Autor |
Mensagem |
El Musicista Veterano |
# ago/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Valeu... Vou dar uma olhadaaaaa
|
Ant-- Veterano |
# ago/08
· votar
Grande Bertola, essa é pra voce:
Comprei uma CLP2-S no mês passado. Ótima guitarra, excelente acabamento e tudo de bom que dizem a respeito dela é verdade (custo x benefício, etc.).
A única coisa estranha é que com ela desplugada sai um ruído (tipo uma vibraçãozinha) de algum lugar, parece até vir de dentro da cavidade dos captadores, como se tivesse uma molinha meio solta. Na verdade parece som de trastejamento, mas não pode ser isso, porque o tal ruído aparece mesmo quando toco na última casa, e portanto dali pra frente não tem mais nenhum traste intruso.
Como é o primeiro modelo Les Paul que possuo (e a primeira guitarra com captador tipo PAF e ponte tune-O-matic), gostaria de saber se é normal mesmo existir esse ruído? Ele não aparece com ela plugada, mas ainda vou fazer uns testes com atenção para ter certeza.
Pela sua vasta experiência, já se deparou com tal problema? Qualquer ajuda será bem vinda :)
Abc
AC
|
Lemão_Luthier Veterano |
# ago/08
· votar
Ant—
Isso já ocorreu comigo também...
Experimente abaixar um pouco os caps (bem pouco mesmo) e veja se o ruído some... talvez a(s) corda(s) estejam vibrando muito próximas ao captador quando são tocadas na última casa...
Se não resolver, aí só o mestre Bertola mesmo...
Abraço!
|
Ant-- Veterano |
# ago/08
· votar
Lemão_Luthier
Os captadores já estão numa altura satisfatória (em torno de 4mm), e ainda nem tirei deles aquele plástico transparente de proteção, portanto acho que as cordas não estão encostando neles e o ruído não pode estar vindo dali. Também o barulhinho não surge somente quando toco na última casa. Eu citei o exemplo da última casa porque foi a maneira que descobri de eliminar a suspeita de trastejamento. É verdade que o ruído vem mais forte em determinadas frequências de notas, na corda SOL da 12ª casa em diante, por exemplo. Também dei uns soquinhos na guita com meu ouvido encostado no corpo dela, e me pareceu ouvir algo vibrando, só que é muito rápido e impreciso para permitir identificar de onde vem.
Obrigado pela sugestão.... e aguardemos a opinião do mestre Bertola :)
Abc
AC
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/08
· votar
busterchair Verifique as tarrachas, aperte os parafusos delas. Ant-- Cara, verifique TODOS os parafusos de sua guitarra e reaperte-os; e faça o seguinte: Corte uns pedaços de espuma que caiba na cavidade dos captadores e coloque-os embaixo dos mesmos, cole também uma espuma na tampa da cavidade da parte elétrica. Abç
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# ago/08
· votar
Olá tudo bom? Recentemente peguei uma tagima 635 , ano 94 e tal, mto boa! Mas to com uma duvida aki. Fui botar alavanca, e notei que tem q fazer MTA força pra usar ela, tipo...ela está ogramente dura. Nao sei se é pq tava acostumado com floyd rose d outra guitar minha antiga. Mas isso é normal?? Ela está com 0.10 e tem 3 molas atrás!
abraço!
|
|
# ago/08
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Sim, isto é normal. A ponte tipo "vintage" é mais "dura" que as tipo "Floyd", e isso é bom. De qualquer forma eu recomendo que vc leve sua guitarra a um bom luthier para uma regulagem geral, inclusive com a colocação de um jôgo novo de molas. Alguns "truques" também são necessários: Lubrificação dos sulcos da pestana com grafite em pó, da parte de baixo das "borboletinhas abaixa-cordas" e dos parafusos de fixação da ponte com vaselina sólida e a colocação das cordas corretamente nas tarrachas (laceando-as). Abç
|
busterchair Veterano |
# ago/08 · Editado por: busterchair
· votar
Apertei as tarrachas só para constar e nada. Ouvindo melhor essa vibração estranha, ela está acontecendo ou na boca, ou no cavalete (mais certeza no cavalete/rastilho), não dá pra distinguir direito. O som sai com menos volume e brilho.
Talvez tenha q levar num luthier mesmo.
