O crítico de guitarra

Autor Mensagem
Raizen
Veterano
# fev/07


Bem bem bem.
Olá pessoas...Tentarei pela primeira vez faze um tópico mais construtivo.

Estamos sempre sujeito a críticas, sejam elas construtivas ou destrutivas. Tocando guitarra não é diferente. Sempre que gravamos algo queremos mostrar para os outros e acima de tudo, queremos a opinião de todos.

Mas o que é preciso para ter moral para dizer que o som de alguém foi bom ou ruim, se sua técnica foi bem ou mal executada, e por aí vai.

Vou partir do principio que: Você não precisa ser tão bom quanto a pessoa para julgar o seu trabalho. Por exemplo, num concurso de salto ornamental, os juizes não devem saltar tão bem quanto os competidores...ou melhor, nos X games de skate, os juizes que dão as notas não devem andar tanto quanto os competidores.

Na maioria das vezes ocorrem duas coisas: Ou a pessoa já mostrou serviço e hoje está "aposentada" ou estudou muito, aprendeu e ganhou credibilidade por isso.

Fico com a segunda. Você não precisa superar o cara em técnica sweep e arpejo ou saber mais sobre teoria do contra ponto que ele. Basta ter bom algumas coisas: Conhecer muito sobre o que está falando, se o cara está arpejando, vc deve saber que aquilo é um arpejo e como ser executado etc etc...Ter bom senso, avaliar as condições do cara, seu esforço, timbres, etc etc...E claro tentar ser imparcial...Não deixar seus gostos influirem.

Bem..é isso.

Até mais.

belinox
Veterano
# fev/07
· votar


Você falou tudo... Mas o lance é que realmente tem q ser imparcial... Tem muita gente por ai que mete o pau no trabalho dos outros sem saber nada do que ta falando ou por pura inveja...

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen, eu penso assim tambem.

Não é necessario fazer melhor pra poder ter o direito de criticar.

A gente critica com base no nosso gosto pessoal, e em bases comparativas.

O lance ruim é critica pra detonar, muito negativa e tals. Eu tento evitar, mas admito que as vezes escapa uma coisa ou outra heheheheh

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar


Concordo com vocês caras, e principalmente no que toca a parte da critica negativa, as vezes nem é a intenção mas o cara acaba esculachando e não tem nada que o criticado possa absorver dos comentários...

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


belinox
Tem muita gente por ai que mete o pau no trabalho dos outros sem saber nada do que ta falando ou por pura inveja...


Você tocou no ponto principal do fórum de Guitarra

_Kevin_
Veterano
# fev/07
· votar


Quem é bom mesmo faz, mesmo passando fome
Quem ficou pelo caminho, vira professor de música

alguém imagina SRV virando professor de guitarra?

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Esse lance aí foi abordado em um post em outro tópico, e é bem verdade.
Tem outro fator que não podemos desprezar, o guitarrista do músico, lembrando que quem é o maior crítico de música é sempre o cara que compra o CD para curtir aquilo que mexe com sua emoção musical, e que ele não tá nem aí para quantas notas por segundo, técnica e velocidade, pedais e amplis válvulados, ou ele gosta ou ele não gosta. Quando o cara gosta sai falando você ouviu o som de tal banda? que tesão! o cara não tá nem aí para o que comentamos por aqui.
O consumidor de musica é que determina quem é melhor para as gravadoras, quem agrada mais, quem vende mais, São eles que fazem com que músicos tenham contratos milionários sem ter que discutir jabá e outras coisas. Resta a nós musicos e amantes até discutir a técnica do cara, se gostamos ou não dele, se achamos que o cara realmente é bom ou não, mas não podemos desprezar o ouvinte, e sempre que formos discutir o que pensamos do guitarrista e não do músico que o façamos com respeito a opinião alheia.

_Kevin_
Veterano
# fev/07
· votar


aí estamos separando a qualidade da música do virtuosismo do guitarrista

Cover_Malmsteen
Veterano
# fev/07
· votar


eu sempre to levando esse tipo de critica negativa :( mas eu treino bastante pra melhorar e calar a boca de quem esculachou

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


Devemos sempre ser cientistas...não podemos nos apaixonar pelo nosso objeto de estudo...Nossas impressões não importam pois não estamos no corpo daquele que analisamos...Devemos apenas mostrar o que acontece.

Sempre que eu falo mal sobre algo que escuto...pode ter certeza que direi PORQUE eu achei ruim...e terei ARGUMENTOS para me sustentar.

Atomic
Veterano
# fev/07 · Editado por: Atomic
· votar


n concordo.. musica eh muito questao de gosto, vc pode ate avaliar somente a execuçao mas isso n eh o mais importante

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar


Música é arte certo?

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Hocus Pocus
Com toda certeza.

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar


jimmt vandrake, e a quem mais interessar:

E como tal tem caráter altamente subjetivo!!! Não tem nem o que discutir!!!

