Captadores, timbres.. mas o que importa mesmo é a música.

Autor Mensagem
alele
Veterano
# mar/07 · Editado por: Moderador


porquê todo mundo parece ester sempre tão preocupado em trocar captadores e conseguir timbres 'melhores'?

porquê não estão preocupados com a música em si? serem melhores músicos? aprenderem como funcionam as harmonias? o tempo? tocar melodias incríveis em cima disso tudo?

eu acho que o timbre importa muito menos que a música, essa sim é que deveria ser o foco das atenções.

UGO_RJ
Veterano
# mar/07 · Editado por: UGO_RJ
· votar


alele

não entendi o objetivo desse tópico...

quer dizer que agora vc não pode melhorar seu setup que quer dizer q vc não ta nem ai pra musica? tenha dó

mudar sua guitarra tem haver com vc achar seu próprio som, sua identidade, isso por acaso é ruim?

Wings_of_the_Night
Veterano
# mar/07 · Editado por: Wings_of_the_Night
· votar


porquê não estão preocupados com a música em si? serem melhores músicos? aprenderem como funcionam as harmonias? o tempo? tocar melodias incríveis em cima disso tudo?

Quem disse que não estão? Só porque não perguntam sobre algo, não quer dizer que não estão buscando. Não se aprende a fazer boas músicas perguntando em um fórum, mas dá para descobrir sobre características de captadores, guitarras, etc... Agora fazer boa música é algo que se aprende com sua própria alma.

E só pra constar, existem muitos tópicos falando/perguntando sobre teoria musical também.

E... mudar sua guitarra tem haver com vc achar seu próprio som, sua identidade, isso por acaso é ruim? (2)

alele
Veterano
# mar/07
· votar


UGO_RJ
não entendi o objetivo desse tópico...

discutir, ué :)


quer dizer que agora vc não pode melhorar seu setup que quer dizer q vc não ta nem ai pra musica? tenha dó


não, claro que não, mas é que eu realmente fico com a impressão que as pessoas estão mais preocupadas com trocar captadores do que tocar música, talvez o Wings of the Night tenha razão e eu esteja viajando na maionese...

na pior das hipóteses, desconsiderem este tópico :)

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

alele
Tive oportunidade de postar o texto a seguir em outro tópico mas acho que o mesmo também se encaixa aqui:
"Eu tenho visto ultimamente vários tópicos com questões a respeito de qual o melhor ampli para isso, qual a melhor guitarra pra aquilo, qual a melhor corda, etc, etc, etc...
Só espero que o pessoal que tem tanta preocupação em saber qual é o equipo ideal dedique o mesmo tempo, atenção e cuidado para com a técnica ideal pra se tocar bem, seja Blues ou qualquer outro gênero musical...

Valeu!!!

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Quem disse que não estão? Só porque não perguntam sobre algo, não quer dizer que não estão buscando. Não se aprende a fazer boas músicas perguntando em um fórum, mas dá para descobrir sobre características de captadores, guitarras, etc... Agora fazer boa música é algo que se aprende com sua própria alma.

Isso mesmo.

E acho que alem de tudo ter um timbre bacana é um animo pra você tocar e aprender.
Eu com timbre ruim nem vontade sinto de tocar.

David Gilmour
Veterano
# mar/07 · Editado por: David Gilmour
· votar


alele
Com certeza esse tópico foi enderaçado pra cá hehe...

Não sei sua idade, nem seu nome e minha questão também não é levantar polêmica...
Mas enfim... para determinadas pessoas a guitarra é um paixão, enfim, o kra estuda, se dedica a valer, afinal, pretende um dia quem sabe viver daquilo...

