O crítico de guitarra

Autor Mensagem
LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

Raizen
Pagode, axé, funk...não completaram a outra metade...portanto não se enquadram naquilo que chamamos de música.
Quem nao chama de música?? Quem tem o direito de julgar o que é musica o q nao é?

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

Dogs2
Eu era apaixonado pela Marie Fredriksson. Loirinha lindinha...rsrsrs
Soube que ela teve um tumor cerebral? Depois que foi operada não soube de mais nada...
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Não sou só eu chamando isso de música.
É a discussão de alguém letrado e capaz contra alguém sem parametros. O estudo me dá instrumentos para dizer que X é melhor que Y não pelo meu gosto mas porque eu posso.

Música não é apenas silencio e ruído...silencio e notas. Essa definição do dicionário deve ser expandida.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
eita, sério?!?! sabia não
caraca, eu acho a voz dela é muito massa!!
eu fiquei sabendo que eles eram casados e então se separaram

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

O ponto eh q não é q nao existe verdade...não existe verdade absoluta...
Existem várias verdades...cada pessoa tem seu proprio sistema de certo e errado, bom ou ruim e isso gera uma verdade diferente pra cada pessoa...julgamentos diferentes...parcialidade...
Nossa...meio matrix isso...filosofico demais...

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Só uma coisa...acho que seria interessante fazemos uma pausa de nossa discussão..tipo...nós 4 que estamos discutindo para darmos a oportunidade de outros entrarem também. ^^

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar

Raizen
O estudo me dá instrumentos para dizer que X é melhor que Y não pelo meu gosto mas porque eu posso.

O estudo te dá instrumentos para vocÊ dizer que X é mais complexo, mais bem trabalhado que Y

Melhor não...

Música não é apenas silencio e ruído...silencio e notas. Essa definição do dicionário deve ser expandida.

é, concordo, mas num entendi o que tem a ver

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

Raizen
Agora q ta interessante e eu ateh voltei a discussão!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

Raizen
É a discussão de alguém letrado e capaz contra alguém sem parametros. O estudo me dá instrumentos para dizer que X é melhor que Y não pelo meu gosto mas porque eu posso.
Se fosse assim cientistas e computadores fariam músicas melhores que os próprios músicos.
O resultado vc pode concluir sozinho...
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Errado PentaBlues. Como eu disse a matemática é 50% apenas.

Pensem nisso: Será que uma nota Lá em uma música de Bach tem a mesma carga de significado, o mesmo valor, o mesmo peso que essa mesma nota lá em uma música de pagode, axé?

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Agora preciso ir estudar...ficarei perdido na discussão hehe...Volto aqui a noite ou então quinta feira próxima.
o/

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

Vamos fazer uma brincadeirinha:
Qual das duas pinturas eh "melhor" para vcs?
essa
Figura 1
ou essa:
Figura 2
Sejam sinceros

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Não sou crítico de arte...e penso que que NINGUÉM aqui seja...

Mostrando essas telas você vai apenas testar as impressões e os gostos de cada um e isso não tem valor crítico.

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar

Raizen
Mostrando essas telas você vai apenas testar as impressões e os gostos de cada um e isso não tem valor crítico.
Com a musica ocorre o mesmo...=)
Nem criticos de arte diriam qual tela é supostamente "melhor"...são escolas de arte diferentes...assim como o erudito e o pagode sao por assim dizer escolas de musica diferentes...um nao eh melhor q o outro

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa tarde!!!

Raizen
Será que uma nota Lá em uma música de Bach tem a mesma carga de significado, o mesmo valor, o mesmo peso que essa mesma nota lá em uma música de pagode, axé?
Será que uma letra numa palavra tem o mesmo significado que em outra palavra? Será que um acento circunflexo tem importância no significado de uma palavra?
Uma simples nota não tem significado nenhum se não estiver acompanhada de tantas outras características e elementos que fazem uma obra, qualquer que seja, de qualquer gênero, uma peça única.
Não é por ser erudito que se é melhor que o popular. Na verdade várias obras de gênios musicais tinham o intuito de serem populares. Ser sofisticado ou complexo não significa ser melhor. O papel de que é feito o dinheiro é tão importante quanto o papel higiênico, ou vc tem dúvidas disso?...rsrsrsrs
O que torna Bach mais importante que Netinho? A complexidade de sua obra?
Ok, 1x0 para Bach
Digamos agora que seja número de CD's vendidos...
1x0 pra Netinho.
A lista será virtualmente infinita e chegaremos à conclusão que já tive a oportunidade de dirigir especificamente a vc: quem está certo ou quem é melhor? Nenhum! Ou melhor, ambos!...rs
Cada um à sua maneira.
Uma sugestão: respeite, aceite e admire a diversidade. É isso que nos torna mais humanos e extremamente interessantes.
Pra exemplificar: imagine se todos nós pensássemos da mesma maneira...
Ou este tópico seria um "pé no saco" com post's exatamente iguais ou não conteria uma só página completa...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

