Não existe mais genialidade na música?

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# ago/07
· votar

Atum Bluesman
Cara, eu tinha que gastar meu tópico do dia. ahuhauahahua Mas falando sério o Pat já tem bem mais de 10 anos de estrada, com meu tópico eu quis dizer artistas que apareceram de 10 anos para cá.

Cara, hoje em dia creio que existam muito mais gênios do que antes.

1º - Conseguir qqer material de estudo é moleza.
2º - Baixar qqer música para tirar é mole, aí vc está bem mais próximo das influências.
3º - Tirar as músicas ficou bem mais fácil Achar partituras e tablaturas é mole, além de que vc consegue diminuir a velocidade de qqer música sem alterar o tom
4º - Comprar, trocar, usar, melhorar, manipular etc. os equipamentos ficou mais fácil.
5º - Gravar é fácil, qqer um, depois de algum aprendizado básico, consegue gravar uma música, depois de treinar muito na BT dela.
6º - Trocar informações e discutir ficou muito mais fácil (fóruns e chats)

Além de outras coisas. O problema é que, devido a isso mesmo, existe uma infinidade de possibilidades, aí as pessoas não têm tempo nem saco para achar o que é melhor e talz. Acabam preferindo ir direto nas figurinhas marcadas e talz.

Outro fator é o próprio excesso. Quase não há mais inovações imensas. Um cara fica 3 meses recluso e inventa 15 coisas novas, aí quando põe pra galera, 14 já foram inventadas nos últimos 3 meses, 7 nos EUA, 3 na Alemanha 2 no Japão, 1 no Brasil e 1 na Inglaterra.

Izzy Dragon
Veterano
# ago/07
· votar

Culpar os ouvintes é covardia, véio. Eu culpo os músicos, pois dizem que não tem preocupação em fazer sucesso, mas reclamam que não fazem. É a famosa incoerência.

Eu culpo o processo de industrialização da música. A música agora é só mais um produto... e todos tem sua parcela de culpa por isso: publico, músicos e o conjunto mídia + gravadoras (que são os maiores culpados na minha opinião).

Agora... o cara ali vem me dizer que o Luca Turilli é alguém que se destaca... por favor einh! "Symphony of Enchanted Lands", "Down of Victory"... todos exemplos do mais batido e redundante metal melódico.

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

Gente... a diversidade é que torna as coisas ruins nesse assunto. Não é culpa de ninguém. É falência do processo todo.

Pra mim quem compra um instrumento hoje e ta formando banda daqui 3 meses não é músico e sim eu estou generalizando NÃO É MUSICO nem se for um pandeiro.

Vou dar um exemplo tosco... ROBERTO CARLOS, ele é um bom músico? Sim e Não. Ele não é um excelente violonista, não é a voz mais bonita do brasil, não é um dançarino, não é um compositor muito criativo, mas ele não deixa de ser um músico decente e até mesmo genial em sua simplicidade. O diferencial dele é que ele chegou na EPOCA CERTA. Ser um musico de sucesso era MUITO DIFICIL pois voce dependia muito do gosto popular influenciando diretamente! Como é que muitos musicos renomados da MPB chegaram na mídia antigamente? Programa de calouros, apresentações nas rádios, concursos, etc etc etc

Geralmente esses que se arriscavam a dar a cara a tapas já tinham uma historia de atividades musicais ou vinham de uma familia de musicos ou ate mesmo fugiam dos planos dos pais para virarem musicos.

Alguem lembra da tropicalia? Quem é que hoje vai expor suas ideias mesmo sob ameaça de ser mandado embora da sua terra? Hoje ser musico é banal, ser artista é banal, ser ouvinte é tão banal quanto...

Ta pensando que assistir top 20 brasil na MTV ou acordar cedinho pra ver TVZ na multishow é cultura musical? Num viaja né...

A culpa é de todo mundo. Agora ter genialidade é uma coisa... Ser autêntico também e ser um produto comercial é outra coisa totalmente diferente...

Pra quem não entendeu...
1) Quer ser um bom MUSICO? Estude MUSICA.
2) Quer ser um bom ARTISTA? Baixe o cubase, grave uma batida em midi, cante e dance feito um macaco. De preferencia fale "axim", chore e faça uma franja lisa porque tá na moda.
3) Quer ser autentico? Quebre os paradigmas e saia do circuito. Misture musica arabe com heavy metal.
4) Quer ser um produto? Faça sempre o que esta na moda, cante OoOoO, no refrao mande a galera tirar o pé do chão.
4) Quer ser um genio? Item 1, 3 e muita mas muita inspiração. Quer um exemplo? Steve vai.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar

Isso incomoda muito vocês?

