Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

Jubstelda
Vc pode me enviar um email (fseijiAyahoo.com) com suas idéias que eu te ajudo a montar um projeto descrevendo os detalhes e tentando sanar suas dúvidas, e te mando o endereço do meu msn.
Quanto mais informações melhor (até mesmo do seu prato preferido ou nome do seu cãozinho ajuda).
Com esse projeto em mãos ficam mais fácil para vc conseguir orçamentos e para o construtor se orientar.

Lemão_Luthier
Acho essa madeira muito linda, mas nunca usei em instrumentos (só para treinar ou em gabaritos).
O legal dela é a facilidade de trabalhar, a textura fina (e sem poros) e o acabamento.
O que eu não gosto é do cheiro...

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
· votar

Bertola & Seiji

eae tranquilo galera....? to com uma duvida ae ....tenhu uma cort viva series ...humm bela guitarra gosto pacas dela ..so q tava pensando em rocar os caps dela .... de cara pensei em emgs q caem bem pra ela 81 e 85...mas depois pensei nos duncan ....jb e 59'...como eu toco metal e tenhu muitas influencias diferentes queria saber a opiniao de vcs sobre qual se encaixaria melhor na cort ....um colega me disse q os emg ficariam melhor pois daria mais resultado numa cort e tals....em relaçao a madeira e als ....eu pretendo tirar um som cheio e bem definido com uma boa saida .....

principais influencias: dimebag darrel(pantera) michael amott(arch enemy ...carcass) alex skolnick(testament) e coisas do tipo ...
desde jah agradeço vlw ae!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

sr. das caravelas
Cara, conforme eu já havia explanado em outro tópico, essa questão de captadores é secundária. Desde que vc instale bons captadores em sua guitarra, tá tudo certo. O problema é que a sonoridade é resultado de uma grande cadeia de coisas, desde a corda que se usa, guitarra, captadores, cabos, equalização, amplificação e fatõres imponderáveis, como a sua "pegada" e a sua concepção sonora, que vc tem que ter o trabalho de pesquisar e "esculpir" com as melhores "ferramentas" que lhe estiverem disponíveis.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

sr. das caravelas
Vou citar a famosa frase do Bertola:
"Procure o seu próprio timbre !"
A melhor pessoa para dizer quais os melhores captadores para os eu estilo é vc mesmo, experimentar outros captadores (pode ser em outras guitarras, amplis, pedais e etc) não é nada mal, isso pode te dar um caminho melhor do que tentar buscar o som de outros guitarristas.

sr. das caravelas
Veterano
# ago/08
· votar

pow caras ...vlw mesmos vcs deram uma bela dica ...vo procurar sim testar guitarras com tais captadores ...vlw ae abraçss

john_joao
Veterano
# ago/08 · Editado por: john_joao
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Doutores,

tenho uma pequena dúvida, sempre gostei de utilizar encordoamentos pesados, mas depois que comprei uma RG tive que usar o jogo 0.9 pois a guitarra veio só com 3 molas e os parafusos que apertam as molas já estavam no limite.

só que minha paciência esgotou. toda semana a mizinha estoura.
decidi por um jogo 0.10 ou 0.11.

quantos molas devo usar para cada encordoamento?

4 para 0.10 e 5 para 0.11?

desde já agradeço.

valeu.

clebinho
Veterano
# ago/08 · Editado por: clebinho
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

quanto + ou - ta valendo hj uma t635,a que to tentando comprar uma o cara ta vendendo por 870,00 é nessa faixa ou ta muito salgado o preço? abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

john_joao
Eu sempre recomendo o uso de 5, independente do encordoamento, pois deve ser feita uma regulagem.
Agora, verifique bem se a sua guitarra possui "furos" na base da ponte para a colocação de mais molas, pois algumas "Floyds" licenciadas só possuem 3.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

clebinho
Achei o preço meio alto, mas confira as condições da guitarra.
Abç

clebinho
Veterano
# ago/08 · Editado por: clebinho
· votar

Mauricio Luiz Bertola

to tentando comprar pelo Mercado Livre pois aqui na minha cidade ta dificil de achar lá no anuncio o cara diz que ela ta com trastes dunlop jumbo zerado aparentemente a guita ta em ótimo estado, mas to comreceio de dar o lance e estar fazendo um mal negócio porisso to pedindo a ajuda de vcs mestres pra não fazer besteira.. muito obrigado pela atenção e paciencia abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

clebinho
Como é um instrumento usado o ideal é que vc veja e avalie pessoalmente.
Se não for possível peça fotos detalhadas (macro com boa iluminação) de todas as partes e defeitos

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lemão_Luthier
· votar

Bertola

Obrigado pela explicação, agora me animei com esse negócio de ficar semalhante ao mogo... vou fazer com ela mesmo, depois posto fotos e mp3 pro pessoal...

