Definindo o que eh ter pegada!

Autor Mensagem
Mister_Fatal_huhha
Veterano
# ago/07
· votar


pegada é tudo, é um pouco de todos os elementos harmonizados.. pegada é algo sublime que faz sair coisas grandiosas.. pegada nada mais é do que a essencia, quem não tem pegada perde tudo o que o universo pode proporcionar.. o segredo da pegada está em algo a mais entre o céu e a terra.. entender a pegada é como andar na água é como nascer e morrer de novo..

To pertubando..

Eu acho q a "pegada" não é apenas a palhetada, vi muitos caras que usam mão, que fazem ligados e o som sai uma beleza..
Eu acho que pegada é algo que tem haver com dinâmica, com a expressão da personalidade na hora de tocar o instrumento.. e a capacidade de tirar um timbre bom do instrumento (não são só os equipamentos, é aquele caso.. quando tal pessoa toca o timbre fica uma merda mas quando outro toca parece o melhor timbre do mundo)

Deji
Veterano
# ago/07
· votar


Vou começar a tocar guitarra com um martelo então, pra ter mais pegada.

\o/

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Tocar forte e fraco em certas partes da música faz com que a dinâmica do guitarrista apareça... SRV tocava forte e suave ao mesmo tempo... e ali não tinha truques de pedais ou efeitos de estúdio - basta ouvir The Sky Is Crying. Palhetada limpa mesmo que a distorção seja rasgada... vibratos que apareçam mesmo com guitarra clean.

Mestres nisso:

Dimebag
Timmons
SRV
Vai
Zakk Wylde
Frank Gambale
Greg Howe

rafagg
Veterano
# ago/07
· votar


Pow galera parece mesm que ninguem entendeu o intuito do tópico...vcs continuaram definindo a pegada kd um d um jeito...e mts vezes d jeitos abstratos...pow se cada um acha que pegada eh uma coisadiferente eh claro q ninguem aqui nunca vai concordar...ninguem por exemplo sequer flo da minha teoria de qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...

Beakman
Veterano
# ago/07
· votar


..pegada seria nada mais do que tokar, palhetar...

Discordo totalmente. Mas se tu quizer crêr nisso, continue...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


rafagg

qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...


Não faz sentido velho. Forte ou não os harmônicos estão lá...

É difícil definir "pegada" - no geral seria a maneira como a pessoa toca, uns são mais agressivos, outros nem tanto... uns tocam segurando na pontinha da palheta, ou seja, uma pegada mais "afrescalhada"... e por aí vai... o jeito como cada um se expressa tocando.

Brown
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Vou começar a tocar guitarra com um martelo então, pra ter mais pegada.

huahuahuhuahuahuahua!


Bigode Ozzy
Pegada pra mim não tem a ver se o cara toca bem ou mal...tem a ver com o jeito que toca...a expressão que o cara coloca ali na coisa...

Um exemplo que posso tentar dar é uma pessoa pintando um quadro...quando ele tenta fazer um tracejado mais "seguro", ele se controla muito, parece uma coisa robotizada, mas quando ele faz uma coisa mais solta, faz a chamada expressão, mostrando que tem um humano por trás disso tudo. Pegada pra mim pode ser explicada assim...


Falou tudo.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


rafagg

Claro que a potência com que se toca acaba dando mais proeminência a certos harmônicos(uma espécie de mudança de equalização feita na"mão"), dando mais brilho, do que se vc tocasse a mesma nota no mesmo instrumento com força menor, mas como lembrou o Nick_Oliveri_Guitar, os harmônicos já estavam lá antes.
Mas o que a maioria aqui está levantando é que a pegada é mais que isso, e mesmo assim, nem sempre o cara quer mais brilho, ou agressividade, ele pode querer soar doce e fraco em certos trechos(senão guitarra vira música de boate dance, tudo chapado no talo).

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Vou começar a tocar guitarra com um martelo então, pra ter mais pegada.

E eu vou tocar e sair andando pra olhar pra trás e ver minhas pegadas....

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


crocodigo

cuidado com o Curupira! Ele é a entidade folclórica com a melhor pegada, depois do Pé-grande, é claro!

rafagg
Veterano
# ago/07
· votar


pow desisto huhauhauha ninguem entendeu o q eu disse...naum eh dos harmônicos naturais ou artificiais enfim q estou flando...estou flando q td som eh formado por uma combinações d harmônicos (ninguem nunca estudo issu em física???sem querer ofender, mas ninguem aqui terminou o segundo grau???a gente aprende issu no terceiro ano se naum me engano)

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


rafagg

Mas é disso que eu e o Nick_Oliveri_Guitar estamos falando! Os harmônicos PRESENTES em toda nota! Mas vc não cria outros harmônicos ao tocar mais forte, o que acontece tocando assim, ou com outro material(palheta de metal, por exemplo)é que isso evidencia certos harmônicos, mudando a "equalização" do som, mas antes disso estavam todos lá!