Raizen
Tem sim, porque um dos motivos para um Honda valer mais que um Lada é porque o japa é muito mais lindo...rsrsrs
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues
Veterano

=D

Aposto com você que Bach vendeu mais cd's e teve sua música bem mais difundida que o Netinho. ^^

Outra coisa...você distorceu o que eu disse. Não disse que o erudito é melhor que o popular em lugar algum.

Alex_Guitar
Veterano
# fev/07
· votar

Raizen
Camarada, eu concordo com o seu pensamento, e sempre me esforçei o máximo para manter-me dentro da imparcialidade nos comentários que fiz em tudo o que participei por aqui.
Acho realmente muito mais sensato, mais justo e honesto.

Só que este fórum, se eu não me engano, é formado por pessoas bastante jovens. Hormônios à flor da pele, a necessidade de "galgar um espaço", chamar a atenção é latente nos diálogos, discussões, e de uma maneira às vezes, extremamente "vazia, estúpida e igonorante", nos comentários.

Mas infelizmente (ou felizmente) aqui é um lugar de livre expressão.
O seu tópico é de extrema importância, mas muito provavelmente, os "hormônios da juventude" vão ignorá-lo e continuar fazendo as mesmas coisas.
Sendo assim, sugiro que faça o mesmo quando ver algum comentário que não o desagrade, ignore-o.

Muito bom tópico !
Um abraço camarada !
\o/

Penta_Blues
Moderador
· votar

Boa tarde!!!

Raizen
Aposto com você que Bach vendeu mais cd's e teve sua música bem mais difundida que o Netinho.
Isso deve ser simples de se averiguar. Vc que gosta de números pode pesquisar junto às gravadoras quantos CD's Bach vendeu e comparar estes números aos do Netinho. Não vou argumentar quanto a isso...

Outra coisa...você distorceu o que eu disse. Não disse que o erudito é melhor que o popular em lugar algum.
Se não, vejamos...

Seus post's:
Pagode? Pega uma letra...pega a harmonia...Musicalmente falando pagode está abaixo de um estilo como o jazz. CLARAMENTE...
Lógico que existe um trabalho X melhor que o outro...
Um cara que escuta pagode normalmente num sabe porcaria nenhuma de blues/jazz portanto ele não pode argumentar algo do tipo"pagode é melhor que jazz". Ele não tem conhecimento para isso...
Pode ficar achando que, por exemplo, sampa crew é melhor que Bach...pois você não gosta de música clássica e o apgode lhe agrada mais. Isso é um gosto pessoal apenas. E CLARO...é um absurdo...
Como eu disse, grande merda que o pagodeiro acha que só no sapatinho é melhor que rossini...ele está errado e ponto final...
Pagode, axé, funk...não completaram a outra metade...portanto não se enquadram naquilo que chamamos de música...

Ainda acha que não disse que um é melhor que o outro?

Relendo estes seus post's me chamou atenção um ponto em que vc diz que "Um cara que escuta pagode normalmente num sabe porcaria nenhuma de blues/jazz portanto ele não pode argumentar algo do tipo"pagode é melhor que jazz". Ele não tem conhecimento para isso...", isto é o verdadeiro absurdo. Ou vc acha que dentro do "universo pagode" não existam músicos profissionais de excelente nível? Com tanto conhecimento quanto o seu ou até mais. Não tem fundamento o que vc disse...

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar

Boa tarde!!!

Raizen
Outro ponto interessante...

Pagode, axé, funk...não completaram a outra metade...portanto não se enquadram naquilo que chamamos de música...
Defina então pra nós, por favor, o que vc chama de música e justifique, dentro dos seus conceitos sobre música, por que os gêneros acima não se enquadram na definição de música...

Valeu!!!

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Novamente...Defino os 50% matematicos da música. A outra metade é outra história...leia acima.

Cara...Você vai querer ficar se baseando em excessões? DUVIDO QUE O FRONTMAN DE ALGUMA BANDA DESSES ESTILOS PORCARIA SAIBA ALGUMA COISA DE MÚSICA.

