shelter sg mogno

Autor Mensagem
Rodrigues
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rodrigues


A duvida é a seguinte:
Eu tava dando uma olhada nesta guitarra em uma loja aqui em bh, o preço dela: 765 reais( a vista) com case, ai eu fiquei curioso e perguntei pro vendedor qual era a madeira da guita e ele me respondeu que era de mogno, como eu nunca tinha pego uma guitarra de mogno na vida eu pedi pra sentir o peso da criança, achando que ela seria bem pesada,
como já vi muita gente falando, só que a guitarra não pesava nem 5 quilos e o vendedor afirmou que a guitarra era de mogno apesar de não ser tão pesada assim.
Então minha duvida é esta, quanto pesa aproximadamente a shelter de mogno? o que o vendedor disse é verdade?esta guita é de mogno mesmo ou é conversa?ela não esta muito barata pra ser uma guita de mogno?
Agradeço desde já.....

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Rodrigues
sg d mógno n eh mto pesada n, pq a sg n tem mta madeira
mas acho dificil uma guita d 765 reais c a mógno... muito estranho

Fireman
Veterano
# jan/07
· votar


Ouví dizer, aki no fórum msm, q essa sg eh basswood

daniel_guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Fireman
td li por aqui isso a de mogno é a les paul

Henrique S.
Veterano
# jan/07
· votar


Existe uma diferença, nao e exatamente mogno, o mesmo usado nas Gibsons
e uma madeira asiatica que possui caracteristicas externas semelhante ao mogno, nao exatamente semelhanças acusticas, seu nome real e Eastern Mahogany, mas por razoes comercias se chama apenas Mahogany e os vendedores dizem q e mogno, mogno.

Ja o mogno Real o utilizado pela Gibson tem sua origem em Honduras principalmente, e algumas madeiras africanas se nao me engano..

PunkBarney
Veterano
# jan/07
· votar


Rodrigues
A SG nao é uma guitarra pesada, mesmo quando feita de mogno. A G-400 da Epiphone é de mogno e é muito leve. No entanto, essa da SX nao é de mogno nao. Acho que como o Fireman disse, é basswood. Outro dia vi essa SG ao lado da Epiphone e percebi que ela parece ser um pouco mais espessa. Deve ser pra compensar a madeira diferente.

Thedekai
Veterano
# jan/07
· votar


eu pesquisei sobre essa SG e eh o seguinte
a de braço colado eh de mogno
a de braço parafusado eh de basswood
vale muito mais a pena vc pegar a de mogno, ja toquei em uma e gostei pra caramba mais auqi na minha cidade tava moh facada (900 conto) ai nem comprei hehe

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Rodrigues

Vamos lá, a maioria chutou na trave...

Essa SG realmente não deve ser de mogno, mogno é bem pesado SIM. As LP SX de braço colado eu tenho certeza que são de mogno (MAHOGANY), um amigo trabalha na HABRO e foi com ele que peguei a minha LP, modelo antigo, ainda com o headstock parecido com o das Gibson´s. A minha Fender parece de isopor perto dela.

Só para esclarecer que MAHOGANY = MOGNO CANADENSE.

E não caia nessa que guitarra com braço colado empena mais fácil... desde que bem regulada em um bom luthier e você não fique alterando o calibre das cordas - tranqüilo - fora que você terá mais sustain.

Uma dica: Pesquise mais preços por aí.

Abraço...

guschard
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Essa SG realmente não deve ser de mogno, mogno é bem pesado SIM
mógno eh pesado, mas a sg d mogno n eh mto pesada... logico q eh mais pesada q a maioria das guitarras, mas a lp eh bem mais pesada

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


guschard

Sim, mas leia com atenção o que ele diz acima. Já toquei nas duas, tanto na LP como na SG da Shelter e a SG é bem pesadinha tb.

Henrique S.
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Cara acho que tu te equivocou um pouco, pra começar
nao se utiliza mogno canadense se que ele existe
a propria Gibson usa mogno de Honduras na fabricaçao de guitarras e alguns violões, isso e sabido por todos, ja a Paul Reed Smith em modelos TOP utiliza mogno e jacaranda Brasileiro na Brazilian Series.