Para outros, como é o meu caso, é um hobbie tanto quanto jogar uma pelada com uns amigos e ir beber uma breja...
Tive minha fase de querer ser um virtuoso, estudar música, etc... Hoje estou fazendo pós-graduação, ralo durante o dia (a profissão não vem ao caso) e só toco algumas vezes durante o final de semana com alguns amigos...
Como você disse, de nada adianta vc ter o melhor eqpto do mundo e não estudar, porém, vc hei de concordar cmg em uma coisa...
Geralmente quando compramos um carro, queremos colocar um bom som, acessórios, enfim... deixar o carro da hora...
Aplico esse mesmo princípio no que diz respeito aos meus intrumentos...
Não sou o pior dos guitarristas, mas estou longe da maioria do fórum, afinal, a maior parte do povo aqui tem a música mais do q um hobbie...
Mas curto durante o final de semana dar uma plugada no amp e fazer um barulho (se é q toco música kkk)... Então, as poucas vezes que faço isso, se puder fazer com equipamentos bons, assim será...

Espero que tenha entendido o motivo pelo qual levei a fazer aquele tópico, entretanto, se fiz algo errado, desde já peço desculpas... Abraço

André_Decathlon
Veterano
# mar/07
· votar


alele

timbre é um componente da música

lula_molusco
Veterano
# mar/07
· votar


Todo mundo quer tirar um som bonio e original da guitarra...com um timbre ruim, mesmo que a musica seja boa, não vai ser muito agradável de se ouvir.

B r u t u S
Veterano
# mar/07
· votar


Please MTV Pimp my Guitar

alele

o povo esta sempre atras do timbre ideal. o timbre q eles kerem para o estilo de musica q eles kerem. o timbre q eh confortavel para eles. e isso resulta numa busca incansavel por captadores, amplis, cordas, efeitos, microfones, equalizacoes.

afinal, claro q tecnica, harmonia, teoria e bom gosto sao importantes, mas n adianta de nada fazer uma musica maravilhosa com uma harmonia perfeita e um solo desconcertante com um timbre tosco de Tonante Les Paul Rei Signature + Caixa Bravox Multiuso + Pedal Chorus Heavy Metal.

ae desanima ateh os mais depreocupados com isso tudo.

\o/

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


alele

Simples, ninguém agüenta tocar com timbre abelhudo e feio.

eu acho que o timbre importa muito menos que a música, essa sim é que deveria ser o foco das atenções.

Isso é o que VOCÊ acha, o timbre é tão importante quanto a música.

MAIS UM TÓPICO INÚTIL.

nettoroses
Veterano
# mar/07
· votar


olhe eu acho a música mais importante sim
pq timbre é mais equip(e pegada tbm :p)
agora não adianta a música ser foda
e o timbre tosco, abelhudo, e vice e versa
naum adianta um timbre foda com uma música tosca

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!
Como estou mais de acordo com o nosso camarada alele e menos com as demais opiniões - não que elas não tenham razão - vou argumentar mais o aspecto estudo/técnica.
Timbre é fundamental sim, pois trata-se da "voz" do nosso instrumento. Mas tal qual um cantor, de nada adianta ter uma bela voz e não saber cantar. Temos o privilégio de poder dar ao nosso instrumento a "voz" que mais gostarmos, mas ela será só um monte de grunhidos se não aprendermos a "falar" através de nosso equipo.
Muito do timbre vem da tão falada "pegada" e esta só se desenvolve com treino, técnica e estudo. E é uma questão simples de se entender, afinal, todos daqui concordam que se qualquer um tiver exatamente o mesmo equipamento do BB King, por exemplo, nenhum chegará a ter seu timbre e, possivelmente, teremos tantos timbres diferentes quantos forem os guitarristas que estiverem usando este equipo.
O ponto que quero chamar atenção é sobre o fato de se ter uma preocupação muito grande (aparentemente maior) com o calibre da corda, com o modelo de captador, com o tipo de cabo, com a grife do pedal e não ter a mesma preocupação com a execução do Vibrato, com a afinação do Bend, com a clareza das notas, com a eficácia do indicador numa pestana, com o ritmo e o andamento corretos, sem falar no aspecto teórico como o estudo da Harmonia.
Portanto, não se trata de desconsiderar aspectos que fazem um bom timbre, mas de se dar o verdadeiro valor ao aspecto humano da música, certamente mais importante que o aspecto material do equipamento. Afinal, um bom músico é capaz de "tirar leite de pedra" e os amigos haverão de concordar que o timbre depende muito mais da mão do que do equipo, o que na minha opinião justifica a idéia de que é mais importante desenvolver uma boa técnica para se obter um bom timbre ao invés de "turbinar" seu carro mas não saber frear com segurança ou andar na chuva...rs
Valeu!!!