Seiji

Cara, para o cheiro eu nem ligo tanto, mas quando eu coloquei a peroba na lixadeira eu entendi porquê ela é conhecida também como amargoso.... amargou até os cabelos do sac*....rsrsrs

Dei uma olhada numas fotos das guitarras que vc construiu (Guit. do Zé, Deiji e Calíope) parabéns cara!!! trabalho de primeira!

Obrigado e um abraço!

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08
· votar

clebinho

Cara, o guitarrista da minha ex-banda tem uma t635, ele colocou uns caps Stellfner de AlNiCo e ficou excelente! a guitarra é muito boa...

edalko
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá...
Parabéns pelo trabalho de vcs, tanto em suas obras de arte, como aqui no FCC.

Queria uma opinião profissional:

TO querendo adquirir mais uma guita.
Atualmente tenho uma DiCastellis, corpo JEM com seda, floyd Kahller, Caps Super3 e FS-1 da DMZ e Golden50 da Schaller, marcação piramide, e ferragens Gotoh.

tenho uma Fender Strato MIJ 1993, mas estou vendendo.

Estou super interessado em adquirir uma PRS da linha SE.
Contudo, estou an dúvida entre dois modelos:

PRS SE Paul Allender:
http://www.prsguitars.com/allender/index.html

PRS SE Semi Hollow Custom:
http://www.prsguitars.com/allender/index.html

A signature do Paul allender não tem aqui na cidade, mas vi nos review que ela seria excelente, e teria uma pegada mais 'nervosa'

Já a semi-hollow teria uma sonoridade mais brilhante, não tao 'gorda' como nas semi acusticas tradicionais.
Testei ela hj e não achei brilhosa como disseram. Achei um braço excelente e captadores bons.

Pensando na guita que já possuo, na visão de lutheria e profissional de vcs, qual me aconselhariam a comprar, levando em conta custoxbeneficio, valor de revenda, etc.

Aliás, o valor de ambas é R$2.200,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

edalko
Na minha opinião, a semi-hollow.
Abç

edalko
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Compensa adquirir qualquer delas???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

edalko
Sim.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Hoje mandei minha guita pro luthier pra acertar as oitavas e a ação. Tratando-se de uma guitarra com Floyd, quanto deve ficar mais ou menos o serviço (desconsiderando retífica/aplainamento dos trastes)?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

Lemão_Luthier
Obrigado pelos parabéns!

edalko
Ambas me parecem bacanas e, se para vc elas são equivalentes eu acho que qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de escolher.
Por serem SE, elas são equivalentes no custo/benefício; porém a Semi-hollow, por parecer menos com uma PRS de baixo custo deve ser mais fácil de revender, acredito eu.

erico.ascencao
Esse tipo de informação vc precisa verificar com o seu luthier, pq os valores dos serviços mudam de profissional para profissional.

Lemão_Luthier
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lemão_Luthier
· votar

Bertola e Seiji:

Pela primeira vez, vou construir uma Les Paul (vou usar aquela peroba e fazer neck trought), mas tenho algumas dúvidas: (eu tenho o projeto, mas estes dados não constam nele)

1. A ponte da Les Paul é levemente angulada, qual seria a angulação correta? (imagino que os saddles já sejam angulados corretamente, mas não tenho certeza).

2. Sendo o padrão das escalas das lespas 628,65mm (24 ¾"), como esta angulação da ponte não prejudica o ajuste das oitavas? (tendo em vista que, em relação ao nut, na extremidade superior da ponte existe uma medida e na extremidade inferior outra medida).

