É verdade que os caras do IRON MAIDEN não sabem ler partituras?

Autor Mensagem
Leo_FS
Veterano
# set/07
· votar


Eu acho que tem muita gente de 12 anos postando nesse topico e que mal sabe entender as coisas que estao escritas

Leo_FS
Veterano
# set/07
· votar


obs.: Quando falo 12 anos , conta 12 anos de idade mental tbm viu

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Leo_FS
Eu tenho 11. ^^

monteiro.rj
Veterano
# jun/12
· votar


Acredito que partitura seja mais uma questão de opção do que necessidade, cada um tem um jeito diferente de fazer as coisas.. aprendi a ler partitura na escola pois fui da banda, num sei se é porque lá consegui desenvolver o meu "ouvido" mas não vejo necessidade de partituras na guitarra..

Se eu componho sei o tempo certo de tocar, se eu quero tocar a musica de alguém, eu ouvindo sei a hora certa de tocar.. logo não vejo necessidade.
Se for muito mais profundo do que isso me corrijam! kkk

Abraços e desenterrada!

silasamilcar
Veterano
# jun/12
· votar


Não sei se sabem ler partitura, mas isso nem importa tanto assim.
B.B. King não sabe um acorde se quer e no entanto é o monstro sagrado do Blues. Duvido que o Clapton, Pepeu Gomes, Jeff Beck, Tommy Iommy ou mesmo Hendrix soubesse ler partitura. Mesmo assim eles compuseram grandes obras.
Partitura é importante mas a inspiração é mais. Ler partitura nunca fez um grande músico.
Meu sogro tem duas faculdades de música pela UNB, porém na hora de tirar músicas e arranjos ele recorre a mim.
Ele sabe muito de partitura, e eu nada. Temos um olhar diferente quanto a música. O meu é mais prático o dele mais ortodoxo. E daí? A música nos completa.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


Quem le partitura, nada acrescenta musicalmente com relação a quem não lê.

Como assim partitura não serve p'ra nada?Então como fazer p'ra tocar uma música que vc nunca ouviu ou então muito longa difícil de gravar mentalmente
ou até mesmo repetir aquele solo exatamente igual todas as vezes q vc for
tocar?Ela pode até não dar o feeling(pois cada um nasce com o seu) mas é essencial p'ro músico.

Ramsay
Veterano
# nov/15
· votar


Quando o cara tem ouvido musical de nascença, não precisa saber ler partitura.
Eu toco guitarra de forma razoável, tiro músicas de ouvido, mas, não sei ler partituras.

makumbator
Moderador
# nov/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay
Quando o cara tem ouvido musical de nascença, não precisa saber ler partitura.

Acho isso bobagem. Eu faço os dois. Toco de ouvido (desenvolvi um bom ouvido relativo), e modéstia a parte, leio partitura de nível avançado muito bem (leio fluentemente em clave de fá, sol, dó na terceira linha e dó na quarta linha). Uma coisa não atrapalha ou impede a outra, muito pelo contrário.

Já Peguei vários trabalhos unicamente por conta dessa combinação (saber ler música sem enrolação, de já sair tocando de primeira vista) e também saber tocar só de ouvido e improvisando.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


Não sei se sabem ler partitura, mas isso nem importa tanto assim.
B.B. King não sabe um acorde se quer e no entanto é o monstro sagrado do Blues. Duvido que o Clapton, Pepeu Gomes, Jeff Beck, Tommy Iommy ou mesmo Hendrix soubesse ler partitura. Mesmo assim eles compuseram grandes obras.


A maioria desses guitarristas não conseguia repetir seus solos(Iommy é um dos poucos,acho q pela simplecidade dos seus).B.B.K.sequer conseguia cantar e tocar.O Hendrix pretendia estudar teoria músical,pois dizia q não tocava bem o bastante p'ra fazer a música q pensava e perdir as contas de quantas vezes ouvi o Blackmore com um solo diferente em Burn.Isso é reflexo direto da falta da teoria musical.É fundamental vc fazer o desenho do campo harmônico q vc vai tocar,até mesmo p'ra formalizar e ordenar a sua inspiração no momento de criar.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


Quando o cara tem ouvido musical de nascença, não precisa saber ler partitura.
Eu toco guitarra de forma razoável, tiro músicas de ouvido, mas, não sei ler partituras.


Então pensemos nós, o q seria das obras do Beethoven sem a teoria musical depois q ele ficou surdo?