Screamer_Strings
Veterano
# mar/07
· votar


hehehe fico bem legal este último aí, tem que fazer som né, valeu!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


alele
Título bem bobo. Vou editar pq 90% da indignação de quem posta aqui é por causa dele.

Se quer discutir com nível, tenha nível.

Abraços.

Steve Van Halen
Veterano
# mar/07 · Editado por: Steve Van Halen
· votar


quero ver alguem aguentar ouvir uma musica como for the love of god gravada numa tonante plugada numa watson e ainda achar a muscia uma blza

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Steve Van Halen
quero ver alguem aguentar ouvir uma musica como for the love of god gravada numa tonante plugada numa watson e ainda achar a muscia uma blza
Quero ver alguém sem técnica e sem prática conseguir tocar uma música como "For The Love of God", seja com que equipamento for...
Valeu!!!

Steve Van Halen
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
aff, cada um q me aparece

oq isso tem com oq eu flei??
eu num entrei em nenhuma discussao sobre tecnica, eu soh flei q timbre eh uma coisa importante

Cada dia eu tenho menos vontade de frequentar o topico... eh cada um pior q o outro

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar


agora não adianta a música ser foda
e o timbre tosco, abelhudo, e vice e versa


Ambos foram feitos um para o outro hehehehe. Eu concordo que a maioria das pessoas parecem dar mt bola pra equip e poka bola pra musika em si, mas um bom timbre eh sempre legal e td mundo sonha com isso..

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Steve Van Halen
Eu não sei porque tanta indignação só porque meu post discorda dos seu...
O que eu postei tem tudo a ver com o que vc postou na medida em que seu objetivo é mostrar que equipamento é o que interessa pra uma música ser boa, ao passo que eu digo que sem dar a devida importância à técnica, à teoria e à prática (ou seja, ao estudo) não há equipamento que deixe a música bonita.
Outra coisa... Vc acha realmente que alguém que tenha nível pra tocar esta música, além de acesso a um estúdio de gravação, vai usar uma Tonante plugada num Wattson?!
Faço minhas suas palavras: "aff, cada um q me aparece..."
Valeu!!!

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


um bom timbre e que faz uma boa musica... queria ver o zakk wylde com uma guitarra com pessimos captadores....Isso tudo tem mta diferente e e mto importante para avaliar uma musica...Tava ate pensando em colocar os EMG na minha SG e ter um timbre fodastico....

eu acho que o timbre importa muito menos que a música, essa sim é que deveria ser o foco das atenções.

Cara a musica na maioria das vezes e o q mais importa mas para ter uma musica assim o timbre tem que estar dentro das avaliações da musica....um guitarrista que não importa mto com o timbre nao e desse mundo...

samuray
Veterano
# mar/07
· votar


Eita sô

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


alele
um tópico idiota no mínimo....

cara equipamento num tem nada a ver com habilidade com o instrumento...

isso num tem relação quase q nenhuma...

meu professor toca pra cacet e usa uma washburn lyon...

já tem muito muleke q tem uns puta equipo mas tocar q é bom...nada

cara e num cabe a vc quer dizer a ninguem generalizar a situação...

Steve Van Halen
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
ah cara vai....... catar coquinhos

eu em nenhum momento flei q equipamento eh mais importante q tecnica, vc q supos isso, eu soh flei q timbre eh importante, e vc fez suposiçoes do nada. Se tencinca num fosse importante eu nao iria dedicar mais de uma ora por dia a isso.

