Mais uma prova de que esse papo de melhor guitarrista não existe.

    Autor Mensagem
    Cynic
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Cynic


    Caras, esses dias estive dando uma olhada em muitos lives, de uma música, que pra mim é a que melhor representa aí o hard rock do finalzinho de 80 para 90.Acho que o Whitesnake sempre fez isso muito bem, que foi realmente relacionar toda ambientação da música, toda 'levada' da música, com o tema tratado, como por exemplo, Is This Love, e impossível não pensar ao menos em SENTIMENTO quando se escuta ela.

    Mas voltando ao assunto do título, deem uma olhada nesses 2 lives de Is This Love do Whitesnake.

    Corrigindo*:O primeiro, apesar de mais recente, quem executa o solo é o Doug Aldrich, mas quem escreveu o solo original foi Sykes:



    O segundo, um pouco mais antigo, de '90, e quem executa o solo, é o todo poderoso Steve Vai:




    Tudo bem, Steve Vai é um Deus da guitarra e tudo mais...
    mas Deus tocando For the Love of God, Bad Horsie, Live to Die, Tender Surrender, entre outras clássicas da praia dele.Mas nesse solo ele foi infeliz Muahahhahaa.

    Doug Aldrich e principalmente Sykes, já não são esbanjadores de técnica,referência para velocidade, e firulas guitarrísticas, mas qualquer outro guitarrista, jamais poderia executar, ou melhor, compor um solo tão perfeito para a ocasião de 'Is This Love' como eles.

    ta aí uma análise meia melenta, compartilho com vocês.
    postem ai suas opiniões.


    Abraços.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É cara, cada um tem sua praia.

    Outro exemplo, são as inumeras versões de little wing gravadas por diferentes guitarristas fodas, como Steve vai e Paul gilbert por exemplo, mas nenhuma delas tão boa e emocionante como do Hendrix, até mesmo chapado e com as gravações "porcas" da época.

    É a mesma coisa que sair comparando Malmsteen com Gilmour, e por ai vai...

    Bom tópico!

    abraços

    Vinícius Iron
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Concordo com o tópico.

    Mas há de se levar em conta que, o que pode acontecer em alguns casos, é de um guitarrista X, que seja excelente, não conseguir ter uma afinidade tão forte com a música quanto outro músico inferior (tecnicamente falando). Esse é o caso do Vai, em Is This Love. E essa afinidade que eu estou falando é aquela inspiração que algumas músicas podem ou não te trazer, no momento em que tu sola.

    Se a lógica for: quanto mais ''feeling'' o guitarrista tiver, melhor ele é, então não se tem mesmo como saber que é o melhor. O teu feeling varia de música pra música.

    Acho que é isso que eu quis dizer... tô com sono, não tô conseguindo pensar direito pra escrever aqui, aheuaheua.

    Abraços

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cynic
    O Vai é melhor que o Aldrick, o malmsteen é melhor que os 2 e o Slash é o melhor guitarrista do mundo, isso é fato...... Essa comparação dos solos é a mesma coisa que pegar uma partida de futebol com o Messi e o Milito em campo e dizer que o Milito joga mais porque fez um gol e o Messi não.....

    De Ros
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bigtransa

    Acho que tu está errado! O Vai é melhor que o Aldrich, mas não em ligados na terceira corda entre as casas 4 até a 7, especialmente em dias nublados e ou chuvosos!

    Agora, se formos pensar nos dois improvisando na escala fotocromática menor de jó dobrado bequadro, obviamente de o Vai se destacaria, principalmente nos vibratos com o dedo 4 na setima corda entre as casa 22 até 24, onde ninguém o supera!!

    (será que preciso explicar que fui irônico? acho que não....).

    Não é meio uma coisa meio boba comparar músicos?

    Abraços!!

    cristian1990
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    comparação é besteira ..........

    Márcio André
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ñ existe ninguem melhor q ninguem...
    E puro gosto musical!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Nem bunda gostosa da pra comparar... Ahhh... Fala sério!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu acho comparar muito útil para o aprendizado.
    Por exemplo, se você gosta da maneira como um guitarrista soa, ao comparar o jeito dele de tocar com os demais você acaba descobrindo as singularidades dele e então descobre a essência do que você gosta nele em especial e ai pode incorporar isso diretamente.

    Exemplos de comparação:

    Beltrano costuma usar bends de meio tom, partindo de uma nota fora da escala da música, com isto ele tem uma sonoridade diferente dos demais, exótica.
    Já Cicrano, quase não dá bends, mas faz o vibrato com o movimento vindo do dedo, ao contrário de Zulano, que faz com o pulso, a sonoridade de ambos é diferente.

    Agora, estas emissões de valores subjetivos, como "melhor" ou "pior", que infelizmente tomam pra si todo o amplo significado da palavra "comparar", são, de fato, uma perda de tempo e inúteis.

    De Ros
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Nesse sentido, concordo 100% contigo, mas ao invés de usar a palavra "comparar", eu prefiro "analisar".

    Mas daí vira uma discussão de semântica que foge completamente ao tópico.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Pra mim a cor é azul esverdeada, pra você é verde azulado... Enfim, cada um percebe o mundo de uma forma diferente.

    Enfim, a comparação é algo pessoal e, com bem disse, fundamental.

    Abs

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    De Ros
    Nesse sentido, concordo 100% contigo, mas ao invés de usar a palavra "comparar", eu prefiro "analisar".

    Mas "analisar" dá a entender que é em separado, ou seja, analisando um guitarrista.
    Dai você pode então entender tudo que este cara faz.

