Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Autor Mensagem
guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

Beleza. Vou tentar fazer no fim de semana, e depois posto aqui, ok?

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


guilhermerizzo

Tranqüilo man!

Valeu pela contribuição! Até a próxima!

gualtersouza
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Parabéns pelo tópico e pela didática.
Sou músico amador e pouco sei de teoria. Seu material deu uma idéia bem clara das possibilidades de se trabalhar com os modos.
Abç

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


gualtersouza

Valeu colega!!! Fico feliz que tenha sido útil p/ vc...

Bons estudos!!! Forte abraço!

Mosqueteiro
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mosqueteiro
· votar


Eu sei que o tópice é velho mas pra nao criar outro tópico....



Qual a diferença de usar modo frigio, jônio, etc, se os modos tem as mesmas notas?
To quebrando a cuca aqui com isso....

KAEL METAL
Veterano
# mai/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Mosqueteiro

Qual a diferença de usar modo frigio, jônio, etc, se os modos tem as mesmas notas?

A diferença é que você mantém a extrutura da escala de cada modo ( T e S/T ) para as outras tonalidades, ex.

A extrutura do modo frigio é S/T T T T S/T T T ou seja, escala de E que é E F G A B C D E, agora pega essa extrutura e monta um C FRÍGIO que fica C Db Eb F G Ab Bb C

Jeffin C.
Veterano
# jan/13 · Editado por: Jeffin C.
· votar


Vou desenterrar o tópico pra não criar um novo, e ao mesmo tempo, pra dar um up nesse, ele merece! El Musicista, a tua explicação foi a única que me fez entender esses malditos modos gregos, e eles são bem mais simples do que eu pensava XD
Mas eu tenho uma dúvida com relação a um exemplo que você deu:

Imaginemos a seguinte harmonia, sobre a qual você deverá solar:

(D A D G A | D Am D G Am) D

"Dissecando" os acordes da segunda parte da base, temos:

D: D F# A
A: A C# E
G: G B D