Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

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kairi
Veterano
# ago/08
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o lance da pintara ja foi, agora vem o bra¢o.

O meu bra¢o tem 22 casas. eh possivel ter 24 casas so trocando a escala?

qual a melhor tarracha para ponte gotoh floyd?

eu nao gosto da marca¢ao de cor branca. eu gostaria de pintar a escala, envernizar, e polir na cera, mas isso nao eh recomendado. Eh possivel ter uma marca¢ao com outra cor, um vermelho brilhante cintilante puxando pro laranja, tipo uma chama?

abra¢os.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
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Diho
É uma diferença suficiente, inclusive de valôr de revenda, para recomendarmos a Fender.
kairi
O meu bra¢o tem 22 casas. eh possivel ter 24 casas so trocando a escala?
Não.
qual a melhor tarracha para ponte gotoh floyd?
Se tem o "top-lock", qualquer uma, pois não fará diferença alguma.
eu gostaria de pintar a escala
Isso não se faz, pois a pintura descascaría em pouquíssimo tempo.
Eh possivel ter uma marca¢ao com outra cor, um vermelho brilhante cintilante puxando pro laranja, tipo uma chama?
Possível é, só não sei quem faça, ou se é factível.
Abçs

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
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opa eae povo ....bertola e seiji ..queria saber sobre a floyd ....tipo as afinaçoes das guitarras da maioria das bandas q eu tenhu influencia sao afinadas em C ...eu uso cordas 0.11 e guitarra afinada em D...bom agora nao tenhu a intençao de mudar a afinaçao ..mas se por acaso quando for mexer nela de novo ou pra afinaçao em E normal ou pra C no caso ...se eh o procedimento normal regulando a tensao das molas da ponte ..sendo assim tem perigo de empenar o braço ?? ou nao ...pq a ultima vez q regulei um colega me avisou sobre isso pra tomar cuidado .. vlws abrasso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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sr. das caravelas
Seu colega avisou certo.
Esse negócio de afinações "baixas" ou alteradas (excessão de E#), é um fenômeno recente na música comercial (mas não em outros tipos de música não comercial, étnica ou "underground").
Os guitarristas de bandas que usam esses recursos, tem várias guitarras à disposição, cada qual regulada especificamente para aquela afinação. Principalmente em instrumentos com pontes tipo "Floyd", a troca de afinação e a regulagem é difícil, e a troca constante de afinações, muda a tensão do braço podendo ocasionar empenamentos.
Abç

MarcosBorba
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de saber o que vc acha da madeira Marupá e do Cedro na construção de guitarras. Obrigado.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lucas_fms
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Fala mestre!

Você conhece as guitarras mais tops da Washburn, sabe se elas são de qualidade? E esse Buzz Feiten Tunnign System que já vem nelas, já testou? o resultado é satisfatório?

Me interessei por essa aqui:

http://guitars.musiciansfriend.com/product/Washburn-Idol-Series-WI45-E lectric-Guitar?sku=515953

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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MarcosBorba
São madeiras comuns na confecção de corpos de guitarras e baixos.
Lucas_fms
As que conheço não são essas, mas os modelos antigos como a San Dimas, de confecção norteamericana, e eram boas guitarras sim. O sistema Buzz Feiten é um sistema de realinhamento do posicionamento dos trastes visando proporcionar uma afinação perfeita em todos os pontos do braço, e é muito efetivo.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
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kairi
Nossa, não é mais fácil trocar a guitarra?

sr. das caravelas
Realmente não é bom.
Se a ponte for travada para alavancadas para trás pode-se usar um D-tuna para drop D; mas mudar constantemente não é aconselhável.

Lucas_fms
São guitarras muito boas e o sistema buzz feiten é bastante eficiente.

kairi
Veterano
# ago/08
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se eu trocar a escala de rosewood pra ebano, posso trocar junto os trastes e pedir uma marca¢ao nova, tipo floral? Voce faz esse servi¢o?

No G3 live in tokyo (disponivel nas melhores lojas, ou no youtube), o Vai usa uma guitarra que a marca¢ao brilha. O que eh aquilo? EU QUERO! /o/

Abra¢os.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lucas_fms
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Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Mais uma vez muito obrigado mestres!

Entre essa Washburn que eu coloquei o link acima, e uma PRS Tremonti SE, qual vocês escolheriam?

As vantagens da Washburn são O VCC, que aquele sistema de splitar gradualmente os pickups, e o Buzz Feiten. Mas eu ainda não tive oportunidade de testar.

