O crítico de guitarra

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Mega
Tamuriano
Meus camaradas, acho que está havendo uma certa confusão no conceito de imparcialidade...
Na minha opinião, ser imparcial é julgar com isenção, ou seja, julgar sob os mesmo parâmetros, parâmetros estes adquiridos com a experiência, com o conhecimento, com o estudo, com o desenvolvimento da capacidade de julgamento, etc.
O que eu entendi que vcs chamam de parcialidade é o fato de se julgar algo baseado justamente em parâmetros. Vejam, é impossível não se julgar baseado em parâmetros, pois o julgamento está baseado em referencial. O fato de se julgar de acordo com parâmetros particulares não significa ser parcial, desde que o avaliador use sempre os mesmos parâmetros numa determinada situação.
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Basta ver quantos são "tocados" pelo que o artista está mostrando.

mas isso depende do público.
Já vi gente (e até algumas pessoas nesse fórum) que se sentem tocados quando ouvem Malmsteen, mas não sentem nada quando ouvem Eric Clapton. E de acordo com o senso comum, o Eric Clapton tem mais feeling que o Malmsteen.
E agora? o que fazer? Eles tão errados em falar que o Malmsteen tem mais feeling que o Eric? Por que, se eles sentem mais ouvindo Malmsteen do que Eric?
Já vi gente se emocionar com o cerebralismo excessivo do Schönberg e dormir no meio de uma obra de Bach, no Teatro Nacional de Brasília.

Por isso eu digo com total lucidez, com base em experiências pessoais e observações, que feeling é algo que depende mais do ouvinte do que do músico.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


LuizJu88
mas essa frase é de 70 e tantos
hoje em dia acho que nem é mais assim hahah

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

LuizJu88
Mas então vc concorda q a imparcialidade total nao existe...=)
Como eu disse num post anterior, só concordo com esta afirmação se um avaliador for injusto, ou seja usar pesos e medidas diferentes.
Mas se os parâmetros de um determinado avaliador são diferentes de um outro e daí aparecerem conceituações diferentes, não existe na minha opinião absolutamente nenhuma parcialidade. Cada um deles está sendo imparcial pois estão avaliando dentro de conceitos próprios.
Sendo mais claro:
Se o avaliador dá notas diferentes para avaliados diferentes pois os julgou com o mesmo critério ele não está sendo parcial só porque a opinião dele difere de outro avaliador.
Agora se este mesmo avaliador usou critérios diferentes pra julgar dois avaliados, aí ele realmente não é imparcial, pois beneficia um dos lados...
Valeu!!!

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Dogs2
Na verdade acho q o feeling vem de ambos os lados...as referencias q mudam...
Dificilmente teremos ideia exata do q o músico quis passar(feeling sob a perspectiva dele)...mas podemos ter uma sensação a mais ou nao ao ouvir a musica(feeling sob nossa perspectiva)
Subjetividade pura...e mais uma vez impossivel de se avaliar de forma imparcial...\o/

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


O somatório das parcelas que compoe a música acabam dizendo os eu nivel...Técnica, criatividade, feeling, harmonia, etc etc.

Pagode? Pega uma letra...pega a harmonia...Musicalmente falando pagode está abaixo de um estilo como o jazz. CLARAMENTE. Sem influencias de gostos...não digo isso pq não gosto de pagode...e sim pq é a realidade. Eric Johnson é melhor músico e faz musica melhor universalmente falando que o grupo Calcinha Preta...

Não têm gostos interferindo.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


LuizJu88
Dificilmente teremos ideia exata do q o músico quis passar

Tem músico que num quer passar é nada, mas tem gente que sente alguma coisa quando ouve

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
Musicalmente falando pagode está abaixo de um estilo como o jazz.

