Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

GuSX
Existem muitas opções de captadores no mercado.
Eu te indicaria um set de EMG's ativos ou, se a grana estiver curta, um set daqueles Spirit Power Active.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

GuSX
Cara, tem esses que o Seiji (Welcome back!) citou e os Sound, Stellfners e Cabrera. Todos tem linhas mais "agressivas".
Abç

GuSX
Veterano
# ago/08
· votar

Mais uma vez preciso da ajuda de vcs...
Estive pensando em trocar os captadores da minha guitarra SG Shelter SX , vcs me deram a dica dos captadores EMG Ativo... pois bem fiz uma pesquisa e gostei muito da dica , a minha duvida agora é se a minha guitarra dá pra usar captadores ativos pois eles precisam de um espaço para a bateria.... se sim, qual desse modelo seria o melhor para mim?.........
VLW vcs são d+

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

GuSX
A instalação do kit deve ficar à cargo de um luthier, pois no caso de sua guitarra, deverá ser usinado um compartimento à parte.
Abç

PEdroooo
Veterano
# ago/08 · Editado por: PEdroooo
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji (bem vindo de volta!)

Olá galera!
voces saberiam me dizer algo sobre a qualidade desta marca de captadores (GFS) em relação aos captadores Gibson?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72792021-set-de-captadores-gfs- dream-p90-gibson-fender-dimarzio-_JM

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

PEdroooo
(bem vindo de volta!) - Thank U, man!
Os Guitar Fetish são muito bem falados, tanto nos EUA quanto aqui, mas eu ainda não peguei desses pra testar e porisso não sei comparar com um P-90 da Gibson; porém, nesse anúncio que vc postou coloca como um captador com um som "mais moderno", portanto, alguma diferença ele tem!
O Cabrera também tem opções de P-90, procura se informar sobre esse modelo também.

Mauricio Luiz Bertola
(Welcome back!) - Thank U too!

GuSX
Veterano
# ago/08
· votar

Fabio Seiji ou Mauricio Luiz Bertola

Pessoal ainda sobre a SG Shelter SX SSG , vcs me explicaram tudo muito bem...
Ultima dúvida ,, vale a pena investir bem nessa guitarra ????Vale a pena gastar um bom dinheiro para dar um upgrade nesse modelo?
Obrigado

Rafa_XD
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji
Seiji você atende em SBC? Tava procurando um luthier, ai vi um tópico por aqui falando.
Abraços!

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar

Fala grandes mestres

É o seguinte estou indo pro states dentro de um ou dois meses e pensei em comprar uma PRS tremonti SE, para dar uma guaribada nela, é uma boa opção?

Essa ponte Wraparound pode ser substituida?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

GuSX
vale a pena investir bem nessa guitarra ????
Se vc fizer essa pergunta a sim mesmo vc vai encontrar um resposta mais consistentes que a nossa, que vai ser absolutamente técnica e ainda depende de outros fatores como quanto vc pretende investir e etc.
A sua relação com essa guitarra só vc conhece, entende?

Rafa_XD
É verdade, a oficina fica em SBC mas estou trabalhando apenas com construção.
Se for manutenção ou set-up eu tenho passado para o Daniel ou o Fábio (outro) que trabalham lá comigo.

Lucas_fms
As SE são fabricadas na Ásia, por aqui não são tão caras, porisso eu te aconselharia a comprar outra que tenha um valor maior de mercado por aqui, como uma "fender american", que usadas são bem em conta por lá e por aqui são bem valorizadas e tem uma boa liquidez.
Em relação à ponte, é praticamente possível fazer qualquer tipo de alteração numa guitarra, o problema é o custo.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar

Fábio Seiji

Obrigado pela resposta mestre!

O meu objetivo com a guitarra seria modificar ela! Fazer ela de laboratório para testar novas possibilidades!

E no caso de uma Fender american, bem que eu queria uma, mas não pra mudar ela.

Edu_Afram
Veterano
# ago/08
· votar

eu ja postei um tópico, mas queria saber de vcs que são profissionais,
meu pai tem umas tábuas grandes de mogno e queria saber qual é o requisito pra se fazer uma guitara (eu ainda n vi as madeiras)

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

Lucas_fms
Para usar de plataforma de testes o ideal seria uma guitarra usada, senão vc estaria pagando a mais por uma coisa que vc corre o risco de destruir.
Dependendo das modificações que vc tem em mente vc pode pegar alguma com problemas que pode reduzir bastante o custo.

