Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Autor Mensagem
guilhermerizzo
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista

Beleza. Vou tentar fazer no fim de semana, e depois posto aqui, ok?

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


guilhermerizzo

Tranqüilo man!

Valeu pela contribuição! Até a próxima!

gualtersouza
Veterano
# out/08
· votar


El Musicista
Parabéns pelo tópico e pela didática.
Sou músico amador e pouco sei de teoria. Seu material deu uma idéia bem clara das possibilidades de se trabalhar com os modos.
Abç

El Musicista
Veterano
# out/08
· votar


gualtersouza

Valeu colega!!! Fico feliz que tenha sido útil p/ vc...

Bons estudos!!! Forte abraço!

Mosqueteiro
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mosqueteiro
· votar


Eu sei que o tópice é velho mas pra nao criar outro tópico....



Qual a diferença de usar modo frigio, jônio, etc, se os modos tem as mesmas notas?
To quebrando a cuca aqui com isso....

KAEL METAL
Veterano
# mai/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Mosqueteiro

Qual a diferença de usar modo frigio, jônio, etc, se os modos tem as mesmas notas?

A diferença é que você mantém a extrutura da escala de cada modo ( T e S/T ) para as outras tonalidades, ex.

A extrutura do modo frigio é S/T T T T S/T T T ou seja, escala de E que é E F G A B C D E, agora pega essa extrutura e monta um C FRÍGIO que fica C Db Eb F G Ab Bb C

Jeffin C.
Veterano
# jan/13 · Editado por: Jeffin C.
· votar


Vou desenterrar o tópico pra não criar um novo, e ao mesmo tempo, pra dar um up nesse, ele merece! El Musicista, a tua explicação foi a única que me fez entender esses malditos modos gregos, e eles são bem mais simples do que eu pensava XD
Mas eu tenho uma dúvida com relação a um exemplo que você deu:

Imaginemos a seguinte harmonia, sobre a qual você deverá solar:

(D A D G A | D Am D G Am) D

"Dissecando" os acordes da segunda parte da base, temos:

D: D F# A
A: A C# E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

D E F# G A B C#

Percebe-se que este trecho da harmonia gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de D maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de D. Por essa razão, utiliza-se a escala de D jônico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de D.

"Dissecando" os acordes da segunda parte da base:

D: D F# A
Am: A C E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

D E F# G A B C

Percebe-se que este trecho da harmonia gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de G maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de D. Por essa razão, utiliza-se a escala de D mixolídio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de G.


Isso quer dizer que a base mudou de tom?Pode isso?
Ah, e na primeira dissecação que você fez, você disse que tava dissecando a segunda parte da base, quando na verdade tava dissecando a primeira =s

Ah, e outra dúvida:Como eu posso applicar isso na escala pentatonica ou na penta-blues?
Mas muito obrigado mesmo cara, finalmente tou entendendo esse troço!Só falta prática pra memorizar tudo direitinho =)

krixzy
Veterano
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar


Jeffin C.

Isso quer dizer que a base mudou de tom?Pode isso?

Eu não entendi bem a explicação dele, mas pode acontecer de mudar de tom sim.

Como eu posso applicar isso na escala pentatonica ou na penta-blues?

Acho que vc quer saber como aplicar uma escala pentatônica ou penta- blues numa harmonia certo?

___________________________________________________________

Vou tentar explicar de forma bem simples:

Temos os acordes: Em - G - A - B

E vamos supor que vc quer saber qual escala usar pra solar em cima desses acordes que estão tocando.

Começando pelo "Em", sabemos que todo acorde tem suas 3 notas fundamentais que são as 1ª 3ª e 5ª , e no caso do Em, acordes menores tem 3ª diminuída em meio tom, então a formação do Em seria 1ª (3ªb) e 5ª que seria as notas (E, G, B) >>> acorde de Em.

Sabendo que as notas fundamentais de Em são "E,G,B" vc pode usar qualquer escala que tenha essas 3 notas.

Vamos as escalas:

Modo______ Notas
Jónio______ C D E F G A B C
Dórico______ C D D# F G A A# C
Frígio______ C C# D# F G G# A# C
Lídio______ C D E F# G A B C
Mixolídio__ C D E F G A A# C
Eólio______ C D D# F G G# A# C
Lócrio_____ C C# D# F F# G# A# C

Nessa tabela os modos estão todos em "C", mas isso não importa, o importante é que vc precisa de uma escala que tenha a 1ª justa 3b e 5 justa, e olhando as notas das escalas perceba que os modos que se encaixam nas notas que queremos são Dórico, Frígio, Eólio, vc pode usar essas 3 escalas no tom de E para solar enquanto o acorde de Em está sendo tocado na harmônia. Esse mesmo procedimento serve para qualquer acorde e qualquer escala, incluindo as pentatônicas, desde que elas tenham as 3 notas principais do acorde que está sendo tocado, ou seja, a pentatônica menor também serviria no caso do Em visto que ela é formada por 1, 3b, 4, 5, 7b.

