Captadores, timbres.. mas o que importa mesmo é a música.

Autor Mensagem
pr0view
Veterano
# mar/07
· votar


generalizo = confusao

Blackus
Veterano
# mar/07
· votar


timbre é um componente da música
antes disso, timbre é um componente do som, como altura, intensidade e o outro =D seja ele ruído ou música

Blackus
Veterano
# mar/07
· votar


O importante é ter saúde.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/07
· votar


alele
porquê não estão preocupados com a música em si? serem melhores músicos? aprenderem como funcionam as harmonias? o tempo? tocar melodias incríveis em cima disso tudo?

eu acho que o timbre importa muito menos que a música, essa sim é que deveria ser o foco das atenções.



na minha opinião tirar um bom timbre é tão necessário quanto compor uma boa música, se o som da guitarra for uma merda, mesmo sendo uma boa composição o som em geral vai ficar "fraco", o inverso é a mesma coisa...
não falo de ter equipamento top, melhores marcas e tal, e sim ter um bom timbre independente de onde ele vem...

vc diz isso porque não apanha toda semana tentando fazer um jazz chorus soar hi gain hahahahahah...

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Steve Van Halen
eu em nenhum momento flei q equipamento eh mais importante q tecnica, vc q supos isso, eu soh flei q timbre eh importante, e vc fez suposiçoes do nada.
Não, não fiz suposições do nada. Só associei o fato de vc falar sobre timbre num tópico que discute a atitude de alguns usuários do Fórum de darem mais importância ao equipamento (para se obter o timbre) do que para o estudo. Se vc fala sobre timbre e não sobre estudo num tópico que discute justamente o valor que deve ser dado a cada um desses elementos vc dá a entender que deu mais importância a um do que a outro.
Das duas uma: ou vc postou em tópico errado, ou não leu do que se trata o tópico antes de postar. em ambos os casos vc tranparecer não entender do que se trata o tópico...

ah cara vai....... catar coquinhos
Tente agir com mais respeito. Não tenho amizade com vc nem lhe dei liberdade pra tratar comigo neste nível. Respeito à opinião alheia é a base de uma comunidade democrática como um Fórum e respeito às pessoas (principalmente aos mais velhos) é a base de uma boa educação, aspectos que com esta sua atitude levam a crer que são falhos em sua formação.

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

Rodrigo Yoshida
na minha opinião tirar um bom timbre é tão necessário quanto compor uma boa música, se o som da guitarra for uma merda, mesmo sendo uma boa composição o som em geral vai ficar "fraco", o inverso é a mesma coisa...
Cara, vc está coberto de razão!
Mas é preciso que se entenda que o objetivo deste tópico, como eu o entendi, não é o de discutir se equipamento é mais importante do que técnica.
A idéia do tópico é trazer para a discussão o fato de alguns darem mais atenção ao timbre do que a técnica.
Piloto bom com carro ruim não ganha corrida porque seu carro o limita, mas piloto ruim com carro bom também não ganha porque não tem habilidade pra extrair o máximo desempenho do seu carro...
Agora, antes de buscar o melhor carro, deve-se buscar aprender a dirigir bem.
Este é o cerne desté tópico, no meu entendimento.
Valeu!!!

Homem Cueca
Veterano
# mar/07
· votar


Eu acho é que voces tão se preocupando demais com o rabo dos outros e tão esquecendo de olhar pro rabinho de voces e irem estudar, praticar...tudo!! Desde habilidade, harmonia...até estudar timbres novos, e novos sons!

=))

megadeth2612
Veterano
# mar/07
· votar


Uma coisa que reparei é que alguns usuários fazem gravações caseiras com amplificadores valvulados, pedaleiras de ultíma geração e postam no fórum dizendo "Aqui está uma gravação que fiz aqui em casa com um shure xxx, amp valvulado yyy, n pedais, guitarra xyz.. mas não reparem nos vários erros do meu solo, é só para mostrar o timbre do equipamento mesmo." Ai quando você baixa a gravação, uma música toda mal executada soando muito ruim.