Entrentanto nao e o caso da Shelter, bom nesse caso repetindo e utilizada uma madeira ASIATICA, que pela tonalidade, densidade se assemelha ao mogno mas so VISUALMENTE e nao acusticamente, por isso e chamada de EASTERN MAHOGANY ou mogno oriental, mas por motivos comercias a Shelter e tambem a Epiphone anuncia apenas como Mahogany, principalmente em seus modelos top como as Custom, e os vendedores das lojas apenas anunciam como Mogno

PS:Possuo uma Epiphone SG Custom, que segundo a epiphone e de mogno + afirmo com certeza nao é mogno, pelo menos nao inteiramente.

Sobre o braço: a forma de como o braço e construido (desde que o mesmo seja bem feito) nao aumenta a chance de empenar, apenas altera o Sustain, Parafusado (ou Bolt-on Neck) apresenta menor sustain, colado apresenta maior sustain, e o Inteiriço maior ainda.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Henrique S.

Não estou nem um pouco equivocado - informe-se melhor, faça uma busca no Google. Cada dia me aparece uma nova... hehehehehehehehehehe... Gibson é bem diferente de Shelter meu querido.

Talvez, mas um talvez bem distante, talvez mesmo esses modelos "mais novos" sejam desse mogno "Jackie Chan" que você citou (esse sim) que EU nunca ouvi falar.

Pensei que eu estava louco:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/133923/

Você também pode enviar um e-mail para a HABRO (www.habro.com.br)

Sobre Epipocas eu nem falo nada...

Henrique S.
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Cara acabei de da uma pesquisada aqui
o Eastern Mahogany e o Mogno Philipino
uma madeira de baixa qualidade q apenas visualmente se assemelha ao mogno

"The buyer should be cautious, however, because Philippine mahogany, an inferior material and not a real mahogany (..)
In addition, the timber trade deals with various so-called "mahoganies", under a variety of different names, most notably "Philippine mahogany". These woods are unrelated to "true" Mahogany."



"A wide variety of electric guitars are also made from mahogany, most notably, the Gibson Les Paul, as well as other Gibson models. It is noted, again, for its dark properties, as well as its weight (Gibson Les Pauls may weigh as much as 10 pounds), the combination of which produces a warm, rounded tone with huge sustain, for which the guitar is famous." - Sobre o Mogno Real, em questao o mogno da gibson de Honduras

entretanto nao encontrei nada sobre Mogno Canadense, tanto que o mogno e caracteristico de climas mais tropicais,

As variedades de mogno que encontrei

Spanish Mahogany(Swietenia mahagoni)
Cuban Mahogany (Swietenia mahagoni)
Honduran Mahogany (Swietenia macrophylla)
African Mahogany

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Henrique S.

Tá bão.

vinnyx ardanuy
Veterano
# jan/07
· votar


Fireman
Ouví dizer, aki no fórum msm, q essa sg eh basswood

Henrique S.
a o mogno Real o utilizado pela Gibson tem sua origem em Honduras principalmente, e algumas madeiras africanas se nao me engano..

Basswood é mogno hondurenho...

...É complicado esse lance de madeira, pois essas variações (tanto de mogno, cedro ou qualquer outra madeira) foram denominadas através de características físicas e não sonoras.

Tipo, tanto o mogno hondurenho, canadense, baiano, o da casa do caralho são chamados de mogno ou por causa da cor, peso ou outra coisa assim, e não por ter sustain, ou agudos escessivos, sacou!

E com isso as fabricantes usam esses nomes para persuadir o jovem guitarrista...

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


bom, pesada ou leve isso é relativo, todos concordam?
se a les paul é considerada pesada a sg é uma guitarra leve. o corpo dela é mais fino e porisso muitos reclamam do desbalanceamento com o headstock.
existem shelter sg feta em mogno, mas eu desconheço a origem da madeira dessa em específico... meu chute seria o de honduras.

Rodrigues
pra mim, é essencial que vc teste a guitarra antes de comprar.
se for uma guitarra nova, esse preço tá bem legal, mas não custa nada dar uma olhada em outras lojas, inclusive pra dar uma olhada em outros acabamentos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


As Shelter SG atuais são confeccionadas em basswood (em português tília).
Abç

AgSarola
Veterano
# jan/07
· votar


Um chuta de lá, outro chuta de cá..... de opinião concreta e confiante só as dos luthiers acima, po se não sacam tanto do assunto pq tentam ajudar no achismo e confundem o cara que tem a dúvida?
Ainda bem que o Bertola o Seiji apreceram, tava com pena do cara...

