Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

axleWs
Vc pode desenhar segmentos de circunferência num papelão com diferentes raios padrão (7.5", 9", 12", 16" e etc).
Recorte o contorno e faça um "gabarito":
http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for:_Neck,_fingerboard /Radius_Gauges.html
Aí só comparando com os "gauges" pra descobrir o raio.
Como os raios são relativamente grandes (30, 40 cm) ou vc usa um compasso técnico ou improvisa um compasso com arame e um preguinho.

m0ur4
Exatamente, mas se vc for comprar numa loja de componentes pode ser que nem os atendentes saibam as especificações, por isso é bom levar um multímetro pra garantir.

axleWs
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji
entendi, só uma dúvida, em que lugar da escala eu coloco o gabarito pra medir?

balck7
Veterano
# set/08
· votar

olá amigos..

estou encomendando um pickup pra minha ibanez, um JB trembucker...

queria saber se é arriscado eu tentar instala-lo sozinho?,
soldo cabos faz anos, mas nunca instalei/tirei um captador...

a minha guitarra é uma grg270, possui 2 Hums e 1 single, mas eu não uso o single, ele ateh me atrapalha , pois a guitarra possui chave de 5 posições e as vezes presiço mudar rapidamente a chave do pickup da ponte para o do braço para executar uma frase com two-hands.. e as vezes me atrapalho...

resumindo.... dá pra min instalar o captador + 1 chave de tres posições sem fazer besteira?

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

Bertola ou Seiji, será q dá problema no amplificador de guitarra se eu tocar baixo nele, só que com headfone (assim não usaria o falante, e que eu saiba é o q pode estragar botando baixo no amp de guitarra, certo)???

obrigadão!

abraços!!!

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar

Q tipo de som teria uma Telecaster com corpo de Cedro Rosa (ou Mogno, caso se encontre), braço de Marfim e escala em Jacarandá.. com um Alnico Pro II da Dunca na Ponte (com push-pull) e um captador single no braço (single com som bem blueseiro), provavelmente um Guitar Garage.. daria certo? A idéia é ter uma guitarra pra tocar de blues a Hard Rock.. com um bom sustain e um certo peso. Aguardo opiniões dos amigos Bertola e Seiji e dos demais se for possível.

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

axleWs
Em qualquer lugar do braço, desde que ele não tenha radiano composto (o que é raro).
balck7
Não é um serviço difícil, basta seguir o esquema, mas, se vc não se sente seguro, procure seu luthier.
PedroShinzato
Se tocar em volume baixo ou no fone (que seja capaz de aguentar), não há problema.
SaldanhaPessoa
Certamente mais grave que uma tele comum, mas isso é apenas uma mera suposição. Só construindo pra ver (ouvir) mesmo.
Abçs

RicardoPortnoy
Veterano
# set/08
· votar

Queria fazer uma pergunta:

- queria saber como faz essa técnica na guitarra.
qual o nome dessa técnica.
Parece que é só puxar a corda mas eu nunca consequi fazer, será q minha guitarra é ruim?.
na verdade eu toco bateria, mas eu queria saber.
O John Petrucci Faz nessa música e em muitas outras.
--Este é o link do vídeo no youtube. ele faz em 0:09 (tempo do video)
http://br.youtube.com/watch?v=FvL511r9MS0&feature=related
VALEU!!!

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

SaldanhaPessoa
pra mais sustain, braço colado! hehe

mas tele de braço colado? não sei se vai ficar legal, haha.

Mauricio Luiz Bertola
ok, obrigado!
to pensando em pegar um fone legal (não aqueles in-ear, de mp3, iPod, essas coisas).

abraços a todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

CABRON
Depende.
Se o mesmo estiver em boas condições, sim.
Abç

SaldanhaPessoa
Veterano
# set/08
· votar

PedroShinzato

mas a idéia n é fazer com braço colado n. ;)

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

axleWs
Se a escala for com raio simples pode medir em qualquer ponto, mas de preferência mais perto do corpo onde a escala é mais larga, para ter mais precisão.

balck7
Se vc está acostumado em soldar cabos a instalação do captador deve ser tranquila, mas se tiver alguma dúvida posta aqui que nós te ajudaremos.