Logo, errar um bend com timbre de tonante e errar um bend com timbre de Gibson Custom Shop continua sendo um bend errado e muito feio. Muito desagradável aos ouvidos.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


megadeth2612

Heheheh, é verdade. Eu pelo menos uso uma desculpa diferente, eu falo: "mas não reparem nos erros, eu toco mal mesmo". =)

Nada como ser realista.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Bom dia!!!

megadeth2612
Com toda certeza, meu camarada!
Não há timbre que salve uma execução mal feita. Aliás, eu digo e repito: na minha opinião, não adianta buscar timbre só no equipo quando este é metade pegada, metade equipo. Daí minha opinião de que primeiro se deve dar importância à educação, ao estudo pois só nisso vc já melhora muito o timbre; daí então buscar lapidar um pouco mais o timbre com a introdução ou melhoria do equipamento.
Valeu!!!

gsprs
Veterano
# mar/07
· votar


Timbre ruim me desestimula...

Deji
Veterano
# mar/07
· votar


o negócio é o seguinte, cada um com suas prioridades.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Bom dia!!!

Deji
Cara, eu até concordo com vc. Cada um faz o que bem entende e o que achar melhor pra si.
Mas isso não significa que não possamos dar nossa opinião sobre o assunto, não é mesmo?
Valeu!!!

Deji
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Bom Dia, sim podem opniar ^^ só falei pra não perder a fama de ser grosso XD

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Deji
o negócio é o seguinte, cada um com suas prioridades.
Boa! Isso ressalta a necessidade de respeitar as discordâncias. Discutir com civilidade é a base de um fórum.

Mas acho que o Bog sintetizou bem. É um sistema. Uma pessoa que se dedica ao instrumento vai evoluir até um certo ponto, caso o equipamento não ajude. A partir dai é necessário decidir as prioridades e investir, na necessidade.

Outra coisa é o que disse o Yoshida. Timbre não pode ser simplesmente ignorado. Faz parte da música como um todo, assim como o qqr outro componente. Timbre tb é a voz do instrumento, dando personalidade a um guitarrista. Ignorar que isso é essencial é no mínimo imprudente.

Abraços.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Deji
rsrsrs
No fundo vc tem razão. Às vezes a gente insiste em colocar nossa opinião e acaba esquecendo que ela é apenas isso: uma opinião...
Cada um que faça o que bem entender e aprenda com suas ações. Seja ouvindo, seja dando cabeçada...rs
Valeu!!!

Deji
Veterano
# mar/07
· votar


Mas acho que o Bog sintetizou bem. É um sistema. Uma pessoa que se dedica ao instrumento vai evoluir até um certo ponto, caso o equipamento não ajude.

isso é bem relativo, Alexandre Mihanovitch um dos maiores guitarristas de Jazz do Brasil de todo os tempos, usa uma Semi-acustica coreana Aria Pro, que nao guenta encordoamento 0,14 hehehe, ele nao compra uma mais cara com dó de gastar dinheiro, mas o cara é um musico absurdo.

É uma questão muito pessoal, e depende de muitos fatores, MUITOS... não da pra generalizar.

Deji
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
é, mas de qualquer forma é legal discutir ^^, mesmo pq alguem pode aproveitar sua experiencia para um aprendizado pessoal.

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


É engraçado ler um tópico como esse, aonde se trava uma batalha entre saber tocar e escolher um bom equipamento. Caceta as duas coisas tem que andar juntas!!! Obvio!!!! O conjunto final da obra depende das duas coisas... se você tocar uma obra de Mozard com um Piano Yamaha de cauda e a mesma musica com uma pianola infantil desafinada, vai soar igual?? Ah, o que importa mesmo é a execução!!!....porra nenhuma!!! o instrumento é tão importante quanto a execução, ou senão os mestres que estamos acostumados a imitar e ouvir só usariam pedaços de tocos ligados direto da mesa de som... ao contrario disso, se preocupam pra caramba em escolher a dedo seus caps, amps, falantes, cordas, técnicos de som, madeiras e configurações de suas guitarras!!!...

O bom guitarrista pra mim é o musico preocupado em fazer boa musica, e para isso ele precisa ter feeling, ter técnica, experiência, conhecimento e sim, precisa ser um cara interessado em ir atraz do equipamento certo que irá facilitar e proporcionar chegar ao objetivo proposto.

abço

Gasoline
Veterano
# mar/07
· votar


Deji
Ele não tocava com uma Fender Strato, preta, escudo branco, com várias lascas na pintura ?

ou eu to confundindo o cara ? É um que usa oculos ?


Acho que cada um sabe o que quer. E realmente timbre é muito mais que equipamento. Mas dá para aliar a busca a um bom timbre com o estudo prático/teórico do instrumento. Basta dedicar-se quando tem tempo de sentar com o instrumento, a tocar bem. E quando está de bobeira sem poder tocar, a pesquisar sobre timbres e equipos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Deji
Bom ponto de vista. Mas talvez o Alexandre Mihanovitch possa ser uma exceção. Conheço muitas pessoas que acabam até se desestimulando um pouco por causa de equipamento.

