Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


e também os sulcos da pestana com grafite em pó

desculpe a sabatina mas, mesmo com roller nut é preciso usar grafite em pó? Onde encontro a vaselina sólida? O grafite pode ser de lápis mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


MarcosBorba
Se sua guitarra tem roller-nut, óbviamente não precisará de grafite em pó, apenas de lubrificação do mesmo. Tanto o grafite em pó quanto a vaselina sólida vc encontra em lojas de ferramentas (pode usar a de lápis sim).
Abç

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


Bertola ou Seiji, ou qualquer um que possa me ajudar, hehe:


então, muuuuito talvez vou conseguir um baixo Gibson e uma guitarra Epiphone de um cara q fez uns serviços pra um outro cara, que não tinha como pagar e pagou com os instrumentos. pensei em comprá-los pra vender (mesmo pq, sou canhoto, e os instrumentos devem ser destros)

ainda não vi eles... mas acho q semana q vem vou ver pelo menos a guitarra (quase certeza), o baixo eu já não sei...

gostaria de algumas dicas: será q compensa comprar (lembrando q iria pagar um preço beem reduzido)? como faço pra ver se são originais ou nao? tava pensando em levar um luthier de confiança comigo pra dar uma olhada. quanto em média vale um baixo Gibson meio antigo?



muito obrigado!

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


PedroShinzato
Cara, eu não sei te responder à essa pergunta.
Abç

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah, ok.

obrigadão!!

abraços!

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vlw.

Haven
Veterano
# set/08
· votar


Bertola ou Seiji
alinhei o floyd rose da minha guitarra, afinei, mas quando fui colocar o nut, minha corda G fica com um som feio d+ ("poin"), percebi que quando eu tiro/afroxo o nut, o som diminui, mas ainda continua com um leve trastejamento.

oq pode ser isso?

agradeço desde já pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Haven
Isso tem "cara" de trastejamento.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


PedroShinzato
Não se avaliar, mas leve toda ajuda possível para vc não comprar gato por lebre.
Vale até enviar email pra Gibson perguntando sobre o instrumento com o número de série.

CABRON
Veterano
# set/08
· votar


Bertola ou Seiji

É possivel construir um braço de peroba (do campo ou rosa)? quais seriam as características timbrísticas das duas como braço?
Desde já agradeço.

Jão do Caminhão
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji e Bertola

Ontem ganhei uma ibanez grx20, mas ela veio na caixa e lacrada
meu pai comprou no paraguai por 200 doletas e lá nao regulavam...
como to no vicio desgraçado pra tocar queria saber se eu mesmo posso da uma regulada "quebra galho" tipo afinar e tenta reduzir a altura das cordas, pq aparentemente não é dificil mexer nakela ponte (fat 10 eu acho). Claro acompanhando algum tutorial pela net...

corro algum risco de estragar a guitar?

to sem dinhero pra leva em luthier...ainda tenho que comprar correia,bag,adaptador p10 p2....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


CABRON
Sim, é. A Giannini fazia isso nos anos 70. O timbre é bem semelhante ao pau-marfim.
Jão do Caminhão
O ideal é que vc compre um jôgo de cordas novo (0.10 ou 0.11) e leve a seu luthier, pois ela precisará fazer uma regulagem prévia do tensor, e isso é um tanto delicado.
Abç

CABRON
Veterano
# set/08
· votar


BERTOLA

Obrigado, preciso falar contigo ao telefone, quais são os melhores dias e horários pra eu poder te ligar? caso não possa responder por aki me passa seu e-mail que perdi, tenho só seu telefone.

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


CABRON
É possível sim, a peroba do campo (Paratecoma peroba) na verdade não tem muito a ver com a peroba rosa (Aspidosperma spp.).
Eu gosto muito da peroba do campo, é uma excelente madeira para braço.

Jão do Caminhão
Esse tipo de pergunta é muito difícil de responder pq não sei o nível de sua proficiência, conhecimento e habilidade nessa área.
Se vc leu bastante sobre regulagens deve estar à par dos possíveis problemas que possa ocorrer.
Caso vc sinta segurança em fazer pode arriscar, mas não pode passar a responsabilidade dessa decisão, e suas consequência, para nós. Right?
Ah, afinar pode!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


CABRON
mlbertola@hotmail.com
Abç

Jão do Caminhão
Veterano
# set/08
· votar


Bertola

Providenciando tudo isso já vlw
grande abraço!

Seiji

Tomei a decisao vou so afinar, até trocar cordas e dá uma regulagem bacana.

Abraços!

kairi
Veterano
# set/08
· votar


Boa tarde!

Refiz toda a parte elétrica da minha guitarra, seguindo o seguinte esquema:
http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/-/wdu_hss5l11_01

Como o Bertola disse, com meu 5-way switch eu deveria ir um por um. (ponte=1, meio=2, braço=3, saida=....)

ficou assim:
http://img100.imageshack.us/img100/535/001yi4.jpg

O que ocorre, é que quando eu ponho o switch na posição 5 (braço), funciona o cap da ponte. O mesmo ocorre na posição 4. Já nas outras posições, nenhum som, apenas chiado quando dou um acorde qualquer.

