertola e ao Seiji:

Estou estudando alguns materiais alternativos , e pensando em usar resina dentária (resina de poliéster se não me engano) para fazer binding, por acaso vocês já trabalharam com este material? tem alguma idéia se fica bom??

Grande abraço!

greenrogue
Veterano
# ago/08
· votar

Boa tarde aos amigos do Cifra.

Comprei ontem um HB da Sound - Evil Distortion bridge - e pretendo splitá-lo, ficando ligado somente o cap mais próximo da ponte, por meio de um push-pull, mas até agora não achei onde ligos os fios na chave do pot e preciso da guita pra agora noite. Têm cinco fios saindo do cap.
Segundo o site da Malagoli:
vermelho: + (hot)
preto: par do vermelho
branco: par do verde
verde: -, terra, neutro
malha: terra

Agradeço se puderem me orientar na ligação dos fios à chave.
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Lemão_Luthier
Nunca usei esse material, apenas PVC mesmo.
greenrogue
Esse esquema pode ser encontrado em vários "sites", inclusive no da própria Sound.
Betita
Não sei.
Abç

Kamus23
Veterano
# ago/08 · Editado por: Kamus23
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mauricio troquei as cordas do meu violão que eram 0.11 para 0.10, fiz isso hoje...

E me parece que deu um empenamento da 12 casa ate a 15 casa, mas ou menos...

Queria saber se uma simples regulagem de um Luthier resolve isso...

Se não é um problema tão "Grande"

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Kamus23
Sim.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual a função daquelas "string trees" (não sei o nome disso em português,perdão) que tem nos headstocks de algumas guitarras?Eu sei que é para aumentar a tenção,mas para que esse aumento de tensão é necessário?

luxos
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tenho uma washburn X-10 parada aqui
tava pensando em dar uma melhorada nela...trocar os captadores

ela é em basswood(3 peças), braço de maple e escala de rosewood - braço super confortável - por isso naum descarto ela.

mais os caps dela não são tão bons
na sua opinião...vc acha q vale a pena trocar os captadores dela???
ela segura a afinação bacana, é super confortável e o braço ta legal.

abçs
xD

Betita
Veterano
# ago/08
· votar

oi

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Rod Turtle
Eles são necessários para aumentar a tensão das cordas primas e mantê-las nos sulcos da pestana no caso das "mãos" retas (estilo Fender). As "mãos" estilo Gibson não precisam delas dada sua inclinação.
luxos
Sim, "up-grades" sempre são bem vindos.
Betita
Oi!
Abçs

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bem, comprei uma Cort X6. Regulei a Floyd dela pra ela ficar afinadinha e com a ponte paralela ao corpo. Até tentei regular as oitavas, mas quando tentei com a mizona e vi que ia ser foda controlar o carrinho após soltar o parafuso, desisti. Até que as oitavas estão mais ou menos...

Bom, o problema é o trastejamento. As cordas de E até D estão trastejando, quando pressionadas da primeira casa pra frente. Elas estavam pior, mas melhoraram após eu subir a altura das cordas através dos pivôs do Floyd. Este tratejamento eu só percebo tocando desplugado.

Enfim, isto é tarefa para um luthier?

lucas_f208
Veterano
# ago/08
· votar

ola galera , bertola gostaria d sabe como vc começou a estudar
sobre lutheria ( acho q é isso) pois eu gostaria de saber pra
poder exercer como um hobbie no futuro
algo assim , e tbm pra mim saber
informação é sempre bem vinda .
valew e abraços.

luxos
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
blzzz

terça feira devo colocar um paf pro na ponte

obrigado!!

xD

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é cara... eu também sempre fiz em PVC, mas de qualquer forma vou fazer uns testes e depois posto aqui para falar o resultado...

Abç!

gucrispim
Veterano
# ago/08 · Editado por: gucrispim
· votar

Opa, Bertola!
Hum conhece a marca Finch de guitarras? Tem um cara vendendo uma SG 1987, e queria saber da qualidade dela, e pá se vale tp 900 reais!
Flw abç!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

clebinho
As 735 mudam exatamente em relação ao headstock se comparado com as 635; porém, como o braço dessas guitarras é parafusado é capaz que vc encontre uma 735 com headstock antigo... tudo é possível.
Teve um lote de guitarras Tagima com problema de madeiras, como foi citado pelo Bertola; por isso precisa ter um cuidado maior na compra.

