Definindo o que eh ter pegada!

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# ago/07


Por muitas vezes aqui no fórum ouvi gente discutindo (aquelas discussões mesmas....inúteis sobre qual guitarrita eh melhor u por que tal guitarrista toka mal e outro toka bem) e nessas discussões sempre aparecia a palavra "pegada".
De forma que muitos naum gostavma d determinados guitarristas por que afirmavam que aquele guitarrita naum tinha pegada...embora ninguem nunca definisse o que era "ter pegada"...esses dias estive pensando nisos e derepente me surgiu uma luz!!!

Acho eu que descobri o que eh ter a tal "pegada"...pegada seria nada mais do que tokar, palhetar...enfim, atacar as cordascom mais força, mas por que dessas fomr ao som saíria mehor ou pior???por que ao atacarmos as cordas co mais força elas obviamente vibrariam mais e dessa forma geraria mais harmônicos (como sabemos os sons saum formados por diferentes combinações de harmônicos) e quanto mais harmônicos mais rico fika o som....

bom eh issu pessoal, naum sei se flei mt besteira ou naum...espero opiniões de pessoas que entendam um poko mais de física e d tds mais que queriam flar algo pra ajudar a montar a minha teoria do que eh "pegada"hehehe

abrçs (desculpem o testamento)

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/07
· votar


não é só palhetada não

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Vou começar a tocar guitarra com um martelo então, pra ter mais pegada.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Pra mim, não acho que seja simplismente meter a palheta nas cordas, acho q é ter noção de que música não se resume em conseguir tocar uma nota e pronto. Mais do que isso, é saber que as notas têm dinâmicas (e claro, saber usá-las, duh!), coisa que mta gente se esquece, ou nem faz idéia de que existe...

Bigode Ozzy
Veterano
# ago/07
· votar


Pegada pra mim não tem a ver se o cara toca bem ou mal...tem a ver com o jeito que toca...a expressão que o cara coloca ali na coisa...

Um exemplo que posso tentar dar é uma pessoa pintando um quadro...quando ele tenta fazer um tracejado mais "seguro", ele se controla muito, parece uma coisa robotizada, mas quando ele faz uma coisa mais solta, faz a chamada expressão, mostrando que tem um humano por trás disso tudo. Pegada pra mim pode ser explicada assim...

abraços!

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


rafagg

não é só sair esmagando as cordas, boa pegada também é quando o cara sabe dosar e tocar os extremos dinâmicos bem, usar o piano, tirando sonoridade doce, leve e mostrando brilho ao tocar com mais peso.
Tem também a fluidez com que se toca, como se ataca as cordas, a digitação bem feita...enfim assunto interminável.

Bigode Ozzy
Veterano
# ago/07
· votar


TG Aoshi

DINÂMICA!!!

Essa é a palavra mágica!!

old steel
Veterano
# ago/07
· votar


Cara pegada tem a ver com feeling.Combinação de palhetada,dinâmica,regulagem de equipamento,bom gosto para timbres.A combinação perfeita de todas essas características levarão o cara a ter uma "pegada" legal.
Jeff Beck
Alvin Lee
Ray Vaughan e Cia para citar alguns exenplos.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Bigode Ozzy
\m/

makumbator
Yep! Tava até pensando em comentar sobre o piano aqui! Se música e ter pegada se resumissem em acertar as notas e meter a mão nas teclas, qualquer um virava bom pianista...

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Não esqueçam também da mão que digita as notas na escala!!!! Ela também influi na pegada(principalmente nos ligados)

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


pra mim além da dinamica e fluidez na palhetada, ter um ótimo vibrato é também fundamental pra uma boa pegada

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


nobre

Com certeza!!!! FUNDAMENTAL!!!!!!!!

Tiruk
Veterano
# ago/07
· votar


DINÂMICA!!!

Essa é a palavra mágica!!

falou tudo

Thedekai
Veterano
# ago/07
· votar


pegada não é força é caracteristica, é o que da vida no solo, se alguem nao sente isso tem q começar a ouvir mais solos de guitarra

Tiruk
Veterano
# ago/07
· votar


pegada é o que diferencia joe satriani de um francesco fareri, no caso.
e não é das sextinas a 260bpm q to querendo dizer

kaus
Veterano
# ago/07
· votar


pra min pegada não é só velocidade,técnica e precisão nas digitações

muito vem da força mesmo ou vcs acham que o SRV ia tirar uma sonzeira daquelas com uma fender escalopada com 008 afinada em Eb ????

pra min o timbre final e uma boa melodia vale mais que um monte de firula numa guitarra toda froxa e com timbre magrelo

meus ouvidos agradecem um bom som de guitarra

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


kaus

não dissemos que a força não é importante, mas não é APENAS a força...há muitos outros aspectos envolvidos.