O que pode ser isso?

Abraços.

gucrispim
Veterano
# set/08 · Editado por: gucrispim
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji
Opa, depois de muito atormentar o Bertola sobre SG's comprei a minha uhuh, ja postei fotos e tal. É uma Custom com 3 capts (Epiphone)
Queria saber se vale a pena os captadores da GFS, queria fazer algo do tp: .captador da ponte (médio-alto ganho); .captador do braço (algo do tp dos PAF classicos, mas alnico 5 e parafinado; .captador do meio (queria algo beeem vintage mesmo, tp algo na linha do TV Jones) pra ficar bem versatil, e com combinações interessantes.
Sei que o Bertola já trabalhou com tais captadores.
Se possivel, me dê umas infos ai!! Vale a pena?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ocorreu um "acidente" com minha guitarra. Ela estava no pedestal e o violão estava apoiado na parede, eis que ele cai com o headstock bem no corpo dela. Só depois, na hora de guardá-la, percebi que tinha um pequeno lascado de uns 3mm na pintura, um amassadinho de nem 1mm de profundidade.

E aí, o que eu posso fazer pra concertar a cagada? A pintura dela é vermelha metálica, tipo de carro com pintura metálica...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


kairi
Cara, não deu pra ver nada direito não, mas tenho a nítida (sic!) impressão que tem ligação errada ali.
gucrispim
Os captas GFS são bons sim, compre um "Vintage 59" para o braço, um "Vintage 59 Alnico V" para o meio, ou mesmo um "Vintage Split Humbucker", e um "Alnico Fat Pat" para a ponte.
erico.ascencao
Se vc não quiser deixar como está, pois isso não influencia em nada, consiga um pouco desta tinta em uma empresa (oficina) de pintura automotiva, isole o local com fita crepe, passe uma massa para nivelar, lixe e pinte com a tinta que vc conseguiu. Isso vai exigir cuidado, habilidade e e capricho.
Abçs

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
ok, obrigado!

acho q vou anotar o numero de série mesmo e mandar email pra Gibson, além de usar umas dicas do site da Gibson pra ver se a guitarra é falsa (será q se aplica a baixo também?), hehe.


obrigado novamente! abraços!

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O amassado não foi muito fundo não. Será que uma lixadinha ao invés da massa resolve? E caso seja necessário a massa, que tipo de massa?

De qualquer maneira, estou pensando em levar a guitarra num funileiro aqui próximo a minha casa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Cara, tem certeza que vc quer mexer nisso?

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me deu um desgosto desgraçado este acidente.

Na verdade, posso ver com meu luthier se ele faz o serviço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
Cara, deixe passar o "desgosto", que o problema ficará bem minimizado. Como disse antes, isso não afeta em nada a tocabilidade do instrumento. Eu acho que só teria problema mesmo, se sua guitarra tivesse trincado o um lasca muito grande tivesse saído, expondo a madeira...
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/08
· votar


Opa tudo bem? To pensando em trocar as tarraxas da minha Les Paul da Sx (das antigas ainda), ae o unico lugar que encontrei já a pronta entrega *q nos demais lugares teria que esperar um bocado*, o cara me disse que era uma Gotoh, só que um modelo com a cabeça menor do que as outras. O senhor conhece essas tarraxas? Sabe se combinam numa Lp tipo custom? Que a qualidade eu sei que será 1000 X melhor que as atuais ching-ling, mas pensando um pouco no estético agora soh hehehe

abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Cara, o ideal para tarrachas tipo 3X3 é que as "cabeças" sejam maiores.
Confira no site da Musicware, ou então compre direto dos E.U.A pelo E-Bay ou pelo Guitarfetish ou pelo Guitarpartsdepot.
Abç

Haven
Veterano
# set/08 · Editado por: Haven
· votar


Bertola
Haven
Isso tem "cara" de trastejamento.
Abç


Mas então, seria por que? Falta de regulagem de tensor, falta de polimento nos trastes, ponte muito baixa (mesmo sendo só na corda G) ... ?


Pensei em levar num luthier, mas como não tenho nenhum de confiança, fico com receio do cara tentar me enrrolar falando que o problema é maior do que realmente é. =\

Agradeço a ajuda.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm entendi. Mas assim, quanto a segurar a afinaçao, funcionamento em geral, vai ser normal né? Bah pior que eu queria isso q eh o mais curto prazo possivel, pq as tarraxas da minha tão insuportaveis, acho até que a da G está meio falseada, sei lá. Mas entao, esteticamente vai ficar feio tb? estranho??
Ou soh nao vai respeitar esse padrao que vc disse?

obrigado pela atenção cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Haven
Isso me parece questão de nivelamento de trastes.
Motoboy From Hell-SDMF
Cara, se for 3X3, a questão é estética mesmo.
Agora, por favor, verifique se as suas tarrachas não estão folgadas e se vc não está colocando as cordas erradamente.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!