Mas acho que é importante ser sensato: Comprar um equipamento de ponta não vai fazer nenhum novato aprender a tocar bem rapido ou só o fato do equipo ser ruim o aprendizado vai ser mais lento. No meu ponto de vista, a limitação começa num estágio mais avançado, pois é fato que a partir de um determinado momento a evolução torna-se mais lenta, pra qqr músico. Dai vejo o equipamento como um fator de ajuda - ou de dificuldade.

=)

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Ric-fuchs

Ah, o que importa mesmo é a execução!!!....porra nenhuma!!! o instrumento é tão importante quanto a execução, ou senão os mestres que estamos acostumados a imitar e ouvir só usariam pedaços de tocos ligados direto da mesa de som... ao contrario disso, se preocupam pra caramba em escolher a dedo seus caps, amps, falantes, cordas, técnicos de som, madeiras e configurações de suas guitarras!!!...
Mas antes disso, estes mestres certamente se preocuparam em aprender a tocar e a expressar sua música através de um instrumento. Até porque se não aprendessem a utiliza-los antes de se preocuparem com sua sonoridade não teriam base de comparação para saber se um instrumento é melhor que outro...

se você tocar uma obra de Mozard com um Piano Yamaha de cauda e a mesma musica com uma pianola infantil desafinada, vai soar igual??
De novo a comparação exagerada para tentar justificar um ponto de vista...
Quem toca uma peça de Mozart vai realmente estar com uma "pianola infantil" como equipamento em seu set?!

O bom guitarrista pra mim é o musico preocupado em fazer boa musica, e para isso ele precisa ter feeling, ter técnica, experiência, conhecimento e sim, precisa ser um cara interessado em ir atraz do equipamento certo que irá facilitar e proporcionar chegar ao objetivo proposto.
Quanto a isso vc está coberto de razão. Mas não há como ir atrás do equipamento certo se não souber primeiro tocar certo. Equipamento nenhum conserta má execução ou técnica ruim.

Valeu!!!

Deji
Veterano
# mar/07
· votar


Gasoline
ta confundindo sim ^^

Gasoline
Veterano
# mar/07
· votar


Deji
É.. era uma grande possiblidade.
hehe.

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues

1) A comparação exagerada é para tentar mostrar um ponto de vista sim!!, as vezes isso é preciso para ter uma real visão das coisas, agora posso ser mais sutil se você quiser...uma guitarrista que escolhe um amp valvulado de pouca wattagem com construção vintage e falantes de alnico conseguirá uma sonoridade muito mais propícia e resultados muito melhores se ele quiser tocar blues, do que se ele comprar um SS de 200W com falantes de ceramic, é isso.

2) Quanto aos mestres, estou falando do presente, da musica que fazem hoje, por que é obvio que o nego que começou a tocar ontem não tem a minima necessidade de gastar fortunas em equipamentos top (ele precisa evoluir de forma equilibrada nos dois aspectos, o da técnica e o do seu equipamento), agora tem muito guitarrista que toca a 100 anos é não sabe se quer dosar o drive no botão de volume da guitarra, ao inves disso usa 8 distorções, uma para cada musica e ainda fica chorando as pitangas por que não tem um som consistente e não aparece na hora do solo quando esta em um ensaio ou show.

Abço

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Ric-fuchs

A comparação exagerada é para tentar mostrar um ponto de vista sim!!, as vezes isso é preciso para ter uma real visão das coisas, agora posso ser mais sutil se você quiser...
Não se trata de eu querer ou não. Quem sou eu pra querer que vc se expresse dessa ou daquela forma. Só acho que não se dá "uma real visão das coisas" com comparações irreais...

uma guitarrista que escolhe um amp valvulado de pouca wattagem com construção vintage e falantes de alnico conseguirá uma sonoridade muito mais propícia e resultados muito melhores se ele quiser tocar blues, do que se ele comprar um SS de 200W com falantes de ceramic, é isso.
Vc está certo! Não discordo do fato que se deve buscar o timbre e o equipamento que melhor satisfaça a necessidade de um músico.
Só acho que antes de dar maior atenção a isso, deve-se empregar mais tempo desenvolvendo as habilidades que o farão tocar melhor e consequentemente extrair mais do equipamento de que dispõe.