O que nós podemos fazer é usar alguns parametros pra comparar os guitarristas entra si, não na sua qualidade artistica/musical, mas na qualidade técnica... E nesse caso - vou ter que tocar no assunto - temos que LIMAR o tal do "FEELING" da história... Como é que alguém vai medir sentimento? Uma nota em 10 segundos tem mais sentimento que 10 notas em um segundo? Quem disse? Por quê? Sabe caras são discuções que simplesmente não tem o menor fundamento...

Joker
Veterano
# fev/07
· votar


Belo topico. Disse tudo. Vou linka-lo la no forum de teclados cada vez que aparecer um mané com esses papinhos de "sou cabeça de bagre é? faz melhor!".

Abrax.

Mega
Veterano
# fev/07
· votar


Quanto a isso de ser imparcial, permita-me citar Protágoras:

"O homem é a medida de todas as coisas."

E adaptando um pouco de John Locke:

"Agimos diante de um fato de acordo com nossas experiências"

É por isso que ser imparcial é uma utopia, o máximo que podemos é julgar pelo ponto de vista técnico, mas como o próprio autor disse, para isso temos que conhecer e reconhecer a técnica. Ser imparcial enquanto julgamos algo em que manda o sentimento e a experiência é complicado, é por isso que o mais próximo que podemos chegar da imparcialidade em alguns casos é o eufemismo. Pra quem não sabe ou está em dúvida, eufemismo é o ato de suavizar um discurso pra não ofender a quem estamos nos dirigindo. Um exemplo disso... um conhecido meu me enviou link com a banda dele tocando, como não é um estilo que eu gosto, eu me limitei a julgar o aspecto técnico, mas fui sincero em dizer que não é um estilo que eu curto.

Bem, é isso. E sim, eu viajo muito.

Abraços

Hocus Pocus
Veterano
# fev/07
· votar


Mega
Concordo com você também.
Mas só pra manter a minha opinião, se você não fosse uma pessoa sensata ahaha e falasse "o estilo é uma merda ok" ele diria que não, e a discução nunca iria terminar!

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
É por aí mesmo, pra ser crítico tem que ser bom observador! E ter sempre coerência no que diz.

BaNdAiD
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
Devemos sempre ser cientistas...não podemos nos apaixonar pelo nosso objeto de estudo...Nossas impressões não importam pois não estamos no corpo daquele que analisamos...Devemos apenas mostrar o que acontece.

Q visão mais ultrapassada!! Seu positivista!(ehehhe)!

Não há como não se apaixonar pelo objeto de estudo, mesmo pq vc o estuda por afinidade!!! vc estuda a musica pq vc gosta dela!!!!

O importante é saber o quanto seu gosto pessoal esta presente na sua opinião!!! e o mais importante é saber distinguir isso em uma critica!!

Tamuriano
Veterano
# fev/07
· votar


Mega
Bem a total imparcialidade é mesmo algo muito difícil... Porém eu digo que temos que colocar os olhos críticos na situação e avaliar bem de modo imparcial (quanto a vários termos, estilo por exemplo).
Eu não curto trash, mas eu sei reconhecer (imparcialmente) um bom solo de trash...
É mais ou menos isso...
Bem temos nossas preferências mas se não soubermos a hora de certa para mostrar que não gostamos de algo, é melhor não avaliar nada, pois os critérios de avaliação estarão corrompidos...

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Bom, isso eh mais complexo do q parece...por isso prefiro nao ficar avaliando mto nao..ahuahuauua..no máximo avalio algum aspecto técnico, qualidade de gravação e procuro sempre dar minha opiniao quanto a música em geral(se gostei ou não) expondo meu gosto pessoal.

Total Imparcialidade é impossivel visto q qualquer pensamento na sua cabeça passa por um julgamento pessoal seu (mesmo q inconscientemente) baseado nos seus gostos, preferencias e experiencias anteriores..não há como evitar isso...

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


BaNdAiD
Ultrapassado nada...É o modo correto...você não estuda música pq se apaixona...você tem uma motivação...No seu estudo suas impressões devem ficar do lado de fora...

Eu nunca disse que ser imparcial é fácil hehe...

LuizJu88

Quem disse que existe subconsciente? Isso é idéia Freudiana não é real...Você realmente acredita que existe outro ser dentro de você que tem vontades prórpias? Eu não.

Música é arte e existem seus críticos, assim como cinema também é arte e também existem os seus críticos...

A questão da imparcialidade pode se distorcer de acordo com algo que prefiro chamar de "Escolas". Por exemplo fulano de tal é da escola Fellini (Federico Fellini do cinema)...Na música teremos os da escola Hendrix...Steve Vai...Steve Ray V. e por aí vai...Nesse caso existe um certo viés...porém um viés que leva em conta o gosto da pessoa. O verdadeiro crítico consegue reconhecer um bom trabalho através de seus prórpios gostos.

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
Isso me soa como uma visão mecanicista de sua parte...mas não vou la gastar mto tempo com isso...