Uma observação para o rock ou metal, é que quase sempre os acordes são tocados como Power Chord, ou seja, não se toca a 3ª do acorde, que é a que caracteriza o acorde como maior, então o power chord soa como um acorde menor, então nesse caso vc pode usar uma escala para um acorde menor.

Nesse site escolhendo a escala que vc quer, ele mostra do lado esquerdo quais notas da escala são diminuída ou aumentada, isso pode te ajudar a ter um conhecimento maior sobre as escalas que vc mais gosta.

Jeffin C.
Veterano
# jan/13 · Editado por: Jeffin C.
· votar


krixzy
Obrigado pela explicação, mas não é bem isso que eu queria saber.
Na verdade, eu queria sabe se dá pra tocar, por exemplo, A pentatônica de Em em modo frigio.a escala(menor natural) ficaria assim(me corrija se eu estiver errado):

E - F# - G - A - B - C - D

No caso da pentatônica menor, a escala deveria ficar assim(eliminando o segundo e sexto graus da escala):

E - G - A - B - D

Beleza, até aí tudo bem. Só que, se eu quisesse tocar essa escala em modo Frigio, deveria tocar nessa maneira né?

A - B - D - E - G - A

Está certo?Tudo o que eu fiz foi iniciar do "terceiro" grau(no caso D, porque eu eliminei o segundo) e repetir o resto da escala até chegar no terceiro grau denovo...Está certo desse jeito?

krixzy
Veterano
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar


Jeffin C.
Cara criar uma pentatônica do modo frígio teoricamente seria assim:

Frígio em "E" >>>>>>>> E - F# - G - A - B - C - D

Formando uma Penta menor a partir do modo Frígio >>> E - Gb - A - B - Db

Só que nesse caso vc ta alterando o modo frígio, visto que ele já estava com a 3b, e pra formar uma penta vc tem que diminuir a 3 de novo, e se caso vc não diminua de novo pra manter o modo frígio, na verdade vc ta tocando o mesmo modo frígio só que faltando as notas que vc tirou, e nesse caso não vejo vantagem pq vc não mudou de sonoridade, apenas perdeu notas de uma escala que pode fazer falta.

Isso que vc ta querendo fazer eu desconheço, até onde eu saiba não tem como tocar uma penta em modo frígio, normalmente o que eu faria seria usar as duas escalas ao mesmo tempo, pois me daria mais opções pra compor alem de me dar sonoridades diferentes no mesmo solo.

Jeffin C.
Veterano
# jan/13
· votar


bem, eu só pensei que, se dá pra tocar as escalas naturais de diferentes modos, achei que dava pra tocar outros tipos de escalas de modos diferentes tambbém...

Mas por que mesmo o G e o D ficaram com bemóis?eu ainda não entendi.

krixzy
Veterano
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar


Jeffin C.

A forma da Pentatônica é >>> 1, 3b, 4, 5, 7b.

A 3 e 7 são diminuídas, usando essa formula no modo Frígio 1ªE - 2ªF# - 3ªG - 4ªA - 5ªB - 6ªC - 7ªD ficaria assim:

E - Gb - A - B - Db

E outra coisa, modos gregos não são escalas naturais, chamamos de natural a Jônico, e Eólio menor natural, mas são modos que mudamos apenas o tom, existe outros tipos de modos, como por exemplo, além dessa Frígio citada que também é uma escala menor, há também a Frígio Dominante (C C# E F G G# A# C ) muito usada no metal.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


krixzy
ih cara tem confusão ai pro meio...jonio e eolio seriam os modos maior e menor natural respectivamente...o frígio é o terceiro modo, um modo menorcaracterizado pela segunda diminuta, creio q vc tenha apenas confundido os nomes

krixzy
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Sim, já editei kkkk....

