Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Jubstelda
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

heheh, realmente cara.

Ue vou trocar pelo menos o da ponte pra ver de qual que é, derrepente se eu gostar troco o do braço tb.

O negócio é que eu to com referências muito boas pra comparar, sak??

Eu mesmo tenho uma Sg Gibson Standard com pickups Lollar que são hand Made e uma les Paul Gibson Supreme (caracteristicas da Custom).
Essas guitarra pra mim são o que há melhor de timbre, isso num é novidade.Só que tenho um estúdio e preciso de uma Guitarra com tremolo, essas "firulas", e as vezes fais falta...Só que to sem grana pra pegar alguma coisa decente dessas Guitarras de plástico, Ibanez, Jackson, etc...

Ae conseguir som de Gibson neh Cort tá d+ neh, rsrsrs

PipaAvuada
Veterano
# dez/07
· votar


PipaAvuada
Existem muitas opções de captadores "stacks" ou "vertical humbuckers" que lhe dariam o que vc quer.


Me dê uns exemplos Bertola, por favor!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


PipaAvuada
Se for pra pegar um SCN é melhor pegar o set completo;
Eu concordo com o Bertola de vc instalar um humbucker (em formato de single) ou um stack.

Luke Strat
Não seria o caso de vc trocar a guitarra?
Vc encontrou um instrumento que se adapta melhor à você e ainda teve critério em avaliar; isso é muito bom.
Mas esse tipo de intervenção vai desvalorizar muito o seu instrumento.

Rods Conti
Não tenho idéia de preço pq eu não faço manuteção e reforma, manda um email direto pro Bertola (mlbertola[A]hotmail.com).
O material que normalmente é usado nos trastes é a alpaca, mas existem os de niquel/prata e o de aço inox (mais durável, mas muito mais caro).

Jubstelda
Te mando um email amanhã, mas se vc responder pode ser que eu demore pra retrucar pq tô com uns emails atrasados (ainda), tudo bem?
Em relação aos captadores da sua Cort, vc fez uma boa escolha, mas eu diria ainda pra vc testar o Paf Classic e o Air Norton.
Vc tem opção de tentar pegar usados (procure fornecedores de confiança, existem alguns aqui no fcc).

Chronos newGuitar
A regra número 1 é teste a guitarra antes de comprar, mas como vc é iniciante siga o conselho do Bertola.

Ch4p0L1N
Se vc ligar um fio do jack de entrada para o de saída vai gastar 10 centavos... brincadeira, cara. Eu não sei pq não faço esse tipo de serviço, sorry!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


PipaAvuada
Stellfner Neodymium, Spirit, etc.
Abç

PipaAvuada
Veterano
# dez/07
· votar


Obrigado senhores......
Acho que vou colocar um Fast Track ou Hot rail....

Abraço

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola e Seiji
Vocês já trabalharam na madeira Curly(Flame) Maple para o uso no braço da guitarra?
Se sim, como é a sonoridade dessa madeira? E no corpo?

Me dispertou essa curiosidade ao ver esta imagem: http://www.larkstreetmusic.com/list/pict/Haggard.jpg


Falando nisso, a guitarra de um amigo meu, uma giannini mm 72(igual a esta) e tem um braço com uma pegada incrível! Ele é bem envernizado, parece ser fino e até ter uma menor escala! Tenho quase certeza que é em 'Birds Eye Maple' pois tem umas bolinhas(ou olhinhos) como os veios dela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
A questão de ser "curly" ou "Birds-eyed" é apenas estética, não há diferença sonora apreciávle entre essas madeiras figuradas e o maple comum. Eu já fiz braço em maple, mas com escala em jacarandá.
Esse braço aí não é de "Birds-eyed", mas de maple comum.
Abç

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Voce eh endorser da stellfner ou algo assim? Vejo vc recomendar esses captadores o tempo todo. Como eles se comparam aos Malagoli? No cenário nacional os Stellfner estão à frente mesmo, ou são equivalentes aos Malagoli?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


B.Frusciante
Nunca usei Flamed Maple para braço, mas como o Bertola falou, o timbre é o mesmo do maple normal (liso).
Para o braço o ideal é hard-maple (Acer saccharum ou A. saccharinum), que é mais difícil de ocorrer flame, mas é mais comum de ter birdseye.
O flamed (curly, tiger) ou quilted (bubble) ou apenas figured maple é mais comum no big-leaf maple (A. macrophylum)

kairi
Veterano
# dez/07
· votar


O braço da minha guita é em maple, e ele apresenta (na parte de trás, lado inverso da escala) umas manchas pretas. Quando passado o dedo sobre elas, elas apresentam um relevo diferente do resto do braço. O que pode ser?