PS: concordo com o BaNdAiD quanto ao pensamento ultrapassado...

Se alguem colocar uma música ótima de seu estilo preferido e outra também ótima(ou até melhor em aspectos técnicos de execução e gravação) de outro completamente contrario para vc julgar tenho certeza q vc vai puxar pro lado do seu gosto pessoal...inconscientemente... por mais q tente não fazer isso... e esse eh o principal motivo das discordias de listas de melhores de alguma coisa...
pode achar q seja ideia Freudiana mas nunca li nada sobre ele...ahuahuahuahu

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

Raizen
Concordo com vc no que se refere ao seu primeiro post.
Realmente o avaliador não precisa necessariamente ser melhor do que o avaliado, mas deve possuir sim conhecimento sobre o assunto e, acima de tudo, um apurado senso crítico. Combinando conhecimento profundo e uma boa capacidade de julgamento não há como não ser um bom crítico. Claro que se possuir também prática será um melhor avaliador pois tudo que souber aumentará sua bagagem, seu conhecimento, mas na minha opinião, se não tiver aliado a isso a sensibilidade pra analizar todos os aspectos daquilo que está julgando, de nada adianta ser "o melhor do mundo".
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

_Kevin_
Quem é bom mesmo faz, mesmo passando fome
Quem ficou pelo caminho, vira professor de música
alguém imagina SRV virando professor de guitarra?

Randy Rhoads tinha o sonho de ser professor...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

Hocus Pocus
E nesse caso - vou ter que tocar no assunto - temos que LIMAR o tal do "FEELING" da história... Como é que alguém vai medir sentimento? Uma nota em 10 segundos tem mais sentimento que 10 notas em um segundo? Quem disse? Por quê? Sabe caras são discuções que simplesmente não tem o menor fundamento...
Concordo com vc que não se pode medir sentimento, mas podemos fazer uma idéia do que vem a ser feeling observando a capacidade que o artista tem de transmitir, através da sua obra, seus sentimentos. Basta ver quantos são "tocados" pelo que o artista está mostrando.
Já ouviu a frase "não interessa o tamanho da varinha de condão, mas sim a mágica que faz"? Pois é, dez notas por segundo podem transmitir mais, menos ou o mesmo sentimento que 10 segundos por nota. E vou mais além... Nenhuma nota tb "fala" muito, pois o silêncio é fundamental.
Mesmo que ensina coisas maravilhosas numa palestra precisa parar pra respirar entre uma palavra e outra...
O que não pode acontecer é que a técnica seja um fim em si, pois ela está sempre a serviço da música, e não o contrário. Notas rápidas podem sim trazer sentimento, mas infelizmente, na maioria das vezes, trata-se se simples exibição...
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


LuizJu88
Membro


Então...por isso que existem categorias de avaliação...Por exemplo no cinema: Fotografia, trilha sonora, roteiro, etc.
Na guitarra deve ocorrer o mesmo para que assim tais distorções não ocorram tanto. Deve existir o cara que olha para a técnica, outro para a execução, etc.

Acho interessante também depois cada jurado fazer um apanhado geral. Nesse ponto irá ocorrer o viés do gosto...Porém, respeitando um reigme democrático...a maioria fara a sua lei.

Dogs2
Veterano
# fev/07 · Editado por: Dogs2
· votar


"Quem sabe faz, quem não sabe ensina, e quem nem isso consegue critica" - Frank Zappa

LuizJu88
Veterano
# fev/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


Raizen
Mas então vc concorda q a imparcialidade total nao existe...=)
Se for isso, chegamos a um consenso...vc pode avaliar aspectos técnicos(execução, gravação, etc) mas vc nunca vai avaliar uma arte...
Aspectos técnicos nao tornam nada mais grandioso de valor artistico do q outra obra ao meu ver...o q elimina pra mim a hipotese de q uma música eh melhor do q outra...pelo menos nao imparcialmente
Uma música pode ser mais técnica, mais bem gravada, de execução impecável...se vc tomar isso como parametro vc pode definir algo do tipo melhor música...mas daí ja eliminaria o carater de arte da coisa...viraria um tipo de esporte...hehe...veremos quem eh mais técnico, mais rápido ou mais impecável em termos de gravação/execução...

Ao meu gosto, por exemplo, as melhores musicas preu ouvir sao hard rock, J-rock e blues...mas isso nao torna isso melhor do q as outras com samba, jazz, pop, axé(pq nao?) ou pagode(pq nao?) entre outras...eu apenas prefiro escuta-las, nada mais...=D

PS: Acho criticos em geral(cinema, teatro, livros, música) inuteis...

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


"Quem sabe faz, quem não sabe ensina, e quem nem isso consegue critica" - Frank Zappa
Concordo em partes...apesar de nao ser professor hoje, esse é um dos meus objetivos a realizar...acho a profissao de professor fascinante...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O crítico de guitarra