PedroShinzato
É bom que seja um headphone que tenha boa resposta nos graves.

SaldanhaPessoa
Se o luthier for bom, não tem muito erro não!
Essas madeiras fazem parte das já consagradas.

RicardoPortnoy
Faça uma busca por "harmônico artificial"
Mas isso não tem a ver com "Lutheria e Equipamentos", então se sua dúvida persistir pergunte em outro tópico, OK?

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji
obrigado!

Bertola, Seiji, ou qualquer um q souber me responder:
como o Bertola falou q não faz problema usar com headphone ou em volumes baixos, será q dá alguma coisa se eu usasse tipo um cabeçote de guitarra pra baixo, só que com caixa pra baixo? ou pode dar problema no cabeçote???

obrigadão, abraços!

sebastianbach
Veterano
# set/08
· votar

onde eu compro folhas de cobre pra blindar a guita?
da pra fazer com latinhas de refri ou eh mto grossa?
e em relação ao nivelamento de traste como nivelo ele?(eles n tao gastos )
a guitarra eh nova comprei soh pra mexer msm então
c eu estragar n tem prob.
vlw

punknemesismetal
Veterano
# set/08
· votar

Olá tudo bem?
Seguinte o baixista da minha banda quer comprar um baixo estilo Jazz Bass na faixa de 1000 reais mais ou menos. Aki onde a gente mora a gente não tem muito acesso a instrumentos.

Queria uma opiniao sobre qual seria o mais aconselhável, o Condor Jazz Bass ou o Squier JB, tem tb o Shelter neh?

Queria uma opiniao de vcs sobre essa aquisiçao, sei q existem outros topicos sobre o assunto mas eu tenho mais confiança na opiniao de vcs profissionais luthier. Se puderem sugerir marca/modelo.
Abraço :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

PedroShinzato
Em princípio não (em princípio!), mas eu sou adepto de uma regra: "cada macaco no seu galho".
sebastianbach
Eu também quero saber.....
Latinha de refigerante não!
Nivelamento de trastes é um procedimento delicado e que exige experiência e habilidade. Procure seu luthier.
punknemesismetal
Compre o SX SJB75, pois tem o melhor custo-benefício.
Abçs

punknemesismetal
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
legalz cara vlw mesmo...mas no caso ele queria um 5 cordas...essa cobertura nos captadores num atrapalha nao?
E o condor Jazzbass???abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

punknemesismetal
Se ele for iniciante, eu não aconselho um 5 cordas. Mas, se não, creio que o Condor XB25A seja uma boa opção. O Condor JB é muito bom também, mas é mais caro que o SX.
Eu uso a cobertura do captador e adoro, pois ela, além de protejer o captador, realça algumas frequências, diminui a interferência, é um ótimo apoio para os dedos e fica bonito.
Abç

Edu_Afram
Veterano
# set/08 · Editado por: Edu_Afram
· votar

Eu gostaria de saber em relação a madeira, meu pai é alutônomo e tem uns mognos de 20 anos +ou- e eu quero fazer uma guita mas n sei se ele tem o compravante da madeira por causa do desmatamento e essas coisas, a pergunata é se é obrigado a ter o comprovante ou algum luthier faz numa boa?

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

Edu_Afram
O corte e a venda é controlada, mas como vc não está comprando o material e seu pai já tem desde antes da proibição do conselho não tem problema algum

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar

sebastianbach
Mauricio Luiz Bertola
Aqui em SP vende em lojas especializadas em metais não ferrosos.
As lâminas mais finas são de 0,06mm que eu acho relativamente "duras" mas funcionam muito bem.
Se vcs precisarem posso comprar pra vcs, cortar e enviar num envelope.

