Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


pierrex
Cara, se vc tem banda e toca regularmente, ter 2 guitarras é uma obrigação. Sua Squier é legal, vale à pena sim investir nela posteriormente.
faeljv
Pode usar esses capts sim.
Quanto à ponte Kahler, ela é bem mais confiável que as tipo "Floyd", é mais fácil de instalar, porém, as molas internas dela tem que estar novas.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


pierrex
A construção é boa sim, trocando a captação por uma melhor é capaz de vc gostar mais dela...

faeljv
Se vc puder trocar o JB por um trembucker, sem custo adicional, é melhor, mas se não der ele vai funcionar bem.
Pode ser que vc tenha um pouco de perda nas cordas das bordas, mas vai ser insignificante, o maior problema é estético mesmo.

pacman jp
Veterano
# dez/07 · Editado por: pacman jp
· votar


Mauricio Luiz Bertola (com quem falei antes) ou Fábio Seiji...

como disse ao Bertola anteriormente, to dando uma "garibada" num baixo meu, e ai to trocando o escudo dele por um de acrílico, feito por aqui mesmo, sob medida, conforme o escudo anterior.
é um Gianinni Stratosonic, de 82, com um timbre muito bom (é o que eu achei).
minhas dúvidas são:

1-aquele escudo de cobre/latão/sei lá o que niquelado/cromado onde ficam os k'noobs... estou pensando em trocar por um de aço inox, pois ta sendo mais facil pra mim do que niquela-lo/cromá-lo novamente.
devo tomar algum cuidado quanto a isso? (questão de interferências, condução, etc)

2-este escudo de acrílico, para ter efeito espelhado, deve ser pintado só de preto na parte de traz, ou é outra tita (tipo chumbo de espelhos)?

3- discutimos sobre a tinta condutiva e/ou papel alumínio atraz do escudo e nas cavidades do instrumento... fui questionado por meu tio sobre a utilidade disso. poderia fazer uma breve explicação sobre no que isto influencia??? (ps: nas cavidades dele não se encontravam nenhum destes materiais, a não ser os captadores que estavam apoiados em pequenas "lâminas" de espuma)

desde já, agradeço mais uma vez!

e até breve!

gualtersouza
Veterano
# dez/07
· votar


Kiki
e as tuas? a nova ta saindo ja?
Nada... estou meio parado na lutheria, pois também estou retomando um projeto antigo: aprender e tocar mais seriamente alguma coisa. Estou começando a aprender contrabaixo, mas uso um emprestado. Estou em busca de um para mim. Estou entre o Condor JB, o Shelter SX JB75, o Topaz 5cordas (~Tobias) e um Warwick Rock Bass... vai depender do orçamento. O que você tem para tocar?
Conhece algum dos citados?

Mauricio Luiz Bertola
Ok. Bertola. Está anotado, mas ainda vou investigar mais...

Abç

faeljv
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola/Seiji

Muito obrigado pelas respostas, amigos!

Bertola, quanto à ponte Kahler, pretendo comprá-la nova, no modelo 7300. Em uma possível futura manutenção, é possível trocar essas molas? Ou para trocá-las tem que se trocar toda a ponte?

Conhece esse modelo 7300? É bom? Abraços!

pierrex
Veterano
# dez/07
· votar


obrigado seiji, bertola, vou levar em conta. um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


pacman jp
Pode usar o aço inox sem problema. O ideal é que o escudo já seja confeccionado em material opaco, de côr (branco, preto ou "tartaruga"). Eu não gosto de tinta condutiva, prefiro a blindagem propriamente dita, que deve ser aplicada inclusive na parte de trás do escudo.
faeljv
Não me recordo que modelo é esse, vc tem a referência do "site" da Kahler?
Abçs

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


gualtersouza
Estou começando a aprender contrabaixo, mas uso um emprestado.
faz um!

que legal. eu comecei como baixista, foi meu primeiro instrumento. e sempre toquei guitarra dos outros, por isso resolvi fazer uma pra mim, pras horas vagas.

