Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
sr. das caravelas
Veterano
# set/08
· votar

nem sabia q a dolphin tbm tinha les paul O.o
de qualker jeito achu q nao vale nao velho ...dolphin num eh marca de guitarra nao bixo com certeza logo logo vc vai querer trocar ..e tbm depende do tipo de som q vc quer tirar ....especifica um estilo ai pra gente dar umas ideias .....ah e tbm eh logico fala o quanto vc tem pra investir

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

erico.ascencao
Cara, a ponte estar "desequilibrada" em sí não ocasiona nada, desde que a função da ponte esteja sendo cumprida e não haja trastejamentos.
jgpm
É.
Abç

Dudu9
Veterano
# set/08
· votar

Quanto sai em média para pintar minha guitarra?
E como funciona?

Thiagoham
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ae grande Bertola, blz?
cara peguei uma guitarra esses dias, uma jackson... ela ta com a pintura bem gastada e tipo tem uma grande marca no braço (na horizontal) e duas marcas no lugar onde encaixa o braço (uma de cada lado). queria saber como faço pra saber se isso é trincado na madeira ou só na pintura?

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Dudu9
Cara, a pintura de seu instrumento pode ser feita por qualquer profissional da área, incluindo os de automotivos. Vc deve desmontar o instrumento inteiro.
Thiagoham
Retire o braço, se a trinca estiver visível na parte de dentro da trócula (região de encaixe do braço), aí houve rachadura, se não, não se preocupe.
Abçs

JoséRicardo
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

To com idéia de comprar uma ibanez 350 ex...

mas to com medo de naum ser bom negócio, rola um papo falando q elas tem MDF no corpo e tal.

realmente compensa comprar uma guitarra dessas e trocar os caps, instalar pushpull e etc...

pra mandar uma floyd rose gotoh depois da muito trabalho?

desde já fico grato.[i][/i]

Rafaelvbl
Veterano
# set/08
· votar

Nunca tive uma Les Paul antes e não sei se é normal, mas quando seleciono o captador do braço o potenciômetro do tom deste captador não altera em nada, é normal? Eu já abri pra ver e parece que todos os fios estão ok, mesmo o capacitor que está no potenciômetro.

Observação.: é nova e tá na garantia.

Desde já agradeço!

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

JoséRicardo
Comprar uma Ibanez é como jogar na loteria, o lado bom é a liquidez, é uma guitarra relativamente fácil de vender, mas se for pra fazer upgrades, ou vc pede garantias de que o instrumento foi feito com madeiras decentes ou compra de outra marca.

Rafaelvbl
Pede para trocar ou arrumar; não faz sentido ter o tone e ele não funcionar, portanto isso não é normal.

JoséRicardo
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji.

rola muito o papo de Indonésia X Coreia com as Ibanez....

tem tanta diferença?

qual outra marca q vc me indicaria nessa faixa de preço.

desde já obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# set/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

JoséRicardo
Olha, sempre estou meio por fora de valores de instrumentos, mas o que acontece é o seguinte...
Na China, Coréia, Taiwan e etc existem centenas de fábricas de guitarras.
Uma marca pode encomendar em qualquer uma dessas fábricas fornecendo as plantas e elas saem com a marca da empresa que encomendou, por isso o mesmo modelo de guitarra pode vir de fábricas diferente, podendo ter diferentes materiais na construção, inclusive no mesmo ano de fabricação, pois dependendo da quantidade do pedido pode ser que uma fábrica apenas não dê conta ou para garantir o fornecimento caso ocorra algum tipo e problema o pedido pode acontecer em mais de uma fábrica.

oliviojunior
Veterano
# set/08
· votar

Boa Tarde ... Tenho um Fat Boy I e estava pensando em modificar sua forma de acionamento. Mudar para o sistema do Fat Boy II, porém sem utilizar a mola e ainda conservar o sistema True Bypass, será que tem jeito? Ou isso é bobagem, vou estragar o pedal ?

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

olá Bertola e/ou Seiji!

sou eu denovo, hehehe!

gostaria de saber se algum de vcs conhece o amplificador de guitarra Hartke Piggyback (cabeçote e caixa 4x8, 60w, 2 canais, 12ax7 no pré, com reverb e send/return pra efeitos, acho q com footswitch, ver completo aqui: http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1791&brandID =3 ).
acho ele bem legal, o unico problema é os falantes de 8 pol... será q compensa pegar um desses e depois fazer/comprar uma caixa de 2x12? ou é melhor pegar um combo 1x12 ou 2x12 (Laney LV200, LV300, LV300 Twin)???

obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

oliviojunior
Sinceramente eu não sei responder à esta pergunta. Talvez se vc a formular no site www.handmades.com.br alguém te responda.
PedroShinzato
Cara, eu testei um amp dessa série da Hartke (não exatamente esse aí) a algum tempo atrás e achei bem interessante mesmo. Agora sobre o que compensa ou não, nesse caso, só vc mesmo pode responder.
Rafaelvbl
Isso aí me parece um simples problema de solda. Leve à loja que vc comprou e peça o reparo ou troca. Aproveite para levar seu instrumento a um bom luthier para uma regulagem geral de praxe.
JoséRicardo
Concordo inteiramente com o Seiji.
Na minha opinião, a Ibanez decaiu.
Abçs

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
hmm, ok, obrigadão mesmo Bertola!

to pensando sériamente nele, por ser cabeçote e caixa separada... dá uma cara de amp mais fodão, só por nao ser combo, hehe!
e outra, q eu poderia ficar com ele, qdo tivesse grana trocaria a caixa, dps juntasse pra comprar um cabeçote melhor...

mas preciso mesmo é testar o Piggyback e o Lv300 Twin lado a lado, hehe!

obrigado denovo!

abraços

Thiagoham
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ah certo, vou ver isso quando trocar as cordas... se ele estiver trincado, tem jeito? ou joga fora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Thiagoham
Tem jeito sim.
Abç

Felipe_MP
Veterano
# set/08
· votar

Fala ae Bertola, tudo em Paz???

tenho uma guita LesPaul da marca Goldem(rsrs) sei que ela não tem muita qualidade, mas não sou guitarrista apenas comprei pra aprender, toco outros instrumentos.