A guitarra foi fabricada em 94, comprei usada à 3 meses, e o antigo dono não era muito... er... "caprichoso" com ela.

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


kairi
um relevo saliente ou afundado?

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Eca! Gordura endurecida. Tá na hora desse braço encontrar um paninho húmido!

kairi
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
Como se tivesse colado ela. parece estar por cima da madeira.

Sharper
Cara, eu desmontei ela, e embaixo da ponte tinha um monte de coisa preta colada na madeira, parecendo graxa. E embaixo dos captadores, tinha vários poros e "bolhas" de tinta, se misturando entre o preto (sujeira) e o vinho (a pintura da guitarra é na cor vinho). Sem contar que o local por onde o fio dos captadores passa esta "esfarelando", o que me preocupa muito.

Não sei o que faço, desmontei ela pra pintar, mas agora estou com medo até de lixar, quanto mais passar o removedor. O fabricante, sites de lojas, sites de reviews e FAQs dizem que a guitarra (Jackson JSX-94) é em basswood, mas estou desconfiando que é MDF. Bem, também pode ser culpa do antigo dono, que nem capa tinha.

Ah, a escala também tinha uma espécie de material grudado nas casas, entre o traste. Eles só saem raspando, o que estraga a escala, se não for bem feito.

Estava pensando em pintar, cavar o captador do braço (single coil) pra colocar Humbucker e melhorar a parte elétrica (enferrujada e oxidada). Mas se o corpo não prestar, tenho medo do meu investimento ser inútil.

O dinheiro ta apertado, e não tenho condições de perder essa grana em um investimento inútil (caso o corpo seja em MDF, ou esteja ruim). Ta ruim até pra comprar uma fonte de 30 pila pro meu PC (usando uma lan-house) quanto mais gastar quase 1.000 na guita. Fora que tenho que arrumar outro captador do braço.

=\

axleWs
Veterano
# dez/07 · Editado por: axleWs
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, grande mestre.

Bom, adquiri minha primeira guit tem pouco tempo e então não estou muito acostumado. Condor Rx-20 (comprei de loja, nova). Estou com dois problemas.

1 - Consigo ajustar todas oitavas, menos da 6ª corda (mizona), já mudei o saddle pra frente, pra trás, mas não acho o lugar ideal.

2 - A 1ª corda (mizinha) quando tocada solta ou em raros casos, mesmo em algumas casas (aleatórias) ela dá som metálico, como de trastejamento, mas já verifiquei e ela não trasteja, em nenhuma casa.

Agradeço a paciência, e a ajuda, desde já, obrigado.

Abraços

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


kairi
se ta sem condições de mandar num luthier, faça a limpeza voce mesmo. pelo visto voce não tem pudores em mexer na guitarra, então tire as cordas e de uma limpeza geral. pode ser um pano umido, bem pouco umido. o acabamento resiste.

meu medo era ser lasca no acabamento, caso as manchas fosse mafundadas. aí não pode passar pano úmido, que a madeira vai chupar a agua.

axleWs
1 - Consigo ajustar todas oitavas, menos da 6ª corda (mizona), já mudei o saddle pra frente, pra trás, mas não acho o lugar ideal.
a mizona é a que tem que ficar mais para tras nos carrinhos. pode ser que sua guitarra tenha a ponte um pouco fora de posição, coisa de milimetros, precisaria ver.

2 - A 1ª corda (mizinha) quando tocada solta ou em raros casos, mesmo em algumas casas (aleatórias) ela dá som metálico, como de trastejamento, mas já verifiquei e ela não trasteja, em nenhuma casa.
não sei, pode alguma coisa no nut ou na ponte.

aguardemos os mestres.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


kairi
Se vc comprou assim pode ser qualquer coisa, até resíduos alienígenas !
Mas deve ser o que o Sharper falou aí, mistura de gordura com sujeira...
Tem fotos? Ajudaria bastante...

axleWs
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
Mauricio Luiz Bertola

atualizando, acabei de arrumar o segundo problema, realmente, como já desconfiava, era no nut que tava mordendo a corda, dei uma leve lixada e acabou o som que incomodava, obrigado.

mas o primeiro problema continua. abraços

gualtersouza
Veterano
# dez/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki
Salve, parceiro. Como vai a garota... anda afinado com ela?

