Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

kairi
Cara, eu não sei como os técnicos do Vai usam isso, mas acho que não tem nada à ver com outros captadores, e, estudando melhor o sistema, pude notar que ele é projetado para que o "driver" fique na posição braço, pois esta é a região no qual a amplitude de vibração da corda é maior.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Invalid User
Isso é fungo, só pode ser retirado com uma lixagem total do braço. É um problema meramente estético.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar

minha guitarra eh single no bra¢o, sera que o driver ali iria alimentar os outros caps? ja vi JEM e Lespaul com hothails e sustainer JUNTOS no bra¢o, formando um humbucker.

Ah, como eh esse esquema de por mini toggle na guitarra pra ativar o oitavador?

TadeuGuitar
Veterano
# ago/08
· votar

uma ajuda por favor...

alguem conhece a washburn Wg 240?

o q tem a falar sobre ela???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

kairi
O "driver" alimenta um circuito, e não captadores. Ele produz uma emissão eletro-magnética que faz a corda continuar soando, mais ou menos como um E-Bow.
Abç

kairi
Veterano
# ago/08
· votar

entao, mesmo se nao tiver nenhum cap, ele funciona?

Voce faz instala¢ao do sustainer?

ZeeG
Veterano
# ago/08
· votar

Minha les paul standard da epiphone desafina mt facil nas cordas mais grossas quando toco forte, faz tipo um bend loco q aumenta 1 semi tom dpois abaixa 1/4 e dpois volta ao normal. Eh problema com o nut, ponte ou eh a guita q eh mal feita msm? A corda eh .09, tensao baixa assim tem algo haver tb? vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

kairi
Não, pois a sustentação é gerada pelo driver, mas o som captado pelo captador. Não, nunca instalei um, apenas estudei (insuficientemente) o sistema.
ZeeG
Isso pode ser causado por cordas colocadas erroneamente na haste da tarracha. Mude o calibre para, pelo menos 0.10.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

Rafa_XD
São bons, o email do Daniel é: danielkAcolband.com.br; mas se vc me mandar um email eu falo com ele, pq tanto ele quanto o Fábio, como vou dizer... não são muito bons de conversa; mas o serviço deles é muito bom.

LDC
velho bem vindo de volta ae \o/
Valeu amigão, mas eu não sou velho não, haha!

Como só utilizo material da Sayerlack e eles têm um verniz fosco eu não sei te dizer sobre outras alternativas.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

kairi
O Bertola tem razão; vc pode até instalar SD ou DMZ junto com o sustainer, ele até permite isso mas esses captadores não vão funcionar da forma como normalmente funcionariam.
A instalação do sustainer implica em fazer novas cavidades e furações; por isso pense bem antes de mandar instalar.

borabaea
Veterano
# ago/08
· votar

Olá, comprei minha guitarra a uns 3/4 meses e ultimo fim de semana fui trocar as cordas. me bati um bocado pois não tenho experiência e as tarraxas vintage não me ajudaram muito...
após uma solução caseira - que envolveu palitos de dente - consegui trocar as cordas da guitarra.
Entretanto a corda ficou com a tensão muito fraca, como posso fazer para deixar a guitarra com a tensão um pouco mais forte?
obs: não mudei o calibre da corda... veio na guitarra 0,9 e eu mantive com o novo encordoamento

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

borabaea
Cara, em 1° lugar, que guitarra é. Em 2° lugar, há uma maneira correta de se colocar as cordas. Em 3° lugar, leve sua guitarra a um luthier para que ele faça uma regulagem geral em su instrumento, pois isso é IMPRESCINDÍVEL. Em 4° lugar peça à ele para colocar um encordoamento de calibre 0.10 ou 0.11.
Abç

clebinho
Veterano
# ago/08
· votar

como ja tinha dito antes to a fim de adiquirir uma strato e gostaria da indicação dos mestres luthiers de uma boa guitarra pois gostaria de adiquirir um bom instrumento muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho de vcs e paciencia com usuarios cheios de dúvida feito eu hehe abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

clebinho
Existem muitas opções.
Desde uma SX à uma Suhr.
Qual a faixa de valor que vc pretende gastar nessa guitarra?
Pode ser usada ou precisa ser nova?

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar

Pessoal, gostaria e saber a opinião de vcs a respeito do captador Jb Jr. numa strato de corpo em ash, e tbm quais captadores seriam bons pro meio e pro braço, considerando q busco definição nas notas, distorção definida, clean pelo menos decente e se possível conseguir, pelo menos splitando um cap, um som semelhante aquele timbre caracteristico de braço de strato.