Mas minha dúvida é, estou precisando dar uma geral nela, até comprei captadores de uma amigo meu da marca "Strinberg" pra colocar, tem muit coisa nela que não funciona, mas da pra perceber que é tudo da parte elétrica.

Minha pergunta é se posso colocar esses captadores e se fica muito caro refazer essa parte elétrica dela.

Uma ourta pergunta é que o braço dela é parafusado, e gostaria que fosse um colado, tem alguma forma disso ser feito?

Desculpe minha ignorância nas guitarras amigo, agradeço desde já. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Felipe_MP
Olá Felipe,
O ideal é verificar a parte elétrica e refazer o que estiver com problemas. Quanto ao braço, pode ser feito sim, mas não creio que valha à pena para essa guitarra.
Abç

Diino
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

como eu sei se a minha guitarra tem "buracos ocos" ?

abç!

Felipe_MP
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela informação.

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

Olá, desculpe o encômodo..

É o seguinte, eu comprei uma Strato Fender American Standard há 6 meses!

Ela está regulada para cordas 0.10, inclusive só pra dizer mesmo ela está com cordas Elixir desde que eu a comprei nos EUA, e as codas estão meio foscas mas sem manchas ou pontos de oxidação! Recomendo..

Bom, voltando à pergunta: Sim, ela está regulada para cordas 0.10, queria passar para 0.12 ou 0.13! Eu sei que é muito, mas eu irei afiná-la meio tom abaixo. Toquei semana passada numa mexicana assim e gostei pra caramba da forma em que ela se comporta com esse calibre de corda.

Minha pergunta é se, mesmo levando a um bom luthier poderei ter problemas com o tempo ..? Pergunto pois como vocês sabem esta guitarra é bem cara e não quero arriscar muito..

Não vou economizar dinheiro no luthier! E além disso vou aproveitar para fazer uma revisão e blindagem geral.

Obrigado pela compreensão! E também por tudo que vocês fazem praticamente caridosamente às pessoas deste fórum!

Até mais.

Rafa-Ban
Veterano
# set/08
· votar

Bertola
bem,aqui to eu mais uma vez te enchendo com minhas dúvidas,hehe...mas ,vc sabe me dizer se os humbuckers gibson que equipam as epipocas G400 tony iommi signature são de boa qualidade?
obrigado e abç

Fred_Wylde
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
qual a função da fita isolante que o dimebag colocava e o steve vai coloca no cap de suas guitarras?
sempre tive essa curiosidade e ninguem soube me responder
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Diino
Não tem como saber.
B.Frusciante
Nã há problema nenhum, sua guitarra é um instrumento profissional e o luthier a regulará para o calibre e a afinação desejada.
Fred_Wylde
Função nenhuma.
Provavelmente ou eles colocam aquilo de "chinfra", ou para proteger a mão deles no caso de bater no parafuso do captador, ou mesmo para fixá-lo melhor (o que é bobagem, pois bastaria colocar uma espuma por baixo do mesmo).
Rafa-Ban
São legais sim.
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

B.Frusciante
Se vc frequentar regularmente o seu luthier e tomar cuidado com a bichinha não tem problema.

m0ur4
Veterano
# set/08 · Editado por: m0ur4
· votar

Estou vendo um esquema para montar meus captadores, mas queria saber como funciona essa chave dpdt on/on/on
que pelo que sei as posiçoes de fora chaveiam igual um dpdt duas posiçoes
14
25
36

Então: ou 12 e 45, ou 23 e 56, mas e a do meio conecta quais pernas??

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

m0ur4
Existem 2 tipos de DPDT on-on-on, vc pode dar uma olhada neste site:
http://www.1728.com/guitar.htm

Aí fala que o mais comum é o que liga em paralelo todos os terminais de seus respectivos lados, mas o melhor mesmo é vc levar um multímetro pra medir as ligações da chave que vc vai comprar.
No datasheet da ITT aparece como a segunda opção como o standart:
http://beta.octopart.com/ITT__7211MD9ABE__0.pdf

axleWs
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
olá mestres, existe algum método simples pra descobrir o neck radius de alguma guitarra?

grato desde já

m0ur4
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji
Muito obrigado, no caso seria o dpdt on/on/on
14
25
36

onde no meio fiquem 45 e 23 ligados, eu tava vendo uma chave da dimarzio que que seria para as posiçoes de fora selecionarem se o humbucker esta em paralelo ou em serie e a do meio selecionaria um coil.. logo somente essa chave poderioa fazer isso

CABRON
Veterano
# set/08
· votar

BERTOLA

Grande Bertola, tenho um corpo de uma dolphin GA 500 de 84/85 ele é de mogno, vale a pena construir um braço pra esse corpo e montar essa guitarra? desde já agradeço.