Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar

Soulface

não preço.. mas algo do tipo um braço barato custaria sei lá 20% do
custo por exemplo ?
já que qdo levei minha guitarrinha p/ trocar os trastes deu p/ ver
que fazer o braço dá um baita trabalhão..

achei uma clone de khaler p/ vender barato.. não deve ser lá grandes
coisas, mas estou querendo testar mais pela prova de conceito do que
por extrema qualidade e talz, já que minha guitarra tb não é lá grandes
coisa... apesar de eu ter colocado tarrachas da gotoh nela hehe
isso foi pq se algum dia pegar uma melhor posso migrar esse tipo
de peça sem crise... mas ela serviria de laboratório de coisas que dá
p/ fazer na guitarra... vou procurar alguma documentação de como
fazer e se não for nada muito além de abrir uns buracos e se na
semana qeu vem eu ainda estiver nessa fissura por floyd vou meter
a cara e ver o que rola.. hehe

De novo vlw pelos toques..

BTNS
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji
Obrigado pelo contato do Bertola. E eu queria apenas idéia de preço, não um orçamento ;-). Abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/08
· votar

migué 182
Precisa regular e verificar o nivelamento dos trastes !

PEdroooo
Esta semana uma fábrica moveleira foi multada e tiveram um lote de mogno confiscado; mas enfim, não é uma madeira fácil de encontrar.
Existem outras madeira muito boas para substituir o mogno ou outra madeira rara na construção de instrumentos; se for imprescindível precisa garimpar um pouco para encontrar.
Que cidade você mora? Já visitou as madeireiras grandes?

kiki
Não encontrou de 5pos?
Pelas suas conclusões me parece que os seus captadores estão devidamente defasados.
Você também pode (re)defasar usando um push-pull.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/08
· votar

BTNS
Idéia de preço de um serviço e orçamento, nesse caso, vai dar quase na mesma, rsrs !
Além disso o preço pode variar bastante de profissional para profissional, porisso o ideal é pesquisar nos luthier's de sua cidade.

Edu1974
Veterano
# mar/08 · Editado por: Edu1974
· votar

PEdroooo

Enquanto as pessoas continuarem comprando produtos de mogno, essa madeira continuará sendo derrubada ilegamente até a sua completa extinção (estamos quase lá).

Uma guitarra não é boa somente por ser de mogno. Como o Seiji falou há outras opções de madeiras certificadas que cumprem a sua função.

Se vc insiste no mogno, procure peças de demolição, móveis antigos ou instrumentos antigos. Não compre peças novas dessa madeira pois é quase certo de sua procedencia ser ilegal.

PEdroooo
Veterano
# mar/08 · Editado por: PEdroooo
· votar

Fábio Seiji
Edu1974

Pois é, eu sei que é uma madeira em risco de extinção, eu dei uma olhada nesse artigo da empresa (acho q eh do paraná) que teve o lote confiscado...

mas eu ouvi dizer que algumas empresas ja estão investindo em replantio de mogno, para ser comercializada de maneira sustentavel... minha mãe diz ter um amigo de belem do pará que começou esse plantio ha uns 30 anos e hoje ele produz mogno de exportação...

eu moro em campo grande| MS, um lugar um pouco dificil de achar madeiras amazonicas como esta. Mas eu descobri que tenho algumas prateleiras de mogno aqui em casa (minha mãe jura que são). São 3, e elas tem 1,5 cm de espessura 30 cm de largura e 1,5 m de comprimento e tem a mais ou menos a minha idade (21 anos). Será que se eu colar uma na outra há condições de fazer uns 3 corpos legais??

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

PEdroooo

Se têm essa idade, a chance de serem de mogno é grande pois eram muito comuns os móveis de mogno.

Quanto a construção em laminado (3 laminas no caso) o seiji deve falar melhor do que eu. Não sei se isso afeta o som do insrumento de alguma forma. Se as pratileiras não estiverem empenadas é possível colá-las sem problema.