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

Incomoda. Por isso existe um forum pra gente poder conversar sobre tudo que a gente se incomoda em saber.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar

É, sei lá... Não dou muita bola pro que o pessoal escuta, cada um tem seu gosto, né... Mas o foda é quando começam a criticar as músicas alheias sem argumento nenhum, só falando que é boa ou podre! hahahaha
Bom, a gente tá num mundo em que Misirlou é do Black Eyed Peas...

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

Leo_FS
_Kevin_
Nao seria "som ambiente" de loja que parece com muita coisa do Metheny ? Afinal qdo ele comecou a fazer musica nao devia nem existir som em loja. Nao fala merda neh. Mesma coisa falar que musica do joe satriani parece musica de programa de esporte. Eh o contrario neh pow.

vamos falar a verdade: NA MAIORIA DAS VEZES ouvir jazz é um saco!
se prestar atenção, os caras vão alternando instrumentos, e apenas fazem um pouco mais do que percorrer escalas com destreza - pura masturbação musical O.O

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

_Kevin_

Fica quietinho fica? Vou te dar um papel higienico pra você limpar a boca...

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

NerdKiller
Fica quietinho fica? Vou te dar um papel higienico pra você limpar a boca...

só porque tô falando a verdade?
poucas apresentações de jazz fogem desse SACO de todo mundo tocar um pouco, mostrar sua destreza de subir e descer escalas
o jazz sofre do mesmo mal da falta de criatividade da música em geral

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar

_Kevin_

Cara, não é porque tu acha jazz chato que ele se torna um estilo chato. Tenta encarar música como uma evolução, começa ouvindo, sei lá, Ramones e Nirvana, depois passa pra algum hard rock e vai indo até chegar nesses lances mais complexos como jazz e barroco e "música clássica". Talvez tu não esteja preparado pra ouvir esse tipo de música... Assim como se tu mostrasse uma banda bem simples pra um homem das cavernas ele não ia entender muita coisa.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

Marco_Uber_Alles
Talvez tu não esteja preparado pra ouvir esse tipo de música... Assim como se tu mostrasse uma banda bem simples pra um homem das cavernas ele não ia entender muita coisa.

só me responda: A MAIOR PARTE das apresentações de jazz segue o padrão que eu falei, não segue?

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar

_Kevin_

Até certo ponto, sim. Mas essa comparação é igual àquela que metaleiros fazem com punk: "Punk não tem solo e todas apresentações desse estilo seguem esse padrão."

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

http://www.youtube.com/watch?v=zooNNcVfj3g

Exemplo da chatura do Metheny...

Marco_Uber_Alles
Até certo ponto, sim. Mas essa comparação é igual àquela que metaleiros fazem com punk: "Punk não tem solo e todas apresentações desse estilo seguem esse padrão."

não critiquei o GÊNERO JAZZ, e sim a atual fase do jazz
quanto ao punk, por mais criticado que seja, resgatou a força do rock e da guitarr, que estavam sendo diluídos pelo progressivo (minha opinião)

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

só porque tô falando a verdade?
poucas apresentações de jazz fogem desse SACO de todo mundo tocar um pouco, mostrar sua destreza de subir e descer escalas
o jazz sofre do mesmo mal da falta de criatividade da música em geral

Se voce procurar comentario infeliz no dicionario aurélio é capaz de ter uma citação dessa frase lá.

NerdKiller
Veterano
# ago/07 · Editado por: NerdKiller
· votar

_Kevin_

cara se voce nao curte jazz, acha um saco ouvir jazz... QUE DIABOS VOCE TA FALANDO DE FASE ATUAL DO JAZZ???

Voce ja foi num festival de jazz? Ja viu alguma apresentação ao vivo? Cite 5 nomes importantes do jazz sem procurar no google.

Bixo, fica quieto, voce nao sabe o que ta falando e ta se queimando a toa. Isso é muita imaturidade da sua parte criticar uma coisa que voce nao conhece!

Toma mais um pedaço de papel higienico toma

"quanto ao punk, por mais criticado que seja, resgatou a força do rock e da guitarr, que estavam sendo diluídos pelo progressivo (minha opinião)"

Tenha dó dessa alma... ta perdido...
Cara, quer q eu te de alguns endereços de algumas boas escolas de musica ai em BH?

