Galera, realmente o uso do metrônomo ajuda e muito o desenvolvimento de um guitarrista!

Autor Mensagem
Crazy Guitar
Veterano
# jan/07


Antes de começar, eu gostaria de dizer que eu também sou adepto da campanha do 600 ml para um movimento PDF (Português Descente no Fórum).

Bom, o título já diz tudo não? Vamos aos fatos:

Eu toco violão a quase oito anos, e guitarra, vão completar dois anos já. Eu nunca tinha usado um metrônomo, por dois motivos:

1°: Eu não conhecia;

2°: Entre todos os meus professores, nenhum nunca havia me falado sobre esse tal metrônomo.

Então, passei anos tocando sem metrônomo, até que comecei a frequentar o FCC. Aqui, aprendi muito, vendo a galera mais experiente dando dicas para os outros usuários do fórum. Mesmo assim, pegando as dicas e os exercícios, eu sempre senti que faltava alguma coisa no meu jeito de tocar guitarra, eu nao tocava mal, mas não tocava bem, e, de uns tempos para cá, eu senti que nao estava mais evoluindo. Desde que eu passei a frequentar o FCC, eu sempre vi as pessoas dizendo para treinar guitarra usando o metrônomo, e, como eu não conhecia o metrônomo, nunca me importei. Mais para o final do ano passado, eu acabei vendo que, como eu disse anteriormente, eu não estava mais evoluindo, e, fui atrás do tal metrônomo. No começo, eu nao sabia usá-lo, e acabei deixando-o de lado, mas, como continuei nao evoluindo, resolvi tentar usar o metrônomo de novo. Com o tempo, fui descobrindo como usá-lo, e, a partir daí, fui sempre tentando usar o metrônomo, mas, a preguiça nunca me deixou estudar mais do que 5 minutos, e eu já desligava o metrônomo e ia tocar músicas no computador (entenda isso como ficar com a guitarra no colo e ficar olhando o FCC... hauahuahuahauh), e, hoje, eu resolvi estudar um pouco com o metrônomo, e me forcei a estudar um pouco, não só 5 minutos e largar tudo. Resultado: estudei 15 minutos!! \o/ hauhauahuaha
Mas, esses 15 minutos são o motivo deste tópico. Depois de estudar com o metrônomo durante esses 15 minutos, eu comecei a tocar coisas que antes eu não conseguia tocar, e consegui uma boa velocidade também... Estou tocando bem mais rápido do que antes. Melhorei minha palhetada , a qual estava muito estranha (não sei explicar, mas, de uma hora para a outra, eu não conseguia palhetar direito, agora está legal!). Então, se eu melhorei muito estudando 15 minutos com o metrônomo, imaginem o que aconteceria se eu estuda-se pelo menos 1 hora por dia? Eu sei que muitos dizem que é preciso de no mínimo 6 horas de treino por dia, mas, nem todos temos tanto tempo assim por dia, pois muitos trabalham, ou estudam como eu, que, estudo de manhã em uma escola, e, de tarde, em outra (pois faço curso de Técnico em Informática! \o/), e, mesmo assim,eu tive uma boa evolução em 15 minutos, ou seja, isso só vem reforçar a hipótese de que é necessário esturar com o metrônomo, pois só assim é que vamos evoluir!

Desculpem o texto enorme, isso é mais um desabafo... Bom, comentem! \o/

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


Treine sua vida toda sem,q no final dela vc descobrira si é necessario.

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Silas Hammett
Treine sua vida toda sem,q no final dela vc descobrira si é necessario.
sempre treinei sem metrônomo, e agora que estou treinando com ele, estou vendo quanto tempo eu perdi...

Raizen
Veterano
# jan/07
· votar


Tipo...Metronomo é importante sim...

Mas essa história que vc em 15 minutos melhorou velocidade e palhetada...aí já é apelar...rsrsrs

Seja um guitar pro em 15 minutos!!!!

Eu tenho um metronomo da korg..um azul e tal...não sei se o jeito que eu uso é correto...
Eu deixo o Tempo no 1...ou seja...cada vez que o ponteiro vai para um lado dá um beep...e o beat é a velocidade com que o ponteiro vai da direita pra esquerda...

Aí...por exemplo...Se estou em tercina...eu toco a primeira nota junto com o beep do ponteiro na esquerda..e quando o ponteiro chega na direita...ja tenho que ter toca outras duas notas...e assim por diante...nem manjo as outras funcções...