ALF is back
Veterano
# jan/13 · Editado por: ALF is back
· votar


krixzy
aee
ASUHHASU
agora q to no pc é mais facil escrever, queria apenas acrescentar que é de boa pratica vc dar atenção pras enarmonias. Os iniciantes costumam aprender os ciclos de quarta e quinta antes dos modos e se nao tomamos cuidado com isso, algumas escalas ficam "incompletas". Por exemplo, no referido frigio dominante, o correto seria: C, Db, E, F, G, Ab e B...basicamente é a mesma coisa, mas dessa forma vc tem "todos os degraus" da escala...iniciantes costumam se embananar com isso, pois ao colocar no papel, a sequencia C, C#, E... fica sem o seu segundo grau (Db). do C ja pula pro E...
é mais uma questão de didatica mesmo...na pratica, da guitarra (instrumento de afinação temperada) C# e Db é a mesma coisa...mas sabemos q em outros instrumentos (os de entonação justa) há sim uma diferença nesses intervalos

Jeffin C.
perceba entao que os modos são uma coisa na teoria e outra na pratica...
é impressionante como mais da metade dos q se aventuram na teoria dos modos gregos na base do "google" acabam desistindo por concluirem q nao existe diferença entre solar C Jonio e D Dorio, por exemplo...tem um topico q fiz sobre isso pra tentar ajudar a galera q ta começando nos modos, é algo mais voltado pra pratica mesmo, q é a grande deficiencia da galera auto didata, q ja sabem ou ja leram o conceito dos modos, mas q nao conseguem aplicar...se quiser dar uma olhada:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285937/

la tem 2 backing tracks q fiz pra galera brincar com isso...na BT 2, só de rolar a BT vc consegue ouvir as diferenças dos modos...acho q pode te ajudar!
abraço!

Jeffin C.
Veterano
# jan/13 · Editado por: Jeffin C.
· votar


krixzy
Frigio dominante é?Não sabia que tinha essa.
Vou dar uma pesquisada, já que meu objetivo é tocar metal...
Falando nisso, se eu mesclar as duas escalas, como você disse, ficaria legal em um metal?

ALF is back
Obrigado, vou dar uma olhada.realmente, ser autodidada é foda viu...Mas se o Dave Murray conseguiu aprender a tocar guitarra sozinho(e olha que na época dela nem tinha internet), eu também posso.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Jeffin C.
me intromentendo na sua pergunta, misturar escalas em metal não é algo a ser experimentado...hj em dia, em busca da originalidade, quase todas as harmonias e solos de metal tem fusoes de escalas, ja q vc citou o Mustaine, procure estudar Marty Friedman...nao consigo lembrar nenhum solo dele em q ele usa apenas uma escala sem nenhuma dissonancia ou passagem outside
quanto ao fato de vc ser autodidata, nao há nada de errado nisso! muitos grandes guitarristas sao autodidatas, incluindo o pai da guitarra, Hendrix, e o maior idolo da molecada, o Slash! só nao podemos formar o falso conceito de que autodidadas nao manjam nada de teoria...alguns nao manjam mesmo, mas o termo "autodidata" remete ao cara q estudou por conta, e portanto, sabe de teoria!
vc só tem q tomar cuidado com a grande quantidade de informação q temos disponiveis hj purai, pode confundir o iniciante, q nao sabe a ordem q deve aprender as coisas...talvez a uns 20/ 30 anos atras fosse mais facil ser autodidata viu...rs

krixzy
Veterano
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar


Ser autodidata realmente é mais difícil e mais lento para aprender, mas ao meu ver autodidatas tem uma grande vantagem, que é descobrir as coisas do seu jeito, o autodidata explora o conhecimento de forma diferente, já os que fazem curso ou se formam em alguma escola as vezes acabam se prendendo ao padrão de aprendizado, tipo só toca do jeito que o professor encinou, e nisso os autodidatas tendem a encontrar uma personalidade musical mais fácil, tipo quando alguém escuta um som seu não precisa ver pra saber que é vc, pq no seu som tem sua personalidade.

E vc pode e deve mesclar escalas, como o amigo citou acima, hoje em dia ninguém se prende a uma escala, no mesmo solo pode se usar várias conforme a sonoridade que esteja procurando, isso é muito comum.

Jeffin C.
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Não citei Dave Mustaine, citei Dave Murray, o guitarrista do iron XD
Mas tava olhando o tópico que você fez, ta muito bom cara


krixzy
Ok, obrigado pelas dicas!