A PRS eu já testei e me agradou bastante!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Lucas_fms
Acho esse modelo de Washburn bem feio.
Abç

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Realmente, no quesito beleza a PRS ganha com vantagem. Mas acho que trocando aquela moldura do captador pra branco já da uma melhorada na feiura da bixinha, ou pegar de outra cor, sei lá. Mas o que eu achei interessante nela foram esses dois recursos: o VCC e o Buzz Feiten e o preço é o mesmo da PRS.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Lucas_fms
Pódicrê!
Tem uma questão aí: Para usar um afinador eletrônico, o mesmo tem que estar "adaptado" ao sistema Buzz Feiten.
Abç

Diho
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Obrigado.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Aaah é?

Não sabia disso, por exemplo, o da minha pedaleira não funcionaria então? POD X3 Live

Valeu mestre!

Chronnos
Veterano
# ago/08
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Bom dia!

Gostaria de saber informações a respeito do captadro Vintage Rails da Seymour Duncan, e tbm se ha algum meio de por ele no braço junto com um JB Jr. na ponte, sem ter diferença de saída.

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Chronnos
Sim, basta vc regular a altura do captador em relação às cordas.
Abç

Chronnos
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, e a respeito do captador, ele é bom para sua proposta?
Como é a equalização dele?

Abraços!

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
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bertola e seiji

vlws pelas dicas abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Chronnos
Como é a equalização dele?
Isso é impossível de responder, pois cada captador comporta-se diferentemente em cada guitarra.
Abç

edukotzen
Veterano
# ago/08
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bertola!!

o que você acha das guitarras phil?? vi alguns modelos antigos dela (bem parecida com a jackson jdr) por um preço bem acessivel (600 reais)

são guitarras de boa qualidade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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edukotzen
As que tive em mãos eram sim.
Abç

Chronnos
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Minha pergunta ficou meio mal formulada, na verade queria saber as características dele!

brunobergesch
Veterano
# ago/08
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Bertola, beleza?
Bom, comprei uma Fender Classic Player 50's há umas semanas atrás, porém a comprei sabendo que faria esta modificação "drástica" no futuro: mudar a pintura. (ela é em 2-tone sunburst, em poly)

Gostaria de saber se há como mudar para pintura em nitrocellulose lacquer, preta, fina, mas ficando com o mesmo 'tamanho' a guitarra.
Qual é a média de preço para este serviço?

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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brunobergesch
Sim, há como fazê-lo, só não sei porque fazê-lo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Chronnos
No próprio "site" da SD tem essas informações.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Chronnos
Postei isso em outro tópico.
Para variar com perguntas sobre captadores


Binho_Johnson
Não existe "o melhor"
O que existe é aquele que, dentro de uma relação custo-beneficio, lhe proporcionará um bom som. Até porque, o captador é apenas um dos vários componentes que produzem o som. Veja o caso do Brian May, os captadores de sua "Red Special", são da marca inglesa Burns, que ele comprou em uma loja e que eram um dos poucos disponíveis naquela época. Não era uma marca conhecida ou "top", mas ele tira um som absurdo com esses captadores.
Toda essa questão, em inúmeros tópicos, sobre esse ou aquele captadore, para se tocar isso ou aquilo, é absolutamente inútil, e se deve mais ao fato de que a molecada de hoje em dia ter sido induzida a crer, pela propaganda, que isso é importante. Não é.
Um monte de gente vive me perguntando: "...Bertola, o captador XB44N é bom para Black Metal Maligno do Mal...? ou então: "...Cara, eu consigo tirar o som do Petrucci com o captador SLS 69 "vintage custom plus"...?
Nada dissso importa, nem pode ser respondido objetivamente, sem levar em conta uma ENORME gama de condições, que incluem até mesmo fatores imponderáveis, como a "pegada" do músico.
Portanto, comprem o captador que, dentro de uma relação custo-benefício adequada em relação à sua guitarra, vai lhe proporcionar uma melhoria de qualidade de fabricação e sonora. E É SÓ.
Abçs

Chronnos
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Mas eu n estou procurando um som para copiar o som de algum outro guitarrista , so q ngm aqui no forum parece ter posto as mãos nesse captador e surgiu a oportunidade de pega-lo a um otimo preço, por isso queria saber como ele se comportava em uma strato, e sua relação agudo/médios/graves. Vou comprá-lo e postarei um review.

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
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Chronnos
Eu sei disso, pois eu lí o que vc postou, só coloquei esta resposta para que vc, e outros, saibam que não há como prever coisa alguma (sonoramente falando) ao se colocar este ou aquele captador. Claro que um DM ou SD ou Gibson ou Van Zandt, etc são muito bons captadores e melhorarão o som (ou não).
Abç

Chronnos
Veterano
# ago/08
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Mauricio Luiz Bertola

Ah sim ,entendi o q vc quis dizer...

Alias, desculpa se pareci agressivo no post =]

Abraços!

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