Mogno serve pra escala???

    Autor Mensagem
    O Monge
    Veterano
    # nov/04


    E ae .
    Estou com umas dúvidas a respeito da construção de uma guita.
    O Mogno serve pra construção de escala???
    Que outra madeira seriam boas pra fazer escala???


    Feitow!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    As tradicionais maple, rosewood e ebony.

    João Gravina
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Qualquer madeira "pode" ser usada para escala. Só que algumas são melhores que outras. Mogno não é uma boa escolha porque não tem dureza nem resistência suficientes para garantir durabilidade e tenacidade. Além do mais, a cor do mogno não ajuda muito a fazer uma bela escala.
    Seria bom pensar em madeiras realmente duras e resistentes. Gosto de opções brasileiras pela facilidade de encontrá-las num preço razoável.
    A melhor de todas é o jacarandá-da-bahia, mas seu comércio está proibido pelo Ibama. Só quem a tem cortada há anos, de fontes comprovadamente legais é que pode usar.
    Outras boas opções são: pau-ferro, orelha-de-onça, braúna,gonçalo-alves e pau-roxo. Ipê também serve.
    Para saber mais visite meu site: www.gravina,zzn.com.

    bach
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O Monge


    as escalas tem que ser feitas de madeira dura. isto garante decadas de duração do fretboard sem ter aqueles "buracos" causados pelos dedos.

    as madeiras tradicionais sao: maple, jacarandá (rosewood), ébano (mto cara). mas vc pode usar tb: jatobá, marfim, pau-ferro, entre outras.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Braúna! Tá doido!Isso é pra fazer cerca.Nunca ví escala de braúna, serve mesmo? Sò sei que se fizer de braúna voce pode até usar o braço da sua guitarra como taco de baisebol e usar ele ainda depois!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se empenar também nem com a marreta desenpena mais, sem contar que vai ter que botar os trastes com a marreta também e se bobiar quebra o braço mais o trate não entra.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    voce é luthier?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    PO! teu site támeio bixado.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tu é de onde? Tem como botar uma escala em um braço de um Tagima? O braço da minha é de marfin e não tem escala.Quanto sai uma escala de Jacarandá?

    raff
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o site nao ta funcionando a rolagem

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/05
    · votar


    Braúna preta não é tão dura quanto vocês estão dizendo, ipê (Tabebuia serratifolia) é muito mais dura e resistente ao desgaste.
    Eu trabalho numa oficina de cravos e já usamos braúna várias vezes para fazer as teclas de sustenido.
    Dependendo da peça. o jacarandá-da-bahia pode ser muito mais duro.
    A braúna é excelente para mourão de cerca por causa da durabilidade natural. Ela também está com o corte proibido.
    Quando totalmente oxidada tem uma coloração muito bonita (chocolate amargo, quase preto).
    Na minha opinião, a madeira com melhor custo/benefício para escala é o ipê. Na europa estão usando muito para fazer espelhos, estandartes, queixeiras e cravelhas para violinos/violoncelos com uma durabilidade superior ao ébano e com custo muito inferior. Claro que a beleza não se compara com o ébano, mas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mogno serve pra escala???