Arimoxinga
Veterano
# nov/15 · Editado por: Arimoxinga
· votar


BLz.... vi uma vez na quele programa "super humanos" da Discovery um cara que tocava tudo, no tempo exato da música e lembrava tudo de cabeça.... tudo mesmo ele foi avaliado por outro pessoal lá! Detalhe o cara era cego e tocava as músicas no piano.... acredito ser um caso excepcional!

Eu acho a Partitura uma invenção da caralha, mas não acho necessário para se tocar em bandas deste formato(independente do estilo)! é mais válido para quem toca em orquestra ou vive de freelancer em bandas de Jazz... ou coisa do tipo.... No mais o cara ensaia a música umas trocentas vezes e não esquece nunca mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


cristIbnzRG
A maioria desses guitarristas não conseguia repetir seus solos(Iommy é um dos poucos,acho q pela simplecidade dos seus).B.B.K.sequer conseguia cantar e tocar.O Hendrix pretendia estudar teoria músical,pois dizia q não tocava bem o bastante p'ra fazer a música q pensava e perdir as contas de quantas vezes ouvi o Blackmore com um solo diferente em Burn
Pois eu acho isso MUITO mais bacana e criativo do que o cara ficar tocando tudo igualzinho...
Se eu quero ouvir igual, compro o CD....
Pra esse tipo de música, ler não é estritamente necessário não...
Abç

Ramsay
Veterano
# nov/15
· votar


A verdade dos fatos é que se o cara não tem ouvido, não consegue, por si, tirar nenhuma música.
Aí, só toca por partitura e é pra isso que ela serve.

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Ramsay
e é pra isso que ela serve.

Não é só pra isso que ela serve.

Arimoxinga
mas não acho necessário para se tocar em bandas deste formato(independente do estilo)

E não é mesmo. Mas não mata saber ler música.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


É uma discussão tão improdutiva quanto técnica e feeling...
A partitura é apenas um meio de comunicação e registro "escrito" da música... Saber escrever ou ler uma partitura não forma um músico melhor...

Agora, é uma ferramenta... Vamos supor que o Gustavo Lima te contrata para uma turnê pagando em média 5 mil reais por show para você....você não é burro de perder uma oportunidade destas neh
Você não vai querer tirar essas coisas em casa ou no seu estudio. Se você sabe ler é chegar, tocar direitinho pegar a grana e dar tchau... Sem grandes frescuras...

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Drinho
É uma discussão tão improdutiva quanto técnica e feeling...

É exatamente o que eu ia falar. É do mesmo nível de comparação (até infantil). No fundo me parece uma falsa dicotomia tentar opor leitura musical com execução de ouvido e ou improvisada, assim como é estranho tentar opor técnica e feeling (e o conceito de técnica nessas comparações é sempre torpe)

JJJ
Veterano
# nov/15 · Editado por: JJJ
· votar


Rapaz... Não estou impressionado com a desenterrada, mas em como uma pergunta tão bobinha levou a tanto papo...

Banda de rock nenhuma até os anos 80 (salvo alguns tecladistas e mais raramente um ou outro instrumentista) sabia ler nada... Essa coisa de rockeiro "estudar" é um fenômeno de meados dos oitenta pra cá.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


JJJ

"Rapaz... Não estou impressionado com a desenterrada, mas em como uma pergunta tão bobinha levou a tanto papo..."

Concordo plenamente... e acrescento.

90% dos integrantes de bandas de rock não leem partitura, e dos 10% restantes, dos que dizem que sabem ler, somente 1% lê de fato.

Saber, que uma colcheia na 3a linha da clave de sol é uma nota Si, até eu sei. Tocar uma peça com precisão, a primeira leitura, ai eu quero ver.

Floydniaco
Veterano
# nov/15
· votar


B.B. King não sabe um acorde se quer e no entanto é o monstro sagrado do Blues.

Puuuuuuuuuuutzzz , essa doeu !

Drinho
É uma discussão tão improdutiva quanto técnica e feeling... ²


Cartola, uma pessoa pobre e desprovida de grandes estudos , escrevia lindas canções , com um português de dar inveja em muitas pessoas. Quer dizer que se por acaso ele tivesse a oportunidade de estudar em boas escolas e ser um academico , seria menos genial do que era ?
Não tem sentido esse questionamento sobre partituras .... ela tem suas utilidades, mas não é via de regra saber ler.

Uma pessoa analfabeta, mas que fala um português correto ... quer dizer que aprender a ler serial algo que não acrescentaria nada na vida dela ?