Floydiano
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala bertola, blz?

Tarraxas spirit são boas? Eu achei essas tarraxas no modelo vintage e to pensando em colocar na minha SX SST 57.

Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

Fábio Seiji
Pois é, depois eu vou te mandar um e-mail para que vc mande para mim, pois aqui no Rio, não existe.
Floydiano
Não conheço, mas acho que são as mesmas que vem em sua guitarra, o que seria trocar 6 por 1/2 dúzia. Creio que vc deve partir ou para um jôgo de Gotohs ou, no mínimo umas Wilkinsons (tem vendendo no site da Guitarfetish).
Abç

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

olá, senhores.

tenho uma Tagima MM2 (aquelas coveres de music man). Ela possui ponte Wilkinson (tremulo) e roller nut. A ponte está com 4 molas. O problema é que quando a uso ela desafina muito. O que devo fazer pra amenizar o problema e poder usar a alavanca mais tranquilamente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

MarcosBorba
Em 1º lugar, troque todo o conjunto de molas por outras novas e de qualidade.
Em 2º lugar, verifique a forma como vc está colocando as cordas (nas tarrachas).
Em 3ºlugar, leve a seu luthier para uma regulagem geral.
Abç

khenshyo
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom, tenho uma Pod x3 live, to querendo comprar um amp, e estou em dúvida em comprar esses:

Fender Frontman 212R
Meteoro Scorpion
Bugera 333xl

tipo...

a dúvida ta no seguinte, o scorpion seria muito bom pra usar com a x3l, masss a questao dele é que como todos sabem eh o velho e ruizinho meteoro, mal construido e com falantes ruins.

o frontman eu penso nele por causa do clean e pq seria um bom custo beneficio.

jah o bugera eu to afimzao dele por ser um amp totalmente valvulado e pelo que vi eh bomm e barato, mas estou preoculpado se ele pode se adaptar a x3l, tipo se eu quizer usa-la como pre amp pra simular alguns amps, ele iria se comportar bem?!

a questao é!!!

qual seria o melhor pra mim em custo beneficio?!
e sem tem outras opçoes legais, por favor me indique!
....

outra dúdvida

tenho uma RG350DX coreana, tb to querendo mudar os captadores

quais vc indica para que tenho uma boa versalitidade de sons?!?!

vlw!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

khenshyo
Bem, eu não conheço esse Bugera, portanto não posso opinar. Também não conheço o Meteoro Scorpion (ele só tem o power, que é valvulado), mas concordo com sua avaliação, embora ela se aplique mais aos modelos transistorizados da marca. Apenas conheço o Fender, que é transistorizado, o que considero uma configuração distinta (vc pode tirar bons sons de um transistorizado sim). Fica difícil opinar assim. o que posso dizer é para vc testar os amps, nada mais.
Eu gosto muito do SD JB e do SD SH (ponte e braço respectivamente).
Abç

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Em 1º lugar, troque todo o conjunto de molas por outras novas e de qualidade.
Em 2º lugar, verifique a forma como vc está colocando as cordas (nas tarrachas).
Em 3ºlugar, leve a seu luthier para uma regulagem geral.

Infelizmente não há luthier em minha cidade. O mais próximo deve estar a uns 100 km. Então não há nada que eu possa fazer sozinho que amenize o problema? Trocar as molas e colocar as cordas da maneira certa eu mesmo posso fazer. Tem mais alguma coisa?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

MarcosBorba
Ao trocar as molas (coloque as 5) e colocar as cordas corretamente na haste da tarracha já melhorará>
A corda deve ser laceada, o nº de voltas deve ser pouco (3 ou 4), depois de afinar vc deve puxar bem as cordas e conferir a afinação (deve fazer isso até a mesma estabilizar).
Abç

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Tem necessidade de lubrificar aquelas pecinhas que ficam entre o nut e as tarrachas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar

MarcosBorba
Sim, com vaselina sólida, e também os sulcos da pestana com grafite em pó.
Abç