Abraços!

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

Bertola ou Seiji
Os potenciometros da minha tele (Fender MIJ '85) tao falhando, chiando e o diabo... qual a especificação e o melhor potenciometro pra eu trocar? tem akele lance de "no load" e pá... é uma tele com configuração de captadores padrão (S+S).
Flw abç!

kairi
Veterano
# ago/08
· votar

bem, como ja disse, minha guita eh HSS, e pretendo transforma-la em HSH, entao aproveitarei pra fazer as cavidades do sustainer.

Tem um endorser da Gibson que pegou uma lespaul e pos no bra¢o um sustainer e um outro cap. Outro cara fez o mesmo com uma JEM.

So queria saber se eu colocar no bra¢o um sustainer drive junto com um outro cap, os outros caps vao funcionar normalmente

www.gibsoncustom.com/flash/products/signature/schon/NealSchon.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

Chronnos
É um bom captador. Recomendo a colocação de outros 3 iguais (com menor ganho do braço para a ponte).
um som semelhante aquele timbre caracteristico de braço de strato.
Com esses capts vc não conseguirá isso, a não ser que coloque captadores singles comuns no braço.
gucrispim
250Kb para o volume e 250Ka para o tone. Pode comprara os da marca Alpha.
Abç

PEdroooo
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

olá mestres!
Eu estou pra colocar as trastes no braço e queria saber que tipo de cola é usada na ponta dos trastes (ou é sob o traste inteiro?), é algum tipo de cola que dê pra fazer sozinho?

valeu moçada!

Chronnos
Veterano
# ago/08
· votar

Mas nem se eu splitar o captador do braço consigo um som próximo?

gucrispim
Veterano
# ago/08 · Editado por: gucrispim
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Alpha é melhor que CTS bertola? Qual o preço justo de um desses?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76707315-potenciometro-250ka-mi ni-alpha-para-guitarras-e-baixos-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76707310-potenciometros-250kb-a lpha-mini-para-guitarras-e-baixos-_JM
são esses bertola? vou compa-los pelo ML pq na minha cidade já vi q nao vou encontrar....

clebinho
Veterano
# ago/08
· votar

Fábio Seiji
muito obrigado pela atenção pode ser uma guita usada

ophius
Veterano
# ago/08
· votar

Preciso da ajuda de vcs amigos...

Tô querendo trocar os captadores da minha guitarra, uma Ibanez S 540 Custom Made (japonesa), por um par de Seymour Duncans.

Pensei, como eu toco basicamente...Rock Clássico, Hard Rock, e na outra banda ROck Pesado (pantera, Sepultura, Slayer,etc)....em pôr a dupla: JB TB-4 (bridge) & Alnico pro II (Neck).

E ae...alguma outra sugestão melhor??????????

Detalhe: Sou completamente viciado em "harmônicos artificiais".

gucrispim
Veterano
# ago/08
· votar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78559162-captador-kant-armstron g-humbucker-p-tele-nervoso-fretegrat-_JM
Fala, desculpa enxer mais o tópico, mas o q vcs axam desse captador?
Não sou muito chegado no estalado do captador da ponte da minha tele.
Posso associar esse captador ao de Alnico do braço? Esse captador ainda tem um clean legal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar

PEdrooooSe vc não tem uma larga experiência, NÃO FAÇA. Colocação de trastes é um procedimento que exige cuidado, experiência e técnica. Leve sua guitarra a um luthier habilitado. Ah!...Não se usa cola para este serviço.
Chronnos
O que vc conseguirá é o som de um "stack" "splitado", não o som de um verdadeiro single-coil.
gucrispim
Não, os Alpha são uma marca comum. O preço está meio alto. Aqui no RJ vc compra esses potenciômetros por R$ 5 ou menos.
Eu nunca usei esse captador especificamente, mas essa marca tem bom custo-benefício.
clebinho
Tagima 635, Shelter FST ou SST-62 ou 57, Condor GX50, Eagle (modelo antigo, com a mão com design Fender).
ophius
São bons captadores esses aí.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Postei isso em outro tópico.
Para variar com perguntas sobre captadores