Conhece algum dos citados?
não, infelizmente. só conheço o meu, que é um samick precision, bem razoavel para iniciante (eu to iniciando no baixo há uns 9 anos).

aprender e tocar mais seriamente alguma coisa.
eu ja desisti, não toco sério, só por diversão mesmo!

o bertola é baixista, deve saber indicar melhor os modelos.

abraço aí, e até.

faeljv
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola


http://www.kahlerusa.com/home.html

Vai em the products --> Hybrid bridge systems --> 7300 series

Pelo que eu vi no site, ela pode ser travada e funcionar como uma ponte fixa. Mas eu quero usá-la como tremolo (leia-se dive bombs!!!) mesmo.

ruiveichon
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
cara....mandei email pra vc....
se puder de uma atenção lá, e sobre um projeto q tenho em mente
valew

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


pacman jp
1-aquele escudo de cobre/latão/sei lá o que niquelado/cromado onde ficam os k'noobs... estou pensando em trocar por um de aço inox, pois ta sendo mais facil pra mim do que niquela-lo/cromá-lo novamente.
devo tomar algum cuidado quanto a isso? (questão de interferências, condução, etc)


Sem problemas, só não se esqueça que os potenciômetros precisam ser os de "shaft" curto para os knob's não ficarem muito altos.

2-este escudo de acrílico, para ter efeito espelhado, deve ser pintado só de preto na parte de traz, ou é outra tita (tipo chumbo de espelhos)?
Existem uma película apropriada para dar efeito espelhado, dê uma procurada.

3- discutimos sobre a tinta condutiva e/ou papel alumínio atraz do escudo e nas cavidades do instrumento... fui questionado por meu tio sobre a utilidade disso. poderia fazer uma breve explicação sobre no que isto influencia??? (ps: nas cavidades dele não se encontravam nenhum destes materiais, a não ser os captadores que estavam apoiados em pequenas "lâminas" de espuma)

Até hoje eu não vi tinta condutiva que prestasse, elas estariam mais pra tinta resistiva, por apresentar uma resistência relativamente alta em pouca distância.
A blindagem serve para proteger a parte elétrica de interferências eletromagnéticas (como um cabo coaxial). Quando elas chegam na blindagem vão direto pro "terra", antes de chegar no circuito, evitando ruídos indesejáveis.

faeljv
As Kahler podem ter as molas trocadas sim, essa ponte é muito benfeita e eles não fariam algo desse tipo (ter que trocar toda a ponte por causa de molas)

ruiveichon
OK, ainda estou respondendo emails atrasados, mas em breve eu te retorno. abç

faeljv
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola/Seiji

Já comprei a Kahler! Estou esperando que ela chegue. Mas vi um vídeo no youtube, comparando a floyd com a kahler. O cara mostrou a guitarra com kahler, fazendo movimentos com a alavanca para cima e para baixo, sem que o instrumento desafinasse. Porém, quando ele fazia bends, a guitarra desafinava consideravelmente. Ele disse que era um defeito da ponte. Isso procede? Todas as kahler são assim? Vi também que para evitar essa desafinação ao usar bends, deve-se dar um pingo de solda na corda , na parte que enrola na bolinha. Isso evita totalmente a desafinação ao se fazer bends, ou não? Abraços!

r2s2
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji

Wel come Seiji!

axleWs
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

é uma pergunta um tanto quanto difícil, não por falta de conhecimento, mas por falta de baseamento.

bom, gostaria de saber, quanto sai pra fazer uma marcação igual a do steve vai, a da 7v, claro, no caso eu faria com um luthier próximo aqui da minha cidade.

como sei que vocês não tem noção o quanto ele cobraria, digo que uma lp, com material e madeira top, ele faz por 4600, dae vocês podem se embasar para "chutar" um valor aproximado...

grato desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


axleWs
Não tenho como opinar, só sei que sai caro, bem caro, e, como é apenas uma questão estética, o custo-beneício é nenhum.
Abç

Carlospe
Veterano
# dez/07
· votar


Tenho uma Memphis MG 130 e ela ta com a ponte um pouco desnivelado pra fora do corpo mas não muito...
Queria saber se deixar do jeito que está, pode comprometer a ponta ou algo semelhante?
O parafusos do Spring Holder já estão apertados demais quase no maximo oque eu posso fazer para ajustar esse desnivel?

Vlw Galera!

axleWs
Veterano
# dez/07 · Editado por: axleWs
· votar


Mauricio Luiz Bertola

grato...

mestre, tem um tópico com o nome, desenho na escala, por favor, opine.

esse pra ser mais exato

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/176356/

Belloni
Veterano
# dez/07 · Editado por: Belloni
· votar


Carlospe

Desculpe me meter aí mas... Se o desnivel não for muito, é normal, não compromete em nada a guitarra. Mas se o desnivel acontece por causa de uma tensão muito pesada das cordas, talvez seja o caso de colocar uma mola a mais, ou mesmo trocar por molas mais novas.