Fahrenheit
Veterano
# jan/07
· votar


Alguém sabe como usar o metrônomo no Guitar Pro 5?
É que eu não conhecia esse programa...hauhuahu...queria saber se tem como colocar só o metrônomo lá pra rolar e ficar treinando!!!
Vlw!!

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Tostines é fresquinho pq vende mais

Twinsen
Veterano
# jan/07
· votar


Se em 15 minutos tu já evoluiu tanto, em uma hora tu virava o Satriani.

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Vc tá certo cara, simplesmente vc era um cara q

busterchair
Veterano
# jan/07
· votar


Tostines é fresquinho pq vende mais

ou vende mais pq é fresquinho


onde tem um metronomo de pc pra pegar bom?

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


legal esse tópico, cara
concordo contigo... o metronomo ajuda muito a melhorar a pegada, noção de tempo... acho que é uma ferramenta que só pode contribuir na hora de estudar, nunca vai atrapalhar (na minha opiniao, pelo menos)

http://www.metronomeonline.com/
muito boa essa página! acho que mais prático do que o do guitar pro!
abs!

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


sugesto
http://www.metronomeonline.com/
muito boa essa página! acho que mais prático do que o do guitar pro!
abs!


agree

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Guitar


cara , use menos virgulas , o seu texto até chega a ser chato de ler.

as virgulas são usadas para separar uma frase da outra , e não uma palavra da outra.


mas sobre o q vc disse da melhora usando metronomo , é verdade , eu tbm nunca consigo ficar mais de 5 minutos tocando com metronomo sem ficar me forçando a continuar , só pensando nos resultados mesmo para aguentar...

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


Raizen
Mas essa história que vc em 15 minutos melhorou velocidade e palhetada...aí já é apelar...rsrsrs
É verdade cara! \o/

Seja um guitar pro em 15 minutos!!!!
o.0

r2s2
Tostines é fresquinho pq vende mais
o.0 sem cometários essa frase...

Vc tá certo cara, simplesmente vc era um cara q
Um cara que o quê? Velho, simplesmente dei minha opinião sobre o assunto! Isso aconteceu comigo, pode não acontecer com os outros...

Twinsen
Se em 15 minutos tu já evoluiu tanto, em uma hora tu virava o Satriani.
É verdade né? Agora, me diga: onde eu falei que "evolui tanto"? Eu disse que "melhorei muito", com relação ao que eu tocava, e não que virei o Malmsteen, de tão rápido que fiquei...

busterchair
onde tem um metronomo de pc pra pegar bom?
www.metronomeonline.com

sugesto
legal esse tópico, cara
concordo contigo... o metronomo ajuda muito a melhorar a pegada, noção de tempo... acho que é uma ferramenta que só pode contribuir na hora de estudar, nunca vai atrapalhar (na minha opiniao, pelo menos)

Obrigado cara! É sempre bom ver que alguém lê o que a gente escreve, e têm alguma coisa legal para falar, e não lê as coisas só para fazer piadinhas...

http://www.metronomeonline.com/
muito boa essa página! acho que mais prático do que o do guitar pro!
abs!

Eu também estou usando esse metrônomo! O bom dele é que não precisa baixar e nem instalar! \o/

flw ae!

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis
cara , use menos virgulas , o seu texto até chega a ser chato de ler.
as virgulas são usadas para separar uma frase da outra , e não uma palavra da outra.

Não é só para isso que elas servem não velho! Mas beleza, sugestão anotada! \o/

mas sobre o q vc disse da melhora usando metronomo , é verdade , eu tbm nunca consigo ficar mais de 5 minutos tocando com metronomo sem ficar me forçando a continuar , só pensando nos resultados mesmo para aguentar...
É mesmo! É chato usar o metrônomo, mas é a maneira mais rápida de se evoluir!

vlw ai!

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Guitar
Um cara que o quê? Velho, simplesmente dei minha opinião sobre o assunto! Isso aconteceu comigo, pode não acontecer com os outros...

relaxa, eu num ia zuar não, eu ia até elogiar, mas é que tive que clicar pra editar depois e acabei esquecendo

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


r2s2
relaxa, eu num ia zuar não, eu ia até elogiar, mas é que tive que clicar pra editar depois e acabei esquecendo
A ta! hauahuahuah \o/ Então tá beleza! huahauhauah Foi mal aí velho, é que eu sou meio stressadinho sabe? hauahuah

vlw ai!

