Review Crítico - Memphis MG 32

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sgt. Eddie


Memphis by Tagima MG-32

Essa guitarra já foi avaliada milhares de vezes por outros usuários, mas agora, depois de 3 anos tocando nela, depois de testar inúmeras guitarras para substituí-la, acho que posso escrever um review com segurança, demonstrando uma opinião embasada e aperfeiçoada.

Madeira:
Sinceramente, não acho que seja compensado. Olhando pelo acabamento da guitarra (a minha é Sunburst), vejo que ela é dividida em 5 peças. Há até uns veios da madeira a mostra, isso me faz acreditar que seja de madeira sólida.

Acredito que seja basswood, pelo acabemento ser claro, os veios da madeira serem compactos, a guitarra ser leve e apresentar um bom sustain comparado ao agathis. Pelo preço da guitarra, deve ser um basswood de 3ª linha.

Há guitarras pouco mais caras como Shelter SST57/62 e Squier Affinity Series que são feitas em Alder, provavelmente de 3ª também. Então, nessas guitarras de baixo custo, chego a conclusão que tanto faz a madeira, a sonoridade vai ser parecida. É insensato dizer que alder é superior a basswood ou vice-versa, pois sendo as madeiras de excelente qualidade, produzirão timbres únicos.

Então, por não ser de compensado (ao meu ver) e pelo fator preço, dou nota 7 a madeira.

Nota: 7


Braço:
O braço não é envernizado, e a escala, segundo o site, é de rosewood. Sobre madeiras do braço, não sei muito, então vou me restringir apenas a comentários superficiais.

O braço é desconfortável em comparação a uma Fender Japonesa/Americana cujo braço e escala seja envernizados (desde que ambos sejam de maple). A escala da guitarra não permite que as cordas deslizem, mas felizmente não fazem enganchar.

Os trastes superficialmente estão ok. Com 3 anos de uso, morando próximo a praia, oxidaram pouco e estão funcionais.

O braço em si, como reforçado antes, não é envernizado, então a mão não desliza como deveria. Para mim é um grande incômodo.

Mas, para um iniciante, sem parâmetros de comparação, desde que o braço não esteja torto, isso está ok para ele. E esse é o público alvo da guitarra, os iniciantes.

De qualquer forma, as Fender Mexicanas, pelo menos as que eu toquei, não são envernizadas também, e minha Squier Standard não era. Esse braço é superior ao dessas guitarras mais caras, então, é um ponto alto dessa guitarra.

Nota: 8


Acabamento:
Um dos mais feios que já vi. Uma camada bem grossa de poliuretano, o contraste com o basswood deixou um sunburst bem claro (e feio na minha opinião). Para mim, o acabemento dessa guitarra é totalmente sintético. Me faz lembrar plástico, e não madeira, que é o material de uma guitarra.

Não dou 0 porque essa guitarra não tem fins estéticos, e sim funcionais. O timbre da guitarra já é pobre, e o acabamento interfere minimamente nisso. E pela camada de poliuretano ser grossa, os arranhões são discretos.

Por isso, dou 5.

Nota: 5


Elétrica:
Esse item deveria ser desconsiderado. Se os captadores custarem mais que 10 dólares, é muito. O jack deve ser trocado no instante da compra, caso contrário apresentará mau-contato. Os potenciômetros e chave seletora cumprem seu papel, mas ficam "moles" com o passar do tempo e não oferecem segurança.

Como a função dos captadores nessa guitarra é apenas de amplificador o sinal sonoro, e não ter um timbre bonito, vou dar nota 2. Essa nota é um ponto porque existem captadores (se não tivesse a vida dos donos dela seriam difíceis) e outro ponto por existerem 3 knobs e chave seletoras (infelizmente já vi uma Strato de iniciante da Peavey que tinha apenas um captador e um potênciometro, sem chave seletora).

Nota: 2


Notas finais:
O timbre limpo é utilizável. Os outros, apenas para iniciar o estudante de guitarra no mundo dos efeitos. A guitarra tem 3 usos distintos: de instrumento, objeto de experimentos e objeto decorativo. Eu uso-a agora para decorar meu quarto, pendurada na parede, sem o logo da Memphis, que eu tirei, e também para tocar quando estou com preguiça de tirar minha guitarra principal da base.

Objeto de experimentos para destruição em palcos ou então destruição por luthieres domésticos. Aí vai da necessidade de cada um.

Se essa guitarra custar exatos 250 reais, eu diria que vale a pena comprá-la. Se estiver mais caro que isso, compre uma melhor.

Essa guitarra é confortável para aprender a tocar, e quando o estudante tiver noções sobre timbre e quiser algo melhor, a troca é essencial.

Nota final: 5,5

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie
Bacana o review cara.

O braço em si, como reforçado antes, não é envernizado, então a mão não desliza como deveria. Para mim é um grande incômodo.