... por que é obvio que o nego que começou a tocar ontem não tem a minima necessidade de gastar fortunas em equipamentos top (ele precisa evoluir de forma equilibrada nos dois aspectos, o da técnica e o do seu equipamento),
Este é meu ponto de vista, com o detalhe de que pra mim o equilíbrio não está em dar exatamente a mesma atenção a ambos, pois no começo é necessário se preocupar mais com o estudo e só depois de estar com a base bem estabelecida aumentar a atenção com detalhes para aperfeiçoar o timbre, até porque o timbre melhora mesmo sem trocar de equipo, simplesmente melhorando o aspecto técnico de se tocar. A tão falada "pegada".

agora tem muito guitarrista que toca a 100 anos é não sabe se quer dosar o drive no botão de volume da guitarra, ao inves disso usa 8 distorções, uma para cada musica e ainda fica chorando as pitangas por que não tem um som consistente e não aparece na hora do solo quando esta em um ensaio ou show.
Reflexo de quem se preocupou mais em ter equipamento na esperança de que este melhorasse seu timbre do que no de aperfeiçoar seus estudos...
Se tivesse estudado mais, certamente saberia o que queria em termos de equipo e o que tirar dele.

Valeu!!!

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


Penta,

1) A busca do timbre perfeito faz parte do mundo guitarristico, é só você olhar em volta a diferença na quantidade de foruns e discussões, revistas e ect que são relacionadas a guitarra que você verá que temos muito mais GAS que outros instrumentistas!!hehe

2) Eu defendo a idéia que como tudo na vida , deva haver um equilibrio entre as coisas, e sobre este assunto não é diferente, acho que não há problema algum, que o guitarrista ao mesmo tempo vá obtendo técnica e experiência musical, e ao mesmo tempo vá conhecendo, aprendendo e adquirindo equipamentos ao longo de sua trajetória guitarristica, ou seja uma coisa não exclui a outra. Segundo você o cara precisa primeiro tocar pra cacete para depois começar a adquirir equipamentos compatíveis com sua qualidade musical... realmente respeito seu ponto de vista , mas não concordo... Pra mim o cara que é iniciante precisa começar com um equipamento para iniciante, aí ao longo do caminho paralelamente ao estudo musical ele vai entrando nesta parte do equipamento, vai aprendendo a grande complexidade que é construir um bom set de guitarra e paralelamente a sua evolução musical ele terá tambem uma evolução do seu equipamento, e no final...não existe final...ele vai estar sempre melhorando sua tecnica, sua musicalidade e aprendendo dia a dia coisas novas sobre suas guitarras, amps e pedais, não acaba nunca!!hehe

abço

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


Ah, esqueci:

"Reflexo de quem se preocupou mais em ter equipamento na esperança de que este melhorasse seu timbre do que no de aperfeiçoar seus estudos...
Se tivesse estudado mais, certamente saberia o que queria em termos de equipo e o que tirar dele".

Não, na minha opinião, reflexo do cara que executa bem mas não dá importancia nem ao menos aos controles de sua guitarra (guitarra e controles da guitarra = Equipamento), assim sem conhecimento e por falta de interesse na busca de um timbre melhor, usa e abusa do exagero e da aquisição erronea de equipamentos.

abço

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

Ric-fuchs
Segundo você o cara precisa primeiro tocar pra cacete para depois começar a adquirir equipamentos compatíveis com sua qualidade musical...
Não, não. Leia atentamente o que eu disse e vc verá que o que eu defendo é um maior cuidado inicial com o aprendizado e depois sim um maior cuidado com o equipamento.
Equilíbrio não está em fazer as coisas "meio a meio". Na minha opinião o equilíbrio está em dar atenção às coisas na proporção de sua importância.
Como vc poderá notar, eu não estabeleci em que momento se deve dar importância ao equipamento, mas alertei (até com uma comparação) para o fato de que antes de sair dirigindo um Fórmula 1, é preciso se preocupar em aprender a dirigir um Fusca...
Valeu!!!

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


Penta

Bom cara, estamos quase lá!!hehe Mas não importa, acho que a base da nossa opinião é a mesma :)... é que eu semprei fui muito ligado e muito interessado quando o assunto é equipamento!! acho que por isso dou muito valor a isso!! adoro ficar admirando a coisas que tenho, e tenho um apego quase como se fossem animais de estimação!!hehe

Mas é isso aí.. pelo teu nick, cê teve gostar bastante de classicos!! ou estou enganado??, usa a penta para tocar steave Vai??hehe.. tem banda?? escuta o que??

abço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores, timbres.. mas o que importa mesmo é a música.