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


ja tive oportunidade de pegar varias peças de mogno!
existem umas mais pesadas outras mais leves,
tudo depende, cada planta é unica e em cada regiao da planta a madeira tem densidade diferente,
no geral o mogno é pesado!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


marcelo2220
Vc tem toda a razão quanto à veriação de massa em diferentes peças, isso pode ocorrer em peças de uma mesma árvore também.
Mas, na verdade o mogno é considerado uma madeira de densidade média, pois existem muitas espécies muito mais pesadas, algumas com o dobro da densidade do mogno.
Eu vi uns corpos feitos em ash (sem hardware) que o peso dava desespero, pareciam blocos de pedra.

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji

um amigo meu q fabrica guitarras artesanais conseguiu numa madeireira umas pranchas de mogno q estava abandonadas num galpao pois um padre a mais de 30 anos atraz tinha encomendado pra fazer o altar da igreja depois jamais foi buscar! parece q ficou 30 anos grardadas e mais 7 anos que esta com ele!
disso ele fez varias peças corpos e braços,
tinha uns braços que ficaram super leves, nem parecia mogno e outros ja de peso normal do mogno!
outros corpos pesadissimos,
conversando com ele o mesmo me disse que o tipo de terreno que a planta viveu é que influencia muito tbm,
terremos pedregosos ela tende a ficar mais compactada, pesada,
terrenos mais regulares e ferteis ela fica mais leve!
aki no sul tem diversas madeireiras e se encontra com certa facilidade diversos tipos de madeira, algumas delas vem do MT.
vi duas peças de cerejeiras tbm bastante destintas no peso.
vi tbm uma madeira branca (mais clara que o marfin) com veios bonitos a qual ele usava pra escalas e tampos durissima, nunca tinha visto algo igual, nem ele sabe o nome da madeira, pra ter uma ideia, cerrando ela percebia-se uma dureza umas tres vzs superior ao do mogno! a bixinha era compactadissima e pesada.
que bom que moramos no brasil, hehe, pelo menos em termos de madeiras as variedades sao muitas;)

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


sg nenhuma pesa 5 kgs
uma les paul de mogno tem no max uns 4.8 kgs
mas as shelter sg so eram fabricadas em mogno em 2003, quando tinha corpo E braço de mogno

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


Henrique S.

eastern mahogany normalmente é usado se referindo ao mogno indiano, ma snão tenho certeza se é o mesmo das filipinas
mas ainda esse mogno indiano é 50% mais denso que o mogno de honduras, logo é bem mais pesado

tambem tive uma G400 Custom e tenho certeza quase absoluta que aquilo não é mogno nem aqui nem na china (literalmente)
tenho uma Giannini Sg 1976 que deve ter 1 kg a mais que a Epiphone
a Epiphone tem uma resposta oca quando vc dá aquele "toc toc"
tenho quase certeza que aquilo era alder

Rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigado pelas respostas pessoal, eu tinha ficado curioso pois o vendedor insistia em dizer que ela era de mogno, mesmo sendo uma guitarra relativamente barata para ser de mogno e ainda por cima vindo com case.
Obrigado á todos pela colaboração.

Henrique S.
Veterano
# jan/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


Eric Lance Abbott

concordo contigo cara, pode ser indiano filipino, pq de mogno msmo
so tem a aparencia hehehhe
Creio q essa G-400 custom deve ser corpo com 2 camadas
Alder e Mogno (asiatico) e TALVEZ um "resto" de mogno real

sobre o peso acho q isso e relativo afinal o corte varia muito ate mesmo
na mesma arvore

e SG com 5 kg acho muito dificil só se forem feitas
de totalmente em Ipê ou Jacaranda, que sao madeiras muito pesadas

GuitarHome
Veterano
# jan/07
· votar


Creio que existem SG's shelters de mogno, porém não é que nem as Les Pauls que a maioria são mogno ( shelter. )

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


GuitarHome

existir existem, mas não são mais vendidas desde 2004 (naquela epoca em que Shelter era novidade e ainda vendia Les Paul padrão)
depois que mudaram as Les Paul as Sg passaram a ser de basswood com braço em maple
no final de 2004 ja não se encontrava dessa safra da Shelter Sg
sei disso pq procurei por meses a fio
quando voltaram ja foi na epoca das les paul tortas

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Basswood é mogno hondurenho...
Essa foi de matar...

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# jan/07
· votar


Basswood é mogno hondurenho...

E o ash, quando plantado pelos pigmeus de madagascar, é chamado de compensado.

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


Basswood é mogno hondurenho...

agora que fui ler isso
huhauhau
e casca de côco é mogno baiano!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a shelter sg mogno