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

NerdKiller
Bixo, fica quieto, voce nao sabe o que ta falando e ta se queimando a toa. Isso é muita imaturidade da sua parte criticar uma coisa que voce nao conhece!

calma, cara! é só a minha opinião!
que stress! huahuieihauiheuahua

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

ah, exemplo da chatura do Metheny:

http://www.youtube.com/watch?v=zooNNcVfj3g

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

_Kevin_

Não, sério cara... te passo os endereços na boa...

Voce nao ta por dentro de nada de musica cara... so agora entendi sua frase "a musica como um todo esta ruim".
PRA VOCE a musica como um todo esta ruim mesmo. Villa Lobos deve estar fumegando no tumulo

Eu desisto

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

NerdKiller
PRA VOCE a musica como um todo esta ruim mesmo. Villa Lobos deve estar fumegando no tumulo

cara, não entendeu NADA!
está invocando mortos pra falar que a música atual está uma maravilha!
cite APENAS UM GÊNIO DA MÚSICA ATUAL! UM!

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar

NerdKiller

não vale citar os que FORAM GÊNIOS e vivem de regravações, ok?

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar

_Kevin_
Cara, o Pat Metheny é um dos caras que mais influênciou e adicionou a música instrumental, desde o Bright Size Life que é um marco no Fusion até o The Way Up que possivelmente é um dos melhores discos da história da para perceber que ele é alguém diferenciado na música.

NerdKiller
Veterano
# ago/07 · Editado por: NerdKiller
· votar

_Kevin_

Quer um genio da musica atual ou quer dois? Melhor... vou te dar uma lista e vou separar por categoria pra voce estudar na cama antes de dormir.

Populares
Steve Vai
Satriani
Pat Metheny

AntiMidia
Ted Leo and The Pharmacists
Stars
The Mosquitos ( esses são genios da melhor safra )
Orlando Julius
Ex
Pavement
Unicorns

Na boa Kevin... Sua opinião é de ouvinte porque músico você não é. Então não adianta vir num fórum de música e querer fazer engolir um comentário de ouvinde desse né jovem.

Nem vo mais te responder pq voce claramente nao conhece nada de nada.

Pra quem conhece de Jazz é impossível não reconhecer que o Pat é um puta músico e principalmente que o cara eh de sua forma, GENIAL. O cenario jazz é muito elitista e é dificil ser renomado num cenario onde a guerra é de titãs.

O professor do Pat, o Joe, é super respeitado e é uma voz de peso na música. Ele mesmo reconhece que o Pat é um cara fenomenal...

Dai me vem o outro falar que é musica de loja... putz... é de morrer do caração...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar

Calma, calma! A gente pode incentivar o rapaz a evoluir! :D

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar

Ah bixo nao tem jeito mais nao... Se o cara ficasse so naquela primeira frase laaaaa no inicio blz... mas o cara ta insistindo nas bobagens.

De duas uma: Ou ele ta de sacanagem aqui no forum falando essas merdas ou ele tem é fã de RBD, Rufio, Millencolin...

C acha que nessa idade eles querem saber de jazz? eh ruim heim... eles tocam musica da radio pra conquistar as meninas da rua...

Dogs2
Veterano
# ago/07 · Editado por: Dogs2
· votar

Também concordo que o jazz sofre da mesma falta de criatividade dos outros estilos. Isso eu num tenho nenhuma dúvida.
Até mesmo o free jazz tá se repetindo, e olha que é "free" hahah. Sun Ra deve tá puto com tudo isso

EDITADO: Claro que tem os músicos de jazz criativos, em todo estilo musical tem os originais... estou falando em termos gerais.

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar

Mas fazer o quê? Ficar chorando por isso?
Naaada, vamos ser criativos nós mesmos! \o\

Silas Hammett
Veterano
# ago/07
· votar

Como disse o velho Zakk:
''Vc nao precisa re-inventar a roda,apenas a faça correr por caminhos diferentes.''

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar

Dogs2
O problema são as fórmulas, se eu não tocar jazz de tal forma eu acabo não sendo jazz para os "entendedores" de jazz, isso faz todo mundo ter que repetir os mesmo licks, os mesmos outsides, as mesmas escalas...

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar

Dogs2
Mas claro que existem muitos guitarristas de jazz que fogem disso.

Gasparzim
Veterano
# ago/07
· votar

teoria do caos rulez

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Não existe mais genialidade na música?