Autor |
Mensagem |
Mister_Fatal_huhha Veterano |
# ago/07
· votar
pegada é tudo, é um pouco de todos os elementos harmonizados.. pegada é algo sublime que faz sair coisas grandiosas.. pegada nada mais é do que a essencia, quem não tem pegada perde tudo o que o universo pode proporcionar.. o segredo da pegada está em algo a mais entre o céu e a terra.. entender a pegada é como andar na água é como nascer e morrer de novo..
To pertubando..
Eu acho q a "pegada" não é apenas a palhetada, vi muitos caras que usam mão, que fazem ligados e o som sai uma beleza..
Eu acho que pegada é algo que tem haver com dinâmica, com a expressão da personalidade na hora de tocar o instrumento.. e a capacidade de tirar um timbre bom do instrumento (não são só os equipamentos, é aquele caso.. quando tal pessoa toca o timbre fica uma merda mas quando outro toca parece o melhor timbre do mundo)
|
Deji Veterano |
# ago/07
· votar
Vou começar a tocar guitarra com um martelo então, pra ter mais pegada.
\o/
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar
Tocar forte e fraco em certas partes da música faz com que a dinâmica do guitarrista apareça... SRV tocava forte e suave ao mesmo tempo... e ali não tinha truques de pedais ou efeitos de estúdio - basta ouvir The Sky Is Crying. Palhetada limpa mesmo que a distorção seja rasgada... vibratos que apareçam mesmo com guitarra clean.
Mestres nisso:
Dimebag
Timmons
SRV
Vai
Zakk Wylde
Frank Gambale
Greg Howe
|
rafagg Veterano |
# ago/07
· votar
Pow galera parece mesm que ninguem entendeu o intuito do tópico...vcs continuaram definindo a pegada kd um d um jeito...e mts vezes d jeitos abstratos...pow se cada um acha que pegada eh uma coisadiferente eh claro q ninguem aqui nunca vai concordar...ninguem por exemplo sequer flo da minha teoria de qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...
|
Beakman Veterano |
# ago/07
· votar
..pegada seria nada mais do que tokar, palhetar...
Discordo totalmente. Mas se tu quizer crêr nisso, continue...
|
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar
rafagg
qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...
Não faz sentido velho. Forte ou não os harmônicos estão lá...
É difícil definir "pegada" - no geral seria a maneira como a pessoa toca, uns são mais agressivos, outros nem tanto... uns tocam segurando na pontinha da palheta, ou seja, uma pegada mais "afrescalhada"... e por aí vai... o jeito como cada um se expressa tocando.
|
Brown Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface
huahuahuhuahuahuahua!
Bigode Ozzy
Pegada pra mim não tem a ver se o cara toca bem ou mal...tem a ver com o jeito que toca...a expressão que o cara coloca ali na coisa...
Um exemplo que posso tentar dar é uma pessoa pintando um quadro...quando ele tenta fazer um tracejado mais "seguro", ele se controla muito, parece uma coisa robotizada, mas quando ele faz uma coisa mais solta, faz a chamada expressão, mostrando que tem um humano por trás disso tudo. Pegada pra mim pode ser explicada assim...
Falou tudo.
|
makumbator Moderador
|
# ago/07
· votar
rafagg
Claro que a potência com que se toca acaba dando mais proeminência a certos harmônicos(uma espécie de mudança de equalização feita na"mão"), dando mais brilho, do que se vc tocasse a mesma nota no mesmo instrumento com força menor, mas como lembrou o Nick_Oliveri_Guitar, os harmônicos já estavam lá antes.
Mas o que a maioria aqui está levantando é que a pegada é mais que isso, e mesmo assim, nem sempre o cara quer mais brilho, ou agressividade, ele pode querer soar doce e fraco em certos trechos(senão guitarra vira música de boate dance, tudo chapado no talo).
|
crocodigo Veterano |
# ago/07
· votar
E eu vou tocar e sair andando pra olhar pra trás e ver minhas pegadas....
|
makumbator Moderador
|
# ago/07
· votar
crocodigo
cuidado com o Curupira! Ele é a entidade folclórica com a melhor pegada, depois do Pé-grande, é claro!
|
rafagg Veterano |
# ago/07
· votar
pow desisto huhauhauha ninguem entendeu o q eu disse...naum eh dos harmônicos naturais ou artificiais enfim q estou flando...estou flando q td som eh formado por uma combinações d harmônicos (ninguem nunca estudo issu em física???sem querer ofender, mas ninguem aqui terminou o segundo grau???a gente aprende issu no terceiro ano se naum me engano)
|
makumbator Moderador
|
# ago/07
· votar
rafagg
Mas é disso que eu e o Nick_Oliveri_Guitar estamos falando! Os harmônicos PRESENTES em toda nota! Mas vc não cria outros harmônicos ao tocar mais forte, o que acontece tocando assim, ou com outro material(palheta de metal, por exemplo)é que isso evidencia certos harmônicos, mudando a "equalização" do som, mas antes disso estavam todos lá!
|
Richard Guitar Veterano |
# ago/07 · Editado por: Richard Guitar
· votar
rafagg então, imagina q vc tem 16 seg de solo, aí vc faz uma frase e termina com um bend no seg 9 (o som dele termina exatamente no seg 9) , depois faz outra e com um ligado começando no seg 11 e ataca uma nota onde o som dela termine certinho no seg 16.