Edu_Afram
Elas precisam estar bem secas... e ter a autorização do papi...

clebinho
Veterano
# ago/08
· votar

estou pensando em adiquiri uma strato e to pensando na T735 Tradicional - TAGIMA e gostaria de sber a opinião dos mestres Bertola e/ou seiji se é uma boa guitarra desde ja muito obrigado

Rafa_XD
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji
Ah entendi! E os responsáveis pela manutenção fazem um bom trabalho, troca de captadores, parte elétrica...? Tem algum contato?
Abraços!

hrd
Veterano
# ago/08
· votar

obaaaa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

GuSX
No meu entender vale sim. Um bom jôgo de captadores de média qualidade e bom custo-benefício (Stellfner, Sound, GFS, Kent Armstrong, Spirit, Cabrera, Spanich, etc), e um bom jôgo de tarrachas.
PEdroooo
Tenho usado esses captadores, e o custo-benefício é excelente, agora, em relação aos Gibsons....Óbvio que são inferiores, mas, daí vai do que vc quer e qual seu instrumento.
Lucas_fms
Não conheço essa guitarra, mas me parece boa, creio que não haja tanta necessidade assim de "up-grades" nela.
Essa ponte Wraparound pode ser substituida? Porque?
Edu_Afram
Além de sêcas, devem ter uma espessura de, no mínimo 45mm.
clebinho
No meu entender, não.
Abçs

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Nunca tive a oportunidade de tocar numa guitarra com esse tipo de ponte, mas dizem que elas não tem regulagem de oitavas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Lucas_fms
Algumas sim e outras não. As que não possuem, a regulagem é por posicionamento e aproximação. A regulagem acaba ficando mais ou menos correta, e dependendo, até exata; mas isso é sempre uma aproximação, pois mesmo em pontes com carrinhos a afinação não é totalmente correta (por isso os sistemas "Buzz Feiten", Novax e Yamaha).
Abç

alexdiffer
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
To pensando em colocar dois captadores HB4 da malagoli na minha guitarra...são bons mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

alexdiffer
Já usei um desses e achei o som muito "ardido", com certo excesso de agudos; mas tem uma boa saída.
Abç

alexdiffer
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quanto a versatilidade dele...da pra tocar todos estilos ..... da pra fazer aquele esquema de chaves pra usar como single ???

diego gr
Veterano
# ago/08
· votar

diego gr
Por curiosidade eu entrei no site da GFS e vi muita coisa interessante e achei o preço das guitarras barato.
Mas não entendi porque tem dois preços: um normal e outro "GFS Directly". O que é isso?

Mauricio Luiz Bertola
É a venda direta, pelo site, por cartão de crédito internacional.

Nossa, então é barato mesmo! Por R$900 mais frete dá pra trazer uma strato daquelas, só não sei quanto à qualidade dessas guitarras Xaviere.

P.U.L.S.E
Veterano
# ago/08
· votar

Luthiers de plantão: Não sei se vocês chegaram a dar uma olhada, mas eu criei um tópico esses dias sobre a substituição de humbuckers por singles em uma guitarra que possui corpo Carved Top (Desse jeito: Carved Top ).
A minha dúvida é: Tem como colocar um escudo S-S-S numa guitarra com o corpo assim?

LDC
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji

velho bem vindo de volta ae \o/

vem ca seu acabamento é foda! sabe me dizer o que posso usar para fazer aqueles acabamentos foscos, tava vendo tem uma cara aqui perto que faz tinta da cor que eu quiser, automotiva e tal e coloca um agente que a deixa fosca, queria algo num tom grafite bem escuro e fosco, só que sai quase 100 reais 1/4,.....

sabe alguma alternativa de qualidade para acabamento desse tipo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

alexdiffer
Cara, na minha opinião o que existe é relação custo-benefício. Quem tem que ter "versatilidade" é o músico.
P.U.L.S.E
Não.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar

Novamente...

Volto com uma dúvida antiga: Gostaria de saber qual a diferença entre o kit 101 e 401 do Fernandez Sustainer, e gostaria de colocar um deles na minha guitarra. Sei que existem 2 modos, um que vem com captação (hambucker) e um que é apenas o gerador do sustain (single). Pois bem, tenho uma guitarra HSS e gostaria de por o Sustainer drive na posição do meio, e queria saber se ele funcionará com os captadores da ponte e do braço.

Ah, gostaria de saber também, se captadores como Dimarzio SuperDistortion ou Dimarzio HotRails são compatíveis, e como sei que os captadores são compatíveis.

Abraços e obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

kairi
Os DM e SD não são compatíveis com esse sistema. Quanto a colocação do "gerador" de sustentação no meio... Não sei responder, só vendo o manual do mesmo.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar

Então, não tem como colocar o drive no lugar do single do meio, e juntar ele com outro captador (ponte/braço)?

Mas o Vai não usa ele cm um Evolution junto?

Invalid User
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala bertola! Minha guitarra tá com uma parte do braço verde (parte de trás), uma parte bem pequena. Queria saber o que é isso, se danifica de algum modo o instrumento e se tem como tirar, ou pelo menos algum modo de esconder. Obrigado!