Lemão_Luthier
Nunca usei para esse propósito, mas já vi o material e acredito ser relativamente caro e quebradiço para ser usado em binding.

greenrogue
Para ficar mais fácil, apesar que já deve ser tarde demais, vc liga um fio do branco+preto (que devem estar soldados juntos) para o terminal do meio da chave e o terminal logo abaixo (mais perto do potenciômetro) ligar no terra.
Provavelmente isso vai ativar apenas a bobina de cima (mais perto do braço) mas para ligar a outra bobina vai ser mais complicado caso vc não tenha muito conhecimento em eletrônica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

erico.ascencao
Sim, pois pode ser que haja a necessidade de um rebatimento dos trastes.
lucas_f208
É uma longuíssima estória....
Lemão_Luthier
Ok.
gucrispim
Era uma fábrica de guitarras de Sampa fundada ainda nos anos 70. Por esse preço....De jeito nenhum.... E não caia na "esparrela" de que ela é "vintage", pois não é.
Abçs

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ela ta com captadores DiMarzio, será q nem assim? o cara disse que o braço é colado

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola escreve um livro ai Bertola, como se tornar Luthier em menos de 10 anos! auehauehu vai vender como água, mais q os livros do Paulo Coelho, e vc nem vai precisar dizer paras as pessoas fazerem por elas o q só elas podem fazer por si.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

gucrispim
A Finch nunca fabricou guitarras de braço colado. Talvez ele tenha feito uma modificação em um luthier, pergunte por isso à ele. Mas, na boa, vale mais à pena vc comprar uma SX SSG STD e "upá-la" com uns capts Sound, Stellfner ou GFS.
Abç

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
só! e essas SX são boas mesmo bertola? ou pra fazer toda essa modificação de ponte-capt-tarraxa teria melhor resultado numa Epiphone?
Queria uma SG pra deixa-la como a Fool do Eric Clapton... sab quanto em média sai uma pintura dessas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

gucrispim
A pintura eu não sei (nem recomendo, pois tornar-se-á muito "cansativa" com o tempo).
Mudando as tarrachas e os capts ela vai ficar bem melhor (ponte não precisa), se vai ficar melhor que uma Epi... Só vendo (ouvindo) mesmo.
Abç

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pode cre Bertola! O que um fã num faz UAEhUAEHuhae queria mto ter uma SG com a pintura parecida com a the fool... axo q eh um sonho q nao desisto tão cedo! Recomenda alguem do estado de SP pra fazer esse tipo de pintura?
abç!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

gucrispim
Cara, procure meu mestre, o Sérgio Buccini ou o Jair.
Abç

clebinho
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado essas informações são de grande valor pra mim então eu vou tentar fechar negocio com a 635 mesmo abçs amigos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

clebinho
Será uma boa compra.
Não esqueça de fazer os "up-grades" que recomendei em um bom luthier.
Abç

Jubstelda
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji

Opa e ae Fabio blz??

Cara, eu tenho interesse brevemente de fazer um instrumento contigo.Já acompanhei aqui mesmo pelo forum alguns instrumentos feitos e gostei bastante dos resultados.

Vc teria como me passar seu Msn p/ maiores informações??

Abçs!

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lemão_Luthier
· votar

Bertola & Seiji

Encontrei numa caçamba de entulhos várias vigas em peroba rosa (amargoso), é madeira de demolição bem antiga (da antiga rodoviária de Campinas, desativada a pouco tempo), tem duas peças grandes lá que estão com o corte radial, veios retos e em bom estado, sem pregos, etc...

Acabei (ontem) de fazer um braço de strato (nesta foto ainda não está pronto)com uma dessas vigas, mas ainda não testei... é uma madeira linda (eu gosto, pelo menos...)

Estou pensando em usar uma dessas vigas para fazer um necktrought, mas como nunca usei, estou buscando saber quais são as características sonoras desta madeira... vcs saberiam me dizer? já vi algumas guitarras baianas que utilizam esta madeira...

Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Lemão_Luthier
Cara, algumas séries de Gianninis do final dos anos 70 e início dos 80 (fase de transição), utilizavam braços de peroba-clara (no sistema de braço aparafusado), creio que "neck-thru" ficaría interessante, pois a peroba tem uma densidade alta, embora menos densa que o pau-marfim, isto privilegiaría os médios (mais que o pau-marfim), seria algo aproximado aos braços de mogno, embora sejam madeiras bem diferentes.
Abç