muitos guitarrista tocam o mesmo solo mas parece q o solo num flui, as notas tão certas, mas fica tudo atropelado.
eu acho q esse preciosismo que deixa um solo bonito de escutar, claro, isso tudo com musicalidade.
isso tb se aplica a ritmo.
ficou meio confuso, mas dá pra entender.
falou!
|
Gabriel Cervi Veterano |
# ago/07
· votar
Pegada pra mim é como o sotaque do guitarrista, o é ter uma "dicção" boa na guitarra, saber colocar as "palavras" na hora certa, "pronunciar" bem as "palavras"...ect e tal..
|
cuma Veterano |
# ago/07
· votar
stevie ray vaughan disse uma vez
´´ter pegada não é a guitarra ou a marca do ampli, é o jeito que segura a guitarra e palheta, a força com que segura e palheta e palhéta as cordas, adcionados ao sentimento que o guitarrista põe na musica, o chamado FEELING!``
|
cuma Veterano |
# ago/07
· votar
rafa gg, ja estudei isso em propagação de ondas sonoras e é verdade esssa historia dos harmonicos.
OBS: quem descobriu esse harmonicos foi Isaac Newton.
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
Nick_Oliveri_Guitar Palhetada limpa mesmo que a distorção seja rasgada... vibratos que apareçam mesmo com guitarra clean.
Primeira vez que concordo contigo...
rafagg Pow galera parece mesm que ninguem entendeu o intuito do tópico...vcs continuaram definindo a pegada kd um d um jeito...e mts vezes d jeitos abstratos...pow se cada um acha que pegada eh uma coisadiferente eh claro q ninguem aqui nunca vai concordar...ninguem por exemplo sequer flo da minha teoria de qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...
O alface falou da martelada...
|
Bigode Ozzy Veterano |
# ago/07
· votar
rafagg
Claro q a maioria aqui sabe o q vc está falando, mas simplesmente está errado! (O conceito que vc está prondo pra explicar pegada)
Acho que vc foi quem naum entendeu, não dá pra explicar a pegada com ciência...foi o que eu disse um pouco atrás, a coisa é humana....
qnd se toka mai forte a corda vibra mais e gera um maior número de harmônicos...
Isso acontece, mas não tem a ver com pegada cara...
|
Alfa polar Veterano |
# ago/07
· votar
Tiruk
cara esse francesco fareri eh ridículo
|
Mega Veterano |
# ago/07
· votar
Pegada não é força. É claro que certa força é necessária, mas é muito mais uma questão de firmeza e jeito do que força propriamente dita.
|
rafagg Veterano |
# ago/07
· votar
Bigode Ozzy Acho que vc foi quem naum entendeu, não dá pra explicar a pegada com ciência
bom eu dicordo disso que você flo...por que tem que haver uma explicação para o som sair diferente quando duas pessoas diferentes tokam ou tentam tokar coisas iguais...concordo que essa coisa que as diferencie naum se aprenda cinetificamente por asism dizer, e que envolva sim sentimento, mas por que? talveiz por que quando tokamos com sentimento tokamos mais forte a guitarra (jah sei q vcs naum concordam com isso, mas entaum digam outros motivos) o ardanuy por exemplo gosta d usar um encordamento mais grosso em show...talveiz porque nos show vc toka com mais vontade...
|
Homem Cueca Veterano
|
# ago/07
· votar
Oras bolas, pegada é aquilo que toda mulher gosta na hora H.
|
John_Metal Veterano |
# ago/07
· votar
Pegada é o jeito que o cara toca.. Oque faz. Como faz.
Não força, mais jeito!
Não necessariamente velocidade.
É quando o cara toca e você fala..NOssa que foda! Quando arrepia! "LoL"
|
MarcosBorba Veterano |
# ago/07
· votar
Pegada => Firmeza, habilidade, técnica. É o cara tocar com segurança ( não necessariamente com um colete à prova de balas ), tocar sabendo o que faz e fazer isso com musicalidade, clareza e ESTILO PRÓPRIO. Agora só me peça para definir estilo prórprio.
|
Dr Stein Veterano |
# ago/07
· votar
pegada é uma coisa dificil de explicar......
tanto zakk wylde quanto eric johnson tem ume pegada absurda.....
e um pega bem forte na guita e o outro bem fraco....
|
rafagg Veterano |
# ago/07
· votar
Dr Stein o eric johnson tem uma pegada fraca??pra mim o gutcha, o kiko loureiro por exemplo tem "pegadas" fracas...mas o eric johnson??naum sei mas acho q ela ateh tinha problemas pq tokava mt tenso, naum conseguia relaxa direito
|
Dr Stein Veterano |
# ago/07
· votar
o eric johnson tem uma pegada fraca??
sim, bem fraca....
|
Dr Stein Veterano |
# ago/07
· votar
rafagg aliás, a pegada é monstruosa.....mas ele toca fraco na guita....justamente pra poder fazer aquele fraseado vigoroso...hehe
|
# ago/07
· votar
james_the_bronson
Primeira vez que concordo contigo...
Não te perguntei nada.
|
# ago/07
· votar
rafagg
por que tem que haver uma explicação para o som sair diferente quando duas pessoas diferentes tokam ou tentam tokar coisas iguais
Cérebros, idéias e constituições físicas diferentes... ou seja, pessoas diferentes tocando a mesma coisa. Pegada é igual impressão digital, cada um tem a sua... uns melhores e outros piores.
|