3. Esta medida de 628,65mm (24 ¾") é a medida do centro da ponte em relação ao nut?

Desculpem a ignorância sobre as tune-o-matics, mas como a luthieria é só um hobbie, meus conhecimentos são um pouco limitados sobre algumas coisas...

Grande abraço!

sir.morpheus
Veterano
# ago/08
· votar

Pessoal, ja acompanho o forum faz um tempo mas resolvi postar uma duvida.
Vejo aqui no forum a muito tempo falando das "famosas" Eagles e quais são as "menos piores"...
Eu tenho uma Eagle vi o modelo dela e é o ST 001....acredito que essa deve ser da época "menos pior" certo?
Minha duvida é:
Por ser a eagle da vida e por eu ser canhoto, sera que compensa trocar os caps pra dar uma melhorada?
Acho que se fosse pra comprar uma guita nova ou usada...por ser pra canhoto seria muito mais caro.
Seiji...Bertola...o que voces acham?
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Lemão_Luthier
Não há uma angulação padrão, eu já ví vários tipos de angulos, mas estes não são muito acentuados não, apenas um pequeno "desvio". Tome como ponto de referência o meio da pestana e o meio da ponte (vistas de cima), meça e faça uma marcação de referência, depois faça os furos dos pivôs da ponte, de depois os do cordal.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

sir.morpheus
Cara, as Eagles legais são as que tem a "mão" estilo Fender, sendo as mais antigas, sem pintura, melhores que as mais novas, com pintura. Essas guitarras usads tem um preço relativamente baixo, mesmo sendo para canhoto
Para que esta guitarra responda bem, vc terá que trocar tarrachas e captadores. Recomendo um jôgo de tarrachas Condor e captadores Sound/Malagoli Traditional Vintage (braço e meio) e Traditional Texas (ponte).
Abç

sir.morpheus
Veterano
# ago/08 · Editado por: sir.morpheus
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom cara...comprei essa eagle em 2001...
da pra saber se é das novas ou não?
ela tem a "mão" igual a da fender sim e sem pintura...escala escura....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

sir.morpheus
Confira se o corpo tem cêrca de 45mm de espessura, se tiver, é da série boa.
Abç

sir.morpheus
Veterano
# ago/08
· votar

aew... \o/..
eh dei uma olhada...tem +/- isso msmo!
tava olhando no forum e axei um site com os caps da Sound...
Vi um que achei bem legal..é um kit com 3 singles Custom Alnico Blues... vi uma amostra do timbre e achei muito legal.
recomendam?sera que vale a pena ou é muita coisa pra uma Eagle?
abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

sir.morpheus
bons capts.
Abç

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar

Daeee galeraaa... Segue minhas dúvidas...

Tenho uma Cort Viva Gold, encordoada com espessura 0,10...
Gostaria de saber a melhor maneira de afinar (com Ponte Floyd)...
Jah ouvi dizer ki naum c destrava o locknut, ki eh soh pela micro-afinação, mas c eu fizer isso (como kuasi sempre tenho q apertar as cordas), a Floyd sobe...

Jah ouvi falar ki tenho ki destravar todos os locknuts, afinar pela tarracha e dpois travar novamente o locknut e reafinar pela microafinação...

Ou eu destravo um, afino, travo, destravo o outro, afino, travo, destravo o outro, afino e travo, e depois afino pela micro-afinação???

Ou eu destravo um, afino, travo, afino pela micro-afinação; destravo o outro, afino, travo, afino pela micro-afinação; destravo o outro, afino e travo, e depois afino pela micro-afinação???

Tô totalmente perdidooo... Me ajudem aeeeee!!!!!!!!
Obrigado!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

El Musicista
Há um tutorial aqui no Fórum sobre afinação de pontes tipo "Dôr-de-cabeça", digo, "Floyd".....

busterchair
Veterano
# ago/08 · Editado por: busterchair
· votar

opa!!
estou com um pequeno incomodo no meu violão (crafter de 7n), muito bom por sinal.

faz um tempo q estou notando q a 4º corda (D) está estranha.
toda vez q a toco sinto uma barulho vindo do braço, tipo uma vibração da madeira.. ela não trasteja mas faz isso e irrita!!

sempre usei .010 e começou a dar este problema nas últimas vezes q troquei as cordas.
Obrigado desde já!