Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
karil marx
Veterano
# dez/07 · Editado por: karil marx
· votar


Boa tarde!!!

Eu gostaria de saber bertola/seiji se o pau brasil pode ser usado na construção de guitarras (não que eu queira fazer uma dessasheheh), se sim, como é o som e que partes podem ser feitas dessa madeira?

Acontece q eu vi uma madeira q era chamada de bloodwood(que era bem vermelha) no site de luthiaria da warmooth.

Thiago Vianna
Veterano
# dez/07 · Editado por: Thiago Vianna
· votar


karil marx
Bloodwood é a muirapiranga (tembém conhecida como falso pau-brasil, pau-sangue, pau-rainha ou conduru). Aqui na minha região tem muito.
Já vi usando em tampos, laterais de violão, longarinas do braço e em escalas (por sinal, fica muito bonito).
Acredito que o pau-brasil tenha as mesmas aplicações. Mas é melhor esperar por um dos mestres.
Abç.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


Carlospe
só a traseira esta um pouco elevada
Então é problema de regulagem, está com quantas molas e em que configuração?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


karil marx
É exatamente o que o Thiago Vianna falou aí.
Eu uso bastante conduru em longarinas, camadas no corpo ou outros detalhes menores. Em escala funciona muito bem, pois ela é muito dura e resistente ao desgaste (mais até que o pau brasil).
As possíveis aplicações do pau brasil em guitarras são as mesmas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


karil marx
O Pau-Brasil é uma madeira quase extinta por séculos de exploração brutal, mesmo as árvores que existem hoje em dia são pequenas comparadas aos exemplares de mais de 20m. que existiam até quase à beira-mar em 1500.
Essa madeira só é usada para confeccionar arcos de violinos (e seus "parentes" da orquestra sinfônica), mas mesmo assim muito pouco dada a raridade da madeira e seu altíssimo preço.
A muirapiranga é, como o Thiago Vianna falou. Mas eu nunca a usei.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Bolo de laranja
Consulte o site deles.
Não tenho "site".
Abç

cisotomaz
Veterano
# dez/07
· votar


Caro Bertola,

compensa trocar os captadores originais de uma fender stratocaster mexicana por um trio de captadores cabrera, sendo um hot alnico na ponte e dois custom pro ( meio e braço) ?. só queria um captador da ponte com mais graves, mas estou pensando em trocar os três logo e vc recomenda tal mudança?

Snakepit
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Soulface

Ola

Sei que eh dificil avaliar por fotos, mas o que oces acham da qualidade desse violao:

http://cgi.ebay.com/Martin-D-18-Acoustic-Guitar-w-OHSC-Awesome-Tone_W0 QQitemZ330195848723QQihZ014QQcategoryZ33028QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcm dZViewItem

Digo qualidade em relacao a conservacao. Nao me preocupo como visual, quer apenas que o som dele esteja bom, como um novo, assim como a afinacao e o braco. Ele esta barato de mais, um Martin D18 novo custa 1800 dolares, e esse esta com um preco que nao tem como recusar.

Se voces tambem desconfiam do preco tem esse aqui por 700 dolares, que parece be conservado:
http://cgi.ebay.com/2006-MARTIN-D-18-D18-NEW-CONDITION-UNPLAYED-NO-RES ERVE_W0QQitemZ110202367506QQihZ001QQcategoryZ33028QQssPageNameZWDVWQQr dZ1QQcmdZViewItem

Abraco

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


cisotomaz
Sim.
Snakepit
Martim é um instrumento de qualidade, quanto ao som.... só tocando mesmo.
Abçs

Fernando de almeida
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, comprei essa guitarra, Snake semiacustica ...

http://slepetys.sites.uol.com.br/index.html

O que vc acha dela?? Tem um monte de botões que eu nem sei pra que serve ...

(ps o contato do link é do cara que me vendeu)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Fernando de almeida
Conheço bem essas guitarras.
Não são nada de mais, apenas uma guitarra antiga e com uma configuração inusitada. Os captadores foram trocados, e recomendo que vc troque as tarrachas imediatamente (pois essas aí são horríveis !). Esses botões aí são para controle de volume e tonalidade e um "Varitone", vc deve "fuçá-los" para conseguir um bom som.
A propósito, quanto vc pagou nela?
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# dez/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A propósito, quanto vc pagou nela?

Cara na verdade o dono pedia R$1800,00 ... Aí eu ofereci um setup de pedais que eu tinha a mais aqui (no valor de + ou - R$1400,00 somados) e trocamos pau a pau ...