Binho_Johnson
Não existe "o melhor"
O que existe é aquele que, dentro de uma relação custo-beneficio, lhe proporcionará um bom som. Até porque, o captador é apenas um dos vários componentes que produzem o som. Veja o caso do Brian May, os captadores de sua "Red Special", são da marca inglesa Burns, que ele comprou em uma loja e que eram um dos poucos disponíveis naquela época. Não era uma marca conhecida ou "top", mas ele tira um som absurdo com esses captadores.
Toda essa questão, em inúmeros tópicos, sobre esse ou aquele captadore, para se tocar isso ou aquilo, é absolutamente inútil, e se deve mais ao fato de que a molecada de hoje em dia ter sido induzida a crer, pela propaganda, que isso é importante. Não é.
Um monte de gente vive me perguntando: "...Bertola, o captador XB44N é bom para Black Metal Maligno do Mal...? ou então: "...Cara, eu consigo tirar o som do Petrucci com o captador SLS 69 "vintage custom plus"...?
Nada dissso importa, nem pode ser respondido objetivamente, sem levar em conta uma ENORME gama de condições, que incluem até mesmo fatores imponderáveis, como a "pegada" do músico.
Portanto, comprem o captador que, dentro de uma relação custo-benefício adequada em relação à sua guitarra, vai lhe proporcionar uma melhoria de qualidade de fabricação e sonora. E É SÓ.
Abçs

SaldanhaPessoa
Veterano
# ago/08 · Editado por: SaldanhaPessoa
· votar

ultimamente venho tendo problemas.. a velha G.A.S. O problema é q é com uma guita meio rara por aqui: uma Firebird. Toco blues, rock n' roll e hard rock. A epiphone não me passa mta confiança (apesar de só ter visto uma vez). Como não tenho grana pra uma gibson.. estive pensando em mandar fazer uma com um luthier..

Sou de Fortaleza, temos 2 feras na luthieria daqui: Mestre Adalto e Erasmo Lousada. Ambos de grande renome na cidade. O Erasmo presta serviço pra mim há mais de 2 anos.. sempre muito honesto e competente. Enfim, falei com ele sobre meu projeto. Mas ele disse q é mto difícil e caro conseguir mogno por aqui... e eu tava pensando em fazer a guita justamente de mogno.. corpo e braço. O Erasmo me sugeriu fazer com Cedro-Rosa..

Qual a opinião de vcs sobre esta madeira? Alguma outra madeira nacional pode substituir de maneira decente o mogno? A madeira Ipê-preto para a escala é legal? E o preço de R$1000 para o luthier fazer a guita (só a parte de madeira) está justo? O prazo de entrega de 6 meses é muito longo.. ou está no padrão?

Obrigado e abraço

gucrispim
Veterano
# ago/08 · Editado por: gucrispim
· votar

post cancelado uaheua

Leo-RJ
Veterano
# ago/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Concordo plenamente. Aliás, a colocação do Brian May foi excelente. Recentemente (março/2008) a Guitar Player (brasileira) fez uma extensa reportagem sobre o Brian May incluindo, claro, sua Red Especial (construída pelo Brian e seu pai) que, além dos captadores simples que vc citou, o sistema de alavancas emprega molas de válvulas de motocicletas e o braço é encaixado por apenas um parafuso, mas penetra profundamente no corpo da guitarra. E olha que ela ficou quase trinta anos sem sofrer grandes manutenções, até que Greg Fryer, já nos anos 90, começou a reparar outras guitarras de Brian May e fez a réplica mais precisa até então da Red Especial, sendo desde então o seu luthier oficial.

Construir sua própria guitarra com materiais simples e não convencionais, isso é atitude; ao contrário daqueles que pensam que atitude é quebrar a guitarra no palco.

Site do Fyer (mais é um site bem fraquinho): http://www.fryerguitars.com/

Bertola, vou ver se consigo digitalizar esse pequeno material e te mando.

Abraços!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/08
· votar

clebinho
Em que faixa de preço???
Seria uma boa vc começar a procurar em lojas e no mercado livre, mas essas que o Bertola citou possuem um ótimo custo/benefício.

ophius
Pensando nos harmônicos artificiais, que tal EMG's?

SaldanhaPessoa
O cedro rosa é uma madeira excelente mas, em geral, não possui resistência suficiente para confecção do braço, à não ser que coloque longarinas de madeira mais resistente.
Eu acho que, se der uma boa garimpada é capaz de encontrar mogno, mas existem muitas outras madeiras bacanas para construção de instrumentos.
Agora, se está caro ou barato, se está bom ou ruim, rápido ou demorado, só vc mesmo pode saber.