PS: se quiser elogiar, pode! huahauhauah

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Guitar

eu sei q não , mas vc usa demais!!!


cara , eu parei de tocar por uns 6 meses e agora to retomando ,vou ter q praticar MUITO com metronomo pra voltar a ser o q eu era , não q eu fosse muita coisa!!!

Facchini
Veterano
# jan/07
· votar


Também acho, do início do ano pra cá peguei uns riffs pra treinar com metrônomo, como os do começo de Far Beyond the Sun, e minha palhetada melhorou razoavelmente! :]

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Aqui, aprendi muito vendo a galera mais experiente dando dicas para os outros usuários do fórum. Mesmo assim, pegando as dicas e os exercícios eu sempre senti que faltava alguma coisa no meu jeito de tocar guitarra, eu nao tocava mal, mas não tocava bem, e de uns tempos para cá eu senti que nao estava mais evoluindo.

ó , assim fica melhor , tirei umas 4 virgulas...

É q vc usa pra dar uma pausa na fala , mas acaba ficando chato de ler.

Use virgula entre uma oração e outra q fica bem melhor.

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis
eu sei q não , mas vc usa demais!!!
hauahuahuah blz...

cara , eu parei de tocar por uns 6 meses e agora to retomando ,vou ter q praticar MUITO com metronomo pra voltar a ser o q eu era , não q eu fosse muita coisa!!!
Putz... Que foda isso... A quanto tempo você já tocava?

flw!

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Facchini
Pois é! Que bom que você está melhorando cara! Por isso que é bom treinar com o metrônomo, pois você vai tocando no tempo certo, e ainda vai treinando e aumentando sua velocidade!

flw!

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Isso deveria ser algo óbvio, mas não é. Ritmo é tão importante quanto harmonia e melodia, e o que tem de guitarrista "anti-ritmo" e "doente do pé" por aí não é brincadeira!

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


fã de mp3
"doente do pé"
hauahuahauhauahuahauha

Cara, sério mesmo, pode explica o que seria um cara "doente do pé"?

hauahuahuah

flw!

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/07
· votar


Coisa que não pode flatar é um metrônomo, um afinador (ou diapasão) e uma flanelinha pras cordas.
Quando tocava sem afinador, não percebia a diferença grotesca de afinação entre as cordas. Agora consigo identificar a mais leve desafinação.
Quando não passava pano nas cordas, elas arrebentavam rapidamente, além de enferrujarem em dois ou três dias. Agora que passo pano, o encordoamento levou quase dois meses pra enferrujar, e não arrebentou nenhuma vez \o/
E quando tocava sem metrônomo, orra, não dá pra se comparar antes e agora.

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


zaqueu_grunge
Coisa que não pode flatar é um metrônomo, um afinador (ou diapasão) e uma flanelinha pras cordas.
Quando tocava sem afinador, não percebia a diferença grotesca de afinação entre as cordas. Agora consigo identificar a mais leve desafinação.
Quando não passava pano nas cordas, elas arrebentavam rapidamente, além de enferrujarem em dois ou três dias. Agora que passo pano, o encordoamento levou quase dois meses pra enferrujar, e não arrebentou nenhuma vez \o/
E quando tocava sem metrônomo, orra, não dá pra se comparar antes e agora.


Concordo plenamente!

vlw ai velho!

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Guitar
Cara, sério mesmo, pode explica o que seria um cara "doente do pé"?

É aquele que não tem o ritmo "correndo em suas veias". Ou, ao pé-da-letra, aquele guitarrista que marca o tempo no pé fora do ritmo. xD

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


fã de mp3
É aquele que não tem o ritmo "correndo em suas veias". Ou, ao pé-da-letra, aquele guitarrista que marca o tempo no pé fora do ritmo. xD
hauhauahuahauhauh "marca o tempo fora do ritmo" hauhauahuahauh putz, essa foi a melhor que eu li hoje! hauhauahuahuah

flw ae velho!

vto
Veterano
# jan/07
· votar


o metronomo só me atrapalha
esses "bips" me deixam com dor de cabeça
e eles sempre saem do meu ritmo

Crazy Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


vto
o metronomo só me atrapalha
esses "bips" me deixam com dor de cabeça

Nossa...

e eles sempre saem do meu ritmo
hauhauahuahauh \o/ Então, entre no ritmo deles... :P

flw!

vto
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Guitar
hueuheuheuhe
eu do um pau nos meus metronomos, eles nunca conseguem me acompanhar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera, realmente o uso do metrônomo ajuda e muito o desenvolvimento de um guitarrista!