A corda não está enconstando nos trastes, a pestana está em boas condições e o rastilho não está desgastado. Obrigado mais uma vez.
|
|
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
busterchair Cara, pode ser que alguma longarina tenha interna tenha se descolado, neste caso, só um luthier pode verificar e resolver; não é difícil, mas exige ferramentas especiais. No caso do violão ser eletrificado, fios soltos por dentro também podem causar estes "ruídos" Abç
|
busterchair Veterano |
# ago/08
· votar
Valeu!! Vou leva-lo em um lutheir mesmo
|
Ant-- Veterano |
# ago/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Ant-- Cara, verifique TODOS os parafusos de sua guitarra e reaperte-os; e faça o seguinte: Corte uns pedaços de espuma que caiba na cavidade dos captadores e coloque-os embaixo dos mesmos, cole também uma espuma na tampa da cavidade da parte elétrica. Abç
Valeu, Bertola. Vou procurar fazer isso das espumas. Tenho uma certa habilidade com esses servicinhos. Quanto aos parafusos, eu já tinha conferido tudo, inclusive tinha retirado as molduras dos captadores para conferir por baixo deles, e suas respectivas molinhas, mas estava tudo nos conformes. Abri também a cavidade da chave seletora, porque com o ouvido encostado no corpo da guita eu suspeitei que o ruído poderia estar vindo dali. Mas estava tudo firme (aliás, é muito bem feita a soldagem da fiação nessa CLP2-S). Cara, se estivesse ao vivo vc ia poder ouvir a vibraçãozinha... é coisa pra Sherlock Holmes resolver, hehe. Cheguei a pensar que talvez tenha caído algo dentro das buchinhas da ponte tune-O-matic. Como eu disse, não é nada que atrapalhe o som da guitarra plugada, não me atrapalha os ensaios. Só que irrita porque acaba que eu fiquei grilado com o tal barulhinho e com isso fico ouvindo-o, tipo cisma mesmo. Quero caçá-lo a todo custo. Obrigado pelas dicas. Gosto muito da atenção que vc dedica aos usuários do forum e sempre leio seus posts. Parabéns.
AC www.antcarlos.com
|
clebinho Veterano |
# ago/08
· votar
Fábio Seiji Mauricio Luiz Bertola Lemão_Luthier muito obrigadoo agradeço a paciencia abçs
|
kairi Veterano |
# ago/08
· votar
Gostaria de saber, se é possível a instalação de flamed top em uma guitarra já pintada.
Ex: As cort x-11 tem uma base preta com flamed maple vermelho. Seria possível por esse acabamento em uma guitarra já pintada com a base preta?
http://www.cort.co.kr/DataBank/product/model/X/zoom/X_11_04.JPG
|
balck7 Veterano |
# ago/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola e outros luthiers e guitarristas... alguem tem peças e ou guitarras encostadas? presciso muito de uma guitarra urgente!!! estou sem amp nenhum!!! meu deus to desesperado!!!! cada dia q passa eu vou perdendo toda tecnica q acumulei em anos de pratica....
por favor, quem tem algo q nao use mais, eh quer vender, doar, emprestar, alugar....
responda esse post!!!
|
balck7 Veterano |
# ago/08
· votar
ops, sem amp nem guitarra quiz dizer...
|
Thiagoham Veterano |
# ago/08 · Editado por: Thiagoham
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, a ponte da minha guitarra é floyd rose e ta bastante enferrujada... tem jeito pra isso?
|
|
# ago/08
· votar
kairi Acho muito difícil, não apenas porque TODO o acabamente teria que ser retirado, como também, como é que se colaria o tampo em uma guitarra que já tem os abaulados???........... Thiagoham Ou comprar outra ou mandar recromar a sua....... Abç
|
mammb2000 Veterano |
# ago/08
· votar
A pergunta vai pra qualquer um que saiba responder!
Bom, tenho uma FENDER MEXICANA .. os captadores dela tem uma pegada muito legal. Uma saída alta. Mas o Som não é tão bonito quando os caps da fender que eu ouço tipo o Custom '54.
Queria colocar o 54 custom nela, mas aí não sei se eu ia curtir, afinal, vou perder MUITA saida??? Pq sei que são beem mais fracos.