Mas é justamente o verniz que faz com que a mão não deslize cara. Eu tive uma SX SST62 por uns 8~9 anos que tinha o braço envernizado, quando eu suava um pouquinho já ficava chato para fazer slides etc. Hoje estou com uma Schecter que o braço é em maple sem verniz, esse sim desliza que é uma beleza, é justamente o verniz que "segura" sua mão principalmente depois de suada. Estou falando no caso da parte de traz do braço e não da escala.

Insomniac_
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie
Cara, seu review foi legal, mas ele não bate com as novas memphis.
O braço da minha é envernizado e o acabamento não parece de plástico (embora não seja sunburst), hehehe.
Assim que eu parar de preguiça, vou gravar coisas com a minha memphis pra galera poder ouvir

Sgt. Eddie
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sgt. Eddie
· votar


Insomniac_
Talvez elas tenham mudado mesmo. A minha é de 2007~2008.


GuitarHome
Bem, se você diz... Para mim o verniz ajuda a deslizar. Eu também estava falando da parte de trás do braço.

Sir.Paulo
Veterano
# fev/10
· votar


Pra não ter briga nem discussão é compensado de basswood!!!!

Jg Destroyer
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie
Até que enfim alguém falando com um certo embasamento!
Porque esses dias vi de um iniciante que mal sabe tocar (vi um vídeo dele) e dando nota 0 pra guitarra!
Agora eu não sei, mas a 3 anos atrás eu recomendava ela pra quem tava começando, por ter um braço extremamente confortável, o que não prejudicaria o aprendizado.

Parabéns =)

GustGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


O review em si está bom, mas eu não entendi as partes que voce crucifica o timbre da guitarra, sendo que voce mesmo estava achando o timbre da memphis melhor que o da squier std.
Abraço

guitartube
Veterano
# fev/10 · Editado por: guitartube
· votar


Ia ser muito engraçado se as guitarras pudessem escrever review e escrevessem sobre seus donos.

...."Meu último dono passou 1 ano comigo e não aprendeu nada"......

...."Ele falava mal de mim, mas eu era muita areia pro caminhão dele"......

..."Me trocou por uma mais cara, mas não adiantou nada, se fu****"" ....

..."O acabamento da mão do cara era uma merda ".......

ahuahuahuauhauhuhaua........

Ia dar um tópico muito engraçado. Fica a idéia ae.....

flw!!!!!!!

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


guitartube


kkkkkkkkkk !!!!

daniel_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


não entendi as partes que voce crucifica o timbre da guitarra, sendo que voce mesmo estava achando o timbre da memphis melhor que o da squier std. (2)

Sgt. Eddie
Veterano
# fev/10
· votar


GustGuitar
daniel_guitar
Aquela Squier Standard ainda é uma incógnita para mim. Eu realmente espero que tenha sido uma exceção, porque aquela guitarra era muito fraca (no timbre). Acabamento e a elétria dela era acima da média.

Realmente, o timbre da MG-32 na época soava melhor que o da Squier Standard. Talvez se eu ouvir de novo as duas guitarras eu prefira a Squier. Mas agora, com a Fender, eu tenho certa noção do que um timbre de Strato é e o que não é, e o da Memphis está longe de ser, tal como a velha Squier. Então, se eu fizesse um review da Squier, eu reportaria isso e diria que o timbre da Memphis é relativamente melhor.

Não farei o review da Squier Standard porque eu só toquei em uma, que era a minha, e várias pessoas afirmaram que a Squier é uma boa guitarra. Logo, prefiro acreditar que a peça que eu peguei era uma exceção do que generalizar a qualidade do timbre das Squiers como sendo algo horrível e sem vida.

Abraços!

guitartube
Hehehe!

luc_sky
Veterano
# fev/10
· votar


guitartube
Ideia perfeita! hahahaha
Isso merece um tópico.

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie

Sinceramente, não acho que seja compensado. Olhando pelo acabamento da guitarra (a minha é Sunburst), vejo que ela é dividida em 5 peças. Há até uns veios da madeira a mostra, isso me faz acreditar que seja de madeira sólida.

Infelizmente não é madeira sólida.

Sgt. Eddie
Veterano
# fev/10
· votar


Kyuss_Age
Por que não? Quando fizer uma afirmação, argumente-a...

viniciusra
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie

Cara, vc tem a mesma impressão que eu sobre essa guitarra.

Mais na nota final eu daria 7, não pela sua qualidade, mas pelo o que essa guitarra pode ajudar no aprendizado de um iniciante.

E sim, essa guitarra meio que server também para experimentos ;D

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Sgt. Eddie

Por que não? Quando fizer uma afirmação, argumente-a...

Não preciso argumentar nada, já vi duas abertas e afirmo.

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Não preciso argumentar nada, já vi duas abertas e afirmo.

As velhas realmente eram de MDF, mas se não me engano, as novas vem em madeira sólida. Qual você viu?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


guitartube
GENIAL cara!!!
GuitarHome
Mas é justamente o verniz que faz com que a mão não deslize cara
Isso é pessoal cara, o guitarrista que toca na minha banda (Raphael), gosta de guitarras com braço envernizado com PU ou nitro, e toca bem...
Kyuss_Age
As guitarras dessas que regulei ou fiz "up-grade" não eram de MDF ou compensado, mas de basswood...
Abç

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As guitarras dessas que regulei ou fiz "up-grade" não eram de MDF ou compensado, mas de basswood...