Das snakes que eu já tinha visto esta é a mais "incrementeda" que eu já vi ... Por isso eu aceitei pega-la por um preço um pouco acima da média ... Vc acha que foi um mal negócio???

Ah, embora ele trocou os caps. ele me mandou os originais tb.


Abr

fabguitar
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji

como eu faço pra falar com vc fora daqui?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Fernando de almeida
Desculpe mas foi mau negócio sim, pois essa guitarra (bem como qualquer outra Snake, Giannini ou Finch), vale, no máximo metade disso; ademais, vc ficou sem os pedais.......................................
Abç

Marcel MSL
Veterano
# dez/07
· votar


Mestres,

Encontrei o "capacitor Orange Pancake" por R$ 15,00.

vale a pena colocar em minha strato?
qual a função dos capacitores na elétrica da guitarra?

obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Marcel MSL
O capacitor é acoplado ao pot de tonalidade e atua como filtro de corte de frequencias agudas,
R$ 15, num capacitor!!!!!
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Snakepit
Faço minha as palavras do Bertola !

Marcel MSL
Nossa; R$15,00 !!!
R$1,50 eu já acho caro !! rsrs

fabguitar
email serve?
fseiji(A)yahoo.com

Marcel MSL
Veterano
# dez/07 · Editado por: Marcel MSL
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Pois eh, minha strato já tem, como é utilizado em instrumentos vintage achei que poderia fazer "alguma diferença"
valeu.

clebinho
Veterano
# dez/07 · Editado por: clebinho
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji:

não consigo tirar o knob da minha guita to querendo trocar o potenciometro do volume mas o knob não sai tenho medo de forçar e arrancar a aste e o que eu faço/??:? muito obrigado pela paciencia

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


clebinho
primeiro verifique se o knob não tem um parafusinho do lado. se tiver, afrouxe ele antes de tirar.
mas o mais comum é de pressão, que é só puxar pra tirar.
qual o modelo da guitarra? poste uma foto dos knobs.

r2s2
Veterano
# dez/07
· votar


clebinho
não consigo tirar o knob da minha guita to querendo trocar o potenciometro do volume mas o knob não sai tenho medo de forçar e arrancar a aste e o que eu faço/??:? muito obrigado pela paciencia

Tem uns com ajuste, aí vc tem que afrouxar este. Normalmente é com chave allen.

Se não tiver isso, pode meter força mesmo! hehehe, zueira, aí é melhor esperar a resposta dos caras aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Marcel MSL
Pois é, não faz.
clebinho
As vezes é bem chato mesmo, ao ponto da Stewart MacDonalds vender uma ferramenta específica para isso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Marcel MSL
Pois é, não faz.
clebinho
As vezes é bem chato mesmo, ao ponto da Stewart MacDonalds vender uma ferramenta específica para isso.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


clebinho
Se for de pressão, tenta enrolar uma flanela (ou qualquer outro pano) por debaixo do knob e puxar perpendicularmente e cuidadosamente

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
na parte eletrica da guitarra, e usado um capacitor, acho q na tonalidade e alguns usam no pot de volume... poderia me dizer qual o valor desse capacitor??? uso humbucker na ponte, single meio e single braço...

vlwww

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Fisioterapeuta
cite o modelo da guitarra tambem. se for algum circuito padrão, é possivel que voce encontre esquemas prontos na net.
em ingles chama "schematic".

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
ou wiring ne...... entao ela e padrao hss

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


Fisioterapeuta
Varia, eu tô usando 47nF, mas vc pode colocar um maior ou menor.
Quanto maior o capacitor, mais agudos ele vai filtrar com o tone "fechado".
Algumas pessoas colocam um capacitor no volume (entre a entrada e saída) pra não perder agudos quando se abaixa o volume (pode ser 47n ou até menor)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/07
· votar


Opa, tem um colega meu aqui com uma ibanez rg coreana com ponte tremolo, mas um pouco diferente da normal... ela fica "flutuando" como uma floyd, mas é tremolo, dá pra puxar pouca coisa pra trás e double stop desafina, não tem backbox nem lock nut...

forcei travar a ponte apertando as molas, mas daí a ponte inclinou pra trás...

pra "travar" tudo qual seria a melhor opção, travar como se fosse uma floyd ou trocar a ponte, tentando adaptar uma ponte fixa mesmo?

clebinho
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
r2s2
Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

brigado bela ajuda acho que agora eu consigo

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!