Mas você deve estar se referindo ao backup dos caras...o guitarrista que faz aquele solinho choroso das musicas. O que tem ele? É um trabalhador como outro qualquer.

Mega
Veterano
# fev/07
· votar

Penta_Blues

O fato de se julgar de acordo com parâmetros particulares não significa ser parcial, desde que o avaliador use sempre os mesmos parâmetros numa determinada situação.

Em momento algum contrariei isso ;P
Se sou eu que estou julgando, não tem como mudar meu próprio parâmetro, que é julgar de acordo com o que eu sei, independente do gosto musical, ainda que estilos que me agradem venham a ser melhor conceituados em minha avaliação. Mas há uma diferença bastante perceptível entre dizer "Tua música é uma merda só porque não gosto do estilo" e a outra é dizer "Eu não gosto do estilo, mas reconheço que a música está bem executada."

\m/

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Apoiada a sua ultima frase.

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar

Se esses caras não tão fazendo musica tão fazendo o que?

Só lembrando que o lineup principal dessa banda não é de musicos contratados...

rankfussa
Veterano
# fev/07
· votar

pra mim isso eh discurso de quem nao toca nada e nunca ira tocar. apenas saber.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar

Alex_Guitar
Camarada, eu concordo com o seu pensamento, e sempre me esforçei o máximo para manter-me dentro da imparcialidade nos comentários que fiz em tudo o que participei por aqui.
Acho realmente muito mais sensato, mais justo e honesto.

Só que este fórum, se eu não me engano, é formado por pessoas bastante jovens. Hormônios à flor da pele, a necessidade de "galgar um espaço", chamar a atenção é latente nos diálogos, discussões, e de uma maneira às vezes, extremamente "vazia, estúpida e igonorante", nos comentários.

Mas infelizmente (ou felizmente) aqui é um lugar de livre expressão.
O seu tópico é de extrema importância, mas muito provavelmente, os "hormônios da juventude" vão ignorá-lo e continuar fazendo as mesmas coisas.
Sendo assim, sugiro que faça o mesmo quando ver algum comentário que não o desagrade, ignore-o.

Toco guitarra a 22 anos, possuo uma Gibson Les Paul, e um Marshall, quando entrei no fórum achava que poderia compartilhar alguma experiência por aqui, 2 meses depois acho que este é o último lugar onde eu poderia dar alguma contribuição como guitarrista, um dos piores lugares para se falar em instrumentos e guitarristas, exatamente pelas razões que vc colocou aí acima. Não generalizando por que tem bons guitarristas aqui e que muito raramente postam por aqui, ficam apenas assistindo a improvisação das críticas sem fundamento algum e sem o mínimo conhecimento de causa e respeito a opinião alheia na maioria das vezes.
Mas é como vc disse, para alguns o importante é contestar a opinião alheia pela simples razão de contestar qualquer um que tenha uma opinião diferente da sua, por que este é um espaço livre, ainda bem.

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

rankfussa
Veterano

Falando de criticar os outros sem fundamento. =*

ONDE eu estou FORÇANDO alguém a aceitar o que eu digo?

Na boa...se vocês se sentem intimidados com meu modo de falar isso não é culpa minha...Eu defendo as minhas idéias...Se vocês estão acostumados a sempre abaixar a cabeça o problema não é meu.

Não me venham falar que contesto só por contestar. Eu me fundamento diferentemente de alguns que não suportam ver alguém que sabe argumentar e querem ficar me taxando como cabeça dura.

Penta_Blues
Moderador
· votar

Boa noite!!!

Mega
Mas há uma diferença bastante perceptível entre dizer "Tua música é uma merda só porque não gosto do estilo" e a outra é dizer "Eu não gosto do estilo, mas reconheço que a música está bem executada."
Eu também concordo com vc neste aspecto, até porque eu também gosto (e faço questão) sempre que posso de fundamentar minhas opiniões com argumentos.
Mas vc tem que reconhecer que, apesar de não ser o ideal pra nós, o parâmetro "gosto ou não gosto de tal coisa" não deixa de ser um parâmetro para julgamento e para justificar (ainda que mal justificado em nossa opinião) determinado ponto de vista...
Valeu!!!

rankfussa
Veterano
# fev/07
· votar

eu ainda prefiro ser avaliado por quem sabe mais do que eu. para saber na pratica a solucao. Nao me venha com video aula e livro de teorias para julgar os outros.

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar

Tá respondendo isso pra quem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O crítico de guitarra