Pra vc ver o controle de qualidade dessas guitarras. Pode ter acontecido de eu ter visto uma leva mais antiga ou mais nova, não sei dizer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Kyuss_Age
Pode ser...
Mas isso não é bem questão de controle de qualidade, e sim de fornecimento de matéria-prima. O problema é que isso não é informado ao consumidor, e, se fosse informado ao lojista, desconfio que eles omitiriam a informação do consumidor para manter a margem de lucro.
Abç

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas isso não é bem questão de controle de qualidade, e sim de fornecimento de matéria-prima. O problema é que isso não é informado ao consumidor, e, se fosse informado ao lojista, desconfio que eles omitiriam a informação do consumidor para manter a margem de lucro.

Com certeza.

Giggs
Veterano
# set/10
· votar


Bom um já tive uma Memphis dessa há uns 6 anos atrás... achava ela bem ruizinha, ... parei de tocar dps de um tempo, vendi a guita e tal

Otro dia me deu vontade de voltar a tocar e fui a algumas lojas pra experimentar algumas guitarras... resumindo, acabou chegando uma dessas memphis em minhas mãos e resolvi testar... fiquei surpreso pois achei ela bem melhor do que a que eu tinha ! notei que o headstock era diferente da minha antiga ( era aquele clássico com a ponta redonda) , o que me leva a crer que essa guitarra foi modificada ( não só o design )

alguem sabe se realmente essa linha da memphis sofreu " melhoras " durante esse tempo de 2004 pra ca ? ou entao to ficando doido

por 260 reais, eu compraria uma sim, pra estudos !

diogo-guitarra
Veterano
# set/10
· votar


e ai gaela ra tem alguem no topico ainda
pow preciso de ajuda

Giggs
Veterano
# set/10
· votar


diogo-guitarra

Cara, não precisa perguntar se tem alguem no topico... é só deixar a sua dúvida ai que o pessoal responde quando souber, ou qualquer coisa que queira saber de um membro específico mande uma MP.

Caso seja sobre um assunto diferente, crie um tópico !

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


diogo-guitarra


e ai gaela ra tem alguem no topico ainda
pow preciso de ajuda



Cara tú precisa de ajuda e não fala o que vc quer? Peraí,vou ligar para mãe Diná !!! Trín...trín.........trín.......



(buddy guy) Alô,mãe Diná?


(Mãe Diná) Sim,o que posso adivinhar?


(buddy guy) É aqui do Cifra,tem um garoto......


(Mãe Diná) Não,não precisa dizer.........eu adivinho e já te conto !!!

(buddy guy) Tá....tudo bem,adivinha aí então !!!


(Mãe Diná) Já te digo.....é o diogo-guitarra,ele precisa de aju......


(buddy guy)....Tum...tum...tum.....caceta,acabou a porcaria do cartão......justo quando ela ia adivinhar o que o diogo-guitarra queria......acabou os créditos.




É diogo-guitarra,desse jeito tá difícil...justo na hora que a (Mãe Diná) ia adivinhar o que vc queria,acabou os créditos.....Então seguimos sem saber o que vc precisa.....

GuilhBuchanan
Membro Novato
# jun/15
· votar


Depois de 5 anos desse tópico, e tantos reviews positivos dessa guitarra. Vale a pena comprar? ela tá custando por volta de 550 Dilmas...

rafael_garcia
Membro Novato
# jun/15
· votar


GuilhBuchanan

Sério? Esse preço aí ta alto demais hein.... Eu comprei uma dessas no começo do ano, paguei 299... Comprei essa aqui, mas agora ta 359,10: http://www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-musicais/Guitarra-ST/Ta gima-Memphis/492517-guitarra-memphis-by-tagima-mg32-azul-vintage

Por esse preço que vc falou, com um pouquinho a mais vc compra uma Tagima Vulcan... R$629,10... mas acho que é made in china também... Segue o link: http://www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-musicais/Guitarra-ST/Ta gima/519194-guitarra-tagima-vulcan-ct-curley-special-sunburst

rafael_garcia
Membro Novato
# jun/15
· votar


só pra deixar claro, que só coloquei esses links a critério de comparação dos preços... Não sei se é contra as regras do fórum ou não...

GuilhBuchanan
Membro Novato
# jun/15
· votar


Aqui na minha cidade, uma custa uns 550 reais. Antes custava uns 350, mas acho que isso é só por causa da marca(mesmo sendo segunda linha da Tagima, pra eles deve ser uma Tagima). Tem lojas virtuais que procurei, e na hora de calcular o frete ficou a uns 500 reais. Daí não vi diferença. Por isso falei que ela tá custando esse preço.

GuilhBuchanan
Membro Novato
# jun/15
· votar


Eu acabei de entrar no Walmart e a MG 52 tava de 569,99. Mercado brasileiro de instrumentos acabando com a vida do adolescente aqu. ;-;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Crítico - Memphis MG 32