Richard Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Richard Guitar
· votar


rafagg
então,
imagina q vc tem 16 seg de solo, aí vc faz uma frase e termina com um bend no seg 9 (o som dele termina exatamente no seg 9) , depois faz outra e com um ligado começando no seg 11 e ataca uma nota onde o som dela termine certinho no seg 16.

muitos guitarrista tocam o mesmo solo mas parece q o solo num flui, as notas tão certas, mas fica tudo atropelado.

eu acho q esse preciosismo que deixa um solo bonito de escutar, claro, isso tudo com musicalidade.

isso tb se aplica a ritmo.

ficou meio confuso, mas dá pra entender.

falou!

Gabriel Cervi
Veterano
# ago/07
· votar


Pegada pra mim é como o sotaque do guitarrista, o é ter uma "dicção" boa na guitarra, saber colocar as "palavras" na hora certa, "pronunciar" bem as "palavras"...ect e tal..

cuma
Veterano
# ago/07
· votar


stevie ray vaughan disse uma vez

´´ter pegada não é a guitarra ou a marca do ampli, é o jeito que segura a guitarra e palheta, a força com que segura e palheta e palhéta as cordas, adcionados ao sentimento que o guitarrista põe na musica, o chamado FEELING!``

cuma
Veterano
# ago/07
· votar


rafa gg, ja estudei isso em propagação de ondas sonoras e é verdade esssa historia dos harmonicos.


OBS: quem descobriu esse harmonicos foi Isaac Newton.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Palhetada limpa mesmo que a distorção seja rasgada... vibratos que apareçam mesmo com guitarra clean.

Primeira vez que concordo contigo...

rafagg
Pow galera parece mesm que ninguem entendeu o intuito do tópico...vcs continuaram definindo a pegada kd um d um jeito...e mts vezes d jeitos abstratos...pow se cada um acha que pegada eh uma coisadiferente eh claro q ninguem aqui nunca vai concordar...ninguem por exemplo sequer flo da minha teoria de qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...

O alface falou da martelada...

Bigode Ozzy
Veterano
# ago/07
· votar


rafagg

Claro q a maioria aqui sabe o q vc está falando, mas simplesmente está errado! (O conceito que vc está prondo pra explicar pegada)

Acho que vc foi quem naum entendeu, não dá pra explicar a pegada com ciência...foi o que eu disse um pouco atrás, a coisa é humana....

qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...

Isso acontece, mas não tem a ver com pegada cara...

Alfa polar
Veterano
# ago/07
· votar


Tiruk

cara esse francesco fareri eh ridículo

Mega
Veterano
# ago/07
· votar


Pegada não é força. É claro que certa força é necessária, mas é muito mais uma questão de firmeza e jeito do que força propriamente dita.

rafagg
Veterano
# ago/07
· votar


Bigode Ozzy
Acho que vc foi quem naum entendeu, não dá pra explicar a pegada com ciência

bom eu dicordo disso que você flo...por que tem que haver uma explicação para o som sair diferente quando duas pessoas diferentes tokam ou tentam tokar coisas iguais...concordo que essa coisa que as diferencie naum se aprenda cinetificamente por asism dizer, e que envolva sim sentimento, mas por que? talveiz por que quando tokamos com sentimento tokamos mais forte a guitarra (jah sei q vcs naum concordam com isso, mas entaum digam outros motivos) o ardanuy por exemplo gosta d usar um encordamento mais grosso em show...talveiz porque nos show vc toka com mais vontade...

Homem Cueca
Veterano
# ago/07
· votar


Oras bolas, pegada é aquilo que toda mulher gosta na hora H.

John_Metal
Veterano
# ago/07
· votar


Pegada é o jeito que o cara toca..
Oque faz.
Como faz.

Não força, mais jeito!

Não necessariamente velocidade.

É quando o cara toca e você fala..NOssa que foda!
Quando arrepia!
"LoL"

MarcosBorba
Veterano
# ago/07
· votar


Pegada => Firmeza, habilidade, técnica. É o cara tocar com segurança ( não necessariamente com um colete à prova de balas ), tocar sabendo o que faz e fazer isso com musicalidade, clareza e ESTILO PRÓPRIO. Agora só me peça para definir estilo prórprio.

Dr Stein
Veterano
# ago/07
· votar


pegada é uma coisa dificil de explicar......

tanto zakk wylde quanto eric johnson tem ume pegada absurda.....

e um pega bem forte na guita e o outro bem fraco....

rafagg
Veterano
# ago/07
· votar


Dr Stein
o eric johnson tem uma pegada fraca??pra mim o gutcha, o kiko loureiro por exemplo tem "pegadas" fracas...mas o eric johnson??naum sei mas acho q ela ateh tinha problemas pq tokava mt tenso, naum conseguia relaxa direito

Dr Stein
Veterano
# ago/07
· votar



o eric johnson tem uma pegada fraca??


sim, bem fraca....

Dr Stein
Veterano
# ago/07
· votar


rafagg
aliás, a pegada é monstruosa.....mas ele toca fraco na guita....justamente pra poder fazer aquele fraseado vigoroso...hehe

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson

Primeira vez que concordo contigo...

Não te perguntei nada.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


rafagg

por que tem que haver uma explicação para o som sair diferente quando duas pessoas diferentes tokam ou tentam tokar coisas iguais

Cérebros, idéias e constituições físicas diferentes... ou seja, pessoas diferentes tocando a mesma coisa. Pegada é igual impressão digital, cada um tem a sua... uns melhores e outros piores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definindo o que eh ter pegada!