Mas se você já apertou o spring holder, e continua desnivelado (imagino eu que pra fora do corpo), sugiro soltar um pouco as cordas e re-afinar com a ponte centralizada novamente.

Dá uma olhada no Tópico oficial de regulagem de Floyd Rose.

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


r2s2
Wel come Seiji!
Wel já tem caso com o Maguila !
Já tô precisando de férias...

axleWs
Se ele fizer (muitos não fazem) pode apostar que é caro !
Melhor perguntar para o próprio, não?

Carlospe
Está com a traseira levantada ou a ponte inteira está elevada?

guita_26
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tenho uma Squier ,e gostaria de dar uma melhorada nela.
Quando nova ela segurava bastante a afinação,
agora a cada 1 ou 2 semanas tenho q mandar regular as oitavas,
q faço, e toda semana faço grvações e toco tb,
q fazer????????

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


guita_26
explique-se melhor

se ela não segura a finação, provavelmente é problema na tarracha.
mas se voce tem que mandar regular oitava semanalmente - que é algo que voce só faz quando tá nova, ou muda de tensão de encordoamento, e que é na ponte, não tem nada a ver com a tarracha - é outro problema, não tem a ver com segurar a afinação.

KravenMaster
Veterano
# dez/07
· votar


Gente... dúvida. Condor CG350LX Plus ou Cort X-6??? Sou meio novato pra comprar guitarra, num tenho muita noção de qualidade de marcas ainda... =)

gabizaum
Veterano
# dez/07
· votar


Puxa Gostaria de saber a opmião de vcs sobre tagima o q vcs acham dos Moedlos K1 e E1

ja ouvi varias opnioes mas gostaria de saber de quem realmente entende

to pensando em adiquirir uma

por favor me ajudem falem o q vcs acham delas qualidades e defeitos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


guita_26
Vc já reapertou as tarrachas de sua guitarra?
Já reapertou os parafusos que fixam o braço?
Já reapertou ou trocou as molas da ponte?
Todos esses procedimentos devem ser feitos regularmente; caso a desafinação permaneça, troque as tarrachas.
axleWs
Adesivos em guitarras não são uma boa idéia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


KravenMaster
São equivalentes. Teste as duas e decida.
gabizaum
A Tagima é uma marca que, infelizmente, decaiu; ademais, existem guitarras com melhor custo-benefício no mercado.
Abç

Bolo de laranja
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quanto custa o trio mais barato de stellfners?

(e também gostaria de saber seu site)

pacman jp
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
Existem uma película apropriada para dar efeito espelhado, dê uma procurada.


essa película é do tipo "insufilm", de automotivos? onde posso encontrar desta película?
ela é colocada atras do escudo ou na frente dele?

ah, quanto à blindagem, devo deixar o terra em contato com ela, tipo, 'descascar' um pedaço do cabo terra e deixar em contato com o papel alumínio?

grato

pacman jp
Veterano
# dez/07
· votar


to dando uma olhada nuns outros foruns e paginas da net, e em algumas vi falarem que papael-aluminio daqueles pra comida congelada não dá um bom efeito, e recomendam uma Folha de alumínio auto-adesivo. Essa informação procede?
em que tipo de lojas eu acho esse material?

grato, novamente!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


KravenMaster
Duas guitarras bacanas, teste e escolha a que vc gostar mais.

gabizaum
Pessoalmente eu não gosto das Tagima, mas eu aconselho vc à testar; mas teste outras também !

pacman jp
Só vi essa película 1 vez numa loja que vendia esses filmes (tipo insulfilm mesmo) para arquitetura (não era automotivo), não sei te informar mais à respeito.
Se não tiver contato da blindagem com o terra ele não funciona.
O problema do papel alumínio de cozinha é que ele é muito mole e fica dfícil de manipular e ainda precisa colar um filme adesivo, coisa que esses rolos de alumínio auto-adesivos já vem pronto... mas é meio caro.
Eu vi esses rolos em lojas de materiais plásticos, aqui em SP na rua Florêncio de Abreu.

Carlospe
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji só a traseira esta um pouco elevada.
Uso cordas de tensão 0.9.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!