alguém aqui conhece algúm músico que não sabe de toria e mesmo assim toca muito bem?

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# nov/06


bom! dizem que JIMI HENDRIX,GEORGE BENSON,JIMI PAGE,KEITH RICHARDS,WES MONTGOMERY,DJANGO REINHARDT e tantos outros não não sacavam de teoria musical e mesmo assim tocava muito bem.(o que eu não acredito muito.

diferentemente de guitarristas como FRANK GAMBALE,JOE PASS,STEVE VAI e por ai vai.......músicos detentores de teoria músical.....

bom queria saber de vocês o que acham sobre isso.!!!

Apenas o DOM é necessário para ser um excelente instrumentista?se não cite casos que conheça.


na minha opinião,eu não acredito que apenas o DOM é necessário para se tocar bem! a teoria é fundamental!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


pucci

Cara, sem viajar muito no terreno do achismo, baseado em musicos famosos que não tenho certeza se estudaram ou não.

O que posso te dizer é que conheco muitos musicos "desconhecidos", extremamente competentes, que manjam o minimo de teoria.

Então pra mim essa formula existe : Musico ótimo com pouca base teorica.

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

conhece algum famoso?

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


Mais um bom músico tem que manjar os dois.
Porque não é só a técnica que diz se o músico é bom ou não, técnica é apenas um fator.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, acredito que boa parte dos classicos (até dos que voce citou) não tenha se aprofundado tanto em teoria e tecnica.

Acho que pra eles funcionava mais a inspiração do que a teoria.

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


Não adianta nada saber teoria se não tiver talento pra compor sua própria música.

Tenho amigos que fizeram faculdade de música, estudaram pacas pra no final acabar tocando música dos outros. Mesmo sabendo muito de teoria não consegue por em prática para compor.

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


Acho que pra eles funcionava mais a inspiração do que a teoria.

Concordo.

Acho que o satch e o vai tem uma teoria aprofundada sim :).

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


pucci

Isso é lenda... o mínimo o cara tem que saber. Concordo com tudo o que o nosso amigo JoeCruzGuitar escreveu.

Eu mesmo acredito que pro que eu toco com o pouquinho que manjo de teoria já é um milagre. Não sou um excelente guitarrista mas me viro em qualquer situação... inclusive para compor.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


GuitarHome

Tenho um brother tecladista que não manja 1/10 de teoria de um cara como o Ivan Lins por exemplo.

Acontece que o cara toca como o Ivan Lins ou mais, ele tem um senso harmonico incomun.

Então acredito que exista sim musico que se guie apenas pelo talento/dom e que não tenha base teorica.

Mas concordo contigo, eu dou preferencia pra quem manje das duas coisas, teoria e pratica. Isto se for possivel, se não for, prefiro o musico que tenha se aprofundado no ouvido somente.

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


mas como se desenvolve a inspiração sem um instrumento!!!

acho q a teoria serve pra deixar o coração vou livre!!!sinceramente não vejo como!!ainda mais quando se trata de improviso.

filipethadeu
Veterano
# nov/06
· votar


pode acreditar, jimi era uma porta em teoria... o page eu já dúvido, pq era músico de estúdio...

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
É verdade.
Tem muito guitarrista por ae que não manja mais que o básico da teoria porem tem uma inspiração, dom e uma técnica invejosa.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


JB_

Putz, isso era algo que eu queria muito discutir aqui no FCC qualquer hora... conheci bastante gente que fez faculdade de música e não compõe nada, mesmo uma simples canção - inclusive gente que toca BEEEMMM pior que eu. Acho que o negócio fica funcionando mecanicamente na cabeça dessa galera que faz faculdade de música.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


pucci
mas como se desenvolve a inspiração sem um instrumento!!!

minha resposta pra isso é, o cara nasce com isso.

quem não tem, precisa recorrer ao estudo, a tecnica e a teoria pra chegar junto.

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


A teoria te ajuda a compor músicas.
Músicas mais complexas etc.
Mais não adianta nada você não ter inspiração

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Depende do que é que se entende em "entender teoria" e "não entender teoria". Acho que mesmo os autodidatas tem suas teorias.

Renan_Fersy
Veterano
# nov/06
· votar


Caras ouçam George Benson, Wes e Django e pensem...tem como esses carinhas não terem manjado nada de harmonia? Sem chance...pra tocar Jazz tem que saber algum coisa...se não vc nao consegue nem improvisar.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Eu sou do tipo que precisa recorrer ao estudo.

Se eu for me comparar ha alguns caras que conheco, até mesmo de outros instrumentos como bateria por exemplo, eu nem me classificaria como instrumentista, pra não dizer musico.

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar


sem prática eu não acredito que se vá longe!!!!

se o cara conhece o basico ele conhece teoria!!!pra falar verdade eu não conheço ninguém q toque bem sem sacar um pouco de teoria!!!

quando eu me refiro a teoria,não é no sentido de ficar 25 horas por dia durante 5 anos estudando!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


JoeCruzGuitar

Verdade... eu nem me classifico como músico... sou um guitarrista mediano, bem mediano por assim dizer... e na categoria dos meia-boca, sem falsa modéstia.

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome

A teoria te ajuda a compor músicas



isso q vc disse não tem nada haver!!!compor é outra viagem!!pra compor não precisa nem saber tocar um instrumento!!!pra compor não precisa saber nada de teoria!!!

minha amiga compõe e não sabe nada de teoria!!

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


Renan_Fersy

também acho......

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


pucci
Pra compor músicas mais complexas a teoria ajuda sim.
Você acha que sua amiga compoem melhor que músicos que manjam teoria?
mais que joe satriani, mais que o vai, mais que o santana?

Se você acha ai sim eu iria concordar contigo.

JB_
Veterano
# nov/06 · Editado por: JB_
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Foi isso que eu percebi, quase nenhum músico formado ou quase formado que eu conheço compõe, e se compõem é uma música simples mesmo sem mistério nenhum, nada que justifique o quanto o cara estudou. Isso que eu não entendo, o cara passa 4 anos estudando pra no final tocar música dos outros, que já está la pronta e escrita, há exceções, mas são a minoria. Na faculdade de música mesmo, pelo quem fez me disse tocar é o de menos, o importante é saber teoria. Eu não entendo também qual o sentido de um cara ficar estudando pra bater um prato na hora certa.

pucci
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome

ué?

Renan_Fersy
Veterano
# nov/06
· votar


É que tb tem que ver que formação ele tem em música..

Regência?
Licensiatura?
Bacharelado em violão?

Esses dai realmente não são insitados a compor...e só analizar o curriculo do curso...

Por isso tem o curso de Composição...pro pessoal que quer aprender Fuga, Contraponto, Harmonia, Instrumentação...esse pessoal dai sim, compoe...e muito...

Abração!!

Renan_Fersy
Veterano
# nov/06
· votar


*LicenCiatura

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


JB_

Se o cara vai tocar em orquestra até justifica fazer faculdade de música.

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Isso sim, mas é difícil achar instrumentos elétricos no geral em alguma orquestra.

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


IMI HENDRIX,GEORGE BENSON,JIMI PAGE,KEITH RICHARDS,WES MONTGOMERY,DJANGO REINHARDT e tantos outros não não sacavam de teoria musical

para com isso neh cara??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguém aqui conhece algúm músico que não sabe de toria e mesmo assim toca muito bem?