Quanto ao mogno sustentável tenho certeza que existe mas acho que não é vendido no Brasil e se for, com certeza é bem difícil de achar. Se vc ver alguém vendendo mogno, a chance de ser ilegal é bem maior. Essas guitarras importadas (inclusive as condor que são coreanas) usam mogno asiático que não se sabe se sua procedencia é sustentável ou não. Vou dar uma pesquisada no Ibama para me atualizar

kiki
Moderador
# mar/08
· votar

Fábio Seiji
Não encontrou de 5pos?
nem procurei...
sera que caberia? a de 4 ficou apertada...

Pelas suas conclusões me parece que os seus captadores estão devidamente defasados.
é? ce chegou a ouvir o som, é aquele mesmo?

o que muda o som em fase e defasado?

Você também pode (re)defasar usando um push-pull.
hum, ai ja é complicação demais... ainda gosto da tele tradicional.
minha ideia era só acrescentar um em serie, por isso o 4 posições.

com o de 5 daria pra fazer em fase e defasado?

valeu!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/08
· votar

PEdroooo
Se esse amigo da sua mãe corta mogno de 30 anos com certeza a madeira está verde e, por isso, não serve. Só se vc esperar as pranchas secarem (leva anos).
Com essas prateleiras dá pra fazer muita coisa.
Pessoalmente eu utilizaria para longarinas em braços, onde o mogno tem menos possibilidade de ser substituído.
Como os instrumentos que eu faço sempre tem um monte de camadas pra mim essa espessura nunca foi problema, pelo contrário!

SwampLord
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Bom dia galera, bom ja fiz várias perguntas aqui sobre trocar minha Ibanez RG350DX para a uma Schecter, analisei muito e muito, e não pretendo mais fazer essa troca, só quero dar um BOM upgrade na RG, mas antes disso ela falta muita coisa;
Quero passar encordamento de 0.9 para 0.10, acho que serão necessários mais molas,
Quero Regular ela para deixar afinação em D, e não mais em standard.
Agora as outras coisas preciso que vocês deem uma avaliada, mas acho que ela vai precisar no máximo de trastes, ahn agora o que mais me preocupa, sobre a pintura, ela tem uns 2 raladinhos, descascados, queria saber se da pra "esconder" isso um pouco...
Nessa fuçada nela quanto eu gasto? pretendo deixar com vc Seiji se puder me mandar um e-mail com localização e tudo mais...
;)

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji e Bertola

A gente sempre se fala aqui mas nunca vi suas guitarras. Vi uma do Seiji em fase de produção e só.

Onde podemos ve-las? Coloquem algumas fotos pra gente ver.

Seiji, pq vc prefere trabalhar com camadas? somente pela estética ou isso tem algum motivo prático?

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# mar/08
· votar

SwampLord
Amigo, infelizmente eu não trabalho com serviços, só manutenção; mas eu posso te indicar algumas pessoas para você fazer uma avaliação.
São coisas poucas e não deve sair nada muito caro se essas "raladinhas" forem só retoque. A possível troca dos trastes vai ser o mais dispendioso, mas pode ser que resolva com o nivelamento dos trastes.

Edu1974
Seiji, pq vc prefere trabalhar com camadas? somente pela estética ou isso tem algum motivo prático?
Eu adaptei o estilo de construção que e gosto com os recursos que eu tinha.
Na época em que eu estava começando a construir guitarras não tínhamos muitas máquinas (eu e meus amigos da oficina), a nossa plaina tinha 15cm de largura; para mim era o suficiente pq eu queria construir neckthrough, sendo assim as asas do corpo não passariam dessa largura (nem qualquer outra parte passaria disso).
Como eu não tinha muita prática com a tupia e morria de medo de trabalhar com ela eu achava melhor fazer todas as cavidades "varando" apenas as camadas necessárias (usando furadeira e tico-tico) e depois colar tudo pra formar as asas do corpo já com as cavidades dos captadores e dos controles.
Depois disso eu colo as asas no bloco do braço e o resto é esculpir e dar acabamento.
Eu mudei alguns processos na guitarra do Deji, com o top juntando no meio (centered) sobrepondo as longarinas do braço; muito mais difícil e trabalhoso... mas daí pra frente é outra história...