QUando peço opinião, dizem pra eu comprar o CUSTOM '69 ou o BLUES da malagoli ... mas o problema é que o SOM do 54 (ou alinico 50) é muito mais bonito ao meu ver. Tenho a impressão de que tanto o BLUES da malagoli quando o '69 não vao mudar tanto meu som. Estou enganado? Alguem que já tenha testado esses captadores poderia me dizer? Me dar uma ajuda?
|
Lemão_Luthier Veterano |
# ago/08
· votar
mammb2000
Cara, também tenho um Fender Mexicana, com caps Tex Mex, e apesar destes possuírem um som mais agudo do que eu gostaria, eu não os troco por nada, pois aprendi a lidar com eles em conjunto com o resto do meu equipto (que não é lá essas coisas) e estou 100% satistfeito.
Quanto aos outros caps, se não me engano esses Blues da Malagoli foram feitos baseados no Texas Special (Fender), porém tem o comportamento um pouco diferente com os médios/graves. Considero esses 54 custom muito bons, mas acho o som deles meio "magrinho".
É muito difícil indicar este ou aquele, pois esse negócio de timbre é muito pessoal, (eu, por exemplo, não troco minha Mexicana por nenhuma USA, pode até parecer loucura....) subjetivo e variável, pois os caps são apenas uma parte de todos os fatores que fazem o timbre, o ideal seria você testar guitarras parecidas com a sua (com as opções de caps que vc ta pesquisando) no seu equipamento (ampli, pedais, etc)...
Abraço!
|
mammb2000 Veterano |
# ago/08
· votar
Lemão_Luthier
OPá valeu! è justamente por isso que não comprei ..muita gente diz que são meio fracos ...
E tb pq já acostumei com os que já tenho nela ... não sei se mudaria muuuito a pegada ...
a única forma é comprar e testar ,, se não gostar passo pra frente hehehehe
|
Diho Veterano |
# ago/08 · Editado por: Diho
· votar
Bertola, não sei se é uma pergunta óbvia, mas entre uma Fender Mexicana e uma Condor GX-50, você ficaria com qual? A diferença entre elas é muito grande?
Obrigado.
|
Thiagoham Veterano |
# ago/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Esse serviço de recromar é caro? dura bastante?
|
Chronnos Veterano |
# ago/08
· votar
Olá pessoal, tenho uma dúvida que gostaria de sanar...
Gostaria de saber a respeito do captador Vintage Rails da Seymour Duncan, e tbm gostaria de saber qual a marca de trastes de maior qualidade, e se isso proporciona mudanças perceptivas na tocabilidade (os trastes da minha guitarras já são jumbo, mas já estão finos e não são de boa qualidade).
Obrigado!
|
Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
· votar
kairi Possível é, mas o problema é o custo do seviço. Precisa tirar o acabamento, retirar o excesso do corpo onde vai ser colado o top, fazer os chanfros, refazer o acabamento...
balck7 Não tem como vc pegar emprestado com algum camarada??
Thiagoham O preço pra mandar recromear varia bastanet, mas não chega a ser um absurdo. O problema é que, alguns lugares lixam pra vc mas outros vc precisa entregar lixadinho. A qualidade da cromação varia de lugar pra lugar também.
Chronnos Existem algumas marcas de trastes de qualidade. Segundo a Warmoth as melhores são Sanko (Japão), Dunlop (EUA) e Van Gent (Holanda); não necessariamente nessa ordem. Todos disponíveis aqui no Brasil.
|
Eduardo Marin Veterano |
# ago/08
· votar
Fábio Seiji
soh pra t agradecer mesmo aqueles toques q tu me deu sobre o braço da minha guita. e os trastes. agora ta muito bom. perfeita. peguei um lixa bem fininha e localizei qual era o traste desalinhado. lixei de leve e dei o "acabamento" com um pequeno pedaço de bombril hehhehe. ta fera
|
Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
· votar
Eduardo Marin Sempre às ordens! Eu quero ver essa sua guitarra pronta! Não vai desencanar, hein! Nem que seja só pra fazer 1 guitarra, tenta terminar ela... e com carinho.
|
Diho Veterano |
# ago/08
· votar
Fábio Seiji
Minha pergunta foi pro Bertola, mas se quiser pode responder também :P
|
Fábio Seiji Luthier |
# ago/08
· votar
Diho Eu ficaria com a fender mex.
|
|
# ago/08
· votar
Diho Fender MIM. Abç
|
Diho Veterano |
# ago/08 · Editado por: Diho
· votar
A diferença entre elas é muuuuito grande?
Obrigado.
|