Como assim abaixo? isso não existe
a gente pode avaliar que ele é menos complexo, mas complexidade não necessariamente significa que algo´e bom ou ruim, até porque isso é extremamente subjetivo

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Dogs2
mas isso depende do público.
Concordo com vc!
Mas estreite um pouco mais os parâmetros e selecione um universo mais homogênio. Vc verá que dentro de um público mais específico, um determinado artista emociona mais do que outro.
Vou te dizer uma coisa: Ninguém está errado. Se uma determinada pessoa enxerga somente o verde e outra o azul no arco-íris, não quer dizer que uma delas está errada. São apenas pontos de vista diferentes...
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
musica melhor

Porra cara, música num é uma mercadoria, ou sei lá o quê, que é melhor ou pior entre si, é arte, totalmente subjetiva. O melhor para mim pode ser o mais simples, ou o mais complexo.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Mas estreite um pouco mais os parâmetros e selecione um universo mais homogênio. Vc verá que dentro de um público mais específico, um determinado artista emociona mais do que outro.

Você já fez isso? Me mostra, tô curioso

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Raizen
Penta_Blues
Me parece vcs tão tentando transformar arte em esporte ou algo parecido...
Técnica não faz uma obra de arte(música, pinturas) ser melhor q outra...vide pintores consagrados q tecnicamente falando qualquer um pintaria igual sendo igualados a genios na técnica da pintura...
Feeling É subjetivo...pra vc Eric Johnson passa mais feeling...pra outros axé passa mais feeling(q pode ser aquela energia e vontade de sair e dançar, não deixa de ser sentimento passado por música). A base do feeling pra mim eh a referencia e cada um tem a sua...inclusive o artista q fez a música...
Harmonia pra mim não eh parametro a ser medido...vc pode dizer muito com coisas simples e nada com coisas complexas(e nem to falando de arte aqui).

Continuo achando q você pode avaliar música como técnica ou vulgarmente falando "esporte" mas como arte ainda acho impossivel...
E continuo achando criticos de arte em geral inuteis...

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Dogs2
Tem desses tb...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Dogs2
Estabeleça os parâmetros, caso contrário não estreitaremos o universo considerado...
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Penta_Blues
Estabeleça os parâmetros, caso contrário não estreitaremos o universo considerado...
Valeu!!!


Osh, estabeleça você.
VocÊ que tem que provar pra mim, o ônus da prova está com a acusação.
Anda, quero ver

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Yeah...discussão no topico de guitarra em q ninguem chingou ou desrespeitou o outro...\o/
Caso raro!!

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


LuizJu88
ahiuahaia

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

LuizJu88
Feeling É subjetivo...pra vc Eric Johnson passa mais feeling...pra outros axé passa mais feeling(q pode ser aquela energia e vontade de sair e dançar, não deixa de ser sentimento passado por música). A base do feeling pra mim eh a referencia e cada um tem a sua...inclusive o artista q fez a música...
Harmonia pra mim não eh parametro a ser medido...vc pode dizer muito com coisas simples e nada com coisas complexas(e nem to falando de arte aqui).

Na minha opinião também não se discute isso.
O ponto central da minha argumentação é que o fato de que se eu julgo de forma diferente que vc não significa que estou sendo parcial ou que eu não seja capaz de julgar com imparcialidade...
Valeu!!!

Tamuriano
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Vc tá certo cara!
Vou mudar um pouco esse conceito! Valew!

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


O somatório das parcelas que compoe a música acabam dizendo os eu nivel
Agora q vi, mas isso confirma minha suspeita qto ao pensamento mecanicista....
"vamos desmontar tudo analisar as partes pra entender o todo..." -> simplesmente nao funciona...