Mauricio Luiz Bertola
Grato pela resposta, Bertola. Sobre o Shelter JB75, também tive essa impressão sobre o acabamento. Nem atentei para espessura do corpo, tal foi o choque visual do conjunto. Só peguei porque ela é muito citada no forum.
O Jazz Bass que você indica é o Condor?
E quanto aos Yamaha B5 e Tagima Special b5s, podem ser considerados boas opções?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


Sharper
Cara, eu não sou endorser de ninguém, recomendo tanto os Malagoli quanto os Stellfners por serem uma ótima opção em se tratando de relação custo-benefício, e porque eu os uso tanto nas guitarras construídas para clientes quanto em "up-grades" e em alguns de meus instrumentos próprios. Considero os Stellfners na média, ligeiramente superiores à maioria dos Malagolis.
kairi
Isso aí é sujeira da grossa!
axleWs
Coloque o carrinho todo para trás e proceda o ajuste.
gualtersouza
Sim, o Condor.
Abçs

axleWs
Veterano
# dez/07 · Editado por: axleWs
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado mestre

edit:

acabei de realizar o ajuste, no afinador cromático, ficou somente um "pauzinho" do E, que seria o correto, mas tá mto bom já.

ps. : o saddle tá o mais pra trás possível

clebinho
Veterano
# dez/07 · Editado por: clebinho
· votar


Bertola e/ou Seiji minha duvida é a seguinte: todo mundo fala que a melhor ponte flutuante é a gotoh eu gostaria de saber se tem outros fabricantes com pontes de qualidade igual a gotoh? desde ja muito obrigado

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


gualtersouza
Salve, parceiro. Como vai a garota... anda afinado com ela?
salve!
só nas horas vagas, o que anda dificil neste fim de semestre. muitos trabalhos...
sem contar que montei uma banda, mas voltei ao baixo, meu instrumento primeiro.
mas sempre dou uma pegadinha nela de vez em quando, pra não perder o costume!

e as tuas? a nova ta saindo ja?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


clebinho
Schaller, que aliás é superior à Gotoh.
Abç

clebinho
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado

faeljv
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola/Seiji

Amigos, como disse há alguns posts, estou querendo fazer uma guitarra, e já comprei várias peças. Queria comprar uma ponte Floyd Rose, mas durante a pesquisa encontrei uma Kahler. Qual a diferença entre essas pontes? Qual seria a melhor, mais estável e que menos interfira no timbre do instrumento? Meu interesse na Floyd são os "dive bombs". É possível fazer isso na Kahler? Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


clebinho
A Ibanez tem algumas pontes muito boas, mas não são vendidas separadamente.
As Schaller, como o Bertola citou, é muito boa; porém mais cara.

pierrex
Veterano
# dez/07
· votar


Seiji, Bertola, minha dúvida:

possuo uma telecaster squier custom I (não é a dos p-90 mas a dos hambukings). estava sonhando há um tempo com uma les paul e comprei uma epiphone custom. pensei em vender a telecaster (uns R$850) pra amenizar o custo da les paul e depois qdo tiver grana investir numa segunda guita. mas ao mesmo tempo fiquei pensando na opção de segurar essa squier comigo e modificá-la.

que acham, vale a pena investir nesse modelo? ou melhor pegar a grana dela e depois investir em outra? o corpo é em agathis e o braço/escala é em maple.

um abraço

Fábio Seiji
Luthier
# dez/07
· votar


pierrex
Depende de muita coisa.
Se vc gosta dessa Squier fique com ela, mas se a grana estiver curta...

pierrex
Veterano
# dez/07
· votar


Fábio Seiji
eu gosto dessa squier, mas a grana está curta ao mesmo tempo. só não sei se gosto dela por que realmente ela é boa ou se gosto dela por que na verdade nunca toquei numa boa telecaster.

senti a lp epiphone custom soar muito mais e melhor que a squier no meu amp. dentre os vários fatores que podem influenciar para que isso ocorra, eu só não poderia modificar a madeira. sabe me dizer se essa série da squier é de confiança quanto a isso, se é bem construída?

faeljv
Veterano
# dez/07
· votar


Bertola/Seiji

outra dúvida, amigos... Comprei trÊs captadores para essa minha nova guitarra: um jb sh-4 para a ponte, um jazz sh-2 para o braço e um ssl-5 custom staggered rwrp para o meio. Mas o projeto inicial dessa guitarra era que ela seria feita com ponte floyd rose. Somente depois de haver comprado os captadores é que eu fui saber que o espaçamento da floyd é diferente, e que os captadores adequados seriam os "trembuckers" da seymour ou os "f-spaced" da Dimarzio. E aí? O lance dos polos desalinhados prejudica alguma coisa? Vou ter que trocar os captadores por trembuckers? Ou posso manter essa configuração sem problema algum, a não ser a estética dos polos desalinhados? Obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!