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


Steve Van Halen
oq vc falou tá certo...

mas na verdade acho q o cara q criou o tópico num expressou bem a idéia dele...

UGO_RJ
Veterano
# mar/07 · Editado por: UGO_RJ
· votar


Rapha_krust...

não é bem assim n!


se tu pega uma guita com um sustain horrivel, que desafina toda hora, e os caps embolam vc n consegue tocar de tudo n...

no maximo um funkeado ou algo assim

agora vai tentar tocar Pantera numa Fender Squier Bullet com 3 singles...

vai ficar um cú

conseguir vc consegue, agora ficar "bom" não vai ficar n, pq isso n depende da pegada, e sim da natureza do teu equipamento

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


UGO_RJ
por isso falei q nimguem pode generelizar isso cara pq o timbre pode ser bom pra um e ruim pra outro....

fica ruim como vc falou tocar pantera numa guitarra com tres singles...

mas tem carinha que pode ter rectfier e com guitarra ativa e num tocar nada sabe...

isso vai de cada um mas lógico q se eu to evoluindo no meu instrumento eu tb quero evoluir meu timbre...ou c acha q eu quero ficar com esse timbre meu abelhudo pra sempre?

como eu tb quero evoluir minha técnica...ou c acha q eu quero ficar tocando esse fejanzin cum arrôiz pra sempre?

só isso q falei

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Putz, não entendo a complicação. É muito simples. Guitarrista bom com equipamento ruim é limitado pelo equipamento. Guitarrista ruim com equipamento bom é limitado pela própria imperícia. É tudo um sistema. E como se diz por aí, uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.

É claro que colocar toda a responsabilidade no equipamento não é correto. Mas acho que para a grande maioria das pessoas é mais tentador. É muito mais difícil dizer "meus dedos estão me limitando" ou "me falta criatividade" do que "esses captadores são uma droga" ou "ah, com um amp decente, tudo seria diferente".

Mas eu concordo com algo que o David Gilmour disse: para algumas pessoas, não passa de um hobbie. E quando se pode ter bons equipamentos, mesmo sem a habilidade para tocá-los, qual o problema? Eu sempre faço a analogia com os carros... Um Ford Fiesta ou Gol 1000 daria conta de todas as necessidades da maioria das pessoas. E por que o povo ainda assim sai andando na cidade com jipezinhos da Toyota ou BMWs a 60 km/h? Pela mesma razão que eu tenho equipamentos muito acima do "meu" nível.

alele
Veterano
# mar/07
· votar


eu não estou dizendo que eu acho que timbre não é importante e que devemos todos tocar com guitarras tonante plugados em wattsom.

como falaram por aí, eu acho que timbre é uma coisa pessoal, uma espécie de identidade do guitarrista mesmo.

mas ainda assim é menos importante, IMHO, que a melodia e a harmonia. realmente, timbre é um componente da música, mas ninguém (d)escreve o timbre numa partitura, escreve? ninguem cantarola um timbre, mas cada um cantarola com o seu...

eu tava lendo em outro tópico, gente discutindo qual timbre é melhor pra blues, se de strato ou les paul, isso pra mim é maluquice!

no mais, só peço um pouco de respeito às opiniões alheias. acho que vou abrir mais um tópico inútil e idiota chamado "por que as pessoas são tão raivosas?"

abraços,

Rapha_krust...

acho que você não entendeu nada do que eu escrevi. não estou contrariando nenhum dos seus pontos, nem dizendo que timbre não é importante.

Penta_Blues

cara, você é foda! é exatamente o que eu penso.

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


alele
acho q VC é q não entendeu oq eu falei pq até concordei com vc em certo ponto...

últimamente só dão valor nos tópicos a quem concorda com a idéia de quem postou o próprio tópico....

tipo parece q vc só deu valor ao Penta_Blues, pois só ele q "concordou" com vc....

mas posso estar enganado...

valew e desculpa se entendeu algo errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores, timbres.. mas o que importa mesmo é a música.