    Mas só comparando os resultados das análises que você fez de diferentes guitarristas é que você vai poder ver o que cada um tem de particular.

    Análises isoladas não permitem este tipo de percepção, só as comparativas.

    Comparar é possível e é preciso!

    Eu gosto muito da palavra "comparar" e de fazer comparações, é o que eu faço no meu trabalho, é o que eu faço no meu estudo, e detesto ver todo este significado negativo que as pessoas atribuem à palavra, porque acham que comparar é apenas dizer que algo é melhor ou pior que outro.

    Mas daí vira uma discussão de semântica que foge completamente ao tópico.

    Este tópico já ta perdido mesmo! :P

    Abração!

    MauricioBahia

    Pra mim a cor é azul esverdeada, pra você é verde azulado... Enfim, cada um percebe o mundo de uma forma diferente.


    É possível estabelecer parâmetros pra comparar.
    Azul esverdeado ou verde azulado, sendo a mesma cor, tem o mesmo comprimento de onda, é possível determinar se a composição tende mais para o azul ou para o verde, bem objetivo, nada de pessoal neste exemplo.

    :D

    Abração!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    OFF!!!

    Seu Google tá lento?

    Abs

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    MauricioBahia

    Tá lerdo!!
    Inclusive o FCC por conta disso.

    Alex Dezel
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cada guitarrista tem um estilo, nenhum é igual ao outro.
    Não adianta comparar Hendrix com caras como Vai, Malmsteen, Petrucci, Gilbert....
    Cada um tem sua praia, como disseram ai em cima.
    O importante é tocar guitarra e ser feliz.

    will789
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mas da pra comparar se forem os dois da msm praia! por exemplo dois fritadores, ou dois caras q naum fritam mas com poucas notas encanta a plateia.
    eu adoro comparações, entre equip, guitarristas, musicas, bandas, etc...
    flw

    jonas.hetfield
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    will789
    Cara acho que a única comparação justa que se pode fazer é do ponto de vista técnico... Por exemplo, quantos bpm tal guitarrista alcança em sextinas, ou quais técnicas ele domina e executa bem..
    Fora isso , é dificil fazer uma "disputa", pq depende de muitos outros fatores que variam de acordo com cada opinião.

    Sim, é possível discutir sadiamente sobre caras que toquem na mesma linha, mas como você já deve saber esse tipo de discussão da merda, pq o pessoal sempre quer impôr a opinião e leva a discussão pro lado pessoal! kkk

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Acho ridículo comparar um músico com outro. Por isso acho o Satriani bem melhor que o Vai.

    Gasparzim
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Negócio complexo e simples ao mesmo tempo é esse negócio de comparar músicos

    Fazemos isso sempre, quando por exemplo temos nossos guitarristas favoritos, os escolhemos porque de alguma forma ele nos chamou mais atenção por algum motivo, criativo ou técnico... E se compararmos com outro que não nos emocionou da mesma forma, tenderemos a defender o nosso 'queridinho' (q gay)


    Por outro lado seria fácil dizer que gostamos mais de fulano do que sicrano porque sim e pronto, mas aí agiríamos como fãs cegos que não sabem reconhecer em que aspectos outros músicos se destacam mais...

    Eu por exemplo sou fã do Ardanuy, mas reconheço que o Kiko Loureiro tem uma carreira muito mais sólida... Acho o Vai de outro mundo, mas os temas do Satriani é que não saem da minha cabeça... e aí?

    Na verdade fazemos esse julgamento a todo instante, o problema é quando externamos isso, geralmente dá merda e discussões sem fim.

    FAP
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cara, não entendi, você quis provar que não existe o melhor guitarrista, mas postou vídeos comparando dois guitarristas indicando que um foi melhor que o outro? Hehehehe

    Enfim, eu concordo com o Root e o De Ros. Comparações (ou análises) fazem parte do músico. O problema é que deveriam ser mais imparciais, principalmente quando são compartilhadas com outros (como é o caso de fóruns).

    Guilherme 90
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Mais um tópico inutil que não vai levar a lugar algum.

    MarcosBorba
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu achei o solo do Vai mais legal.

    Derrubei sua teoria.

    Abraço.

    raisedfall
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sustaim monstrooooooooooooooooooooo
    muitoo foddss xD

    Iommi Young
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Que ver algum desses ter o swing do Chimb's.

    Sei que o forum é de guitarra mas como diz da "praia de cada um" aposto que bateristas de rock penam pra tocar aqueles forró, pagode e etc...

    Guilherme 90
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iommi Young
    rock penam pra tocar aqueles forró, pagode e etc...

    Claro que sim, ritmos brasileiros são fodas de tocar na batera.

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    desculpe a ignorancia..mas ja no titulo(depois dou a minha opiniao q nao vale nada mesmo hehehe)........ quem fez esse solo nao foi o Vivian Patrick Campbell....tem ate no clipe oficial da musica ele tocando o solo...abraço e comparar guitarristas e uma merda,enquanto tem gente falando q slash e melhor q malmsteen,q vai e pior q satriani,tem cara pegando um pouco de cada um e estudando...abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    a proposito...achei lindo o solo do vai,como tudo q ele faz na guitarra(minha opiniao)....ninguem contrataria o vai pra tocar numa banda os solos das musicas igualzinho o original q nao foi ele quem criou....pra fazer isso devem existir uns 10000000000 guitarristas...acho q e por isso q ele e tao conceituado...sempre inovando

    TappingBOY
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    O melhor é...petrucci.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma prova de que esse papo de melhor guitarrista não existe.