LDC
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji
VELHO SEBA ME DIZER SE É CONFIAVEL ESSE SITE PARA COMPRAS?

http://www.captadores.com.br/

ou se vc conhece algum loja fisica onde eu possa pegar os malagoli

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

LDC

esse site é o local certo para comprar os malagoli. É sim muito confiável e o atendimento é 10

LDC
Veterano
# mar/08
· votar

Edu1974

a blz intão demoro receber ja compro meus caps :)

Aero
Veterano
# mar/08 · Editado por: Aero
· votar

Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji ou quem saiba responder...

Ja usei a busca, e nao consegui esclarecer minha duvida...
Eu comprei uma Cort X-6, mas os caps estao muito baixos... (os humbuckers)

Como faço para levanta-los?
Quais parafusos aperto?

Obrigado!

ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar

Aero

Acho que vc quis dizer levantar os caps certo ?

é só apertar o parafuso que fora do captador, na moldura ou no
escudo dependendo da guitarra, que aumenta a altura do captador..

Aero
Veterano
# mar/08
· votar

ogaitnas

É, foi isso que eu quis dizer...
Mas tipo...
Tem 3....
Qual deles?
E aperta dos 2 lados?

ogaitnas
Veterano
# mar/08 · Editado por: ogaitnas
· votar

Aero

Em cada captador tem só 2 parafusos.. um em cima e outro embaixo,
olhando com a guitarra na posição em que se toca.

Eu normalmente deixo ele perto da mizinha e deixo um pouco mais baixo
no lado da mizona...

Só não mexa nos parafusos que tem nos polos dos captadores embaixo
das cordas...

esses laterais apertando um pouco vc já vai ver o captador se mexer..

Aero
Veterano
# mar/08
· votar

ogaitnas

Em cada captador tem só 2 parafusos.

Isso em um single...
Estou falando de humbucker...
Tem 3 naquela moldura xP

ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar

Aero

Acho que vc está confundindo.. na moldura pode até ter mais parafuso.. mas os que mexem os captadores são os 2 laterais.

São os parafusos marcados em vermelho na foto.

[IMG]http://img216.imageshack.us/img216/489/captadorfe2.th.jpg[/IMG]

Aero
Veterano
# mar/08
· votar

ogaitnas

Então sao os do centro?
Os outros dois devem ser para segurar aquela moldura!

Só mais uma pergunta...
Eu solto pra eles subirem ou aperto?

Valeu!

ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar

Aero

Isso, os outros seguram a moldura... deixe eles quietinhos...

apertando eles o captador vai subir, aafrouxando desce.

flwz.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar

Fábio Seiji
Eu adaptei o estilo de construção que e gosto com os recursos que eu tinha.
guitarra laminada...

Aero
Veterano
# mar/08
· votar

ogaitnas

Valeu ai cara...
Consegui subir meus caps!

Valeuu!!!!

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji
kiki

Há um tempo atrás falei que minha giannini estava com problemas na afinação e que eu achava que a primeira casa estava maior do que devia. Pois bem, levei a um luthier, ele deu uma regulada geral mas não quis mudar o nut, falou que não precisava e tal... A guitarra deu uma boa melhorada mas ainda notei que a afinação não estava 100%

Hoje não aguentei mais e parti para o ataque. Vejam as fotos:
http://picasaweb.google.com.br/ebaroni1974/Giannini

Não ficou bonito mas a afinação ficou perfeita. Ainda vou trocar o captador dela e dar uma melhorada no acabamento.

Nada como tocar numa guitarra afinada.

Thiagoham
Veterano
# mar/08
· votar

ow, quanto custa mais ou menos pra fazer o braço de uma jackson jdr?

:*

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar

Os trastes extra jumbo da dunlop..ficam mto grande pra se usar numa fender stratocaster com escala em maple?
pois eu gosto desses trastes mas nunca usei numa stratocaster..e to pensando em colocar!

obrigado!

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji

Valeu mesmo!

Abração!

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

Juliano P
Os trastes extra jumbo da dunlop..ficam mto grande pra se usar numa fender stratocaster com escala em maple?

É uma questão de gosto. Se vc gosta deles e não gosta dos atuais não há problema em instalá-los. Mas leve em alguém reconhecidamente hábil nesse tipo de trabalho.