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


LuizJu88
véi, eu me lembro que eu li em baixo do nick de alguém, acho que é do pokémon, escrito "Maior feeling", eu comecei a rir aqui hauiaua

LuizJu88
Veterano
# fev/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


Penta_Blues
Mas aí você estaria julgando a partir do seu gosto, do seu sentimento...sendo imparcial...o parametro eh o mesmo(feeling) mas a maneira como vc enxerga ele eh diferente da maneira como outros enxergariam...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Dogs2
Osh, estabeleça você.
VocÊ que tem que provar pra mim, o ônus da prova está com a acusação.
Anda, quero ver

Não tenho que provar algo, até porque não quero lhe convencer de nada. Só estou deixando meu ponto de vista...rs
Não vou lhe dar um exemplo baseado em parâmetros que eu escolhi, simplesmente porque vc facilmente discordará daquilo que eu lhe apresentar mudando um determinado parâmetro selecionado por mim por um outro que lhe seja mais conveniente pra contra-argumentar meu ponto de vista e justificar sua discordância...
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Penta_Blues
Não tenho que provar algo, até porque não quero lhe convencer de nada.

Eu pensei que isso era um debate, não um mural de recados

Não vou lhe dar um exemplo baseado em parâmetros que eu escolhi, simplesmente porque vc facilmente discordará daquilo que eu lhe apresentar

Opa, obrigado por concordar que feeling é subjetivo ao ouvinte

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

LuizJu88
Mas aí você estaria julgando a partir do seu gosto, do seu sentimento..
Cara, todos julgam a partir de um ponto que, sem dúvida é pessoal...
Se eu julgo 10 guitarristas dentro dos mesmos parâmetros pessoais, estou sendo imparcial. Se a minha lista for diferente da sua, não significa que fui parcial com A ou B, mas sim que meus parâmetros são diferentes dos seus...
Graças a DEUS isso acontece porque se todos tivessem a mesma opinião que eu, o mundo seria muito chato...rsrsrsrs
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
não significa que fui parcial com A ou B, mas sim que meus parâmetros são diferentes dos seus...

cara, mas isso é justamente ser subjetivo.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Subjetivo vem de subjecto, que significa sujeito. Depende de cara sujeito, justamente por ter diferentes parâmetros, que eu nem sei se podem ser chamados de parâmetros, prefiro chamar de gosto pessoal mesmo, parâmetro é mais pra técnica. Então vc está sendo imparcial porque não tem como ser parcial, é impossível, na verdade a arte não é parcial, a técnica talvez, mas sentimentos (feeling) nunca foram parciais.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Dogs2
Eu pensei que isso era um debate, não um mural de recados
Isso é sim um debate, mas longe de tentar convencer que já tem uma opinião formada, meu objetivo é apresentar um outro ponto de vista para servir de contra-ponto a argumentos discordantes dos meus.
Cabe a cada um que ler os post's aqui deixados refletir e chegar à sua própria conclusão. Estou longe de ser o "dono da verdade" e portanto de convencer alguém de que estou certo. Deixo isso para os que lêem, pois estes sim SE convencerão ou não quando usarem o bom-senso e concluírem de acordo com a sua interpretação pessoal o que está certo ou errado aqui...
Valeu!!!

LuizJu88
Veterano
# fev/07
· votar


Acho q a definição de imparcial eh q nao esta clara entao....Segundo o dicionario:

"Imparcial:
adj. 2 gén.,
que não é parcial;
que apenas procura a verdade;
justo;
recto;
equitativo;
neutral."

Ao julgar a partir de teus sentimentos vc deixa de ser justo, equitativo, neutral ou procurar a verdade(no caso verdade absoluta)...vc coloca a "sua verdade" por assim dizer...imparcial...pra falar a verdade ninguem eh imparcial...=D
Um dos conselhos dados a todos os lutadores em geral é: Não deixem a luta na mao dos juízes pq vc nunca sabe, o q eles viram pode ser diferente do restante do mundo!! Inclusive o presidente do UFC diz isso a todo os iniciantes...pq ele mesmo sabe q o sistema de julgamento tem falhas por conta disso...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Dogs2
cara, mas isso é justamente ser subjetivo.
Cara, não compare julgadores. Compare o método de julgamento, pois isso é o que define se houve ou não imparcialidade...
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O crítico de guitarra