É verdade que os caras do IRON MAIDEN não sabem ler partituras?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


De boa...acho que este tópico fica entre os Top 10 de asneiras por centímetro quadrado.

Independente de quem saber ler uma partitura, quem acha que sabe mas não sabe nada e quem não sabe assumidamente, um bom número de colegas aqui não sabem nem "prá que serve uma partitura".

Como defender ou criticar algo que você nem sabe prá que serve, como e para que finalidade foi criado, e quais as possibilidades reais de sua utilização?

Talvez se discutirem sobre física quântica, sistema caótico, equações não lineares e etc, escrevam menos bobagens.

boblau
Veterano
# nov/15 · Editado por: boblau
· votar


Lelo Mig

acho que este tópico fica entre os Top 10 de asneiras por centímetro quadrado. +1

Partitura é uma forma escrita de linguagem da música. Toda forma escrita é de difícil aprendizagem, principalmente após a infância. Todos aqui devem lembrar o quanto foi difícil aprender a escrever, muito mais do que ler.

Agora pensem na dificuldade do aprendizado de um analfabeto adulto em aprender a ler e a escrever. Eu já fui professor do Mobral e sei muito bem como isto é difícil. Portanto aprender partituras depois de velho é uma tarefa árdua.

Sei ler partituras, não sei escrever partituras, mas é um registro importantíssimo para que o que foi composto possa ser reproduzido de forma correta.

Claro que um arranjo de rock, blues, pop não necessariamente precisa estar escrito em partitura para ser razoavelmente reproduzido ao vivo pois têm poucos instrumentos, mas quando falamos de arranjos complexos, como big bands, corais, orquestras, fanfarras, gravações em estúdio, fica praticamente impossível para o maestro arranjador fazer com que a música aconteça.

Portanto, podemos ser profissionais de qualquer área ser saber ler e escrever? Difícil. Na música, até dá, dentro de limites. Mas com certeza amplia em muito a capacidade de um músico em sua profissão.

Como a música tem outras formas de registro (gravação, tablaturas por exemplo), as opções são um pouco maiores.

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/15
· votar


Quando eu era mais moleque, eu cheguei a perder, ou investir (como queira), muito tempo, tentando aprender a ler partituras.

No começo, isso parecia fazer muito sentido para mim. Eu me sentia como um analfabeto, que decora o desenho e a forma geométrica das palavras, para poder pegar um ônibus.

Eu aprendi, porém sem fluência nenhuma. Demorava uns 5 minutos para ler um compasso, mesmo sendo apenas uma semínima, em um compasso 1/4...kkkk

Eu tinha um maravilhoso songbook, do Van Halen (debut), não sei como surgiu e nem para onde foi, e possuía apenas partituras. Nada de tablaturas...

Foi quando eu conheci o GuitarPro 3 e meu mundo se abriu, e nunca mais pensei em aprender a ler partituras...

Porém eu não sou músico, sou programador. Eu me preocupei em aprender diversas linguagens de programação, pois é disso que vivo.

Mas acho que tem muita gente com preguiça de aprender, que se escora no jargão "tem muitos músicos famosos que não sabem ler..."...certo...mas aprender não arranca pedaço.

Eu não aprendi, porque tive preguiça mesmo. E também não seria de muita utilidade, para eu tocar no meu quarto...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É verdade que os caras do IRON MAIDEN não sabem ler partituras?