Delson
Veterano
# nov/15
· votar


É como um antigo professor e grande amigo meu disse: Tenha as duas ferramentas: A partitura e o ouvido.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/15
· votar


Eu sei que existe um sistema de notação de paptituras em braille, mas nunca me interessei em aprender.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


Tem uma coisa fundamental da música que nenhuma partitura ou tablatura é capaz de exprimir: o feeling, o sentimento, seja ele qual for.

Com certeza,vc está correto.Mas isso não faz da partitura essa coisa fria que nós execramos.A partitura do Satriani(ele lê tb) tem uma leveza harmônica que possibilita uma sensação flutuante num modo eólico,(facilmente memorizável),O Iron normalmente se expressa entre o 3º,2º e 1º graus da escala maior(modo jônico) e o que dizer do Prokofiev ,com seu "Pedro e o lobo" onde cada acontecimento e personagem está representado pela partitura de um instrumento.Então vc pode perfeitamente expressar seus sentimentos através dela.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


Muitos não sabem...os caras do Metallica mal sabem onde estão as notas no braço da guita...uehueheuheu
Zueira...eu adoro Metallica
:P


Mas o Kirk Hammett não fez teoria musical com Satriani?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


cristIbnzRG
Ele foi discípulo do Satriani, mas não sabe ler partitura "de pronto"...
Abç

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


daimon blackfire
Eu sei que existe um sistema de notação de paptituras em braille, mas nunca me interessei em aprender.

Sim, existe. O Braille era também organista, e criou o sistema de notação musical ao mesmo tempo do sistema de escrita alfabética para cegos.

cristIbnzRG
Membro Novato
# nov/15
· votar


afz.. logico q esses caras sabem ler partituras.. qm fla q eles nao sabem afirma isso pq axa ou pq leu em alguma reportagem seria sobre o assunto?.. se leu postem ae a reportagem
O q li sobre o assunto é q desde 86 o Michael Kenney(técnico de baixo de Harris e tecladista) é reponsável pelo trabalho teórico da banda,dando suporte nos shows ao vivo(desde o Seventh son) e inclusive dando aulas de teclado e sintetizador a Harris e desenvolvendo conhecimento de tablatura á banda.Há até rumores de uma certa transcrição de clássicos feita pelo Kenney(a pedido de Harris)para uma possível fusão sinfônica, pois o Harris acreditava q toda grande banda deveria ter um trabalho com uma sinfonia e esse é o único q falta na consagração do Maidem,mas os futuros problemas q a banda passaria(guitarrista,vocalista,produtor,etc) viriam por abortar o projeto.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


olha esse cuma kkkkk

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


Ramsay
A verdade dos fatos é que se o cara não tem ouvido, não consegue, por si, tirar nenhuma música.
Aí, só toca por partitura e é pra isso que ela serve.


não

partitura foi a primeira forma que inventamos para registro musical. Não havia gravadores na época, o jeito era escrever em notação se era pra imortalizar uma obra. Hoje em dia microfones fazem esse papel...

uma partitura era o análogo de um "álbum" hoje, se não me engano, o próprio termo vem de partituras com esse título...

e, no caso de música complexa como música clássica, meio difícil tirar de ouvido, hein? mais fácil e prático simplesmente ler mesmo...

Julia Hardy
Veterano
# nov/15
· votar


É bizarro esse pessoal que cita BB King ou Jim Hendrix como exemplos de músicos consagrados que não lêem partitura
Entenda uma coisa: você NÃO é Jimi Hendrix, nem BB King. Não é por que deu certo pra eles que o mesmo vai acontecer com você.

Então, deixa de ser metido a besta e vai estudar. Quanta besteira.

Estudante eterno
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Estudante eterno
· votar


Julia Hardy

É bizarro esse pessoal que cita BB King ou Jim Hendrix como exemplos de músicos consagrados que não lêem partitura
Entenda uma coisa: você NÃO é Jimi Hendrix, nem BB King. Não é por que deu certo pra eles que o mesmo vai acontecer com você.

Então, deixa de ser metido a besta e vai estudar. Quanta besteira.


Concordo com tudo o que diz, com exceção da ultima linha, onde concordo com a ideia mas não falaria tão agressivamente.

Se inspirar nos grandes músicos é se deixar influenciar por suas qualidades, e não usar os "defeitos" deles para justificar os seus. Devemos sempre buscar ser melhores músicos, o máximo que pudermos. Ler partitura não é prioridade, existem outros itens com maior importância (Fazer música é o objetivo principal), mas se puder aprender, isso só acrescentará a sua carreira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É verdade que os caras do IRON MAIDEN não sabem ler partituras?