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


Jeffin C.
usAuhsa
li Mustaine! =p
mas enfim, ouça Marty Friedman, nunca ouvi nada dele q fosse completamenteno tom, bunitinho naquela escalinha mecanica...ele usa passagens atonais, cromatismos, emprestimos modais, repousos outsides...enfim, é uma boa referencia de solos em metal justamente por mesclar elementos exoticos nos solos! o Murray ja é mais conservador...tbm pudera, junto com sua banda, ele deu foco ao metal!
abç

Jeffin C.
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Ok, vou excutar ele sim =)

Jeffin C.
Veterano
# abr/13 · Editado por: Jeffin C.
· votar


surgiu outra dúvida com modos gregos...
tava olhando essa apostila do cifra club aqui:

http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-apostila_modos-_gregos_ pdf.pdf

e tipo, "terminei" de sacar que se tratando de shapes de escalas, os modos gregos usam sempre os mesmos shapes, a diferença é a posição na digitação da nota que vamos usar como tônica.
Mas por causa disso, não tem perigo de acabar dando uma sonoridade diferente da que eu quero?
Por exemplo, com os mesmos shapes, eu posso ter um Ré Jônio ou um Mi Dórico, pois a única diferença vai ser a posição da tônica. Fora os outros 5 modos que usam os mesmos shapes.
Então, pode acontecer de eu acabar passado de um modo em um tom para um modo em outro tom sem querer?

Jeffin C.
Veterano
# abr/13
· votar


up

Jeffin C.
Veterano
# abr/13
· votar


up...

Jeffin C.
Veterano
# abr/13
· votar


up...

LeandroP
Moderador
# abr/13
· votar


Jeffin C.
...Mas por causa disso, não tem perigo de acabar dando uma sonoridade diferente da que eu quero?...
Então, pode acontecer de eu acabar passado de um modo em um tom para um modo em outro tom sem querer?

Sim! Pode!

Denis Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


Jeffin C.
Tocar de forma modal não é subir e descer um shape de escala, mas entregar a intenção correta enfatizando as notas que são importantes para aquela sonoridade. Vamos por partes:

1 - Como enfatizar uma nota?

- Começando na nota, terminando na nota, tocando ela no tempo forte, tocando ela com maior intensidade, tocando a nota várias vezes, colocando a nota como a mais aguda da frase, colocando a nota como a mais grave da frase, fazendo a nota durar mais que as outras, etc...

2 - Quais são as notas características de cada modo?

São: a tônica do modo e o trítono da escala que estiver usando. Se não souber o que é trítono observe a distância em tons entre a quarta nota da escala maior e a sétima. São 3 tons (trítono).

Exemplo 1:

Ré Dórico - D E F G A B C

Notas características: Tônica do modo, ou seja a nota Ré + trítono da escala, ou seja, notas Fá e Si (observe que entre Fá e Si existe 3 tons).

Exemplo 2:

Sol Mixolídio - G A B C D E F

Notas características: Tônica do modo, ou seja a nota Sol + trítono da escala, ou seja, notas Fá e Si.

Podes usar para ambos os exemplos acima os mesmos shapes, mas a ênfase será diferente pois no dórico você acentuará as notas D F B e no mixolídio as notas G B F. A base no dórico deverá começar com um acorde de Dm e girar em torno dele e no mixolídio no acorde de G.

3 - Dar a mesma intenção modal da base.

Se a base está claramente em Jônico, sole em jônico. Se a base estiver em dórico sole em dórico. Se a base estiver em frígio sole em frígio e assim por diante. A não ser que você estiver pensando por acorde, daí o que vale é sempre a tônica do próprio acorde. Por exemplo, num acorde de Dó(qualquer coisa) você poderá dar a intenção Dó(modo). Num acorde de Ré(qualquer coisa) você poderá dar a intenção Ré(modo). O modo sempre terá a mesma tônica do acorde (quando solando por acorde!).

Abraço!

Jeffin C.
Veterano
# abr/13
· votar


LeandroP e Denis Guitar, obrigado ai, entendi tudinho!

jpredhot
Membro
# jun/13
· votar


ja procurei aqui mas nunca consegui entende como criar uma musica para que ela de sonoridade por exemplo dorico.. um Ddorico seria a escala de C maior partindo de ré sim mas ae a musica estaria no tom de ré mas utilizando todos os acordes do campo harmonico de dó? e eu improvisaria em ré mixolidio entendem nao quero da intencao só a um trecho mas na musica toda .. peço tambem mais exemplos de musicas em modos gregos pra facilitar o entendimento .. grato

GFCampos
Veterano
# jun/13
· votar


jpredhot

nao entendi direito oq vc quis dizer ueahueh, mas eh tipo assim. Pra dar dorico vc tem que começar a musica no caso com uma acorde menor, um acorde com terça menor. Por que? Porque dorico eh o segundo grau e o segundo grau eh menor com setima.
Resumindo, se vc usar escala de Dó maior, pra dar dorico vc tem que ta tocando Ré menor, ja que Ré menor eh o segundo grau de Dó. Experimenta tocar D-7 e G7, se nao me engano vai dar dorico direitinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)