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


kaus
muito vem da força mesmo ou vcs acham que o SRV ia tirar uma sonzeira daquelas com uma fender escalopada com 008 afinada em Eb ????


O Malmsteen tira, a E e a B (se não me engano), são de encordamentos 0.08!!

auheauhaeuhaeuhaeauheaeuhaauheauh

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Homem Cueca
AEaoiehAOIuehaOIeh!

Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/07 · Editado por: Vinicius Nogueira
· votar


rafagg

cara, pra mim, pegada é total mão esquerda, um bend nervoso bem afinado e com um puta vibrato manja... algo de presença, um belo tap com frases rápidas caindo em um bend perfeito.
ter rítmica é ter pegada tambem..
pegada pra mim é saber cantar o que toca.. usar harmonico natural na hora certa e não errar a palheta.

acho que o esquema da força da mao direita na palhetada não tem mto a ver, pq com o tempo vc pega a manha de palhetar forte e suave ao msm tempo, daí vc começa a parar de estourar corda pq aprende a palhetar na força certa.

fora que pegada pra mim envolve vc saber conversar sobre qualquer coisa com outros guitarristas, e não lançar um "vc tem fróid rose?"

kaus
Veterano
# ago/07
· votar


Homem Cueca

uma vez peguei uma ibanez na mão com cordas 0.08 mermo e kra aquelas cordas pareciam elásticos na mão, era mole demais os bends saiam tão fácil que passavam da tonalidade desejada

cousa bizonha

WeS Guitar Hero
Veterano
# ago/07
· votar


Tiruk
ksset!!!
voltou Tiruk???




Da pra ficar um dia inteiro tentando explicar e acho que não vamos conseguir dizer perfeitamente o que é. Acho que DINÂMICA!!!
foi a palavra que melhor se encaixou melhor mesmo.

O negocio é ouvir varios guitarristas e ir comparando, não comparar somente o estilo que ele toca ou a quantidade de ganho de distorção que ele usa, mais sim o som da guitarra como um todo.

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


passou o trauma da rg amps?
huahua

WeS Guitar Hero
Veterano
# ago/07
· votar


Eric Lance Abbott
aHUauhAUAUhaUAUHaHuahu

aquela história entrou para o guinness!!!
ficou muito conhecida aqui no fórum, agora para você se tornar um membro você precisa ler aquele tópico até o final.... heehhehehe

Richard Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Richard Guitar
· votar


Eu acho que pegada é vc saber/aplicar a intensidade certa na hora de atacar uma nota e ela parar de soar no momento certo.

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


pegada eh aquele 'q' a mais que certo guitarrista tem ...
Tipo,Jimi Page tinha a pegada dele,ninguem mais tem isso,eh tipo o feling,mas nao eh o feling,eh a forma que o cara toca...
Sei lah,eh dificil explica com palavras...

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Também está relacionado a não "deixar espaços" entre as coisas que você toca, soando limpo...

Sempre penso em pegada quando o guitarrista dá aquele bend abafando as outras cordas. Kiko Loureiro, por exemplo, adora fazer isso. Ou então quando manda uns double-stops com bend também...

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson
Sempre penso em pegada quando o guitarrista dá aquele bend abafando as outras cordas.

Se for o que estou pensando, realmente, é mto foda isso! \m/

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/07
· votar


rafagg

cara, definir pegada é simples, se ela se arrepiar vc tem pegada, se não mostrar nenhuma reação vc é um frouxo! hahahaha


deixando a brincadeira de lado, pegada é tocar conseguindo se expressar, se eu quero passar uma frase calma, bem tranquilo pra que eu vou bater na guitarra?

Dublues
Veterano
# ago/07
· votar


Por muitas vezes aqui no fórum ouvi gente discutindo (aquelas discussões mesmas....inúteis sobre qual guitarrita eh melhor u por que tal guitarrista toka mal e outro toka bem)[i][/i]

ALIÁS, MAIS UMA....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definindo o que eh ter pegada!